CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+6
Nélio
Alberto Rodriguez
Rúben Sequeira
rf33
cp_produtos
MPorto
10 participantes

    Drosophyllum brutais

    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por MPorto Seg Jan 03, 2011 8:42 am

    Ok, mas eu já vi DL (mesmo aqui ao pé de Lisboa) com caules bastante altos como aqueles das fotos do Ricardo, quando estão no meio dos arbustos. Isso depende do micro-ambiente onde a planta está. Se tens arbustos à volta, qualquer seedling que nasça no meio deles irá logo alongar-se desde início devido à falta de luz. E quando atingir a "copa" dos arbustos, então ficará mais robusto e já se aguenta em pé. Nessa altura, já ele tem aquele aspecto elevado.
    Continua parecer-me uma simples resposta às condições ambientais do local.
    Repara por exemplo nas plantas que vivem sobre as arribas marítimas. Tomam formas totalmente diferentes (em almofada compacta) devido ao vento, e no entanto, muitas delas são as mesmas que aparecem no interior. É um exemplo típico da força que o ambiente tem em moldar a forma.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por rf33 Seg Jan 03, 2011 8:44 am

    Sim sim, tal como disse anteriormente, acredito que os hajam. Estava só a reparar que não é válido aferir directamente que aquela percentagem de "E-3"s se refira a este tipo de Drosophyllum Smile
    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por MPorto Seg Jan 03, 2011 8:45 am

    Yap, está esclarecido!
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 03, 2011 8:59 am

    Mas havendo grande percentagem de E3 nas populações observadas podemos admitir que é espectável que existam indivíduos mais altos, não que isso seja alguma coisa significativa porque podemos também dizer que o crescimento em altura não é tipico da especie, concordo com o que foi dito que se alguns exemplares crescem assim será devido a condições locais e não penso que seja prova de grande "saude" da planta em causa, mas sim um individuo que teve sorte e conseguiu sobreviver em condições mais adversas.

    .
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 03, 2011 9:12 am

    Outro detalhe importante, essa imagem não me é estranha e fui ver onde já a tinha visto, e encontrei esta:

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Drosophyllum_01

    parece-me a mesma planta mas com uma angulo ligeiramente diferente, e a planta parece grande nas fotos, mas será que é assim tão grande...

    Esta tem esta legenda:

    "Some of the plants had very old stems that were up to 2 cm in diameter at the base, and branched multiple times, resulting in plants up to 50 cm high with several growth points."

    50 cm de altura não é especialmente grande, reparem por exemplo no tamanho da flor em comparação com a totalidade da altura da planta, a forma dá a ideia de "arvore" mas a planta acaba por não ser assim tão gigante como parece.

    .
    avatar
    MPorto
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : tantas... mas gosto do cheiro do Drosophyllum pela manhã
    Mensagens : 51
    Data de inscrição : 17/08/2010
    Idade : 43
    Localização : Lisboa

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por MPorto Seg Jan 03, 2011 9:14 am

    Sim, também acho que as plantas mais "saudáveis" são aquelas mais baixas e com um número elevadíssimo de folhas por roseta. Mas isto é contestável, claro. Podemos falar de saúde do indivíduo (e avaliá-la por exemplo em termos de nº de sementes férteis produzidas por planta) mas também em saúde da população, que podem ser coisas diferentes.
    As pops onde há mais regeneração são invariavelmente em locais abertos e desmatados, e consequentemente as plantas daí resultantes são baixas e compactas, e de aspecto muito robusto (pois não há arbustos, há muita luz) e saudável.
    Em matos, a regeneração é quase sempre baixa, e os indivíduos são mais fracotes e menos abundantes; e eu diria portanto que as condições, nos matos, são-lhe mais desfavoráveis.
    Mas em tantas plantas isso acontece - serem favorecidas pela perturbação (neste caso a desmatação pelo homem), isso não é nada de novo.
    Enfim, o problema aqui é claro - como medir a "saúde" de uma planta ou de uma população. Por enquanto estamos só a avaliá-la a olhómetro, tipo, se tem bom aspecto é saudável!
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por rf33 Seg Jan 03, 2011 10:48 am

    Sim, concordo. Mas lá está, o facto de aqueles como eu mostrei serem bastante comuns, eleva a percentagem de "E-3"s e faz com que a oscilação resultante destas excepções não seja legível naquele valor Smile

    Quanto ao Droso que mostraste, parece ser o mesmo. Ainda assim, 50 cm é muito mais que os que vimos nos spots em questão, como aquele que mostrei, que no máximo mediam 20~25 cm.

