CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    avatar
    Buscapeh
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 43
    Localização : Madeira

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Buscapeh Qua Jul 21, 2010 2:44 am

    Tenho uma Nepenthes cuja espécie não sei mas está numa estufa com temperaturas entre 22-28ºC e humidades entre 70 e 90% (tudo medido com termómetro e higrómetro analógico pois o digital que tive diz sempre que a humidade tá sempre a 20 ou menos).
    O problema é que não surgem cálices apesar de as pontas sugerirem isso.
    Tenho alguns vasos com cerca de metade secos. Faço spray 2x por dia. Tenho alguma terra ainda de origem e aparentemente boa e coloquei esfagno seco para Nepenthes do Karnivores.com mas pouco.

    Devo cortar os vasos secos? Devo trocar a terra para a mistura de Nepenthes? As condições climatéricas penso que são as melhores não percebeo porque não crescem! A zona da estufa onde ela está não apanha sol directo.
    Devo esperar mais algum tempo? Demora muito a crescerem os cálices?
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Jul 21, 2010 3:25 am

    À quanto tempo tem a Nepenthes?
    avatar
    Buscapeh
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 43
    Localização : Madeira

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Buscapeh Qua Jul 21, 2010 4:05 am

    Há cerca de 3 meses. Vinha bem com alguns receptáculos mas houve um dia que a estufa rasgou e estava muito calor seco na Madeira e ela ficou um pouco seca. A partir daí secaram quase todos os receptáculos e desde então ainda não a recuperei.
    Penso que vou ter de esperar mais algum tempo visto que as condições climatéricas estão apropriadas.
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Jul 21, 2010 5:05 am

    Então não te preocupes porque é pouco tempo, em principio é só um stress que a Nepenthes sofreu e vai levar algum tempo a recuperar e a crescer normalmente. Nisto que as Nepenthes são chatas, algum stress que sofram e ficam logo algum tempo estagnadas. Dá-lhe as melhores condições para o seu cultivo e o resto é esperar.
    avatar
    Buscapeh
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 22/10/2009
    Idade : 43
    Localização : Madeira

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Buscapeh Qua Jul 21, 2010 5:22 am

    Calculei que fosse isso mas podiam ter mais alguma dica.
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Jul 21, 2010 6:03 am

    O que ajuda a desenvolver as ânforas é humidade e iluminosidade (não tem nada a ver com sol directo).
    Também existe outra coisa a facilita, que é quando uma Nepenthes está muito ramificada num mesmo caule (não confundir quando os brotos estão a crescer no a partir das raízes). Como o mesmo caule está com muitos pontos de crescimento, a energia da planta é distribuída. O Bruno Abreu disse-me que tinha feito uma "poda" e só deixou um ponto de crescimento, a partir dali a Nepenthes começou a produzir grandes ânforas. Um conselho que dou é que esperem pelo melhor momento para fazer essa poda, de forma a que aquilo que vão cortar dê para fazer estacas e assim multiplicarem as vossas Nepenthes.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Jul 21, 2010 7:37 am

    isso acontece me bastante nas ventratas..no proprio caule nascem uns brotos, eu deixo os desenvolver umas 2 ou 3 anforas, e kuando ja teem um tamanho aceitavel, corto os junto ao caule da planta mãe, passo os por clonex e trato os como uma estaca..tenho obtido bons resultados, para ja..
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Bruno Abreu Qua Jul 21, 2010 12:25 pm

    Confirmado! Very Happy Eu tinha uma ventrata que estava calaceira em dar anforas e assim que cortei uma galha começou logo a desenvolver bem. Smile

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer Empty Re: Preciso de ajuda pois já não sei o que fazer

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 10:09 am