CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
ReasonX
Diamantino
Ricardo Miranda
7 participantes

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Set 05, 2009 4:34 pm

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas por Fernando Willian no Forum Plantas Carnivoras BR
    Link: http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-2265_s-0.html?postdays=0&postorder=asc&highlight=pulg%E3o
    Citação:

    Olá pessoas!

    Embora desagradável, é um fato: as mesmas condições que permitem as plantas se desenvolverem são também proveitosas para os insetos que as danificam. Examine suas plantas com atenção. Lembre-se de que é preciso verificar tanto o solo quanto a própria planta. Lembre-se, algumas destas pragas ainda podem servir de alimento para suas PCs Twisted Evil

    Boa leitura

    1.º Escarifique delicadamente a superfície do solo e procure ver se às pragas aparecem quando você rega.

    2.º Olhe cuidadosamente a frente e verso das folhas, as axilas e os caules.

    Depois de identificada à praga, procure um pesticida apropriado e pulverize sua planta seguindo as instruções da embalagem. Para quem não gosta de usar produtos químicos no tratamento de pragas procure alguma receita natural para desinfestar às pragas da sua planta.
    Cuidado! Os pesticidas são venenosos. Leia atentamente as instruções da embagalem e, se possível, utilize-os longe de alimentos e fora do alcance de crianças e dos animais de estimação.


    Pulgões
    Reino: Animalia
    Filo: Arthropoda
    Classe:
    Ordem: Homoptera
    Família: Aphididae
    Nome vulgar: Pulgão

    São insetos pequenininhos com um formato de pêra, sem asas, variando do verdo ao marrom. Embora sejam muito prolíferos.
    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Pulgao01

    BIOLOGIA
    Tamanho: Variável. De 3 mm a 30 mm
    Coloração: Variável, de acordo com a espécie. Esverdeados, esbranquiçados, marrons.
    Postura: 50 a 100 ovos ou filhotes
    Reprodução: Sexuada e assexuada. Esta última através da partenogênese, onde as fêmeas depositam ovos férteis sem a necessidade de cópula.
    Alimentação: Seivas das plantas

    ABRIGOS
    Jardins
    Plantas ornamentais
    Holerícolas
    Frutíferas
    Plantas daninhas

    PREVENÇÃO
    Verificar a presença de pulgões nas brotações, botões florais e folhas. Podar o local infestado com queima posterior ou realizar limpeza com algodão embebecido em água com sabão de côco.

    MÉTODOS DE CONTROLE
    Óleo Mineral e produtos de pronto uso indicados para o controle de pulgões.

    PRODUTOS PARA CONTROLE
    Para controle residencial existem vários produtos de venda livre encontrados no comércio em geral.

    --

    Lagartas
    Reino: Animalia
    Filo: Arthropoda
    Classe: Insecta
    Ordem: Lepidoptera
    Família: diversas
    Nome vulgar: Lagarta


    São grandes o suficiente para serem vistas (de 6 a 7cm de comprimento) e, portanto faceis de pegar. Elas conseguem desfolear uma pequena planta em apenas alguns dias. Elimine as lagartas manualmente, tirando-as da planta ou aplique um lagarticida.
    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Lagarta01

    BIOLOGIA
    Tamanho: Variável, podendo atingir 12 cm de comprimento
    Coloração: Variável
    Reprodução: Sexuada
    Alimentação: folhas, e algumas alimentam-se de grãos armazenados. As Lagartas são a fase jovem das borboletas e mariposas. Causam danos em diversas plantações. Algumas lagartas broqueiam madeira, isto é, fazem galerias dentro do tronco e ramos. Outras são urticantes.

    ABRIGOS
    Jardins
    Folhas
    Árvores
    Alimentos armazenados

    PREVENÇÃO
    Nos alimentos armazenados – verificar a procedência dos alimentos e não estocá-los por períodos prolongados;
    Nos jardins – retirar as posturas de borboletas e mariposas

    MÉTODOS DE CONTROLE
    Produtos biológicos e catação manual

    PRODUTOS PARA CONTROLE
    Para controle residencial existem vários produtos de venda livre encontrados no comércio em geral

    --

    Grilos
    Reino: Animalia
    Filo: Arthropoda
    Classe: Insecta
    Ordem: Orthoptera
    Família: Grylidae
    Nome vulgar: Grilo

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Achetadomesticamaleko7

    BIOLOGIA
    Tamanho - 30 mm
    Coloração - Parda escura
    Morfologia - Cabeça grande, móvel, olhos escuros pouco proeminentes, antenas longas, filiformes escuras. Pronoto sub-cilíndrico, pardo-avermelhado, liso e levemente brilhante, tégminas escuras, dispostas sobre o abdome, providas de nervuras bem marcadas com Abdome escuro.

    ABRIGOS
    Aparecem em bandos durante o verão. Atacam geralmente as folhas das plantas, ele aparece nas plantas outdoor pois dentro de casa são raramentes encontrados. Tire-os da planta manualmente.
    Os grilos tem hábitos noturnos, quando abandonam seus abrigos (tocas) e atacam as plantas no viveiro, o ataque ocorre na base do caule, provocando o tombamento das mudas. ·

    METODOS DE CONTROLE
    Pode ser mecânico, com a catação manual dos insetos, ou aplicação de uma isca inseticida, preparada de maneira caseira, utilizando como atrativo farelo de trigo ou de arroz.

    PRODUTOS PARA CONTROLE
    Existem vários inseticidas em casas de produtos agrícolas, porém para nós cultivadores de plantas carnívoras o essencial é tirá-los das plantas por catação.

