CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
Prevaricador
Marta I.
luis zhang
7 participantes

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por luis zhang Qua Abr 18, 2012 11:40 am

    Órkhis = testiculo
    Eidos = aspecto

    Laughing

    Criei este tópico para mostrar orquideas que tenho em cultivo

    Para abrir este tópico escolhi o Cypripedium parviflorum porque está sem dúvida entre as plantas mais díficeis e raras que tenho na minha coleção.

    Fiquei hipnotizado quando vi a flor aberta ao vivo pela primeira vez drunken
    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  7091100951_4e5beab2b9_b

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6945032638_6612652a3b_b

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  7091100843_f1143c8aae_b

    A flor é uma complexa armadilha para os insectos. Estes são ludibriados a caírem na bolsa amarela. São então condúzidos por meio de luzes através de um estreito "tunel" onde lhes serão acopladas as polineas da planta.
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Marta I. Qua Abr 18, 2012 12:35 pm

    Wooooooooooooooooooooooooooowwwwwwwwwwwwwwwwwwww! "o que é que isso ó meu??????????"
    Luis absolutamente incrivel, manda mais fotos!!! Very Happy e o tabuleiro que está ao lado é um bog? Buede louco aquele musgo e o feto (acertei?) a crescer ao longo do musgo...
    Brutal!!!
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Prevaricador Qua Abr 18, 2012 12:43 pm

    Muito bonitas Luís, já tive a oportunidade de as ver ao vivo num horto que costumo visitar.

    Para alem de serem lindíssimas, soltam uma fragrância maravilhosa Very Happy
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por luis zhang Qua Abr 18, 2012 1:07 pm

    Marta: Sim, é um bog de Sphagnum squarrosum. O feto e as ervas que se vê são infestantes, mas tenho o hábito de deixas todas as infestantes que nascem nos vasos e bogs de sphagnum ou de carnívoras já que estão a retirar nutrientes e nunca ficam muito saúdáveis em ambiente tão hostil Twisted Evil
    o bog tambem tem utricularia lateriflora e é capaz de ainda ter D. capensis mas ficam para um tópico do tema. Este é sagrado para as "special ones" XD


    Prevaricador: e já reparaste no vórtice que as pétalas formam? Shocked irresistíveis. Agora fiquei curioso, em que horto é que os viste em flor? Tinha outras orquideas botanicas (não hibridas)?
    Como estão as tuas da expo?


    Cumps

    Luis Filipe
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Prevaricador Qua Abr 18, 2012 1:18 pm

    Boas Luis!!

    Sim reparei, o "vórtice" que elas formam é bastante engraçado Smile.

    Eu frequento alguns e em 2 ja vi as silvestres que falas (Aquelas que tem um "bolbo" bastante grande e escuro, que produzem umas flores num rosa algo pálido? ), mas desapareceram em menos de uma semana. Quanto ao serem híbridas não te poderei dizer com toda a certeza mas penso que não eram.

    Costumo ir a 3 hortos, "Sol poente" na Maia (muito bom) e o "São Pedro" em Gondomar são os dois que visito mais frequentemente. Desde que comecei a um ano a tratar de plantas já passei por umas dezenas de hortos e não encontro melhores que estes (exceção feita a aquele horto que me escapa o nome perto de Santa Maria Adelaide)

    O outro que também dedica-se muito a orquídeas e que tem bastantes orquídeas viradas mais para os colecionadores é o "mania das plantas" em aguas santas, tem la orquídeas que não encontro em mais lado nenhum!!

    Cumps
    fliponflamez
    fliponflamez
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : drosofilo lusitanico
    Mensagens : 49
    Data de inscrição : 26/02/2012
    Idade : 49
    Localização : silves,algarve

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty orqs

    Mensagem por fliponflamez Qui Abr 19, 2012 2:26 am

    linda Smile Luis está muito vistosa adoro estas formas fantasticas.encontrei esta e não sei seu nome,nasce selvagem aqui perto http://www.flickr.com/photos/naturarbo/6908208142/in/photostream e esta http://www.flickr.com/photos/naturarbo/6908208132/in/photostream???pode ser a 1ªmais jovem? study foram observadas em locais distintos na mesma data.q posso fazer para cultiva las?? lol! lol!
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Marta I. Qui Abr 19, 2012 3:43 am

    já vi uma parecida em benaciate, sabes onde é?
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por luis zhang Qui Abr 19, 2012 11:20 am

    A do primeiro link é Ophrys tentherinifera e a do segundo é ophrys bombyliflora.
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Pedro Sex Abr 20, 2012 3:27 pm

    Bem... espetáculo, é realmente fantástica essa espécie!
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por luis zhang Sáb Abr 21, 2012 4:02 am

    Cá vai mais uma:
    Masdevallia hibrida:
    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6930087886_7656793030_b

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  7076164363_5d68a522cd_b

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6930087698_8556efda96_b
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Prevaricador Dom Abr 22, 2012 6:21 am

    Lindíssima Luís
    joaoxs
    joaoxs
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Boa questão...
    Mensagens : 89
    Data de inscrição : 24/01/2012
    Idade : 34
    Localização : Queluz

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por joaoxs Dom Abr 22, 2012 12:01 pm

    Que brutais...
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Pedro Seg Abr 23, 2012 8:46 am

    Muito bonita, parabéns!
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Diamantino Qua Abr 25, 2012 5:15 am

    interessante Very Happy
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por luis zhang Qua maio 02, 2012 6:17 am

    Atualização:

    Masdevallia hibrida:

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  7135401153_b032bb942b_z

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6989316304_d834d8b8d4_z

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6989316502_2997dc3fcb_z

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6989315754_52a6fd40dc_z


    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por luis zhang Qua maio 02, 2012 6:40 am

    Coelogyne cristata - É uma orquidea que podia estar muito mais disseminada em cultivo. Infelizmente os hortos insistem em pôr preços exorbitantes por ela. Em Portugal (pelo menos no litoral) dasse muito bem na rua.

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6989316832_a448f80658_z

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  6989317086_dff7113983_z
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Prevaricador Qua maio 02, 2012 12:51 pm

    muito bonitas como sempre

    Conteúdo patrocinado


    όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção  Empty Re: όρχις ειδος - órkhis eidos - Orqui deas na minha coleção

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 2:07 am