CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+10
Daniel Candeias
Michael Benedito
Diamantino
Hugo Rodrigues
Cédric Pereira
Rúben Sequeira
rf33
Ricardo Miranda
CAMAL3AO
cp_produtos
14 participantes

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por cp_produtos Dom Set 05, 2010 11:17 am

    Com o objectivo de se catalogar as várias localizações e o estado e evolução de cada uma das populações iniciei um projecto e peço a todos os que quiserem colaborar para contribuirem.

    A ideia é colocar no meu site as várias localizações conhecidas com uma descrição do estado da população com fotografias da mesma, podem ver o inicio desse projecto em:

    http://www.carnivoras.org/new/node/161

    Para isso peço que me enviem por email para cp_produtos@yahoo.com as seguintes informações das localizações que conheçam:

    Local exacto ( coordenadas geograficas, ou uma imagem do google maps com o local assinalado )
    Fotos do local e data das fotos ( basta mês e ano )
    Caracterização do local ( area aproximada, nº de exemplares aprox, perigos que possam ameaçar a população em questão )

    A informação disponivel publicamente no site não inclui a localização das plantas por razões óbvias, mas dá uma indicação da zona do pais onde se encontra o que permite ter uma ideia da distribuição das especies pelo pais.
    Esta iniciativa também permite que se conheça a evolução das populações ao longo do tempo por comparação com visitas anteriores.

    Espero que seja um projecto que acolha o apoio de todos e aguardo a vossa contribuição.

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por CAMAL3AO Dom Set 05, 2010 1:17 pm

    Acho uma optima iniciativa, se todos os cuidados em relação à sua localização exacta forem salvaguardados. No entanto não sei se é boa ideia localizações gps nem muito exactas, concoradava mais em que fossem do mais geral possivel, tipo leiria, aveiro etc sem mais greandes detalhes Smile

    Mas acho é que uma iniciativa boa até para organização futura de visitas de campo Smile
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por cp_produtos Dom Set 05, 2010 1:35 pm

    As localizações exactas nunca serão divulgadas no site, eu tenho de as conhecer para poder garantir que não existe repetição da informação que me chega.
    Para além de servirem para haver deslocações periodicas aos locais para verificação do estado da população.

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Set 06, 2010 5:34 am

    Antes de mais quero dizer que não vou apadrinhar esta sugestão e apelo a quem participou no encontro para ter respeito pelo Professor Mário Valente que foi o nosso guia, pois ele pediu para salvaguardar as localizações, levou-nos aos locais para ver as plantas mas não esteve a distribuir fotocópias com as coordenadas de cada localização em que estivemos.

    Passo a explicar a MINHA posição em relação a esta sugestão. As coordenadas são o mais precioso que eu tenho e só as partilho com quem tem a minha confiança. Esta sugestão aqui apresentada basicamente é atribuir ao cp_produtos a gestão de todas as coordenadas das populações conhecidas em Portugal, e com isso eu não estou de acordo. Isto é um material muito delicado e deve ser gerido por alguém que tenha competências para tal, e que esteja ligado à investigação e protecção do património botânico.

    Deixo aqui uma entidade que se estiverem de acordo, posso entrar em contacto para trabalhar connosco neste projecto, pois os membros que a constituem são amigos e antigos professores ligados à botânica da Universidade do Porto, pessoas mais do que habilitadas para abraçar este projecto.
    http://ptflora.up.pt/php/missao.php?lingua=1

    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 6:00 am

    Paulo,

    Sem querer incendiar guerra alguma, ou mau ambiente, tenho a dizer-te que é de extrema hipocrisia este teu projecto; tu, activo defensor de que a divulgação ou a criação de uma base de dados com as localizações exactas é completamente incoerente com a ideia de preservar as populações, pedes-nos agora que o façamos? A "indicação da zona do pais onde se encontra", como já fizeste no teu site, parece-me arriscado, também...

    O que sugiro é que integremos este teu projecto no projecto de preservação, mas que então estes dados fiquem ao abrigo do Prof. Mário Valente.

    Esses dados serviriam então para, população a população, classificarmos de as mesma necessitam de intervenção e fazer aquilo que já foi estabelecido no projecto; quiçá organizássemos esporadicamente encontros da CPPC com o auxílio desses dados.

