CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+8
joniclicks
EuAkistou
Maria do Mar
Miguel Gonçalves
Norberto Matos
luis zhang
Daniel Candeias
Bruno Abreu
12 participantes

    Jacinto de água

    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    Jacinto de água Empty Jacinto de água

    Mensagem por Bruno Abreu Ter Abr 26, 2011 12:08 pm

    Boas pessoal. Alguém sabe onde posso encontrar Jacintos de água?

    Sei que é uma invasora que se vê em muitos lagos e cursos de água mas não sei de nenhum lado onde haja...

    Obrigado!
    Bruno
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por Daniel Candeias Ter Abr 26, 2011 1:16 pm

    scratch não faço a mínima ideia. Pede ao Mike que te mande de Kew. Razz
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por luis zhang Ter Abr 26, 2011 11:58 pm

    É invasora sim, mas tambem não é de cá. no inverno vês montes deles na praia (maritima) porque são arrastados pela corrente. Tambem não aguentão muito bem o frio nos rios.
    Acho que por esta altura ainda devem estar pequenos e dificeis de procurar.
    Norberto Matos
    Norberto Matos
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Vitis vinífera
    Mensagens : 162
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 48
    Localização : Guimarães

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por Norberto Matos Qua Abr 27, 2011 7:12 am

    Boas Bruno,

    Posso-te dizer que no Rio Ave em Vila do Conde ha-os aos pontapes...

    Nao sei se esta será a melhor época, mas lembro-me de passar de bicicleta em Julho no ano passado ali na zona da ponte e ve-los aos montes no rio .
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por Bruno Abreu Qua Abr 27, 2011 2:20 pm

    Obrigado pelas respostas pessoal. Tenho que ver isso...

    É para um colega de trabalho meu que perguntou de conseguia arranjar que os dele morreram neste inverno...

    Abraço
    Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Família Droseraceae
    Mensagens : 125
    Data de inscrição : 19/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Vila Verde

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por Miguel Gonçalves Sáb Jun 04, 2011 10:28 am

    olá Bruno

    sei que já passa algum (muito) tempo desde que colocaste o post... mas se ainda quiseres jacintos de água, eu tenho alguns cá por casa.
    avatar
    Maria do Mar
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Apenas gosto de plantas
    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 16/10/2011
    Idade : 48
    Localização : À beira mar

    Jacinto de água Empty Desculpem a mensagem tão grande!.....

    Mensagem por Maria do Mar Dom Out 16, 2011 12:44 pm

    Boa noite!! Eu cá sou nova neste fórum mas andava na net à procura de umas informações sobre Jacintos de água e encontrei este fórum. Eu vivo numa zona marítima perto de Aveiro e na minha terra natal existe uma grande lagoa. Há uns anos atrás, quem da responsabilidade municipal, (ainda eu era uma miúda de 13 ou 14 anos) secaram essa lagoa (a que nós carinhosamente chamamos de nossa "barrinha") e colocaram uma barreira de pedras cortando a corrente da dita lagoa. Passados uns anos, por acidente natural ou porque alguém sem ter conhecimento do que estava a fazer, a espécie de que falam e vulgarmente conhecido por Jacinto d'água começou por invadir a nossa barrinha. Daí até aos dias de hoje (e já passei a barreira dos 30 anos...) os jacintos têm sido alvo de grande polémica na minha terra natal. Como sou formada na área agrícola, logicamente as plantas são do meu interesse, (mesmo que a minha área de trabalho seja de rega e hidráulica)mas o bichinho fez-me andar a investigar durante algum tempo. Descobri que realmente o Jacinto é uma planta invasiva que ao formar um tapete sobre a água, impede as trocas de oxigénio entre a atmosfera e o meio aquático e mesmo a entrada da luz solar no mesmo meio, o que, reporta a todos os inconvenientes inerentes a esta situação, no que diz respeito ao ecossistema envolvente. Também sei que até foi criada uma lei que proíbe as pessoas de terem esta planta em casa, por ser tão invasiva. Mas....a minha curiosidade de técnica ainda foi mais longe e decidi investigar um bocadinho mais. Houve uma altura, mais ou menos há uns 10 anos atrás que a minha "barrinha" parecia estar sem vida...os Senhores do Ambiente (como lhe chamaram) chegaram cá e proibiram qualquer tipo de actividade na barrinha, incluindo a pesca!! Na minha terra todos somos de famílias de pescadores e tem-se o hábito de pescar enguias (por motivos gastronómicos) e esses senhores impediram de se fazer tais acções (desculpem ainda escrever com as palavras sem respeitar o novo acordo ortográfico, mas não consigo evitar...)e desde aí ninguém mais pode retirar da barrinha sequer alimento....e há mais!! No perímetro da minha barrinha praticamente são terrenos agrícolas que existem e os agricultores (de subsistência) desmesuradamente utilizam adubos altamente azotados que sendo aplicados ao solo, a planta agrícola (batata, hortícolas, etc) não consegue utilizar e facilmente são lixiviados para as camadas inferiores da superfície do solo entrando no lençol freático e logicamente são transportados para a barrinha sob a forma de nitritos! Realmente a minha barrinha há uns anos atrás parecia morta, suja, sem vida....mas eu notei aquilo que ainda ninguém quer ver ainda hoje....a minha barrinha está repleta de vida!!!! As enguias são às toneladas, as taínhas formam cardumes enormes, os patos reproduzem-se a uma velocidade estonteante, as garças andam de novo por aqui e muito teria para vos contar...todos os fins de semana eu faço a minha caminhada de uma hora à volta da minha barrinha e fico maravilhada da vida e do ecossistema envolvente da minha barrinha e sabem porquê??? Porque o Jacinto d'água tem uma acção depurativa!!! Purificadora!!! Através das suas raízes aquáticas, esta planta consegue assimilar metais pesados e o azoto na forma de nitritos!! E por isso a minha barrinha ganhou vida!! E as pessoas da minha terra, aquelas que acham que sabem tudo, pura e simplesmente têm andado esta semana a eliminar os Jacintos.....não aceitam a ideia de que a espécie tem de se controlar e não eliminar...como técnica acho que tudo num ecossistema deve ser controlado e não eliminado, pois ao aniquilarmos um elemento, provocamos a desordem em todos os que lhes estão relacionados. Não sei se o que estão a fazer na minha barrinha será a melhor opção mas se falo....dizem que tenho a mania que sou engenheira....
    Gostava de saber a vossa opinião...estou certa ou errada? Ou onde é que estou a errar e onde é que tenho a minha razão? Talvez por não me conhecerem, consigam ser imparciais e pensarem como simples conhecedores desta planta...e Bruno (seja lá você quem for) na Praia de Mira existem jacintos com 1 metro de altura.....
    Grande testamento, hã!!!!
    avatar
    EuAkistou
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 22/05/2012

