CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Felix77
    Felix77
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 03/06/2013
    Idade : 46
    Localização : Almada

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Felix77 Seg Jun 03, 2013 6:46 am

    Comprei no sabado uma planta carnivora.... especie NEPENTHES mas não sei mais nada sobre ela...

    Tenho várias duvidas que muito possivelmente ja foram respondidas vezes sem conta.

    1- Quando devo mudar de vaso, e qual o tipo de vaso?
    2-Deve ficar pendura ou colocar o vaso no chão?
    3- Qual a terra que compro e onde se compra em portugal/Lisboa/Almada??
    4- Agua para rega?? Só destilada?
    5- O jarros devo encher com água????

    Problema:

    1.quando comprei colocquei pendurada? devo retirar?
    2.Já a reguei com água da torneira, e agora o que faço? Li que essa agua fazia mal, mas incorrectamente so li depois de ter feito Sad
    3. Enchi os jarros com água da torneira... agora o que devo fazer... despejar e encher com água destilada??? despejar e não colcocar nada???


    Helpppppp

    [img][/img][img][/img][img][/img]NEPENTHES -  ajuda urgente......... 20130601222445NEPENTHES -  ajuda urgente......... 20130601222445
    Duartenívoro
    Duartenívoro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dioneia
    Mensagens : 99
    Data de inscrição : 27/04/2013
    Idade : 22
    Localização : Porto-Vila Nova de Gaia-Gondomar

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Duartenívoro Seg Jun 03, 2013 7:17 am

    Eu não tenho Nepenthes, ainda, por isso posso estar a dizer "barbaridades".
    Eu não encheria os jarros da nepenthes com água mas o melhor é esperares que alguém, mais desta área,(nepenthes) te responda!!!
    Para álem do referido acho que a podes deixar pendurada Very Happy
    Felix77
    Felix77
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 03/06/2013
    Idade : 46
    Localização : Almada

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Felix77 Seg Jun 03, 2013 7:20 am

    Ok obrigado
    VOu aguardar
    Já agora onde posso arranjar a terra para essa menina???
    Pedro Silva
    Pedro Silva
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : drosera
    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 17/03/2013
    Idade : 26
    Localização : viana do castelo

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Pedro Silva Seg Jun 03, 2013 1:03 pm

    se não me engano é uma "alata" mas corrijam-me se troquei o nome, fizes-te bem em encher o jarro com agua mas enche só 1\4 do jarro
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por werds Seg Jun 03, 2013 1:18 pm

    Bom aqui vou eu responder ás tuas perguntas..

    Para começar tenho quase a certeza que é uma nepenthes ventrata, quanto ao tipo de vaso esse que ai tens é o ideal , mas aconselho-te a trocar por um maiorzito, o teres o vaso pendurado é mais pela estética , ficam sempre mais bonito as armadilhas ficarem assim "caídas", O solo que deves utilizar é turfa loira sem fertilizantes(ph:3-5) + perlite, por Lisboa secalhar és capaz de arranjar na cogniscitiva(porções mais pequenas de turfa-tipo 5 litros,penso), no Horto do campo grande(sacos de 250 litros).
    Ou então podes sempre procurar pela net, por exemplo no olx. A rega, regar sempre com água destilada, água da chuva ou de osmose inversa, nunca água da torneira!!!
    As nepenthes a rega deve ser por cima , ou seja na superfície, e deves borrifar as folhas e as armadilhas que se irão formar, deves borrifar várias vezes ao dia para aumentar a humidade no ar.
    Quanto á agua nos jarros é assim , acho que devias tirar essa da torneira e encher com água destilada, mas devo dizer que o facto de encheres as armadilhas será só para manter as armadilhas hidratadas para não secarem, mas uma vez sem o líquido incial que aparece quando a armadilha se vai desenvolvendo, essa armadilha nunca mais conseguirá digerir insetos, pois o líquido incial é essencial para tal processo.
    Se quiseres manter as armadilhas bem, faz o que disse e enche com água destilada, senão espera por novas armadilhas, que essas acabarão por secar.

    Espero bem que a minha ajuda tenha sido útil Very Happy
    Felix77
    Felix77
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 03/06/2013
    Idade : 46
    Localização : Almada

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Felix77 Seg Jun 03, 2013 2:28 pm

    Muito obrigado, foi muito util a tua informação...
    Hoje já borrifei e reguei com água destilada (produzida directamente do meu laboratório Wink )
    Retirei a água da torneira dos jarros , não na totalidade (ficou la um pouquinho), e enchi (1/4) com água destilada. Muito provavelmente o jarro ficou sem o ácido para digerir os bichinhos :/ Sad ???
    Ou achas que não???
    obrigado
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por werds Seg Jun 03, 2013 2:37 pm

    Se estavam vazios quando a compraste , sim é o mais provável
    Felix77
    Felix77
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 03/06/2013
    Idade : 46
    Localização : Almada

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Felix77 Seg Jun 03, 2013 2:52 pm

    N tinha líquido. E eu coloquei água da torneira. Agora retirei a da torneira e coloquei destilada
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por werds Seg Jun 03, 2013 2:57 pm

    Ok, mas já te expliquei que isso só serve para manter as armadilhas hidratadas.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Jun 16, 2013 4:39 am

    Não tenhas problemas, ela cria a sua propria "sopa digestiva" dentro das armadilhas. Tenta borrifa-la varias xs ao dia, nesta primeira fase, para que tenha sempr ehumidade para hidratar as bolsas. O "acido" que referiste, sao enzimas segregadas pelas glandulas das bolsas.

    Quanto ao vaso, tenta não po-la num vaso muiito grande, ou vais passar a ver muitas poucas bolsas. As nepenthes são como as orquideas, precisam dos pés apertados, para produzirem grande quantidade de bolsas. (Se ela tiver nutrientes amais no solo, nao precisa de criar bolsas)
    (Info dada pelo KEW Gardens UK)

    O resto das informações já foram abordadas pelo Werds, sim "parece" uma ventrata que é o mais habitual de encontrar por aí. A ventrata gosta imenso de sol, tenho uma coitada em fibra de coco que passou 3 meses sem agua nenhuma, e ainda está ali a crescer e a dar pitchers (toda deformada claro).

    Bom cultivo.
    Felix77
    Felix77
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 03/06/2013
    Idade : 46
    Localização : Almada

    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Felix77 Dom Jun 16, 2013 6:07 am

    Muito obrigado pela ajuda

    Conteúdo patrocinado


    NEPENTHES -  ajuda urgente......... Empty Re: NEPENTHES - ajuda urgente.........

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 9:43 am