CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Um
    Um
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/01/2011
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por Um Seg Jan 31, 2011 6:32 am

    Boa tarde

    Adquiri recentemente duas plantas carnívoras (penso serem uma Nepenthes e uma Venus Flytrap), mas estou a falhar em algo. Gostaria, se possível, que pelas fotos postadas abaixo me pudessem dizer as causas prováveis para tais falhas.
    A terra da Nepenthes penso que é a de origem, a da outra é uma terra comum (sei que esta pode ser uma das causas prováveis). Quanto à água, têm sido regadas com água recolhida no monte. Ambas estão fora numa marquise semi-fechada.

    Tenho também noção que dever-me-ía ter dedicado bem mais à pesquisa antes de seguir o instinto. Sei que podia ter evitado estas falhas e escusava-me de vos dar trabalho agora... Erros são bons mestres, quando atento.

    Desde já vos agradeço a paciência e ajuda.

    Seguem então as fotos:


    Identificação e ajuda quanto a problema(s) 1DSC01711
    Identificação e ajuda quanto a problema(s) 2DSC01712
    Identificação e ajuda quanto a problema(s) 3DSC01713
    Identificação e ajuda quanto a problema(s) 4DSC01714
    Identificação e ajuda quanto a problema(s) 5DSC01715
    Identificação e ajuda quanto a problema(s) 6DSC01716
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 31, 2011 8:13 am

    Então vamos lá ver isto com calma.

    Primeiro, a nep está na rua não está ?
    Elas não gostam de frio...

    na dionea (Venus Flytrap) , terra normal é má ideia, o solo ideal é turfa acida sem fertilizantes + perlite, uma mistura 1:1 serve mas não é critico.

    Em relação á água, explica-me lá essa parte da água ser recolhida no monte ?

    .
    Um
    Um
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/01/2011
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por Um Seg Jan 31, 2011 10:07 am

    Vem de um furo localizado fora do Porto, numa aldeia perto do Marco de Canavezes.
    E sim, a nep está na rua, numa marquise aberta de um doas lados.

    Achas que o excesso de nutrientes na terra pode ser a causa do apodrecimento gradual da planta?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 31, 2011 10:41 am

    A nep o problema é o frio, por isso é que as folhas estão com esse aspecto, podes colocá-la dentro de casa num local com muita luz.

    A dionea nesta epoca é suposto estar com mau aspecto, por ser inverno, mas o solo se não é adequado mais tarde ou mais cedo vai provocar problemas á planta.

    quanto á agua, não é por ser água de um furo que a torna adequada para ser usada em carnivoras, a água devia ser o mais pura possivel, ou seja , água destilada ou água da chuva, agua de furos só se tivesses possibilidade de medir o valor de "coisas" dissolvidas na água, esse valor é medido utilizando o medidor de TDS.

    .
    Um
    Um
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/01/2011
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por Um Seg Jan 31, 2011 11:02 am

    Hmm. Ok. Enquanto não chove, água destilada seja.

    Entretanto tratarei de as mudar para uma mistura adequada de turfa e perlita.

    A dionea parece ter folhas novas ao mesmo tempo que vai perdendo as outras. Parece-me é estar a perdê-las mais depressa do que crescem as outras.


    Muito obrigado pela ajuda, não só da minha parte, mas principalmente delas mesmas.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 31, 2011 11:05 am

    De nada, quando precisares dispoe.

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Jan 31, 2011 1:37 pm

    A nepenthes também me cheira a que esteja a apanhar com sol directo, dai ter também akele aspecto nas folhas

    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por Northon Bruno Ter Fev 01, 2011 2:28 pm

    A nepenthes também adoram uma borrifadinha de agua nas folhas,quando comprei umas elas vieram feinhas ai passei a borrifar agua quando dá tempo e elas estão crescendo que é uma beleza Very Happy
    Um
    Um
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 31/01/2011
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por Um Qua Fev 02, 2011 9:01 am

    Isso já vinha fazendo entretanto. Mas obrigado na mesma pela dica. Smile

    Conteúdo patrocinado


    Identificação e ajuda quanto a problema(s) Empty Re: Identificação e ajuda quanto a problema(s)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:31 am