CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
Daniel Candeias
bruno_grc
6 participantes

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por bruno_grc Sex Ago 27, 2010 11:17 pm

    Como o prometido é devido, aqui tem algumas imagens da minha pequena e modesta colecção

    Aqui tem um vislumbre das pequenas ao inicio





    Aqui estão a dioneia, com as novas aquisições, a saracenia e a drosera binata (ai no vaso da binata tinha outras duas especies de carnivoras, mas que não se deram bem Evil or Very Mad )





















    E aqui estão as minhas novas aquisições, as mimosas






    Ja estão maiores, so tenho de tirar as fotos (preguiça maldita Twisted Evil )

    Como ca em casa tenho quem goste a mais tempo de flores e tenha mais experiencia no assunto, aqui deixo algumas plantas que "decoram" a casa...
    Graças ao Sr. Michael Benedito e ao seu conhecimento aqui acrescento os nomes destas plantas.
    Muito obrigado Michael, as restantes que não tinhas a certeza vou fazer uma visitinha ao google para ver se completo melhor o resto Smile



    Aporocactus flagelliformis




    Lobivia amarelo, Euphorbia mammillaris




    Crassula ovata, Aloe mitriformis e Aloe aristata






    Epiphyllum (Cacto-orquídea)




    Hippeastrum




    Cereus




    Sempervivum tectorum


    longa vida as carnivoras!! e aos donos delas tb (não fiquem tristes, va Laughing)


    Última edição por bruno_grc em Qua Set 08, 2010 2:12 am, editado 2 vez(es)
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Daniel Candeias Sáb Ago 28, 2010 1:20 am

    Ó TANSO... não aparecem logo, pq tu copiaste o link da "miniatura" e nao do fixeiro em si xD

    Logo á noite, já te dou uma esfrega de Imageshack, no trabalho.

    Mas é assim mesmo.. tás lá! E vi aí umas fotos, que de certeza k vão chamar a atenção do Ricardo Miranda e do Michael Benedito..
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Michael Benedito Sáb Ago 28, 2010 4:33 pm

    ~epa, tens aí umas cactáceas mm brutais! Já devem ter largos anos!!!
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Michael Benedito Dom Ago 29, 2010 12:47 am

    Pois eu calculava.

    Assim de repente o primeiro cacto com flores rosa parece ser o Aporocactus flagelliformis, depois na segunda foto uma Euphorbia mammilaris e uma Lobiva amarelo (o outro cacto está fasciado e n consigo saber o k é...)
    Na 3a foto tens Crassula ovata, Aloe mitriformis e Aloe aristata (os outros dois ni idea, mas quase de certeza k são Opuntia).
    O cacto quase sem espinhos e com flor vermelha é um Epiphyllum (Cacto-orquídea), depois tens um Hippeastrum.

    Os de flor branca abriram durante a noite certo? Se assim foi são do género Cereus~.

    As últimas eu já tive há imensos anos, São uma espécie de Haworthia k agora n me lembro do nome...
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Michael Benedito Dom Ago 29, 2010 12:50 am

    P.S. As carnivoras a mim parecemme bem. ^Tens é k ter cuidado com a mimosa e n a deixar encharcada.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Ago 29, 2010 12:58 am

    andaste a fotografar os vasos puto? XD
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Ago 31, 2010 3:09 pm

    Força Bruno, é assim que se começa!
    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por bruno_grc Seg Set 06, 2010 2:09 am

    Daniel Candeias escreveu:andaste a fotografar os vasos puto? XD

    Espertinho Laughing explica-me la então como tirar fotos a uma planta com mais ou menos um dedo de tamanho sem apanhar o vaso??? (tirar do vaso não conta Razz )
    Quanto as maiores, preferi tirar a fotografia ao "todo" para verem o estado das plantas em si...