    Quanto à saúde do individuo, podemos aferir que, se está mais alto, isto deveu-se a uma busca de luz e a planta sofreu assim um período em que o crescimento vertical se realizou de forma acentuada e gastando as reservas nutritivas (já que, enquanto era "baixo" e se teve necessidade de crescer p cima, era porque a taxa fotossintética era baixa..). Assim sendo, podemos considerar que a planta é mais resistente, o que em termos evolutivos é favorável, e a planta pode ser então considerada um organismo mais apto. Saúde (avaliando o estado actual do individuo) será medida por outras características, como a forma das folhas ou a mucilagem produzida, certo? Isto é, depois de crescido, a saúde do DL - resultante de todos os outros factores, como a temperatura, a humidade, etc..- será avaliada não por ele ser mais crescido, mas sim pela forma como ele, já daquele tamanho, se apresenta.. diria eu..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por cp_produtos Ter Jan 04, 2011 3:37 am

    Sim, concordo. Mas lá está, o facto de aqueles como eu mostrei serem bastante comuns, eleva a percentagem de "E-3"s e faz com que a oscilação resultante destas excepções não seja legível naquele valor Smile

    sim, mas da mesma forma não se pode dizer que por uma única foto que os drosos de Espanha são maiores ou "melhores" que os de Portugal, porque apenas temos uma foto, e este droso é sempre o mesmo nas fotos e no mesmo local, acho que quem vai a andaluzia ver os drosos fotografa sempre este exemplar Very Happy , se houvesse mais iguais por lá haveria mais fotos de certeza.

    A percentagem de E3 permite avaliar que existem vários drosos "velhos" em todo o lado, agora se crescem mais assim em altura ou não, não sabemos apenas pelos numeros, mas que tiverem hipoteses de crescer sabemos porque têm idade para isso, agora as condições locais de cada um dos exemplares é que vai definir o seu aspecto final.

    .
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por rf33 Ter Jan 04, 2011 6:14 am

    Nem mais Wink

    De qualquer forma já não é a primeira vez que oiço dizer que os Droso de Espanha são maiores, o que não quer dizer que o sejam . Razz
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por João Oliveira Sex Jan 07, 2011 9:49 am

    Os drosophyllums ja estão na fase da flor? :O
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por cp_produtos Sex Jan 07, 2011 10:06 am

    não Very Happy

    estas fotos não são recentes.

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Jan 14, 2011 4:02 pm

    Estou totalmente de acordo com o que o Rafael referiu, a descrição "E-3" não pode ser comparada ao exemplar espanhol que apresentei, que é magnificamente enorme. Como refere este estudo e eu posso comprovar com as várias populações que conheço de Drosophyllum, os exemplares com a descrição E-3 são o mais comuns. À excepção da população de Drosophyllum mais a norte do mundo, que apresenta exemplares em vários estádios de maturação ao longo dos anos, as outras populações são claramente como este estudo apresenta, populações maioritariamente constituída por indivíduos adultos sem se vislumbrar muitos exemplares jovens a renovar e/ou a expandir o seu território. Mas isto que eu escrevo é sobre o que eu conheço, existe ainda muitas populações que não visitei. No entanto, ao ver os resultados deste estudo e cruzando com aquilo que conheço, e posteriormente comparando com as populações que não são portuguesas, é caso para dizer algo vai mal com as nossas populações de Drosophyllum. Os valores de densidade não enganam.

    Conteúdo patrocinado


    drosophyllum - Drosophyllum brutais - Página 2 Empty Re: Drosophyllum brutais

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 2:10 am