    Jacinto de água Empty Jacinto de água

    Mensagem por EuAkistou Ter maio 22, 2012 10:42 am

    Olá,
    Por acaso, este fim de semana comprei um jacinto de água,(Eichhornia Crassipes) no Bricomarché de Castelo Branco (3,45€). Também comprei um nenúfar Nymphaea "Colorado" (7,50€). Tenho um lago e juntei o nenúfar a outros dois que tenho. O Jacinto, coloquei-o no lago mas num espaço próprio para não invadir, embora eu nunca o deixe tornar-se uma praga, pois o lago é pequeno. Estou interessado na flor para fotografar. Fico a aguardar que floreça.
    Pode ser que encontres num bricomarché da tua zona e queiras dispender alguns euros.
    Cumprimentos,
    Eu
    joniclicks
    joniclicks
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 306
    Data de inscrição : 02/02/2011
    Idade : 45
    Localização : braga ,vila verde

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por joniclicks Qua maio 23, 2012 9:15 am

    boas
    fico feliz por ver alguem empenhado/a pela natureza do nosso país.concordo com tudo o q foi dito pela
    "maria do mar" mas vou complementar o post.
    os jacintos de agua e todas as demais plantas flutuantes sao plantas de crescimento rapido e como qualquer planta de crescimento rapido necessita de mts nutrientes e luz.por isso é q elas sao tao boas a eliminar alguns nitritos e bastantes nitratos tanto que ate sao usadas na aquarifilia para remoçao deste nutrientes prejudiciais aos peixes.o problema é mesmo o crescimento rapido que atrofia o meio aquatico pq nao deixa entrar luz para o fundo do meio aquatico como tbm nao deixa haver trocas gasosas como o oxigenio debilitanto o ecosistema.os adubos usados na agricultura que derivado á lixiviaçao vao parar as veias freaticas que por sua vez vao parar aos rios e aos poços sao á base de azoto amoniacal e nitrico.para a plantas aquaticas conseguirem absorver o azoto ele tem q ser transformado por bacterias nitrificantes tanto anaerobicas como aerobicas que existem no meio aquatico ,que transformem a amonia em nitritos e depois em nitratos este ja sendo proprio para ser consumido pelas plantas.chama-se a isto ciclo do azoto.
    este tipo de plantas e as demais plantas aquaticas invasoras sao como foi dito proibidas e punidas por lei a venda e uso desta planta em casa como em lagos ou aquarios.por isso pessoal teem cuidado.esta planta como outras plantas invasoras estao a invadir os rios preferencialmente os poluidos e a maior parte das vezes nao é nimguem que os coloca lá ,mas gweralmente sao provenientes de semeentes que as aves transportam nos excrementos que por sua vez vao parar aos rios....
    na zona onde moro passa o rio cavado que como mt gente sabe esta poluido e jacintos é ás toneladas que quando sao arrastados pelas chuvas e no inverno quando morrem entopem tudo.por um lado sao beneficos pq ajuda a diminuir os poluentes dos rios mas tbm sao mt prejudiciais ao ecosistema como ja foi aqui dito.podia-se mt bem usar este tipo de planta para controlo de poluentes nos afluentes mas tinha que haver um controlo como existe em outros paises como o brasil.

