CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Carnívoras à solta em Auckland !

    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Carnívoras à solta em Auckland ! Empty Carnívoras à solta em Auckland !

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Fev 23, 2011 1:30 pm

    Estava a ler uns artigos e a fazer umas pesquisas, quando me deparei com um artigo engraçado, mas que ao mesmo tempo pode-se tornar sério.
    Deixo aqui o link para lerem:

    http://www.doc.govt.nz/conservation/threats-and-impacts/weeds/facts-about-common-weeds-in-new-zealand/carnivorous-weeds-in-auckland/
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Carnívoras à solta em Auckland ! Empty Re: Carnívoras à solta em Auckland !

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Mar 06, 2011 5:46 pm

    Com este tópico fui buscar ao baú um tópico do Fernando Rivadavia numa região chamada Mendocino, Califórnia. Aquilo tornou-se uma espécie de jardim botânico ao ar livre, tal era a quantidade de espécies introduzidas.

    Deixo aqui o link do tópico da autoria do Fermando Rivadavia no PCBR:
    http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-2803_s-0.html

    Fernando Rivadavia escreveu:Olá pessoal,

    Há tempos que estou devendo a vcs fotos da minha 1a expedição p/ ver PCs na natureza, desde que me mudei p/ a Califórnia em setembro. Por enquanto ainda foi a única expedição, mas haverão muitas outras no verão, espero! Wink

    No final de novembro fui com alguns amigos a um lugar chamado Mendocino, que fica na costa norte da Califórnia. Na serra costeira, onde há mta umidade, tem uma região brejosa com solo arenoso onde cresce uma floresta anã. As árvores não ficam mto grandes devido à pobreza do solo, aparentemente. E há mtos espaços abertos e mto esfágno tbm.

    Encontramos várias espécies de PCs crescendo por lá, mas apenas uma ou duas são nativas: D.rotundifolia e talvez U.gibba. Infelizmente alguns colecionadores loucos decidiram que seria "engraçado" semear/ plantar espécies não-nativas nesta região. Isto vem ocorrendo desde os anos 80 acho. Já foi plantado um pouco de tudo, inclusive até Heliamphora. Por sorte, antes que algumas se espalhassem, outros colecionadores foram lá e coletaram as plantas mais raras p/ suas próprias coleções, hahaha!

    Mas tristemente algumas espécies se espalharam e viraram praga no local -- sem possibilidade de erradicação. Um pequeno desastre ecológico na minha opinião. Eu fico até com medo de mostrar estas fotos aqui, temendo que alguém se empolgue e faça o mesmo no Brasil. Juro que pensei bastante antes de postar as fotos abaixo, pois poderia servir de inspiração para alguns malucos. Mas no fim concluí que estas idéias surgiriam naturalmente na cabeça de algumas pessoas, portanto a melhor maneira de evitar tais atos irresponsáveis seria através da educação, mostrando os efeitos nefastos desta atitude inconsequente.

    Portanto, apesar da beleza das plantas abaixo e da experiência exótica de ver PCs do mundo inteiro num único local, lembrem-se que a introdução de plantas e animais não-nativos é um enorme problema mundial e uma das grandes causas de perda de habitats e de espécies, devido à competição injusta com espécies que não possuem predarores naturais nem sofrem com as doenças dos novos ambientes. Sem falar na flora microbiana exótica que pode ir junto com as plantas trazidas de cultivo!!!

    Portanto, NÃO COMETAM O MESMO ERRO!!!

    (Desculpem a baixa qualidade das fotos, mas faltou "empolgação" ao ver tamanho estrago ecológico...)