    Aqui estão os resultados bem visíveis da exposição ao sol directo (o daniel tinha-as num ambiente artificial bastante bem iluminado, por isso é que não estavam a reagir bem, mas agora já se habituaram como podem ver pelas fotografias:

    Dioneia
    Quando a adquiri, encontrava-se em excelente estado, coloquei-a dentro de casa encostada a janela, pensando que o sol matinal que la bate chegaria para ela arrebitar um pouco mais... o que não aconteceu Evil or Very Mad
    topico das fotos da dioneia murcha
    Nesse topico aconselharam-me a po-la ao sol, pois deveria ser o tal factor de elas tarem nesse estado.
    No entanto o daniel alertou-me para o facto de elas terem saído dum ambiente artificial e de não se darem bem de inicio com o sol directo...
    O resultado após quase todas as folhas antigas cortadas...
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01153
    Ele bem que tinha razão tanto no facto da planta não resistir ao sol... Como ao seu factor de sobrevivência, como podem ver pelas novas folhas e rebentos Very Happy
    Agora é só uma questão de tempo até que fique como nova.

    Sarracenia
    Esta pequena deixou-me com varias duvidas no inicio, devendo-se ao facto de ela "parecer" deixar de crescer e de as "folhas" não incharem tal como o daniel me dizia que iria acontecer com o tempo...
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01152
    Tal como me aconselharam aqui no fórum aqui esta os primeiros resultados positivos depois de a expor ao sol directo.

    drosera binata
    Esta plantinha, continuou sempre dentro de casa, e só agora é que começou a arrebitar, eu pessoalmente adoro o resultado Very Happy
    Pena tenho das outras que partilhavam o mesmo espaço não terem tido a mesma sorte...
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01159

    Mimosas Pudicas
    Ora aqui estão elas depois de umas semaninhas... Eram 8... já rebentaram 5 Very Happy aos poucos ainda nascem todas...
    e nenhuma delas inchou quando as pus em agua quente....
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01155


    A maior delas todas (já da vontade de lhe por a mão )
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01156


    Aqui estão 3 rebentos... apesar de as ter separado com bastante espaço no vaso... ficaram todas juntas... Deve ser da minha mestria e precisão com o regador Very Happy
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01157
    O que aconselham perante esta situação? transplanta-las para outro vaso, ou deixa-las estar?

    Va, por agora é tudo malta.
    Opinem ai, se a alguma coisa que esteja mal para tratar melhor as pequenas.

    Na próxima secção, vou tratar de por os vasos mais bonitos para a foto, não achas Dani?

    Venha sol e agua para as plantas.... e para a malta aproveitar bem a praia sunny
    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por bruno_grc Ter Set 07, 2010 7:06 pm

    Michael, estive a pesquisar sobre os cactos, a ver se estava tudo bem, e maior parte das coisas acertaste tudo bem! Parabens e obrigadão pela ajuda... que sozinho não chegava la Very Happy

    So te enganaste nas Haworthias,afinal são Sempervivum tectorum, apesar de partilharem o mesmo "desgosto" que as Haworthia, a agua em excesso...
    [url=Google: Imagens]http://www.google.pt/images?q=Sempervivum+tectorum&hl=pt-PT&prmd=i&source=lnms&tbs=isch:1&ei=CuqGTPuPHMrT4wagwoHSBA&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&ved=0CA8Q_AU&biw=1280&bih=828[/url]

    Se não me engano, na penultima foto, atras do Cereus... ou são Aloe aristata, ou Haworthias... estive a ver e são parecidas Neutral
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Set 08, 2010 3:22 am

    ESTAO MUITO BOAS.... TODAS ! Wink

    continua assim...
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Set 08, 2010 1:53 pm

    Parabéns Bruno por esse inicio! Não lhe percas o gosto Wink
    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por bruno_grc Seg Out 18, 2010 4:47 am

    Ora boas
    Ah quanto tempo Razz

    Aqui tenho mais umas aquisições para enriquecer a minha colecção e o meu gosto por estas plantas.


