CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Dicas para sementeira de droseras...

    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por TMCM Ter Nov 23, 2010 9:12 am

    Antes de mais olá a todos!!

    Comprei pela net um pac de 100 sementes de váries espécies de droseras só k não sei o k fazer com elas...
    Tipo será k devo ja semear? ou esperar pela primavera? Ja vi posts feitos em Setembro e em Outubro de sementeiras e elas nasceram...

    E depois pra semear o melhor é colocar as sementes por cima do substrato e mante-lo sempre kom muita água por baixo n é?
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Cédric Pereira Ter Nov 23, 2010 9:43 am

    Boas
    Para solo usa turfa loira + perlite na proporção 1:1. Prato por baixo sempre com agua. Espalhas as sementes por cima do solo. Tapas os vasos com pelicula aderente para crescerem mais rapido e prevenirem do fungos gnat. Semeie na Primavera, epoca mais propicia a um bom germinamento e crescimento, apesar de tb poderes semear ja, se tiveres terrario.
    E pronto é isto Very Happy

    Cumps...
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por cp_produtos Ter Nov 23, 2010 10:27 am

    um pormenor importante é saber de que especies estamos a falar...

    .
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Cédric Pereira Ter Nov 23, 2010 10:38 am

    Pois é importante. Eu pressupus que eram aqueles packs de sementes de droseras (Mix Droseras) que nao diz as especies que traz.

    Cumps...
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por TMCM Ter Nov 23, 2010 2:15 pm

    Yap é mesmo esse pack...
    Comprei no ebay..Já alguem comprou tb?
    N faço a minima ideia das plantas que traz...estou kurioso.. bounce
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por TMCM Ter Nov 23, 2010 2:19 pm

    Já agora komo devo guardar as sementes até a primavera? e tipo eu n tenho terrario mas tenho as plantas em casa.. e tipo agora no Inverno tá o akecimento ligado e as plantas estão junto á janela e têm um rádiador por baixo, será k faz o msm efeito do terrario?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por cp_produtos Ter Nov 23, 2010 3:00 pm

    não

    .
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Rúben Sequeira Ter Nov 23, 2010 3:09 pm

    Na minha opinião esses "Mix Droseras" são um engano, pois estamos a comprar algo, que desconhecemos ao certo...
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Convidad Qua Nov 24, 2010 6:03 am

    nao digo um engano ruben.

    ate acho uma boa compra para quem tem poucas plantas e quer começar e nao se preocupa com as plantas k vai ter.

    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por TMCM Qua Nov 24, 2010 7:19 am

    Pois, concordo com o Paulo, no meu caso estou a começar a colecção.. Então é uma forma barata de conseguir várias espécies..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por cp_produtos Qua Nov 24, 2010 7:20 am

    sim, o problema está depois, quando as plantas nascem e lhes começam a por nomes baseados em fotos, isso é que costuma não correr bem.

    .
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Convidad Qua Nov 24, 2010 7:43 am

    e sinceramente Paulo para quem esta a começar e não tem nada, isso interessa? saber o nome das plantas? é uma drosera qualquer coisa Smile acho que é um bom começo para mais tarde ter já ganho a experiência e a confiança para comprar uma planta mais cara já identificada.

    Alem de que, onde esta o "sense of adventure" Razz:P só o facto de tentar saber o que se tem já é um bom entretém

    Smile
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Rúben Sequeira Qua Nov 24, 2010 8:07 am

    Apenas expressei a minha opinião... Pois estás a comprar uma coisa que não sabes ao certo o que é e qual a sua origem. E não sabendo ao certo, o tipo de droseras que aí estão, provavelmente não irás de certo conseguir dar as melhores condições a algumas delas, devido à falta de informação ao adequirir esse "Mix". Levando a uma possível e eventual morte das mesmas. É só isso.

