CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
Rúben Sequeira
Alberto Rodriguez
ANDRE LUIS
7 participantes

    Cultivo em pó de coco

    ANDRE LUIS
    ANDRE LUIS
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : TODAS
    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 24/09/2010
    Localização : SAO PAULO

    Cultivo em pó de coco Empty Cultivo em pó de coco

    Mensagem por ANDRE LUIS Sex Dez 03, 2010 5:57 am

    Boa tarde gostaria de saber de vocês quem já conseguiu uma resposta de semeadura com pó de coco, aqui no Brasil os substratos são meio difíceis de ser obter e temos que partir para outros métodos, gostaria que me ajudassem se possivel, um abraço André. Estou com um pacote de pó de coco aqui em casa.
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Alberto Rodriguez Sex Dez 03, 2010 3:41 pm

    Andre,

    Não ha que ter medo de fazer experiencias, deves ter ai algumas carnivoras a mão, mete-a num vaso com esse substrato e rapidamente verás o resultado, bom, se não morrer na primeira semana pode morrer daqui a 2 meses, e pode não morrer, mas assim ficas a saber se é bom ou não, com plantas que não sejam dificil de encontrar por ai.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Rúben Sequeira Sex Dez 03, 2010 4:00 pm

    André nós por cá, não usamos pó de côco como substracto, por isso muito dificilmente alguém te dará uma resposta 100% segura. Mas se tiveres ainda algumas carnívoras a mais ou bastantes sementes, não há nada como experimentar. De qualquer maneira, já foste/tentaste ir à comunidade brasileira de plantas carnívoras e perguntares isso? É que muitos usam pó de côco, como tu queres usar e logo já têm mais informação e experiência que nós, por cá. Wink
    Nádia
    Nádia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 47
    Data de inscrição : 04/07/2010
    Localização : SC - Brasil

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Nádia Sáb Dez 04, 2010 8:17 am

    ANDRE LUIS escreveu:Boa tarde gostaria de saber de vocês quem já conseguiu uma resposta de semeadura com pó de coco, aqui no Brasil os substratos são meio difíceis de ser obter e temos que partir para outros métodos, gostaria que me ajudassem se possivel, um abraço André. Estou com um pacote de pó de coco aqui em casa.

    Oi Andre, eu uso pó de côco tanto em plantas adultas quanto em semeaduras. Obtive sucesso com sementes de Droseras e Pinguiculas. Já com Nepenthes, ainda não experimentei.

    O musgo sphagnum também é muito bom, porém é mais difícil de se encontrar em qualquer floricultura.
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Alberto Rodriguez Sáb Dez 04, 2010 8:42 am

    Eu já li algures, que esse pó de côco tem o inconveniente de aprodreçer apos 2 anos, por isso tens que ver mudar o substrato todos os anos, algumas carnivoras não vão gostar disso. Mas continua a pesquisar e aguardar informações.
    ANDRE LUIS
    ANDRE LUIS
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : TODAS
    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 24/09/2010
    Localização : SAO PAULO

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por ANDRE LUIS Sáb Dez 04, 2010 6:20 pm

    Nadia vc usa que proporção para plantar suas sementes, digo você mistura o pó de coco com areia lavada, ou planta as sementes diretamente no pó de coco? deixa elas ao sol ou espera brotar para coloca-las ao sol? Obrigado pelas opiniões galera, brevemente farei a cultivo e colocarei fotos aqui para ajudar a comunidade, abraços.
    Nádia
    Nádia
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 47
    Data de inscrição : 04/07/2010
    Localização : SC - Brasil

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Nádia Dom Dez 05, 2010 3:41 am

    ANDRE LUIS escreveu:Nadia vc usa que proporção para plantar suas sementes, digo você mistura o pó de coco com areia lavada, ou planta as sementes diretamente no pó de coco? deixa elas ao sol ou espera brotar para coloca-las ao sol? Obrigado pelas opiniões galera, brevemente farei a cultivo e colocarei fotos aqui para ajudar a comunidade, abraços.

    Andre,

    Para semeadura, uso o pó de côco puro, sem mistura. Deixo a sementeira na sombra e em lugar bem iluminado. Só misturo areia grossa lavada ao pó de côco nos vasos quando vou replantar as mudas.
    As mudinhas, depois de algumas folhas, são replantadas e acostumadas ao sol bem aos poucos para não queimar.

    Wink
    NOX
    NOX
    Artista
    Artista


    Mensagens : 119
    Data de inscrição : 11/09/2009
    Idade : 42
    Localização : Caxias do Sul, RS - Brasil

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por NOX Ter Dez 07, 2010 10:22 am

    Opa. Mais um brasileiro por cá! Esse fórum já é internacional...

    Buenas, minha experiência com o pó de coco não foi muito produtiva. Ele libera uma quantidade considerável de taninos na água, o que acaba por intoxicar as plantas carnívoras (insetívoras)com o tempo. Não chega a matar, mas prejudica seu desenvolvimento. Existem técnicas para retirar o tanino, mas eu particularmente considero deveras trabalhosa. Já vi carnívoras plantadas em areia pura e bem desenvolvidas, o que se deve buscar num substrato é a ausência de nutrientes. O ideal seria a utilização do esfagno mesmo. Não tão fácil de encontrar dependendo de onde moras. Aliás, moras onde?

    Meus cumprimentos.

    Nox
    betorobsil
    betorobsil
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : drosera
    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 19/10/2010
    Idade : 37
    Localização : Diadema Brasil

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por betorobsil Qua Jan 26, 2011 5:48 pm

    André Luiz também pastei muito tempo e perdi muitas sementes em experiências com diversos tipos de musgos aqui do brasil mesmo, tendo o desgosto de velos apodrecer e até virar criadouro de larvas de mosquitos, a 2 meses comecei experiências com pó de coco onde todas as minhas dionaeas adultas aceitaram muito bem, concegui inclusive ótimos resultados com sementes de drosera intermedia, e tenho agora pequenos brotos de drosera capensis tanto em vasos como em iluminação com leds, mas o melhor resultado que tive com sementes foi em potes transparentes com tampa em locais que pegam o sol da manha, ate agora não perdi nenhuma semente de drosera
    betorobsil
    betorobsil
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : drosera
    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 19/10/2010
    Idade : 37
    Localização : Diadema Brasil

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por betorobsil Qua Jan 26, 2011 5:54 pm

    Cultivo em pó de coco 250120111714
    betorobsil
    betorobsil
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : drosera
    Mensagens : 41
    Data de inscrição : 19/10/2010
    Idade : 37
    Localização : Diadema Brasil

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por betorobsil Qua Jan 26, 2011 6:02 pm

    Cultivo em pó de coco 250120111712

    porém as fibras misturadas ao pó podem atrapalhar o manuseio das mudas entao recomendo peneira-lo para separar ambos. No proximo cultivo usarei as fibras separadas na parte de baixo do substrato colocando apenas o pó de coco limpo por cima


    Cultivo em pó de coco 250120111715

    Obs: a cesta de talheres é a peneira!!!
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Northon Bruno Ter Fev 01, 2011 2:33 pm

    Boa peneira, a minha é de pedreiro mesmo, e já estraguei um copo do liquidificador triturando substrato... agora eu limpo bem antes de colocar

    Conteúdo patrocinado


    Cultivo em pó de coco Empty Re: Cultivo em pó de coco

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 1:39 am