CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Dúvidas Nepenthes Moribunda

    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sex Jun 20, 2014 5:50 am

    Saudações Nepetheiros!  cheers 

    Irei iniciar o meu primeiro cultivo de PCN que, após ter feito alguma pesquisa, penso ser uma N. ventrata [vetricosa x alata].
    Contudo, e sendo eu um iniciante totalmente inexperiente, agradeço desde já toda a ajuda que me possam facultar.

    Acontece que esta planta foi-me oferecida por um amigo em fase adulta mas em muito mau estado uma vez que não tinha tempo para cuidar dela. O meu objectivo é recuperá-la, tentando recrear as condições mais favoráveis para o seu bom desenvolvimento.

    Dúvidas Nepenthes Moribunda 4h493o

    Dúvidas Nepenthes Moribunda 30t43u8

    Dúvidas Nepenthes Moribunda 5b48yx

    Dúvidas Nepenthes Moribunda 2lddssm

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Sztrv5

    Dúvidas Nepenthes Moribunda 2j3gzuu

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Fon6ua

    Como se pode ver pelas fotos ela chegou-me ás mãos com as ânforas e o substrato completamente secos, irei transplantá-la para um novo vaso o mais rápido possível no entanto tenho algumas questões que através da pesquisa não encontrei resposta:

    -Devo podar alguma parte ou as ânforas secas para a planta ter um melhor desenvolvimento?

    Uso ou não algum tipo de estaca/tutor para manter os ramos principais erectos?

    -Devo aumentar um pouco o tamanho do vaso? E que tipo é mais aconselhável? Penso que aqueles de fibra de coco seriam uma boa opção por permitir melhor oxigenação das raízes

    -Em relação ao substrato o que recomendam?
    Sei que por aqui é comum o uso de 40℅turfa/50℅perlite no entanto a turfa que consigo arranjar vem sempre pré fertilizada.
    Estou a pensar fazer um mix de  uma parte de Sphagnum, uma parte de Casca de Pinheiro, uma parte de Perlite, uma parte de Vermiculite e usar bolas de argila no fundo.

    Também li que um material muito bom para ser usado no substrato mas que foi proibido no Brazil por estar em vias de extinção é o Xaxim, o que nós aqui nos Açores chamamos de Feto-Arbóreo, será que seria bom acrescentar um pouco ao meu mix uma vez que tenho um enorme no meu quintal? Nesse caso que parte é aconselhável? Um pouco de pedacinhos da casca ou as suas "barbas"/fibra?

    Desde já muito obrigado e desculpem lá o post extenso 😊

    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por werds Sex Jun 20, 2014 9:34 am

    Essa planta para sobreviver nos próximos dias precisa urgentemente de água! Rega sempre com água destilada , da chuva ou de osmose inversa , nunca com água da torneira.
    O vaso está bom assim , e o solo pelos vistos parece ser o correcto, o teu amigo deve ter arranjado as coisas indicadas não lhe falta nada.
    Podes cortar tudo o que estiver seco
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sex Jun 20, 2014 10:37 am

    Boas Werdz,

    Obrigado pela resposta, vou então regar com água do desumidificador (destilada) e dar-lhe uma poda radical a ver como reage.
    Aquele substrato é que não me convence lá muito, mas se dizes ser apropriado vou manter pelo menos por enquanto.

    E em relação ás estacas para erguer os ramos?

    Cumps

    mailvazio
    mailvazio
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 93
    Data de inscrição : 23/03/2014
    Idade : 37
    Localização : Coimbra

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por mailvazio Sex Jun 20, 2014 2:20 pm

    regar com água do desumidificador é diferente de água destilada

    usa água destilada ou da chuva

    esta especie também não gosta de muita agua, mas nesta fase inicial eu submergia o vaso durante alguns minutos retirava o vaso e sem prato deixava escorrer bem nos dias seguintes controlas a humidade...

    essa planta quer meia luz sem sol direto.

    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por rdrgobra Sex Jun 20, 2014 6:20 pm

    As dicas fornecidas pelos amigos acima são bem vindas para que você consiga recuperar esta PC, agora quanto ao tutor eu aconselho-te a providenciar um visando deixar a planta mais estável.

    No mais desejo-lhe sorte na recuperação de sua Neps.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sáb Jun 21, 2014 2:15 am

    Obrigado a todos pelas respostas, em breve atualizo com fotos conforme ela for recuperando!

     cheers  cheers
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por werds Sáb Jun 21, 2014 3:29 am

    Na verdade , acho que podes usar água do desumidificador , conheço pessoas que já mediram os ppms e não é um valor alto por isso pode-se usar, agora o que não sei é se isto varia dentro de cada tipo ou marca de desumidificador..