    Espero que não leves a mal o que disse, só me parece que esta tua iniciativa é contraditória à posição radical que tens assumido sempre que se fala em trabalho de campo na área da preservação.. Rolling Eyes

    Explica melhor os objectivos concretos da iniciativa e pode ser que seja EU quem está errado Smile

    Cumprimentos,

    Rafael Wink
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por cp_produtos Seg Set 06, 2010 7:52 am

    Sem querer incendiar guerra alguma, ou mau ambiente, tenho a dizer-te que é de extrema hipocrisia este teu projecto; tu, activo defensor de que a divulgação ou a criação de uma base de dados com as localizações exactas é completamente incoerente com a ideia de preservar as populações, pedes-nos agora que o façamos? A "indicação da zona do pais onde se encontra", como já fizeste no teu site, parece-me arriscado, também...

    Rafael,
    eu acho que escrevo em português, mas se calhar afinal não.
    A minha posição mantem-se de que as localizações não devem ser tornadas publicas, e esta ideia em nada contraria essa posição, achas mesmo que um ponto num mapa de Portugal aquela escala vai levar alguém ao sitio certo onde as plantas se encontram ???
    Dava-te um doce se conseguires, principalmente que o ponto que está no mapa coloquei-o a olhometro, portanto tens ai a exactidão da divulgação da localização no site.

    Ricardo,
    que tu não concordas com a ideia não me espanta, talvez se a ideia tivesse partido de outra pessoa qualquer a opinião já fosse diferente...
    Eu estou determinado em ir para a frente com isto, se poucos ajudarem demora mais tempo, se mais pessoas ajudarem é mais rápido, é só essa a diferença.
    Já agora pergunto, desta vez não pude ir ao encontro, o que quer dizer, que numa proxima vez estou impedido de ir ?? ou tenho de ir de olhos vendados ??

    Sobre as pessoas que falas com competencias e responsabilidade na area, as minhas perguntas são:
    Onde andaram eles todos estes anos ?
    Que iniciativas foram tomadas para ajudar a preservação das plantas carnivoras ?
    Que iniciativas foram tomadas para catalogar as localizações e o estado das populações ?

    .

    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 8:07 am

    eu acho que escrevo em português, mas se calhar afinal não.

    Paulo, lamento informar-te, mas escreveres em português não te atribui toda e qualquer razão naquilo que escreves. Eu percebi bastante bem aquilo que querias dizer; Só que, analisando as tuas intervenções aqui no fórum, ainda pensei duas vezes: "Será que foi mesmo ele que escreveu isto aqui, ou roubara-lhe a password? Rolling Eyes".

    A minha posição mantem-se de que as localizações não devem ser tornadas publicas, e esta ideia em nada contraria essa posição, achas mesmo que um ponto num mapa de Portugal aquela escala vai levar alguém ao sitio certo onde as plantas se encontram ???

    Essa ideia, de facto, não contaria essa posição. No entanto, opõe-se àquela que é a tua posição geral relativamente aos outros projectos similares, em que alegas que o melhor é deixar em paz as populações.

    Dava-te um doce se conseguires, principalmente que o ponto que está no mapa coloquei-o a olhometro, portanto tens ai a exactidão da divulgação da localização no site.

    Agradeço a oferta, mas acredita que ficava bem mais feliz se me recompensasses sem estas infelizes intervenções! Ou quiçá te disponibilizasses mais quando se trata de assuntos da Comunidade, e não apenas quando é o teu site que está em questão...

    Sem querer incendiar guerra alguma, ou mau ambiente

    Pelos vistos o apelo foi em vão... Rolling Eyes

    parece-me arriscado, também...

    Ao que parece quem não escreve português sou eu... É que esta frase era irónica - já que para ti atribuir os dados à Câmara Municipal é perigoso, estava apenas a meter-me contigo -, ora relê lá Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Set 06, 2010 8:33 am

    Tentarei que seja o meu ultimo post neste tópico.
    Se dizes que a minha opinião não te espanta, eu tomo as minhas precauções porque já conheço o que a casa gasta.

    Gostas e gabaste de dizer que cultivas plantas carnívoras mais tempo de todos e que sabes mais do que toda a gente junta.
    De tantos este anos nunca te preocupaste com a protecção das plantas carnívoras na natureza. Depois logo após um encontro pedes directamente as coordenadas para a tua posse com a justificação de colocares no teu site de vendas, e depois colocares lá fotos com uma descrição como se isso muda-se alguma coisa na pratica. Uma coisa como esta pode ser feita aqui na CPPC pela administração porque afinal é meramente ilustrativa.

