CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+6
AdrianaMG
Diamantino
Ricardo Miranda
CAMAL3AO
Cédric Pereira
cp_produtos
10 participantes

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por cp_produtos Seg Set 27, 2010 2:50 am

    Este fim de semana fui visitar esta população de drosos.

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Local_03_11

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Local_03_06
    As plantas estão super saudáveis, são grandes e bem verdes e com montes de insectos capturados.
    Se quiserem ver mais fotos fica aqui o link da pagina no meu site:

    http://www.carnivoras.org/new/node/163

    Espero que gostem.

    .


    Última edição por cp_produtos em Seg Set 27, 2010 6:28 am, editado 1 vez(es)
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Set 27, 2010 5:53 am

    Fixe Very Happy Mais uma comunidade de plantinhas ca em Portugal. Thanks pela partilha
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Set 27, 2010 6:30 am

    Então foi uma aventura que deu frutos Smile

    Parecem estar em muito bom estado, esperemos que a acção humana não tenha a infeliz ideia de ir para lá construir alguma coisa Smile

    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Set 27, 2010 6:52 am

    Dá para ver pelas fotos que é comunidade debilitada, plantas que estão dispersas são sinal evidente do problema, à semelhança do que acontece na população de Aveiro que também se encontra num eucaliptal.

    É bem evidente que existe mobilização do solo, resultado das actividades de exploração de celulose, onde o solo se encontra desprovido de qualquer vegetação que normalmente se encontra a viver em associação com Drosophyllum, estando por isso com elevado risco de erosão.

    Quanto a população, essas plantas apenas garantem a sua continuidade no local pela dispersão de sementes, sendo destruída a cada actividade da própria exploração que ocorra no local.

    Sem dúvida uma população em risco e que deve ser tomadas medidas para garantir a sua continuidade no local.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por cp_produtos Seg Set 27, 2010 7:46 am

    Tentei tirar fotos em que se pudesse ver melhor os drosos, na proxima vez tiro mais algumas em que eles estejam no meio das ervas Smile

    Tomara todas as populações de drosos estarem na situação que estas estão, nem sempre as fotos contam a história toda, pelas informações que fiquei a conhecer neste caso quem explora o eucaliptal está informado que as plantas se encontram no local e mostrou-se sensivel á situação, por isso daqui a uns anos quando os eucaliptos naquele terreno forem retirados haverá cuidado em tentar não perturbar esta parte e as plantas.
    Isto pode parecer apenas boas intenções sem consequencias mas já houve provas de boa fé quando noutro local mais afastado foi sugerido que fossem cortados alguns eucaliptos para não prejudicarem uma zona de especies de árvores nativas e não só esse pedido foi atendido como para além de os eucaliptos terem sido cortados foram mesmo mortos, para quem não sabe cortar um eucalipto não resolve o problema porque eles rebentam de novo, matar o eucalipto é uma tarefa mais demorada Smile
    Basta pensar que em locais onde há quilometros de eucaliptos não faz diferença para quem explora os eucaliptos deixar em paz uma pequena zona ou até cortar meia duzia de árvores.

    E pondo estas questões de lado, as plantas estavam bem saudáveis e bonitas.

    .
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por cp_produtos Seg Set 27, 2010 9:08 am

    Já agora mostro aqui outras fotos, o meu domingo não foi apenas para ver as carnivoras, a natureza tem muito mais para nos oferecer, ficam aqui umas fotos de um bosque mediterranico Very Happy

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Bosque_01

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Bosque_02

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Bosque_03

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Bosque_04

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Set 27, 2010 9:27 am

    Ainda bem que o proprietário é sensível a esta situação, é caso raro e por isso merece reconhecimento por esta atitude para que mais lhe sigam exemplo.

    Sim, as plantas estão saudáveis e muito vistosas para esta altura do ano como individuo, ou seja, olhando só para uma planta, mas em termos de ecológicos é preciso olhar como um todo, e por isso volto a referir que é uma população em risco. Sem brincadeiras, não é pelo facto de se apanhar as plantas no meio das ervas que torna a reportagem fotográfica mais valiosa, pelo contrário, é esta situação de risco que está bem explicita nas fotos que dá mais valor ao registo.