    Sim agora convém molhares bem o substrato porque ele está bem seco, depois com o clima dos Açores ela até se vai sentir em casa lol, nem deve ser preciso borrifares com a humidade que tens ai, em relação ao sol podes ter umas horas a sol directo , não há problema nenhum ao contrário do que a maioria das pessoas pensa.
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sáb Jun 21, 2014 9:47 am

    Alô Werdz,

    Pois, segundo a Wikipédia: "Também poderá ser considerada destilada a água recolhida dos desumidificadores e a libertada pelos aparelhos de ar condicionado." mas por via das duvidas já comprei uma garrafa de 2,5lts do Continente  Very Happy 

    Em relação ao clima tens toda a razão, aqui a média de humidade varia sempre dentro dos 75% aos 95%, logo por ai julgo não haver problema.

    Arranjei-lhe um vasito de fibra de coco mais jeitoso porque assim posso pendurá-la aproveitando os ganchos do tecto e já não há necessidade de colocar estacas:
    Dúvidas Nepenthes Moribunda 117yemw
    Dúvidas Nepenthes Moribunda Vrqbti

    Em relação ás "barbas" do feto Cyatheales que falei é isto:
    Dúvidas Nepenthes Moribunda 2qtv6e8
    Dúvidas Nepenthes Moribunda 281qyq1

    Posso por, em vez do esphagnum, por cima do substrato para manter a humidade do mesmo ou já é inventar demasiado? Rolling Eyes 

    Abç sunny
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por rdrgobra Sáb Jun 21, 2014 12:54 pm

    Rómulo, o vaso em que colocaste sua Neps e o local aonde a mesma esta são propícios ao desenvolvimento dela. Apenas um aviso; evite colocar as "barbas" dos fetos de Cyatheaceae no substrato de sua planta, pois creio que o mesmo venha a se deteriorar rápido com a umidade e vindo a liberar toxinas para sua PC.

    Eu não sou contra experimentos que visem a descoberta de novos substratos, mas isso deve ser feito quando temos mais de uma planta da mesma espécie, pois aí caso algo dê errado a perda não será total.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por werds Sáb Jun 21, 2014 1:34 pm

    Concordo com o Rodrigo, e sim a ideia desse vaso é boa , até fica melhor esteticamente Smile
    Podes colocar musgo esfagno na superfície mas no teu caso só serve para embelezar o vaso já que não precisas de tentar aumentar a humidade relativa do ar Smile

    2,5l de água destilada só? isso é daquelas garrafas para os carros? se sim isso sai-te bué caro, mais vale comprares de 5l que andam á volta dos 0,89€
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sáb Jun 21, 2014 4:21 pm

    rdrgobra escreveu:
    Rómulo, o vaso em que colocaste sua Neps e o local aonde a mesma esta são propícios ao desenvolvimento dela. Apenas um aviso; evite colocar as "barbas" dos fetos de Cyatheaceae no substrato de sua planta, pois creio que o mesmo venha a se deteriorar rápido com a umidade e vindo a liberar toxinas para sua PC.

    Eu não sou contra experimentos que visem a descoberta de novos substratos, mas isso deve ser feito quando temos mais de uma planta da mesma espécie, pois aí caso algo dê errado a perda não será total.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa

    Olá Rodrigo, muito obrigado pelas dicas, realmente achei que aquele local fosse propício ao seu desenvolvimento pois embora não apanhe sol direto, está mesmo em frente a um enorme janelão onde penetra imensa luminosidade durante todo o dia Very Happy

    Em relação a adicionar as "barbas" ao substrato, li o teu post tarde de mais pois já o tinha feito quando passei-a para o novo vaso por não ter quantidade de substrato suficiente no anterior pale 
    Também juntei um pouco mais de perlite e bolas de argila no fundo que eram os únicos materiais apropriados que tinha em casa.
    Achas que devo voltar a mudar caso consiga arranjar turfa loira ou é melhor deixar como está para não aumentar ainda mais o stress do transplante?

    werds escreveu:2,5l de água destilada só? isso é daquelas garrafas para os carros? se sim isso sai-te bué caro, mais vale comprares de 5l que andam á volta dos 0,89€

    Foram essas mesmo, não sei se havia as de 5L mas vou ver melhor da próxima vez pois paguei perto de 0,80€ pelos 2,5L 😛
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por rdrgobra Sáb Jun 21, 2014 5:25 pm

    AndaBuzz escreveu:Em relação a adicionar as "barbas" ao substrato, li o teu post tarde de mais pois já o tinha feito quando passei-a para o novo vaso por não ter quantidade de substrato suficiente no anterior pale 
    Também juntei um pouco mais de perlite e bolas de argila no fundo que eram os únicos materiais apropriados que tinha em casa.
    Achas que devo voltar a mudar caso consiga arranjar turfa loira ou é melhor deixar como está para não aumentar ainda mais o stress do transplante?

