CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+10
Cédric Pereira
Ricardo Salgueiro
Diamantino
Carl0os
Daniel Candeias
Hugo Rodrigues
ConJunTuraL
Alfrsa
Rúben Sequeira
Ricardo Miranda
14 participantes

    Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Out 12, 2010 5:44 pm

    Em discussão com vários membros sobre o solo para Pinguiculas, o Daniel afirmou que as Pinguiculas ficam mais saudáveis num colo mais areado, que dá mais respiração as raízes e evita qualquer excesso de água que faça apodrecer as raízes.



    Como não podia deixar de ser, fiz as minhas experiencial, e agora partilho alguns dos resultados.

    Vasos de barro parecem ser óptimos para elas. Além de proteger as raízes do calor, como o barro "transpira" faz com que o substrato não fique encharcado. O substrato neste vaso é uma mistura de vermiculite com turfa loira e as plantas são P. xwesser. Compreendo melhor porque se vê várias fotos de Pinguiculas em vasos de barro e de cerâmica.
    Vasos e Substratos para Pinguiculas HPIM2393







    Também avancei para substratos com areia. No fundo coloque só turfa (vaso não tem furos), depois uma pequena camada de vermiculite com turfa, depois uma camada com vermiculite e areia fina, e por fim um pouco de areia só para cobrir o substrato.
    Coloquei clones de P. tina no centro e em volta clones de P. xwesser. Os resultados são muito animadores, e pode-se ver várias folhas novas em desenvolvimento. Posso dizer que o substrato assim resulta muito melhor do que simplesmente turfa. O problema do excesso de humidade que faz as raízes apodrecer e crescer unicamente à superfície não se verifica até ao momento.

    Vasos e Substratos para Pinguiculas HPIM2395









    A mesma mistura de substrato do vaso anterior, fiz nestes dois vasos de plástico para a Pinguicula laueana e a Pinguicula moctezumae. Estavam ambas saudáveis no substrato de vermiculite com turfa, mas o crescimento era muito lento. No novo substrato, além de lançarem novas folhas a um ritmo mais acelerado, uma delas também lançou flor. Fica aqui a foto de ambas.

    Vasos e Substratos para Pinguiculas HPIM2400





    Deixo então este tópico para lançar a discussão sobre as técnicas de cultivo de cada membro, experiências e resultados, de forma a que seja um tópico lúdico para todos.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Rúben Sequeira Qua Out 13, 2010 3:17 am

    Que fixe adorei! *.* Obrigado pela partilha Wink
    Alfrsa
    Alfrsa
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Drosera aliciae
    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 26/09/2010
    Idade : 31
    Localização : Massamá

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Alfrsa Qua Out 13, 2010 6:25 am

    Ena pá, isto responde a muitas das minhas dúvidas! Obrigado!



    António
    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por ConJunTuraL Qua Out 13, 2010 7:14 am

    Excelente!
    Essa areia não é a comum... lembro-me de ter lido algures que tem que ser de... quartzo? É isso?
    Question
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Convidad Qua Out 13, 2010 7:17 am

    quartzo, silica Razz
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Out 13, 2010 7:33 am

    Excelente post, e ja agr, lindas pinguis Very Happy
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Out 13, 2010 8:00 am

    Comprei no Leroy na secção de construção. Tenho ideia que é um saco de 10l que custou à volta de 1,50-2€. Se bem me recordo, a designação era "areia branca para estuque".

    E as vossas Pinguiculas, como as cultivam?
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Out 13, 2010 10:06 am

    Embarassed

    Alguém falou no meu nome....

    Parece-me que também obtiveste resultados, no mesmo vector. Comprova-se entao!

    Basicamente os meus estudos (poucos, mas sempre que posso) levaram-me a crer no solo mineral para Pinguiculas heterófilas, e solo orgânico para Pinguiculas Homofilas.


