CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
tomas967
Chepascp
Alex E.Santo
7 participantes

    Água

    avatar
    Alex E.Santo
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 05/05/2012
    Idade : 35
    Localização : Covilhã

    Água Empty Água

    Mensagem por Alex E.Santo Ter maio 08, 2012 5:19 am

    Ora viva mais uma vez, surgiu-me outra duvida.. Relativamente à agua para as dionaea, já li que tem que ser agua destilada ou água da chuva, tudo que tenha um PDT baixo.. Eu não recebo água da rede, nem moro numa zona calcária e a água que me chega a casa é de uma nascente que esta no meu terreno, será que há problema em regar as plantas com essa agua?
    avatar
    Alex E.Santo
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 05/05/2012
    Idade : 35
    Localização : Covilhã

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Alex E.Santo Ter maio 08, 2012 5:21 am

    Ah! E também li que um dos grandes problemas da água pública é o facto de ser tratada com cloro.. E a minha não é!
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Chepascp Ter maio 08, 2012 7:01 am

    Boas. Isso é difícil de dizer, porque só medindo os valores de PPM é que podias ter a certeza de ser boa ou não. Por exemplo onde eu moro também tenho acesso a águas de nascentes e furos de agua, mas nenhuma serve para mim, pois já fiz as medições e todas tem valores demasiado elevados para os poder utilizar. Li algures que quanto mais para sul do pais, mais pesados são os níveis destas águas, por isso não sei. Estas águas são minerais, logo carregadas de minerais que são prejudiciais para as pc's. Mas há casos de pessoal aqui no forum que consegue ter acesso a águas destas em condições, por isso como te disse é difícil dizer, só medindo os valores ou então esperar que alguém que conheça melhor a tua zona possa dar uma ajuda, até podes ter sorte Wink
    Cumps
    tomas967
    tomas967
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : dioneia
    Mensagens : 67
    Data de inscrição : 09/04/2012

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por tomas967 Ter maio 08, 2012 11:07 am

    tem de ser destilada ou da chuva porque sendo da nascente tem minerais ai onde esta o maior problema Very Happy
    avatar
    Alex E.Santo
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 05/05/2012
    Idade : 35
    Localização : Covilhã

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Alex E.Santo Ter maio 08, 2012 12:35 pm

    Era o que calculava. Obrigado Wink
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Pedro Sáb maio 12, 2012 7:44 am

    Como já foi dito, só mesmo medindo os valores de PPM é que se pode ter a certeza se é adequada às pc`s...
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por luis zhang Sáb maio 12, 2012 12:06 pm


    Ora aqui está uma FAQ que eu acho interessante debater.

    Sempre que leio "água mineral não serve" a primeira coisa que me vem à cabeça é: "como pode não servir se é nela que as plantinhas crescem no habitat??"

    Não tenho dúvidas que os melhores resultados são obtidos com água destilada mas isso implica custos muito altos que sinceramente, axo que não se justificam para muitas plantas.

    Alex, se moras na Covilhã de certeza que deves arranjar água própria. Afinal de contas, na serra da estrela existem excelentes habitats de carnívoras.
    avatar
    Alex E.Santo
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 05/05/2012
    Idade : 35
    Localização : Covilhã

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Alex E.Santo Sáb maio 12, 2012 1:33 pm

    Sabes que já dei por mim a fazer esse raciocínio, mas fui investigar e a água da zona onde a planta cresce naturalmente tem um PTD (partículas totais dissolvidas) muito baixo. Daí ser o ideal água destilada (de qualquer das formas um garrafão de 5L custa nem 1€). Para já vou manter-me com a água destilada mas quando tiver mais plantas é certo que vou experimentar a minha água de nascente que não tem qualquer tipo de desinfectante adicionado. Quero também experimentar solos pobres em nutrientes que posso encontrar perto de casa, visto que como dizes e, muito bem, há plantas carnívoras na serra da estrela com necessidades de solo muito semelhantes às da dionaea, como por exemplo a drosera uma vez que as duas pertencem à mesma família.