    Aconselho-te a trocar o substrato por completo, visto que acabou contaminando-o com as "barbas" dos fetos de Cyatheaceae. Primeiro adquira a o "solo" correto (no caso Siro turfa 100) e depois acomode a planta no vaso. Mas ela não irá sentir o replante repentino? Bom, pior será se ela permanecer com este substrato contaminado e vir a óbito.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa


    Última edição por rdrgobra em Sáb Jun 21, 2014 6:33 pm, editado 1 vez(es)
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sáb Jun 21, 2014 5:58 pm

    OK, depois do final de semana vou tentar arranjar esse substrato e fazê-lo o mais rápido possível. O problema é que aqui na minha zona em todas as lojas de agropecuária que fui não tinham turfa sem ser pré fertilizada nem sphagnum, o único substrato mais parecido que tinham era um da Siro para orquídeas..
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 50
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por rdrgobra Sáb Jun 21, 2014 6:32 pm

    Existe uma empresa em Portugal chamada SIPQA que é especializada em substratos para jardinagem a base de turfa sem fertilizantes e, creio que isto seja a salvação para sua planta. Procure entrar em contato com eles pelo e-mail sipqa@netc.pt e pergunte aonde fica o revendedor mais próximo na sua região.

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Sáb Jun 21, 2014 7:49 pm

    Muito obrigado Rodrigo. Fá-lo-ei.

    Abç
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Dom Jun 22, 2014 10:25 am

    Por incrível que pareça, nenhuma das lojas de agricultura ou floricultura cá da ilha têm disponível esfagno ou turfa específica para o cultivo de PC (sem adição de NPK e com baixíssimo PH e EC).
    Posto isto só me resta encomendar.

    Numa pesquisa li um post do amigo werds que referia dois sites nacionais de confiança (carnívoras.org e ezotiknature.com) e uma vez que também estou a pensar adquirir uma Dionaea, aproveitava e encomendava-a juntamente com o substrato.

    Têm alguma experiência com aqueles solos pré-preparados do "Carnívoras.org" para as diferentes espécies? Ou seria preferível encomendar apenas a turfa e fazer o meu proprio Mix para cada uma com os restantes materiais que tenho em casa (C.de pinheiro, perlite, argila)?

    Abraços,

    Rómulo San-Bento
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por werds Dom Jun 22, 2014 10:40 am

    Acredita que mesmo aqui por vezes é difícil de encontrar os componentes , esfagno vivo deve ser impossível comprares sem ser por encomenda , o que encontro as vezes é esfagno seco que é utilizado para orquídeas e que se pode usar nas carnívoras.. a turfa agora por incrivil que pareça começa a ser mais fácil de encontrar inclusive aqui na minha cidade , que dantes era quase impossível encontrar.

    Os dois sites são de confiança, mas eu diria que se queres isso mais rápido é melhor encomendares do ezotik , porque a pessoa responsável pelo carnívoras.org ultimamente anda ocupado e não sei quão rápido seria a dar-te uma resposta.
    Os solos preparados são solos que são mistura de alguns componentes , isto para mim só é vantajoso para quem não tiver muita paciência para fazer os seus mixs Razz , eu pessoalmente prefiro saber o que é que meto nos vasos.
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Dom Jun 22, 2014 11:25 am

    Pois, foi o que me pareceu Razz
    Já enviei um mail para o ezotik ontem e vou fazer o mesmo para o carnivoras.org a ver qual sai mais em conta e mais rápido.

    Quantos Litros de turfa achas que serão suficientes para ficar á vontade?
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 27
    Localização : Évora/Coimbra

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por werds Dom Jun 22, 2014 11:41 am

    Nesse vaso talvez uns 2-3l , mas é melhor comprares pelo menos uns 5l ainda assim não queiras ter mais uma planta Razz
    AndaBuzz
    AndaBuzz
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 20/06/2014
    Localização : S.Miguel/Açores

    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por AndaBuzz Dom Jun 22, 2014 12:02 pm

    É isso, e assim uso também para o Mix da Dionaea  Smile 
    Thanks a lot mate Wink Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Dúvidas Nepenthes Moribunda Empty Re: Dúvidas Nepenthes Moribunda

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 7:16 am