CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
cp_produtos
RJ
6 participantes

    Plantas carnívoras para o Inverno

    RJ
    RJ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 26/05/2010
    Localização : Porto

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por RJ Dom Set 05, 2010 5:30 pm

    Olá.

    Tenho plantas carnívoras (Dionaeas muscipulas e uma pequena Sarracenea Purpurea) desde Março deste ano, mas sei que agora que chega o Outono elas vão começar a hibernar.

    Porque gostava de desfrutar de plantas carnívoras durante o ano inteiro, pergunto à comunidade se existem plantas carnívoras que se mantenham durante o Inverno, e quais as que recomendariam para um iniciante como eu.

    Obrigado desde já pelas vossas sugestões study
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por cp_produtos Dom Set 05, 2010 5:53 pm

    Para um iniciante é fácil, drosera capensis Smile

    .
    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por ConJunTuraL Ter Set 07, 2010 2:51 am

    RJ escreveu:

    Porque gostava de desfrutar de plantas carnívoras durante o ano inteiro, pergunto à comunidade se existem plantas carnívoras que se mantenham durante o Inverno, e quais as que recomendariam para um iniciante como eu.


    Ora aqui está um "problema" que também é meu! Não me está a apetecer nada entrar também em dormência forçada por causa de algumas variedades! Preferia manter a rotina diária de cuidar das plantas todo o ano! Já tinha reparado na Drosera Capensis e na Aliciae (e já ando à procura delas) mas certamente haverá mais! Ficaria grato com mais sugestões p.f. Obrigado!
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por Michael Benedito Ter Set 07, 2010 3:31 am

    Todas as carnívoras que vêm de regiões com clima "constante" o ano todo p. e. Nepenthes, Droseras tropicais, Pinguiculas tropicais e Heliamphora não possuem dormência alguma, se bem que as temperaturas mais baixas e o fotoperíodo reduzido podem abrandar o crescimento.
    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por ConJunTuraL Ter Set 07, 2010 6:18 am


    Obrigado!

    Muito bem, então estou receptivo a acolher (compradas, cedidas com promessa de bem cuidar, etc..) exemplares sem-dormência-crónica Smile Agradeço todas as indicações que simpáticamente me possam fornecer aqui na zona da grande Lisboa! Reafirmo que continuo empenhado em obter uma Drosera Capensis (Red) e/ou uma Drosera aliciae! Rolling Eyes
    RJ
    RJ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 26/05/2010
    Localização : Porto

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por RJ Ter Set 07, 2010 6:21 am

    Já eu agradeço indicações de compras na zona do Porto, ou através da Internet.

    Obrigado ao cp_produtos e ao Michael Benedito pelas suas sugestões.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por cp_produtos Ter Set 07, 2010 7:50 am

    Atenção que embora haja muitas plantas que não têm dormencia, nem todas são simples de cuidar. Não recomendo por exemplo heliamphoras para quem esteja a começar.

    .
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por Michael Benedito Ter Set 07, 2010 7:56 am

    cp_produtos escreveu:Atenção que embora haja muitas plantas que não têm dormencia, nem todas são simples de cuidar. Não recomendo por exemplo heliamphoras para quem esteja a começar.


    Pois... mas eu nunca subestimo ninguém e acredito que muitas pessoas, embora iniciantes, são capazes de cuidar de algumas plantas cujo cultivo possa ser um ganda desafio. BAsta força de vontade e as instruções certas.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por cp_produtos Ter Set 07, 2010 7:58 am

    sim claro e talvez um dinheiro que não faça falta, porque se a planta morrer, morreu...

    .
    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por ConJunTuraL Ter Set 07, 2010 10:50 am

    cp_produtos escreveu:sim claro e talvez um dinheiro que não faça falta, porque se a planta morrer, morreu...

    .

    Nunca conheci ninguém a quem o dinheiro não fizesse falta! O que há é aprendizagens mais caras do que outras!

    Ok vou guardar a heliamphora para o 2º Semestre! Very Happy
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por Rúben Sequeira Ter Set 07, 2010 11:30 am

    ConJunTuraL escreveu:Nunca conheci ninguém a quem o dinheiro não fizesse falta! O que há é aprendizagens mais caras do que outras!

    /Aparte/ - Gostei desta frase! Very Happy Bem dito! Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Set 08, 2010 1:55 pm

    RJ, a Jardiland em Matosinhos tem plantas carnivoras à venda durante todo o ano. Passa por lá Wink
    RJ
    RJ
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 26/05/2010
    Localização : Porto

    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por RJ Qui Set 09, 2010 3:54 pm

    Ricardo Miranda escreveu:RJ, a Jardiland em Matosinhos tem plantas carnivoras à venda durante todo o ano. Passa por lá Wink
    Obrigado Ricardo Miranda. De facto, foi na Jardiland (mas aquilo já é Maia, não é?) onde comprei as minhas dionaeas mais recentes.

    Já agora, a quem interessar, ainda ontem vi várias sarracenias de aspecto muito saudável à venda na Gamm Vert, perto do IKEA de Matosinhos. É de aproveitar, quem estiver a considerar comprar plantas desta família.

    E eu fico então com a sugestão das droseras como família de plantas para adquirir para este Outono/Inverno.

    (Recordo que só comecei com plantas carnívoras no início de 2010, e que ainda me considero um iniciante).

    Obrigado a todos pelas dicas.

    Conteúdo patrocinado


    Plantas carnívoras para o Inverno Empty Re: Plantas carnívoras para o Inverno

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 2:51 pm