CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    Montagem Estufa - RM

    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Montagem Estufa - RM Empty Montagem Estufa - RM

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Set 05, 2009 3:53 pm

    Vou colocando por aqui fotos que já tinha colocado noutros locais, crio este tópico e fica organizado neste forum.
    São fotos da montagem da minha estufa, poderá ser útil para dar ideias. FOTOS DE MARÇO DE 2009

    Como podem ver na minha apresentação, esta é a minha estufa numa fase anterior, foi assim que começou a desmontagem e aumento do tamanho.

    Montagem Estufa - RM HPIM1281

    Montagem Estufa - RM HPIM1284

    Montagem Estufa - RM HPIM1285

    Nesta foto mostro este pormenor, não é mais do que um pequeno pedaço de cubo rijo de água que serve como mola para segurar o plástico. Ideia do meu pai, excelente ideia para manter o plástico esticado e seguro à estufa.

    Montagem Estufa - RM HPIM1287

    Estufa virada a sul, metade da estufa foi sombreada para poder albergar todo o tipo de plantas.

    Montagem Estufa - RM HPIM1289

    Chão da estufa, assim posso alagar o solo da estufa com água para ter muita humidade e poder caminhar na minha estufa sem tocar na lama que eu provoco.

    Montagem Estufa - RM HPIM1290

    A partir deste ponto a estufa está montada, agora é voltar a colocar material lá dentro e trabalhar nos tabuleiros.

    Montagem Estufa - RM HPIM1291

    Montagem Estufa - RM HPIM1292

    Montagem Estufa - RM HPIM1293
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Montagem Estufa - RM Empty Re: Montagem Estufa - RM

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Set 05, 2009 3:58 pm

    Uma pequena obra para aumentar a humidade no interior.
    A ideia surgiu ao ver outro projecto no Brasil que tinha feito algo semelhante e eu achei a ideia tão boa que fiz o mesmo.

    Clicar nas fotos para aumentar

    Primeiro passo, levantar o estrado e colocar plástico no fundo
    Montagem Estufa - RM Pq2pUJFS

    distribuir uma camada de argila expandida à altura do "tijolo de barro" que suporta o estrado
    Montagem Estufa - RM AV2nENE9

    Criar uma "piscina", enchendo com água até aparecer ao mesmo nivel da argila explandida
    Montagem Estufa - RM Gx1tLyE0

    Voltar a montar a estufa
    Montagem Estufa - RM Pq2pYJBi

    Montagem Estufa - RM Pq2qa9P9

    Pormenor do resultado do trabalho
    Montagem Estufa - RM Pq2qetHJ
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Montagem Estufa - RM Empty Re: Montagem Estufa - RM

    Mensagem por Cédric Pereira Dom Dez 20, 2009 12:28 pm

    Boas Ricardo... Tou a pensar fazer uma estufa destas... Sao mais barato que um terrario... Mas tenho algumas duvidas...

    No verão a estufa nao aquece demais? Tens alguma abertura para entrar o ar? Que plantas falas que deve-se meter a sombra? Achas que da pa ter plantas o ano inteiro la dentro ou por causa do frio vou ter de as tirar? O que quero cultivar é na maioria Droseras..
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Montagem Estufa - RM Empty Re: Montagem Estufa - RM

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Dez 21, 2009 9:49 am

    A estufa no verão pode aquecer de mais se não tomares certas medidas, como por exemplo retirar de lado o plástico e deixar aberturas bem grandes para o ar circular e ajustar a tela de sombrite conforme as condições que se querem.
    Isso de plantas à sombra é complicado dizer-te porque não dá para generalizar, mas na minha estufa em pleno verão as pinguiculas e nepenthes estão na zona de sombra e certas droseras estão no meio termo, ou seja, mediante as posições do sol, ora estão ao sol ou à sombra.
    Quando a ter lá o ano inteiro, depende do local onde a vais colocar, se num local plenamente ao sol ou não, porque ter uma estufa ao sol em pleno inverno faz muita diferença, e depois ter em conta que muitas plantas não precisam de estar o ano todo la dentro e outras precisam de dormência. Se a pergunta é se é boa escolha ter uma estufa, eu digo-te claro que sim, o pessoal só faz terrários se não têm espaço para construir uma estufa. Quanto ao frio, a solução é a mesma que num terrário, existe muitas maneiras de aquecer a estufa, até com um simples termoventilador, mas é como disse em cima, ter uma estufa ao sol em pleno inverno é muito bom.

    Conteúdo patrocinado


    Montagem Estufa - RM Empty Re: Montagem Estufa - RM

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 10:48 pm