CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    [Geral] Dioneia

    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Qui Dez 05, 2013 3:47 am

    Para não estar a encher o forum de tópicos com as minhas muitas e variadas dúvidas, decidi criar um tópico apenas para a minha dioneia (sim, já a comprei) XD

    Deixem-me apresentá-la:

    [Geral] Dioneia C4j6

    [Geral] Dioneia Cb7m

    [Geral] Dioneia Xye8

    [Geral] Dioneia Qv48

    Como podem ver é muito pequena, espero que cresça...

    Diceram-me também que podia estar no estado de dormência, é verdade?
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por rdrgobra Qui Dez 05, 2013 4:37 am

    A planta esta bonita e aparenta gozar de boa saúde. Procure expô-la num local aonde possa pegar cerca de 8/6 horas de Sol por dia que ela irá lhe agradecer ficando ainda mais exuberante.

    Obs.:

    1) A sua jovem Dionaea ainda não se encontra em dormência, mas conforme os dias forem ficando mais frios e o fotoperíodo for diminuindo ela irá tirar uma merecida soneca de 3 meses e só retornará na Primavera Very Happy .

    2) Por via da dúvidas procure trocar o substrato desta planta, pois o mesmo não parece ser o mais indicado. Opte por turfa loira (sem fertilizantes) + perlita(e), para que a planta possa se desenvolver plenamente. Troque também este vaso por um maior, uma vez que após a dormência de Inverno ela voltará com toda força Wink .

    3) Lembre-se de regá-la somente com água da chuva, destilada ou deionizada.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por werds Qui Dez 05, 2013 7:23 am

    Atenção que expôr a planta ao Sol tantas horas é preciso uma ambientação prévia Wink
    Ela realmente já está a entrar em dormência podes ver isso porque as armadilhas já começam a diminuir de tamanho.Cultiva a Dionaea todo o ano ao ar-livre , no seu habitat natural estão muitas vezes estão sujeitas a geadas. Podendo também ser mantida no interior, há que ter em conta que na época de dormência é necessário permitir-lhe temperaturas abaixo dos 15ºC.
    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Qui Dez 05, 2013 10:41 am

    rdrgobra escreveu:
    A planta esta bonita e aparenta gozar de boa saúde. Procure expô-la num local aonde possa pegar cerca de 8/6 horas de Sol por dia que ela irá lhe agradecer ficando ainda mais exuberante.

    Obs.:

    1) A sua jovem Dionaea ainda não se encontra em dormência, mas conforme os dias forem ficando mais frios e o fotoperíodo for diminuindo ela irá tirar uma merecida soneca de 3 meses e só retornará na Primavera Very Happy .

    2) Por via da dúvidas procure trocar o substrato desta planta, pois o mesmo não parece ser o mais indicado. Opte por turfa loira (sem fertilizantes) + perlita(e), para que a planta possa se desenvolver plenamente. Troque também este vaso por um maior, uma vez que após a dormência de Inverno ela voltará com toda força Wink .

    3) Lembre-se de regá-la somente com água da chuva, destilada ou deionizada.

    Abs,


    Rodrigo F. Costa
    Quanto ao tempo que devo expo-la ao sol, 8/6, posso simplesmente deixá-la no parapeito da minha janela?

    Quanto à parte da dormência, acho que vai ser um pouco difícil pois temperaturas baixas na Madeira é um caso raro, temos um média agora no inverno entre 15ºC e 20ºC, mas claro, existem vários dias em que isso se pode alterar.

    Onde posso encontrar esse tipo de susbstrato? Turfa-loira? Perlita? Quanto ao vaso, vou amanhã outra vez à florista que ela tem uns vasos de barro maiores um bocado, não sei se são os mais indicados mas pronto.

    Quanto à àgua, devo regá-la todos os dias? Manter apenas o solo húmido? Ou existem outras características específicas quanto a isto? Posso usar a àgua que se encontra num desonificador (acho que é assim)? Viste que este retira a humidade do ar.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por werds Qui Dez 05, 2013 1:19 pm

    Quanto ao tempo que devo expo-la ao sol, 8/6, posso simplesmente deixá-la no parapeito da minha janela? Podes se tiver exposição solar o suficiente

    Quanto à parte da dormência, acho que vai ser um pouco difícil pois temperaturas baixas na Madeira é um caso raro, temos um média agora no inverno entre 15ºC e 20ºC, mas claro, existem vários dias em que isso se pode alterar. Pois nesse caso ou é arriscares a que ela entre em dormência ou então talvez espera por alguém da Madeira que te possa dizer como faz.

