CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
werds
Diamantino
JGPCoelho
7 participantes

    Dúvida sobre colocação de Plantas

    JGPCoelho
    JGPCoelho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera Capensis Alba =D
    Mensagens : 80
    Data de inscrição : 01/01/2012
    Idade : 31
    Localização : Setúbal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por JGPCoelho Dom Mar 04, 2012 4:42 pm

    Boas Pessoal,

    A minha dúvida é a seguinte:
    Existe aqui no forum, ou alguém tem a total informação dos sitios mais apropriados para colocar as plantas carnivoras?

    Pergunto isto no sentido de saber se por exemplo, eu agora tenho uma capensis alba, e uma dionaea, quero saber quais são os sitios apropriados para as colocar, se em casa ou na rua, se numa estufa ou terrario.

    Espero estar a explicar-me bem =D

    Agradeço a atenção,
    João Coelho
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Diamantino Dom Mar 04, 2012 11:02 pm

    No caso da dionaea fica no exterior, na rua o ano inteiro, por causa da dormencia já a drosera capensis pode ficar dentro de casa.
    JGPCoelho
    JGPCoelho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera Capensis Alba =D
    Mensagens : 80
    Data de inscrição : 01/01/2012
    Idade : 31
    Localização : Setúbal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por JGPCoelho Seg Mar 05, 2012 3:40 pm

    Sim, eu sei disso diamantino, o que quis perguntar foi se há algum local aqui no forum que diga os locais mas para todas as plantas, pk se não houver até que era boa ideia criar, para os novatos e malta como eu que quer saber logo de inicio o sitio mais apropriado para as PC's
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Diamantino Seg Mar 05, 2012 11:09 pm

    Desculpa, não tinha percebido a pergunta.
    A repeito disso acho que não há nada, é uma questão de começarmos a implementar isso. Mas também ao fazer isso temos que ter em conta a região em que cada pessoa vive, por isso pode variar um pouco.
    JGPCoelho
    JGPCoelho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera Capensis Alba =D
    Mensagens : 80
    Data de inscrição : 01/01/2012
    Idade : 31
    Localização : Setúbal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por JGPCoelho Ter Mar 06, 2012 12:46 am

    mas isso era uma grande ideia, criar tipo "Carnivopedia" - 1ºCapitulo - Posicionamento correcto de Plantas em Cativeiro;

    E dizia-se tipo: Drosera Capensis Alba- Deve ser colocada junto a uma janela mas sem luz directa;

    E depois ia-se continuando xp

    Podia ser criado um novo topico no forum que seria a "Carnivopedia".

    Tou apenas a dar ideias xD
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por werds Ter Mar 06, 2012 4:43 am

    Não existe um sítio exacto onde por as plantas,n existem plantas de interior pois são todas de exterior(natureza), existem muitos factores como já foi dito por exemplo a região onde cada pessoa vive.
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por luis zhang Ter Mar 06, 2012 11:49 am

    Axo que a ideia iria sem dúvida enriquecer o forum Very Happy
    Quanto ao problema das regiões penso que seria facilmente contornado se o tópico fosse uma espécie de partilha em que cada pessoa contribuía com uma descrição do que resultou no seu caso especifico. Caso fosse possível a complementação com fotos dos locais de cultivo seria a cereja no topo do bolo.
    JGPCoelho
    JGPCoelho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera Capensis Alba =D
    Mensagens : 80
    Data de inscrição : 01/01/2012
    Idade : 31
    Localização : Setúbal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por JGPCoelho Ter Mar 06, 2012 3:08 pm

    eu hoje tive uma ideia que embora de inicio seja elaborada, iria tornar-se bastante simples:

    Em conjunto com alguem aqui do forum que perceba de programação, poderiamos criar tipo uma base de dados em formato de mapa, nesse sentido, uma pessoa de determinada região clicando na sua zona de habitação, bastaria colocar depois o nome da planta e o programa retribuia o local apropriado da planta
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Diamantino Ter Mar 06, 2012 11:37 pm

    não é precisso ser muito complexo basta ver os mapas do IM
    mas como digo vai variar um pouco de região para região e de casa em casa.
    Mas pelo menos poderemos colocar todos os mapas de temperatura média de Portugal continental durante o ano. Assim ajuda a ter uma ideia do que poderemos fazer com as plantas no exterior de casa.