    Cmps
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por luis zhang Sáb maio 12, 2012 4:39 pm

    Caso vivas perto dos habitats é sem duvida excelente arranjares solo de lá. Pelo menos para as Drosera intermedia, solo mineral é do melhor que há. Agora os habitats de Dioneia no geral parecem-me diferentes. Nas fotos que tenho elas estam em turfa ou areia silica ou sphagnum ou uma mistura dos três. muitas vezes a tufra não é só de sphagnum como tambem de caruma.

    Já agora se tiveres tempo depois posta umas fotos dos habitats da serra da estrela. é sempre interessante ver habitats...


    Cumps

    Luis Filipe
    avatar
    Alex E.Santo
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 05/05/2012
    Idade : 35
    Localização : Covilhã

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Alex E.Santo Dom maio 13, 2012 6:19 am

    Sim, mas eu vou experimentar mesmo para a dionaea com rebentos depois de as transplantar, numa de curiosidade.

    Concerteza assim que estiver de ferias vou ver se trato disso Wink
    PSilva
    PSilva
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Dionea
    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 11/02/2013
    Idade : 42
    Localização : Gouveia

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por PSilva Sáb Fev 16, 2013 2:38 pm

    Eu rego as minhas carnivoras com água da torneira.

    Ok, ok já sei que vão dizer que isso não pode ser, mas fiz o teste com o medidor de particulas e deu-me um valor de 0,11 ppm Cool . Tenho sempre o cuidado de as transplantar ao fim de um a dois anos para evitar a excessiva concentração de patriculas e nutrientes no solo.
    Tenho feito este processo e as plantas encontram-se com a saúde que podem observar na secção de fotos da coleção.

    Cumps.
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por rdrgobra Seg Fev 18, 2013 4:03 pm

    PSilva escreveu:Eu rego as minhas carnivoras com água da torneira.

    Ok, ok já sei que vão dizer que isso não pode ser, mas fiz o teste com o medidor de particulas e deu-me um valor de 0,11 ppm Cool . Tenho sempre o cuidado de as transplantar ao fim de um a dois anos para evitar a excessiva concentração de patriculas e nutrientes no solo.
    Tenho feito este processo e as plantas encontram-se com a saúde que podem observar na secção de fotos da coleção.

    Cumps.

    Cada caso é um caso Paulo, aqui na região aonde moro não posso me dar o luxo de fazer uso de água da torneira, uma vez que a concentração de cloro é muito alta. Tenho, no entanto, amigos que moram em outras cidades cuja concentração desse elemento químico e baixo o suficiente para não oferecer risco as plantas deles.

    Nós aqui do fórum apenas aconselhamos o uso de água da chuva, destilada ou deionizada para evitar futuros problemas para os iniciantes, pois nem todo mundo tem o cuidado de verificar se água de torneira possui alta concentração de Cl. As vezes o caminho mais curto nos trás grandes dessabores Sad .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    PSilva
    PSilva
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Dionea
    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 11/02/2013
    Idade : 42
    Localização : Gouveia

    Água Empty Re: Água

    Mensagem por PSilva Ter Fev 19, 2013 9:51 am

    Tenho sorte em morar numa zona em que a água não leva tantos químicos no seu tratamento, visto ser uma região de água mais pura.

    É claro que o cloro e outros componentes são MUITO perigosos para as plantas carnivoras e o mais seguro é usar água destilada. Antes gastava algum dinheiro, em quantias substanciais, na compra de água destilada, passado um tempo adquiri um medidor de TDS para tirar algumas dúvidas acerca do possível uso de outras águas. Tenho usado também, com alguma frequência, água de um desumificador (não do ar condicionado!) e também tenho tido bons resultados.

    O mais seguro mesmo, para quem não quiser usar água destilada, é adquirir um medidor TDS e se os valores medidos forem inferiores a 82 ppm (se não me engano é este o valor máximo de particulas suportado pelas plantas carnivoras) pode ser usada com riscos à responsabilidade do utilizador, claro!

    Cumprimentos.


    Conteúdo patrocinado


    Água Empty Re: Água

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 10:29 am