    P.S.
    Obrigado Ricardo
    Carl0os
    Carl0os
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Sarracenias
    Mensagens : 688
    Data de inscrição : 01/03/2010
    Idade : 37
    Localização : Pinhal Novo

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Carl0os Qua Out 13, 2010 10:16 am

    Ehehh ja a algum tempo que uso essa cena e ja tenho partilhado isso e ate mesmo a silica com alguns membros...como podem ver em algumas fotos das minhas pinguis...outra coisa que ando a fazer a experiencia e a camada superior do vasos ser so vermiculite...ate entao tenho dito bons resultados tambem, mas so com plantas semi-adultas, mas para leafcutting o que tenho dito melhor resultado e mesmo com a areia de silica...impecavel mesmo

    Cumprimentos Carlos
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Diamantino Qua Out 13, 2010 1:12 pm

    Bem pessoal por acaso, para já neste sector não tenho explorado muito, é uma questão também de fazer algumas experiências.
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sex Out 15, 2010 2:39 pm

    Muito bom tópico, já me tinha questionado qual o melhor substrato para as Pinguiculas, apesar de ainda não ter nenhuma já vi formas diferentes de cultivo.

    So uma pergunta (para juntar ás dezenas que já aqui fiz, eu sei que sou chato) Laughing

    Essa areia é melhor ou pior que a sílica? Onde posso arranjar sílica?

    Esta areia ou a sílica são igualmente boas para o cultivo de outras plantas ou são apenas para as pinguiculas?



    abc
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Convidad Sex Out 15, 2010 2:56 pm

    areia de silica compras facilmente na zona das piscinas por exemplo no aki, é areia usada nos filtros de lavagem. Diz no saco areia de silica
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sex Out 15, 2010 3:07 pm

    E dá para o cultivo das outras plantas carnívoras em que o substrato também convém ter areia?

    Ei-de ver no leroy se há, mas deve haver de certeza
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Cédric Pereira Sex Out 15, 2010 3:09 pm

    Bom topico Ricardo. QUanto a este tema posso dizer que cultivo uma tina so em vermiculite e da-se lindamente ehehhe Very Happy
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Convidad Sex Out 15, 2010 3:33 pm

    Ricardo Salgueiro escreveu:E dá para o cultivo das outras plantas carnívoras em que o substrato também convém ter areia?

    Ei-de ver no leroy se há, mas deve haver de certeza

    Eu pessoalmente meto um pouco em todo o substrato que faço. alem de que se usares como cobertura em certas plantas a terra nao ganha akele verdete por cima
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sex Out 15, 2010 3:42 pm

    hum...

    Se calhar vou experimentar usar nos substratos a ver o resultado
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por cp_produtos Sex Out 15, 2010 4:35 pm

    Sobre os substratos e as melhores misturas a usar para cada especie muitas vezes encontram-se muitas informações contraditórias, havendo para cada tipo de mistura ou receita de substrato várias pessoas que afirmam que essa mistura funciona melhor do que outras misturas e ao mesmo tempo temos outras pessoas que afirmam o contŕário e nos dois casos todos podem mostrar plantas que confirmam o bom funcionamento da sua mistura preferida.
    Sendo assim percebe-se que muitas vezes não é a mistura em si que é o verdadeiro problema mas outros factores, por exemplo a luz, a humidade a forma e regularidade da rega e um factor muito importante muitas vezes esquecido que é a circulação de ar nos locais onde as plantas se encontram.

    Observem esta foto que acabei de tirar:


    Vasos e Substratos para Pinguiculas Pings

    Nesta foto as pings são todas da mesma especie P. primuliflora e podemos observar dois vasos com misturas de solo totalmente diferentes, no do lado esquerdo temos maioritariamente turfa com um nadinha de perlite, e no do lado direito uma mistura de maioritariamente vermiculite com alguma perlite.
    Como podem observar todas as plantas estão saudaveis, a diferença de tamanho das duas maiores do lado esquerdo é apenas porque essas são as plantas mãe das outras todas ou seja são mais antigas e estão neste vaso há já vários anos, as do vaso do lado direito estão nesse vaso á aproximadamente 6 meses. Foram retiradas do vaso das plantas mãe quando tinham o tamanho daquelas 3 que agora se podem ver junto das "mães".

    Resumindo, cada pessoa deve tentar seguir as dicas de cultivo que vêm de outras pessoas mas deve também fazer experiencias por si mesmo para ver qual a mistura que funciona bem nas condições "climatericas" que tem no seu local de cultivo, porque não há receitas mágicas genéricas, há receitas mágicas para cada caso especifico.

    nota: neste caso das plantas da foto, os vasos estão sempre lado a lado, não existe qualquer diferença de condições entre os dois vasos.

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Out 15, 2010 4:56 pm

    E na tua situação dá para afirmar que as Pinguiculas do lado direito (vermiculite) cresceram mais depressa do que as do lado esquerdo (turfa)?