    É assim, não vieste ao encontro só porque era muito caro deslocar de Lisboa ao norte do país, foi o que me tinhas dito e não me podes desmentir. Ora como é que alguém se mostra merecedor de gerir e monitorizar as populações de plantas carnívoras Portugal e a única coisa que o impediu de participar na única visita à escala Nacional foi o dinheiro que ia gastar? Não quero discutir a situação económica de ninguém, mas para alguém que vende plantas carnívoras não tem lucro que canalize para uma actividade dedicada as plantas carnívoras Portuguesas? E com toda a sinceridade, será que desejavas mesmo que o encontro se realiza-se, ou mesmo que corre-se bem?

    Tudo isto resume-se em confiança, e desculpa-me se magoa, mas não mereceste a minha até agora.

    Quanto ao grupo de trabalho da minha confiança, basta olhares para o site, desde 1998 que apresentam trabalho, porque como o Miguel Porto já escreveu, a botânica não se resume as plantas carnívoras, existe muitas outras em maior risco de extinção, e por isso temos que fazer a nossa parte e pedir a estas entidades realmente habilitadas e capazes para nos apoiarem na nossa luta.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 9:18 am



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:37 am, editado 1 vez(es)
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Set 06, 2010 10:03 am

    Penso que o Ricardo Miranda, tem muita razão em relação a se criar também uma base de dados deste tipo no CPPC. Mas penso que o seu acesso devia ser restrito apenas, a membros que já demonstraram confiança e vontade de proteger e aprender como melhor proteger o seu habitat. Neste caso o grupo dos "Membros de Confiança". Mas penso também, que antes de algum membro entrar para este "grupo", deveria ser debatido entre os Administradores, se o dado membro é merecedor de tal (apesar de ser ou não, um membro activo)...

    E Carla, é normalmente que quando estes assuntos mais "delicados" surgem à tona, tenham que ser fortemente debatidos. Pois estes lugares únicos, são muito importantes para a Natureza e não podemos correr o risco de "influenciar" o seu desaparecimento, mesmo que inconscientemente.

    Em relação, ao "resto" não tenho nada a comentar. Mas penso que esta ideia, tem que ser fortemente debatida, antes de se tomar qualquer decisão precipitada... Wink
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Set 06, 2010 10:16 am

    Bom, nao sei se eu sou ingénuo ou entao não percebi muito bem, mas o que até achei interessante foi o facto de estas poderem ser mapeadas de uma forma geral, tal como os mapas que o Diamantino colocou em todos os topicos das varias familias de plantas carnivoras, onde exeplifico apenas um MAPA trabalho de pesquisa bastante util e apreciado por muitos acredito Wink

    Foi neste ambito que achei uma boa iniciativa, mas claro, a nivel Nacional.

    Não acham que seria interessante ter um topico inamovivel com as varias especies de plantas carnivoras em portugal e a sua localização geral?

    Quanto às localizações exactas etc, reforço a minha opinião do post anterior, não concordo obviamente Smile

    Cumprimentos a todos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 10:24 am



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:38 am, editado 1 vez(es)
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Set 06, 2010 10:27 am

    [No coments] Shocked

    Aguardo que mais membros, demonstrem a sua opinião...
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 10:28 am

    Um conselho, Carla: Relê o tópico...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 10:42 am



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:38 am, editado 1 vez(es)
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 10:59 am

    Hum... vejamos;

    Eu não disse nada de mal educado: limitei-me a constatar que era de extrema hipocrisia o que o cp disse. Mentira? Navega pelo fórum, e olha que nem precisas de antenas especiais para assuntos subentendidos, porque ele sempre fez questão de expressar - de forma mais que acérrima - a sua opinião. Pelo contrário, o Paulo respondeu-me com 7 pedras na mão. Ainda assim eu respondi-lhe apenas constatando aquilo que ele (decerto) não entendeu, do meu post.

    O Ricardo também não foi mal educado, limitou-se a dizer que não concordava. O Paulo sempre se mostrou contra este tipo de iniciativa, e agora toma-a; é normal que se estranhe, e a crítica, como pode ser observado no meu segundo post (e uma vez mais sem ter de andar à caça dos assuntos fantasma que mencionas), não era relativa à bolinha no mapa (sim, eu estava a ser irónico, dá para acreditar? :O Rolling Eyes)!!