    Dizes que a lagoa esta repleta de vida novamente.se reparares as enguias e principalmente as tainhas sao organismos aquaticos que gostam de andar no lodo e de aguas paradas e poluidas.neste caso essa lagoa esta propria para manter esse tipo de fauna e flora mas de certeza q nao vais ver outro tipo de fauna ou flora encontradas nos rios nao poluidos como trutas ,escalos ,bogas e outros .de certeza q tbm encontras la lasgostins vermelhos de luisiana q tbm sao invertrebados invasores e que adoram tbm aguas poluidas e com lodo.
    deixo-vos aqui uma lista de plantas consideradas invasoras em portugal onde sao proibidas mante-las em lagos e aquarios como a venda.

    Artigo 8

    Espécies invasoras e de risco ecológico


    2 — É proibido o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras; a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda e o transporte de espécimes das espécies constantes do anexo I identificadas como invasoras fica restrita a espécimes ou partes de espécimes não-vivos e sem propágulos viáveis, como forma de prevenir a possibilidade de introdução ou de repovoamento através de evadidos.

    3 — É proibida a cedência, a compra, a venda, a oferta de venda, o transporte, o cultivo, a criação ou a detenção em local confinado, a exploração económica e a utilização como planta ornamental ou animal de companhia de espécimes das espécies constantes do anexo III
    consideradas como comportando risco ecológico, como forma de prevenir a possibilidade de introdução na Natureza ou de repovoamento a partir de evadidos.


    Eichhornia crassipes (Mart.) Solms, nome comum: Jacinto de Água.
    Pistia stratioides L. nome comum: Pistia
    Azolla filiculoides Lam. nome comum: Azolla
    Azolla caroliniana Willd. nome comum: Azolla
    Elodea canadensis Michaux, nome comum: Estrume-novo
    Myriophyllum brasiliensis, nome comum: pinheirinho-de-água


    desculpem la este texto assim um pouco pro confuso.
    alguma coisa q nao esteja correta façam o favor de corrigir.


    cumps joni


    mr_agent
    mr_agent
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 08/07/2012
    Idade : 43
    Localização : Samora Correia

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por mr_agent Dom Jul 08, 2012 8:25 am

    Aqui na minha zona (Samora Correia ) existem aos montes chegam a tapar as valas por completo
    avatar
    paulonuvem
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 09/11/2012
    Idade : 57
    Localização : Coimbra, Portugal

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por paulonuvem Sex Nov 09, 2012 5:05 am

    A venda, a posse, etc do Jacinto de Água é proibida por lei em Portugal porque é uma espécie perigosa por ser extremamente invasora! Se virem o jacinto de água a ser vendido denunciem às autoridades policias! Vejam quanto a Exóticas o Decreto-Lei n.º 565/99, D.R. n.º 295, Série I-A, de 1999-12-21 que regula a introdução na natureza de espécies não indígenas da flora e da fauna e, vejam, também o Decreto-Lei n.º 165/74, D.R. n.º 94, Série I, de 1974-04-22 que adopta providências destinadas a evitar a propagação e a continuação da existência da espécie denominada Eichhornia crassipes (Mart.), Solms., conhecida vulgarmente por jacinto-aquático, jacinto-de-água ou desmazelos.
    icnf.pt/portal/icnf/legislacao/proteccao-de-especies
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por rdrgobra Sex Nov 09, 2012 7:45 am

    Olá Paulo, sua observação é muito bem vinda, uma vez que a intodução de espécies exóticas acaba sendo danoso ao meio ambiente local. No Brasil, pra ser mais exato na região sul de meu país, temos um sério problema causado pela introdução de Pinus elliottii pelas indústrias de papel e celulose. O mesmo fugiu ao controle e está se espalhando por áreas de reseva ambiental e comprometendo a existência da Araucaria angustifolia, o pinheiro-brasileiro.

    Bom depois deste pequeno desabafo, peço que se identifique na sala de Apresentações para que desta forma todos os membros desta comunidade possam conhecê-lo melhor e, quem sabe estabelecer laços de amizade.

    Não se esqueça de completar o seu perfil com a cidade/região/país, pois sabendo de onde você é evita de te passarmos dicas erradas de cultivo.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    avatar
    Gervy
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 22/12/2012

    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por Gervy Sáb Dez 22, 2012 3:04 pm

    Esse problema existe, infelizmente, em todos os paises do mundo.

    Conteúdo patrocinado


    Jacinto de água Empty Re: Jacinto de água

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 6:02 pm