    Obrigado pela partilha.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por cp_produtos Sex Out 15, 2010 5:09 pm

    No meu caso não noto diferenças significativas, coloquei letras nas plantas, as plantas que têm a mesma letra tinham o mesmo tamanho á volta de 6 meses, agora estão mais ou menos iguais.

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Pings_1

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Out 15, 2010 5:15 pm

    Ok, dá para perceber perfeitamente.
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Convidad Sáb Out 16, 2010 2:07 am

    Cp tu consegues responder a isto melhor k eu pela foto. Mas daki pareceme que as folhas das k estao no vaso com turfa parecem mais amareladas, as que estao em contacto com a terra. as em vermiculite na foto parecem um pouco mais verditas. mas pela foto nao sei se e mesmo assim ou nao Razz
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por cp_produtos Sáb Out 16, 2010 2:25 am

    No vaso da turfa, nota-se bem isso nas duas pings grandes, mas essas folhas são as de baixo e logo são as mais antigas por isso têm de morrer em alguma altura.
    Comparando as plantas "A" nota-se mais esse efeito na planta que está em turfa, mas nota-se mais pelo contraste com o solo escuro, se reparares na planta A que está mais em baixo na vermiculite também se nota a folha a secar junto ao solo, eu para já não atribuo esse detalhe ao solo ser de turfa ou não.
    Um detalhe em que me parece que a turfa ganha é na formação de novas plantas, se reparares no vaso da turfa já se notam novas plantas nas pontas das folhas das duas pings maiores, no vaso da vermiculite ainda nenhuma das pings deu origem a nenhuma planta nova.

    Mas tal como muitas outras, esta é uma experiência em andamento, conclusões definitivas só mais para a frente.

    .
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por cp_produtos Sáb Out 16, 2010 2:40 am

    Já agora fui procurar a ver se tinha uma foto de uma ping com folhas secas para demonstrar que a turfa não pode ser acusada de "estragar" as folhas sem mais dados, como se pode ver nesta foto as folhas secas estão a sair para fora do vaso, não estão a tocar em nada, mas se o vaso fosse maior e as folhas estivessem a tocar no solo poderiamos ser levados a concluir que era o solo o culpado.
    Essas folhas estão a secar simplesmente porque são as folhas mais antigas.

    Vasos e Substratos para Pinguiculas P_gigantea_01

    não estou com isto a dizer que não possa haver relação nenhuma, mas com os dados que tenho e baseado na minha experiencia com pings não posso concluir que a turfa provoca algum efeito prejudicial nas folhas.

    .
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Sáb Out 16, 2010 3:43 am

    cp_produtos escreveu:
    (...)
    Resumindo, cada pessoa deve tentar seguir as dicas de cultivo que vêm de outras pessoas mas deve também fazer experiencias por si mesmo para ver qual a mistura que funciona bem nas condições "climatericas" que tem no seu local de cultivo, porque não há receitas mágicas genéricas, há receitas mágicas para cada caso especifico.
    .

    Já tinha falado sobre isso com um colega meu, a minha opinião é a mesma do cp, só com experiências é que se percebe melhor qual o melhor substrato, porque já li muitos tópicos no fórum em que houve uma maneira de cultivo que deu imenso sucesso a uma pessoa, mas noutro tópico havia outra maneira totalmente diferente e havia igualmente bons resultado.
    Por isso acho que os iniciados como eu devemos seguir uma maneira de cultivo que vimos que deu resultado, e logo que possível iniciar experiências Smile

    Eu só ainda não comecei com experiências porque tenho poucos exemplares de cada espécie, só de dionea é que tenho 5 mas não me interessa fazer com elas
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Daniel Candeias Sáb Out 16, 2010 3:58 am

    Só acrescento que as plantas não nascem todas no mesmo solo, pelo mundo fora..

    Mas, é verídico o que o cp_produtos referiu. Muitas vezes um solo ideal para uma certa espécie, deixa de o ser devido às condições climatéricas; a turfa pode tornar-se muito húmida e ganhar algas, bem como as misturas minerais podem secar bem rápido!

    Plantas permanentemente em terrários, podem alterar as comprovâncias, por ex.

    Conteúdo patrocinado


    Vasos e Substratos para Pinguiculas Empty Re: Vasos e Substratos para Pinguiculas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 12, 2024 2:04 am