CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Nepenthes argentii: A pequena notável

    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por rdrgobra Qui Jun 21, 2012 2:41 pm

    Costumo ser bastante curioso (o que é bom para minha profissão de professor) e pequisando na internet me deparei com algo que tenho certeza irá agradar a todos aqui do fórum. Trata-se da N. argentii, a menor espécie do género. Esta planta cresce a uma altiude que varia entre 1400 a 1900 m de altitude, sendo portanto uma planta "intermédia/Highlander", no monte Guiting-Guiting uma região da ilha filipina de Sibuyan. Como toda Nepenthes, vive em solos pobres em nutrientes, no entanto não se costuma enroscar em outras árvores como uma trepadeira. Seus jarros, assim como a planta propriamente dita, são diminutos se comparados com outras espécies. Em seu habitat, a N. argentii convive com a N. sibuyanensis, porém nunca foram observados hibridos naturais (uma hibridização artificial parece ser possível) entre as duas espécies. Bom depois da apresentação desta PC vem o melhor, fotos:

    Foto 1

    Nepenthes argentii: A pequena notável 220px-Nepenthes_argentii_ASR_062007_mt_guitingguiting_sibuyan

    Foto 2

    Nepenthes argentii: A pequena notável Images?q=tbn:ANd9GcRJ5edg1S4VCvnCGbcBC-FNbKgFYVlH64PJdh8C8wtG4zaEcNW9ZHegBqSWxA

    Foto 3

    Nepenthes argentii: A pequena notável Nepenthes_argentii

    Foto 4

    Nepenthes argentii: A pequena notável 01955-t3

    Foto 5 - Visão do Monte Guiting-Guiting na ilha de Sibuyan, Filipinas

    Nepenthes argentii: A pequena notável Can_Sibuyan

    Cultivo de Nepenthes Argentii


    Nepenthes argentii é uma planta bastante rara em cultivo. É também conhecida como a planta morcego devido as apêndices alados sob a tampa jarro.

    Cultivo Fácil - Médio - Algumas pessoas relatam que é difícil conseguir que a planta desenvolva ascidios, mas é relativamente fácil se dadas as condições corretas de crescimento.

    Tipo - Esta planta é um highlander intermediário, sendo encontrada em 1400–1900 m.

    Temperatura - Trate esta planta como um intermediário ou highlander.

    Umidade - Mantenha a umidade acima de 75% em todos os momentos, deve crescer bem.

    Luz - Luz solar difusa ou direta, no habitat natural ela vivem sobre luz solar direta. Esta planta parece precisar de níveis de luz muito altas.

    Rega - Manter a planta úmida.

    Solo - Fibras longas de Sphagnum (Isso é quase uma mistura obrigatória devido ao seu hábito de crescimento)

    Tamanho - Esta pode ser a menor de todas as Nepenthes. No entanto, deve ser cultivado em um vaso largo para o desenvolvimento dos jarros.

    Detalhes : N. argentii parece recusar-se a formar jarros no cultivo se a planta não é permitida lançar seus tentáculos para o solo primeiro. Os tentáculos podem ser muito longos. A planta vai empurrar um tendril no solo imediatamente abaixo da folha, e crescem para longe da planta, os jarros se formam entre o sphagnum ou por cima dele. Os jarros tem um par de apêndices tipo de penas sob a tampa, com uma aparência de asas de morcego. A planta cresce em um clima muito severo, e é exposto a condições extremas de vento e chuva, seguido pela luz solar intensa. A planta forma tentáculos muito longos, e vai mergulhar jarros no solo como para ancorá-la dos ventos fortes. O caule da planta, eventualmente, alongado, tem a função de ajudar a planta a sair de serapilheira e detritos que se acumulam em torno dela. Sendo uma planta pequena, pode ser facilmente coberta pelo musgo, sendo assim, ela escala ele para não ser coberta. No habitat natural, não é comum da planta ser encoberta por musgo.

    Você deve cultivar esta planta em um vaso largo se você quer que a planta produza jarros. As plantas disponíveis atualmente são apenas 2 "-3" de diâmetro, eu recomendaria potes de 6 "a 8" (cm?).

    Propagação - Eu ainda tenho que propagar esta planta.

    Formulários - Eu só sei que da forma típica, que produz jarros avermelhados / púrpura.

    Obs.: Agradecimentos especiais ao forista Felipe_Pinho pela tradução da ficha de cultivo desta espécie.

    Fiquem em paz e até o próximo post.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Fontes:

    Texto e Foto 1 - http://en.wikipedia.org/wiki/Nepenthes_argentii

    Foto 2 - http://pitcherplants.proboards.com/index.cgi?board=nepwild&action=display&thread=3800

    Foto 3 - http://www.cpphotofinder.com/nepenthes-argentii-665.html

    Foto 4 - http://www.darwiniana.cz/vamr/?page=obrazek&id=1955

    Ficha de cultivo - http://www.cpjungle.com/nucarg.htm


    Última edição por rdrgobra em Ter Jul 31, 2012 5:36 pm, editado 1 vez(es)
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Re: Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por Prevaricador Qui Jun 21, 2012 2:46 pm

    Muito interessante, não tinha a noção de que era assim tão diminuta...muito obrigado por este post rdrgobra Very Happy
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Re: Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por luis zhang Qui Jun 21, 2012 3:10 pm

    Sim senhor. Estas fichas estão cada vez mais completas.
    Gostei especialmente da parte dos detalhes.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Re: Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Jun 24, 2012 10:09 pm

    Um promenor bem apanhado; As folhas dessa Nepenthes parecem-me de um certo modo, em forma de colher achatada...
    E pelos vistos não têm vertigens Wink

    Obrigado pelo post informativo.
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Re: Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por rdrgobra Seg Jun 25, 2012 6:22 am

    Muito obrigado pelos comentários pessoal.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Re: Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por Pedro Qua Jun 27, 2012 8:32 am

    Excelente artigo! Realmente é uma nepenthes muito interessante!

    Conteúdo patrocinado


    Nepenthes argentii: A pequena notável Empty Re: Nepenthes argentii: A pequena notável

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 8:48 am