    Todas as fotos mostram que se existe mobilização do solo, com marcas recentes, a falta de coberto vegetal que proteja da erosão e isso pode ser resumido esta foto tua bem explicita:
    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Local_03_12

    Ainda bem que todas as populações de Drosophyllum não estão nas condições em que estão estas, nunca o estado actual desta população poderá ser dado como exemplo. De todas as populações que eu conheço, só a que está em evidente risco é a de Aveiro que está numa exploração de celulose assim como esta.

    Já agora na minha opinião uma pequena correcção, não é bem bosque mediterránico, é mais vegetação ripícola Wink

    Obrigado pela partilha.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por cp_produtos Seg Set 27, 2010 9:54 am

    Já agora na minha opinião uma pequena correcção, não é bem bosque mediterránico, é mais vegetação ripícola

    Se queres ser muito exacto então a 1ª e a 4ª foto são vegetação ripícola, a 2ª e a 3ª são bosque mediterranico.

    nota: as fotos não estão aqui pela ordem que foram tiradas.

    .


    Última edição por cp_produtos em Seg Set 27, 2010 9:55 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : para acrescentar a nota)
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Set 27, 2010 11:28 am

    Não estava a ser exacto, mas se assim for, a justificação não tem a ver só com a linha de água, tem a ver com as árvores das fotos características de zonas húmidas, o Fraxinus angustifolia que se identifica bem pela sua casca, e também Alnus glutinosa. Se fosse só pela linha de água acrescentaria a foto 3 que se vê o ribeiro no canto inferior direito. Mas este assunto nem merece discussão.
    Como eu disse, é mais vegetação ripícola, mas isto é só um aparte para ensinar mais alguma coisa Wink

    Mais uma vez parabéns pela partilha.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Diamantino Seg Set 27, 2010 11:44 am

    Obrigado pela partilha Wink
    AdrianaMG
    AdrianaMG
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : A descobrir
    Mensagens : 33
    Data de inscrição : 21/09/2010
    Localização : Viseu

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por AdrianaMG Ter Set 28, 2010 9:51 am

    Espectacular! O que eu estava à espera de encontrar! Com informação sobre as espécies e imagens Smile
    Está brutal!
    Parabéns!
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por João Oliveira Ter Set 28, 2010 11:40 am

    Muito FIXE!!!!
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Set 29, 2010 4:51 pm

    boa cp, estao mesmo crescidinhas Razz

    espero k continuem assim por mais tempo, e esse riacho... não encontaste para aí nenhuma Nep? Wink
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Rúben Sequeira Qui Set 30, 2010 6:10 am

    Magnífico! *.*

    Mais fácil seria achar nesse riacho uma utricularia, drosera, ou pinguicula Razz
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui Set 30, 2010 4:51 pm

    Lindos Very Happy mt boa descoberta cp, estes drosos estao impecaveis, apesar de n ser uma população tao numerosa como a da primeira zona, estao com uma vivacidade impecavel Very Happy

    É de facto impressionante comparar as caracteristicas de um habitat para o outro..sem duvida ke neste elas se desenvolvem mt melhor, as plantas parecem me + robustas, talvez pla maior exposição ao sol, ou pelas caracteristicas do solo..

    ja agr cp, o solo é mt diferente do outro??tipo acidez, e isso..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por cp_produtos Qui Set 30, 2010 4:58 pm

    epá nem me digas nada.

    o solo em termos de consistencia é arenoso como o outro, mas não sei a acidez porque me esqueci no carro dos meus copinhos para as amostras, e tive de andar ainda um bom bocado a pé para chegar ao sitio onde as plantas estavam, mas na proxima vez que for para aqueles lados vou lá recolher um pouco para analisar.

    .
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui Set 30, 2010 5:03 pm

    penso ke os valores n devam diferir mt dos do outro lado, o outro apenas tinha + caruma por cima e akela areia + leve..

    Conteúdo patrocinado


    Drosophyllum lusitanicum, mais um local Empty Re: Drosophyllum lusitanicum, mais um local

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:18 pm