    Onde posso encontrar esse tipo de susbstrato? Turfa-loira? Perlita? Quanto ao vaso, vou amanhã outra vez à florista que ela tem uns vasos de barro maiores um bocado, não sei se são os mais indicados mas pronto. O Substrato pelo que sei por ai e muito dificil de encontrar..(neste site podes comprar http://carnivoras.org/ocart/ ; Vaso de plástico , de barro não é aconselhado

    Quanto à àgua, devo regá-la todos os dias? Manter apenas o solo húmido? Ou existem outras características específicas quanto a isto? Posso usar a àgua que se encontra num desonificador (acho que é assim)? Viste que este retira a humidade do ar.
    Agora no Inverno diminuis a frequência de rega, rega prai 1x por semana. Em principio podes usar essa agua do desonificador
    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Qui Dez 05, 2013 2:39 pm

    Obrigado werds Smile

    Então, vou deixá-la simplesmente no parapeito, onde apanha cerca de 8/6 horas de luz.

    Não posso de um modo não agressivo, força-la a entrar em dormência?

    Nesse site, já vi que o orçamento para o que preciso não passa de 5€ o que ajuda bastante por isso vou encomendar ou assim, mas primeiro queria mesmo ter a certeza que é impossível ou quase impossível arranjar desse substrato aqui.

    Ok, 1x por semana, mas não posso por exemplo, por o vaso num prato? Apenas para humidificar o solo?
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por rdrgobra Qui Dez 05, 2013 3:42 pm

    Tiago, aqui você saberá como induzir artificialmente a dormência em sua planta. Utilize um pratinho com água embaixo do vaso, pois isto será mais do que suficente para manter o substrato da Dionaea úmido Wink .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Qui Dez 05, 2013 4:06 pm

    rdrgobra escreveu:
    Tiago, aqui você saberá como induzir artificialmente a dormência em sua planta. Utilize um pratinho com água embaixo do vaso, pois isto será mais do que suficente para manter o substrato da Dionaea úmido Wink .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    Obrigadão, mas isso não é muito agressivo para a planta? Quando ao pratinho, já está, algo improvissado mas já está feito. Mais uma coisa, quais sãos as características de que a planta entrou em dormência?
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por rdrgobra Qui Dez 05, 2013 4:19 pm

    Tiago Costa escreveu:Obrigadão, mas isso não é muito agressivo para a planta?
    Concordo com você, portanto remova apenas as armadilhas velhas (de cor preta) para evitar que funguem, vindo a comprometer a saúde da planta.

    Tiago Costa escreveu:Mais uma coisa, quais sãos as características de que a planta entrou em dormência?
    O Werds já te explicou isso na 3 mensagem deste tópico Wink .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Sex Dez 06, 2013 2:42 am

    Acham que com uma temperatura média entre 15ºC e 20ºC ela entra em dormência?
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por werds Sex Dez 06, 2013 5:58 am

    E essa temperatura que dizes é dia? E de noite qual é a minima normalmente agora no inverno por ai?
    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Sex Dez 06, 2013 11:21 am

    De noite e de dia, normalmente, não temos uma amplitude térmica muito acentuada.
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por rdrgobra Sex Dez 06, 2013 2:37 pm

    Olá Tiago, eu conversei com um amigo que também mora na Ilha da Madeira e ele me disse que você terá que induzir a dormência em sua Dionaea, caso contrário ela irá adoecer vindo a morrer. Por aí não faz frio o suficiente no Inverno para esta planta "tire uma soneca", portanto tal método faz-se necessário para salvaguardar a vida dela. Siga a dica contida no link que te passei que sua planta irá lhe agradecer, crescendo vigorosamente e ficando ainda mais bonita Wink .

    Obs.: Complete o seu perfil com sua localização, pois isto evita equívocos na hora de lhe passarmos dicas de cultivo.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    avatar
    Tiago Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 04/12/2013

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Tiago Costa Sex Dez 06, 2013 3:16 pm

    E esse tipo de substrato, que indicam no link, é fácil de encontrar?
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por werds Sáb Dez 07, 2013 3:52 am

    O sphagnum? Também está a venda no site que te dei Wink

    Conselho: Por ai na Madeira as plantas que se dão melhor são nepenthes,pinguiculas,droseras,heliamphoras..

    Conteúdo patrocinado


    [Geral] Dioneia Empty Re: [Geral] Dioneia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 5:00 am