CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por bruno_grc Dom Ago 08, 2010 10:00 am

    Boas.

    Ora bem, tenho uma dioneia que me foi dada a +/- 3 meses aqui por um membro do forum em estado bem saudavel...

    Ora, cresceu bastante, cortei-lhe o caule floral quando nasceu (ainda acreditava no mito de a planta morrer depois de dar flor)
    e continuou bastante saudável....

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Snc00478r

    Até que me entregaram mais umas espécies para juntar a colecção... e tive de as mudar de sitio...

    e aqui estão.... com as armadilhas todas abertas... todas deitadas... so uma que se aproveita... e aquele vermelho do sol... foi-se... apesar de ter bastante luz solar "de manha" apesar de indirecta....
    Ah! esquecia-me do pormenor dos palitos :p foi a solução que arranjei logo a mão, para ajudar as bocas que estavam abaixo do vaso, acima do nível do vaso em que esta a agua (não tinha prato)

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Snc01060

    Agora... ao que se devera isto... agua a mais, falta de luz, paranóia minha... ou algo mais grave?

    Obrigado desde ja
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por Rúben Sequeira Dom Ago 08, 2010 10:42 am

    Falta de luz ou sol directo...deves expôr a tua Dionaea ao máximo de sol directo possível, vais ver como fica robusta e repara as armadilhas dela crescem muito, são muito longas...e porquê? Pois procuram uma maior intensidade de luz. Se lhes deres bastante sol directo vais ver que elas nem precisam de se "esticar" tanto, para além de ficar muito mais bonitas Wink
    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por bruno_grc Dom Ago 08, 2010 11:03 am

    Obrigado Ruben

    Tava agora mesmo a lavar a "marmita" da agua suja e vou ja tratar disso
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por Cédric Pereira Dom Ago 08, 2010 11:46 am

    da-lhe solinho eheheh vao ficar bonitas Very Happy
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por Alberto Rodriguez Dom Ago 08, 2010 2:07 pm

    As dioneias são muito exigentes na qualidade da água e na quantidade de luz solar directa, mas não enchas demasiado o prato com água, 1 ou 2 centímetros de altura no máximo, quanto ao sol é tudo o que conseguires dar, será que o substrato esta bom? no lugar onde ela esta tem corrente de ar?
    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por bruno_grc Dom Ago 08, 2010 5:08 pm

    No sitio onde se encontrava (interior de casa) não tinha correntes de ar...
    Agora na rua vai ter, e bastantes pois isto aqui é ventoso.

    A problema nisso?

    Obrigado pela ajuda
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por Alberto Rodriguez Seg Ago 09, 2010 12:42 am

    Eu acho que elas preferem estar no exterior, as diferenças de temperatura, sol e ventilação abundante só lhes faz bem, precisas de aos poucos dando-lhe mais sol caso contrario vai queimar muito.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Ago 09, 2010 7:24 am

    Bruno estás completamente à vontade de colocares a tua Dionaea no exterior, embora seja ventoso o local onde resides, para a Dionaea não há qualquer tipo de problema... Mas se fosse para as Sarracenias, já poderia haver e originar deformações nas suas armadilhas...

    Em relação a teres que a habituar ao Sol directo, eu pessoalmente ponho logo as minhas Dionaeas ao Sol directo e nunca apanharam qualquer tipo de queimadura solar...mas como não conheço a tua Dionaea, nem o seu historial, por isso é melhor fazeres o que o Alberto disse Wink

    Boa sorte! Wink

    Conteúdo patrocinado


    Duvida, dioneia parece mole, murcha.... Empty Re: Duvida, dioneia parece mole, murcha....

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 2:05 am