    Exemplo das imagens:

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201101

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201102

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201103

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201104

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201105

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201106

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201107

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201108

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201109

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201110

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201111

    Dúvida sobre colocação de Plantas Mttme201112

    Mais tarde vou ver se encontro mapas das ilhas Madeira e Açores e também arranjar do Brasil.
    Comentem se acham bem ao mal a minha opinião.
    JGPCoelho
    JGPCoelho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera Capensis Alba =D
    Mensagens : 80
    Data de inscrição : 01/01/2012
    Idade : 31
    Localização : Setúbal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por JGPCoelho Qua Mar 07, 2012 7:20 am

    Isso ja seria um começo para parecer projecto que falei, pk ha pouca gente que entende os mapas na totalidade, e com isso tempo pa mapas assim tornam-se relativos, embora seja um bom ponto de partida
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por luis zhang Qua Mar 07, 2012 12:01 pm

    Interessantes. Para já acho que devia ser criado um tópico inamovivel com essas imagens. Já era um bem começo.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Mar 08, 2012 4:40 am

    Tiveste a mesma ideia que eu Zhang Razz.

    Diamantino, podes tratar disso?
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Diamantino Sex Mar 09, 2012 1:27 pm

    não consigo porque não sou moderador na categoria ''Fichas Técnicas / Artigos''

    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t2274-mapas-de-temperaturas-medias-de-portugal-continental-durante-o-ano

    joaoxs
    joaoxs
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Boa questão...
    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 24/01/2012
    Idade : 34
    Localização : Queluz

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por joaoxs Sex Mar 09, 2012 2:06 pm

    Eu tenho estado a fazer algo parecido para as plantas que penso adquirir.

    Fiz uma tabela com várias colunas:

    Família da planta, espécie, variedade (caso disso), Substrato "ideal", tipo de rega, exposição ao sol, tipo de vaso "ideal", período de dormência e técnica de propagação.

    Como seria para todas as pessoas que frequentam o fórum poderia ter outras colunas como: imagem da planta, dificuldade de criação, necessita ou não de terrário, local de origem, preço médio, tempo de semente até adulta, se são terrestres aquáticas ou aéreas (já agora existem plantas carnívoras aéreas?) e outras coisas.

    Caso estivessem divididas pelas divisões corretas do fórum poderia ser mais simples (como post fixo). É claro que para TODAS as espécies era um trabalho gigante...
    JGPCoelho
    JGPCoelho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera Capensis Alba =D
    Mensagens : 80
    Data de inscrição : 01/01/2012
    Idade : 31
    Localização : Setúbal

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por JGPCoelho Sex Mar 09, 2012 2:24 pm

    Muito Boa ideia mesmo
    era disto que eu falava
    embora não me tenha expressado assim xD
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Mar 14, 2012 12:31 pm

    Mas isso é o que tento fazer nos meus tópicos, embora estejam quase todos incompletos, pq ou não há tempo, ou irei estruturar melhor o tópico, ou pq simplesmente não tenho as espécies à tempo suficiente.

    Quanto ao manual descritivo da planta, há milhões de informações para ler na net, desde cultivos, a habitats naturais, a livros... é uma questão de cada um fazer os seus TPC's e transcreve-los para as suas próprias condições; e não, estar à espera que os outros digam o "know how". É a diferença entre o copiar e o haver partilha de experiências para alcançar patamares superiores de cultivo, pessoal. É a minha opinião... claro que deve-se sempre dar uma mãosinha! Wink

    Bom cultivo.
    nandobilo
    nandobilo
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 25/02/2012
    Idade : 57
    Localização : Aguas Santas - Maia - Porto

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por nandobilo Qua Mar 28, 2012 3:27 pm

    Uma questao ou mesmo topico que se deveria discutir é o suporte base para as plantaçoes, terrarios, vasos, substratos, etc. Pr'alem de se conversar sobre plantas carnivoras (que é o objetivo), tambem seria uma forma de engrandecer este forum conversar e expor ideias sobre esses produtos, tal como eu, existe mais alguem com as mesmas duvidas.
    E aproveitando a onda, sei que a melhor base sao os vasos de argila, mas fará mal envasar em plasticos? É que cada vez que compro uma planta, compro um vaso de argila quadrado.
    Na altura de envasar, coloco SEMPRE uma base de bolas de argila queimada para servir de deposito de agua e uma mangueira (+\- 1/2") diretamente ao fundo do vaso para colocar diretamente para o fundo do vaso e serve tambem retirar o excesso da mesma ou até para ver a olho o nivel dela, por exemplo, se tenho bolas de argila ate 1/4 de altura e vejo pela mangueira que tem agua ate meio, significa que o substrato está "encharcado" ate 1/4 (1/4 bolas + 1/4 turfa = 1/2 (agua ate meio)).
    Agradeço as opinioes e criticas, sao todas construtivas.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Daniel Candeias Sex Mar 30, 2012 3:55 am

    Substrato "ideal" não me cheira bem, mas poderia ser Substratos "sugeridos" Wink

    Conteúdo patrocinado


    Dúvida sobre colocação de Plantas Empty Re: Dúvida sobre colocação de Plantas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 9:38 pm