    Aqui estamos chegando ao local e verificando mapas. Nenhum de nos havia ido antes e portanto não tinhamos certeza onde ficava.
    Carnívoras à solta em Auckland ! Mendocino1

    Abaixo vcs podem ver o Stephen Davis (presidente da associação de carnivorólogos da região de São Francisco) fotografando o Barry Rice (editor da revista Carnivorous Plant Newsletter) coletando U.gibba num laguinho. Esta foto é mais p/ mostrar um pouco do ambiente e da paisagem.
    Carnívoras à solta em Auckland ! Mendocino2

    A razão da viagem era para coletar herbários de todas as espécies não-nativas para um estudo ecológico que o Barry está fazendo na universidade de Davis (onde trabalha), como registro da introdução irresponsável -- e ilegal também! -- de PCs.

    E aqui estão D.rotundifolia (direita) e D.aliciae (esquerda). Quem será que sairá vencedor nesta copetição ecológica? A espécie nativa ou a africana? O tempo dirá...
    Carnívoras à solta em Auckland ! DaliciaeDrotundifolia

    A praga de todas as pragas neste local era D.capensis:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Dcapensis5

    Elas formavam carpetes de plantas em alguns locais. Nem deu gosto de fotografar. Vejam abaixo qtas hastes florais de D.capensis se vêem nesta foto...
    Carnívoras à solta em Auckland ! Dcapensis4

    Felizmente grande parte das espécies (ainda) estava restrita a pequenas populações, como esta D.spatulata:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Dspatulata2

    E esta D.trinervia:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Dtrinervia1

    D.peltata:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Dpeltata

    U.bisquamata:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Ubisquamata

    Dionaea:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Dionaea4

    P.lusitanica:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Plusitanica

    Talvez não seria muito difícil erradicar as espécies acima. Outras PCs eram ainda mais raras, restritas a indivíduos que ainda não haviam se espalhado além do local de introdução, como esta S.leucophylla:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Sleucophylla

    S.purpurea (vejam a praga da D.capensis ao lado direito):
    Carnívoras à solta em Auckland ! SpupureaDcapensis

    S.rosea:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Srosea-1

    Uma espécie que estava bem estabelecida em Mendocino era Darlingtonia. Apesar de nativa à Califórnia, elas NÃO SÃO nativas a este local. Aqui vcs podem ver uma das populações desta espécie:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Darlingtonia1

    E aqui eu segurando uma planta prestes a ser prensada p/ herbário (morram de inveja, hahaha!) :
    Carnívoras à solta em Auckland ! Darlingtonia10a

    Vcs todos devem estar pensando: "Que desperdício!!", não?? Smile E pensar que estaríamos fazendo um favor à natureza se pudessemos trazer vcs todos aqui p/ cada um coletar qta Darlingtonia quisesse, e assim quem sabe eliminar esta espécie de Mendocino...

    Uma visão das janelinhas, do ponto de vista das presas ao entrar numa folha de Darlingtonia:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Darlingtonia5

    Aqui uma planta meio avermelhada:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Darlingtonia2

    E aqui a minha foto favorita do dia, a única mais inspirada:
    Carnívoras à solta em Auckland ! Darlingtonia9

    Haviam supostamente muitas outras espécies introduzidas, mas não as encontramos. Ou foram extintas naturalmente ao longo dos anos, ou foram retiradas por colecionadores.


    Abraços a todos,
    Fernando Rivadavia

    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Carnívoras à solta em Auckland ! Empty Re: Carnívoras à solta em Auckland !

    Mensagem por CAMAL3AO Dom Mar 06, 2011 6:05 pm

    Muito bom Ricardo teres relembrado este topico, e parabens ao Fernando Rivadavia por o ter elaborado.

    De facto fica aki a "prova" de que nem sempre o que pensamos que é melhor de facto assim o é, e por vezes kuanto ,mais keremos ajudar, so prejudicamos kada vez mais Smile

    O topiko fala por si, e de facto é preciso grande responsabilidade neste tipo de intrevenções e todo o cuidado é pouco Smile

    Cumps

    Conteúdo patrocinado


    Carnívoras à solta em Auckland ! Empty Re: Carnívoras à solta em Auckland !

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 6:45 am