    --

    Cochonilha sem carapaça
    Reino: Animalia
    Filo: Arthropoda
    Classe:
    Ordem: Hemiptera
    Família: Várias
    Nome vulgar: Cochonilha


    Surgem como uma substância branca viscosa na parte de baixo das folhas e nas axilas dos ramos. Sugam à seiva da planta, que ficam amareladas e param de crescer.
    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Cochonilha01

    BIOLOGIA
    Tamanho: Variável
    Coloração: Pode ser branca, marrom, avermelhada, verde ou enegrecida.
    Postura: Variável
    Reprodução: Ovípara, ovovivípara, vivípara
    Alimentação: Alimentam da seiva das plantas.

    ABRIGOS
    Nas axilas das folhas
    Sob as folhas
    Nos ramos e troncos das árvores
    Nos frutos e raízes.

    PREVENÇÃO
    Não permitir a entrada de plantas infestadas em locais com plantas sadias.

    MÉTODOS DE CONTROLE
    solução de água e sabão, óleo mineral, catação manual e retirada de partes infestadas dos vegetais, com posterior queima.

    PRODUTOS PARA CONTROLE
    Para controle residencial existem vários produtos de venda livre encontrados no comércio em geral:


    ====


    Alguns trechos são meus, mas obtive maior parte das informações nos sites que indicarei a seguir.
    Sobre os produtos para o combate dessas pragas recomendo usar o bom senso de cada um, pois como temos no mercado uma infinidade de pesticidas, praguicidas, etc, o melhor é procurar por aqueles que contenham a menor composíção química possível que afete diretamente e/ou indiretamente a planta. Lembre-se, estes produtos na maioria são tóxicos, use sempre em local arejado.

    Fontes de pesquisa:
    http://www.pragas.com.br
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%AAmbolo
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Grilo
    http://www.plantasdeinterior.com.sapo.pt/pragas2.htm
    http://www.floresta.ufpr.br/~lpf/pragas11.html
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Set 05, 2009 4:45 pm

    Não copiei integralmente porque estive a adapta-lo à realidade portuguesa.

    Acrescento que das pragas em Portugal, deve ser dado sempre preferência a retirar as pragas com uma pinça e só em ultimo recurso é que deve ser usado insecticida.
    Pela experiência que tenho posso aconselhar o uso em ultimo recurso de o inseticida spray da marca substral, encontra-se em todos os hiper e custa -/+5euros (carito) mas é 5estrelas, só as droseras e que ficam um pouco amarelas durante uma ou duas semanas mas depois passa, nas sarracenias nem se nota diferença depois do tratamento.

    Abraço - RM
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Diamantino Dom Out 11, 2009 5:52 am

    aqui vai outro site, basicamente é a mesma coisa.

    site pragas
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por ReasonX Dom Out 11, 2009 9:28 am

    eu q o diga...
    tenho as minhas pc's ao ar livre, este verao as minhas droseras apanharam uma praga: pulgoes.
    assim q dei fe do mal, tratei de o erradicar.
    separei-as das outras plantas para nao as contaminar e usei uma pinça para remover os pulgões, com paciencia e cuidado, la consegui acabar com a peste. Smile
    NOX
    NOX
    Artista
    Artista


    Mensagens : 119
    Data de inscrição : 11/09/2009
    Idade : 42
    Localização : Caxias do Sul, RS - Brasil

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por NOX Dom Out 11, 2009 3:37 pm

    Uma outra forma de controle que pode ser utilizada como primeira alternativa é submergir a planta por algumas horas em água limpa. Afogando assim as pestinhas. Serve muito bem para pulgões e ácaros. Nunca testei com cochonilhas.

    Antes de utilizar químicos, que muitas vezes mata a planta, pode-se tentar isso.

    Atenciosamente.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Diamantino Seg Out 12, 2009 11:21 am

    boa dica e é sempre um método para exterminar tudo de uma vez Smile
    JORGE MAGALHÃES
    JORGE MAGALHÃES
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 260
    Data de inscrição : 15/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Baião

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por JORGE MAGALHÃES Qui Jun 17, 2010 7:02 am

    depois de algumas pesquisas na internet sobre como desparazitar as minhas dionaeas de vez dos pulgoes, sem utilizar insecticidas, descobri que a arruda era boa pra esse efeito, foi então que decidi experimentar.E>ntão cortei alguns raminhos de arruda, que tinha aqui no meu jardim e coloquei espalhados por cima das mihas dionaeas, que estavam com pulgoes (não muitos, pois eu catava-os) depois num espaço de tempo relativamente curto, pondo de 2 em dois dias folhas de arruda "frescas", posso dizer que os pulgoes fugiram todos das minhas plantas, por isso ja sabem se tiverem alguma infestação de pulgoes ponham arruda a beira dos vasos que eles fogem todos...heehehe

    desculpem o meu portugues....kkkk
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Cédric Pereira Sex Jun 18, 2010 9:52 am

    eheheh um tratamento biologico... sao sempre bem vindos estes tratamentos Very Happy
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Jun 21, 2010 3:39 pm

    Boas Pessoal,

    infelizmente hoje venho aqui com um sentimento de tristeza pois a minha Sarracenia Stevensii está com Cochonilha sem carapaça Sad

    E eu gostava de saber a vossa opinião de como a tratar o mais rápidamente possível e com eficácia, usando coisas simples de se achar..??

    E em último caso, qual o produto que haja a venda quase em qualquer lado..que as mate de uma vez e que não prejudique a planta ou que pelo menos, que ela consiga recuperar com o tempo..??

    Aguardo uma resposta urgente, pois eu tenho muito estimo a esta minha menina carnívora..especialmente, pois foi me dada pelo amigo Nélio..

    Wink

    Conteúdo patrocinado


    Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas Empty Re: Pragas, tudo o que você queria saber sobre elas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Abr 18, 2024 11:48 pm