    Drosera Capensis, e Capensis Red
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01246


    Nephentes Ventrata

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01248
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01250
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01249
    mais um pitcher Very Happy

    Creditos ao Daniel pelas novidades (tal como pelas outras Smile )

    Quanto as outras, parecem-me saudáveis e aqui tem o meu diagnostico

    Esqueci-me de fazer zoom da Drosera espatulata ali escondida...
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01244


    As dioneias carregadinhas de moscas... eu deixo la os cadáveres.... provavelmente a planta deve ainda conseguir extrair nutrientes deles, não sei...
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01245

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01247


    E aqui as mimosas
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01251
    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Snc01252

    E ai esta pessoal
    Opinem ai, caso apanhem algo mal

    Cumpz
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Rúben Sequeira Seg Out 18, 2010 5:00 am

    Estão giras! Smile

    Apenas acho que deves retirar os restos mortais das vítimas da tua Dionaea, pois se houver falta de arejamento, podem dar cabo das armadilhas sem necessidade.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Daniel Candeias Seg Out 18, 2010 5:13 am

    Muito bem Razz

    Tou a ver frutos, da minha linha de produção bounce (certificado Masta Clonex)

    O Ruben tem razao, se bem que aparentemente isso ainda não são cadáveres, ainda vão na fase de Zombies!

    As mimosas tão um espectáculo, e a capensis RED poderá eventualmente, ainda a vir a ficar toda RED. Wink

    Vamos esperar pela próxima fornada.... vamos começar a "subir a parada" para coisas mais interessantes.. Wink
    bruno_grc
    bruno_grc
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 25/07/2010
    Idade : 36
    Localização : Arruda dos Vinhos

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por bruno_grc Ter Abr 05, 2011 9:25 pm

    Ora boas... Pensavam vocês que vos tinha deixado em paz Laughing

    Enfim.

    Deixo aqui a evolução das minhas plantas iniciais (as que sobreviveram até agora Sad )
    A minha sarracenia a arrebitar depois do corte de cabelo Wink
    Sarracenias015

    A Nepenthes com mais ums pitchers
    Nepenthes025

    Drosera Capensis Alba e Red ( a alba não demonstra o tamanho mas esta enorme Wink )
    Drosera_Binata025
    Drosera_Binata026

    Dioneia, não tem evoluído muito, fico na duvida se a devo retirar do período de dormência agora ou esperar mais um pouco Question )
    Dioneia037

    Drosera Binata... Continua Pequenina, cheguei a pensar que não iria sobreviver, mas parece estar a voltar ao normal Wink . Para não se sentir sozinha arranjei-lhe companhia, Drosera Rotundifolia (penso que seja a rotundifolia, se não estiver a fazer confusão com a espatulata... ) Existe uma 3 drosera na foto, mas penso que não tenha sobrevivido Sad
    Drosera Binata027
    Drosera Binata e Rotundifolia 026

    Vamos as novidades, shall we Smile
    Utricularia, esta menina é a unica sobrevivente de 3, com a ajuda do daniel, com a dica que elas vivem de solos encharcados, retirei-a do vaso da Drosera Binata e arranjei-lhe uma banheira so para ela... Parece ter resultado
    Utricularia005

    Nephentes (esqueci-me da espécie Exclamation ) Cortesia dum membro amigo aqui do fórum, (não sei se te posso identificar, jovem Laughing )
    Nepenthes027

    E umas pinguiculas que me deram bem pequeninas (são as mesmas nas fotos, so tirei a tag para se verem melhor)
    Pinguicula004
    Pinguicula003

    Depois deste come back.... Espero passar cá mais tempo aqui convosco...
    Ja que o meu problema era com o host de imagens (imageshack) que de lento e "buggado" me tirava a vontade de postar o que quer que fosse Evil or Very Mad resolvi passar para o Flickr, o qual aconselho bastante afro

    Obrigadão a aqueles que me ajudaram a começar e a manter esta micro selva e um Abraço a toda a malta.

    Obrigado cp_produtos por veres esse erro, foi do sono Laughing
    tirando esta pescada, mais alguma que possa ter mandado?


    Última edição por bruno_grc em Qua Abr 06, 2011 5:47 am, editado 1 vez(es)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por cp_produtos Qua Abr 06, 2011 2:07 am

    Drosera Binata Alba e Red ( a alba não demonstra o tamanho mas esta enorme Wink )

    binata ????

    .

    Conteúdo patrocinado


    A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside) Empty Re: A minha modesta colecção (carnivoras, cactos e mimosas inside)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 5:30 pm