    Continuas com duvidas de que eu te pedi para reler o tópico para ver se descobrias os temas encobertos pela nossa maldade, ou já percebeste que ninguém aqui está a atacar o Paulo ou o seu projecto, mas sim a zelar pelas Plantas?

    Qualquer coisa dispõe... Smile
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 11:21 am



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:39 am, editado 1 vez(es)
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 11:32 am

    Carla, primeiro, não quero falar contigo nem com ninguém com este "tom" de conversa, só gera mau ambiente;

    segundo, chamar o cp de hipócrita não tem de gerar mau ambiente, digo e continuo a dizer que sim, ele foi hipócrita; porque hipócrita é aquele que fala sobre determinado assunto, e depois faz o oposto. Não é nada de insultuoso! Wink

    terceiro, enganas-te quando começas a dizer que eu falo pelo Ricardo. eu falo pela COMUNIDADE, como membro que sou dela! Smile ainda assim, se defendi o Ricardo é porque sei aquilo que ele quis dizer, e tenho muito estimo por ele - assim como pelo cp, que já disse admirar ENQUANTO cultivador!
    se reparares, antes mesmo do ricardo responder, o cp disse também que a opinião dele apenas o era da forma que se escreveu por se tratar do cp. este tipo de insinuações, para membros recentes, podem levar a juizos de valor errados sobre o ricardo!

    de qualquer forma, por mim está esclarecido o mal entendido. aguardo a resposta do cp, que até me prometeu um doce e tudo Wink porque se está a haver discussão, então é sobre o tema que temos de discutir - neste caso, a criação ou não da dita base de dados ou, pelo menos, a minha / nossa colaboração na mesma!

    Espero que não estejas chateada ou que não tomes "partidos", mas sim que contribuas como sempre o tens feito em todo o fórum e com todos os membros! Smile

    Cumprimentos
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 11:43 am



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:39 am, editado 1 vez(es)
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Set 06, 2010 1:13 pm

    Eu sou o único maduro aqui pah Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil eheheheh

    Pessoas diferentes, opiniões diferentes que só temos de respeitar e debater pessoal... Não vale a pena se exaltarem que não leva a lado nenhum e só vos faz mal ao coração Razz

    Agora a minha opinião:
    Acho a ideia do Paulo boa, mas também não deixo de apoiar os outros membros em tentar salvaguardar a localização das plantas.

    O que sugeria era pegar no trabalho do Paulo, MAS fornecer a ele apenas as fotos e informações das plantas, bem como a localização por Distritos.

    Tipo eu ia à Marinha Grande e encontrava la plantas. Então fornecia ao Paulo as fotos, bem como o estado das plantas e outras infos importantes para analisar a sua evolução, mas a localização dizia-lhe que era somente no distrito de Leiria.

    Penso que assim se acabavam os problemas. E meto a bolt a palavra "penso" porque so com as criticas dos membros aqui do forum é que sei se é boa ideia ou nao.
    O prof. Mario Valente é que podia vir aqui dar a sua opiniao Very Happy

    Abraços...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 1:19 pm



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:40 am, editado 1 vez(es)
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 1:40 pm

    Cédric, concordo. Mas essa localização por "alto" já nós tinhamos sugerido Wink E bem...

    Carla, ainda bem que já nos entendemos um ao outro; não, não estava a falar PELO ricardo, mas sim SOBRE o ricardo e a sua intervenção Smile
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Set 06, 2010 2:10 pm

    É provável, porque só li o tópico por alto. Mas vim reforçar a ideia Very Happy Eu acho que ia funcionar, no?
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 2:15 pm

    Não era neste tópico, era noutro Wink Mas sim, é uma óptima ideia... Smile A meu ver, não tinha grande utilidade a nivel de preservação, mas assim podemos documentar os estados das populações sem as comprometer Wink

    Sempre a acalmar os ânimos, e assim é que é um administrador! ^^
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Convidad Seg Set 06, 2010 2:19 pm



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 5:40 am, editado 1 vez(es)

    Conteúdo patrocinado


    Base de dados de plantas carnivoras em Portugal Empty Re: Base de dados de plantas carnivoras em Portugal

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 2:47 pm