    Às vezes mais vale comprar menos e ter qualidade e a informação necessária, do que correr esse tipo de riscos, que até pode levar a uma boa taxa de germinação, mas com o tempo poderá vir a revelar pouco sucesso na manutenção das mesmas. Pois não sabes que tipos de droseras, poderás aí ter. E a minha dúvida é, ao menos quando adequiriste esse "Mix de Droseras", preocupaste-te com a popularidade/feedback positivo que os compradores deram a esse vendedor e informaste-te se eram sementes relativamente frescas, ou já com algum tempo?

    Muito sinceramente, desejo-te muita sorte para a germinação e que com o tempo proves que neste caso, eu estava enganado...

    Boa sorte! Wink
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Convidad Qua Nov 24, 2010 8:33 am

    Isso sim ja concordo plenamente contigo ruben, quem se mete a comprar coisas no ebay é bom saber bem a quem se esta a comprar Smile
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por TMCM Qua Nov 24, 2010 8:39 am

    Bem o feedback era kuas 100%.. E ele ja tinha enviado milhares... Agora se são frescas n sei..
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Convidad Qua Nov 24, 2010 8:45 am

    TMCM uma boa ideia e mandares uma mensagem ao vendedor e perguntar mais ou menos o que esta no mix.

    sempre eliminas muitos tipos de droseras.
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Cédric Pereira Qua Nov 24, 2010 9:14 am

    Eu concordo com a opiniao de todos Very Happy
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por cp_produtos Qua Nov 24, 2010 9:32 am

    e sinceramente Paulo para quem esta a começar e não tem nada, isso interessa? saber o nome das plantas? é uma drosera qualquer coisa Smile acho que é um bom começo para mais tarde ter já ganho a experiência e a confiança para comprar uma planta mais cara já identificada.

    Alem de que, onde esta o "sense of adventure" Razz:P só o facto de tentar saber o que se tem já é um bom entretém

    Não percebeste o sentido do que disse ou eu não me expliquei bem, não há mal nenhum em aventurarem-se nestes mix de sementes e ter plantas não identificadas desde que se mantenham assim para sempre, o problema está quando as plantas nascem e depois são "identificadas" com base em fotos encontradas pela net.
    Esse tipo de identificações acaba inevitavelmente em distribuição futura de plantas mal identificadas, que é um problema mais comum do que pode parecer assim á primeira vista.

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Nov 24, 2010 9:48 am

    À uns anos comprei pelo ebay um produto que dizia algo muito semelhante ao que aqui têm falado, na descrição falava num pack sementes 100 drosera mix, acho mesmo que estava escrito a existência de mais de 40 espécies, uma coisa tão absurda que agora pensando no assunto nem sei como fui tão pato. O dito pack droseras mix afinal não vinha nada separado por espécies, vinha tudo misturado num pequeno pacote de plástico.
    Resultado, a imagem de apresentação do produto que aparecia pelo menos 4 espécies distintas, afinal só germinaram D. capensis típica e Drosera capensis alba... o único lado ponto positivo é que pelo menos ... eram mesmo sementes de plantas carnívoras podia nem isso ter sido...

    Espero que isso não aconteça nesta situação, mas existe uma grande probabilidade de acontecer o mesmo :S
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Convidad Qua Nov 24, 2010 9:59 am

    cp_produtos escreveu:
    e sinceramente Paulo para quem esta a começar e não tem nada, isso interessa? saber o nome das plantas? é uma drosera qualquer coisa Smile acho que é um bom começo para mais tarde ter já ganho a experiência e a confiança para comprar uma planta mais cara já identificada.

    Alem de que, onde esta o "sense of adventure" Razz:P só o facto de tentar saber o que se tem já é um bom entretém

    Não percebeste o sentido do que disse ou eu não me expliquei bem, não há mal nenhum em aventurarem-se nestes mix de sementes e ter plantas não identificadas desde que se mantenham assim para sempre, o problema está quando as plantas nascem e depois são "identificadas" com base em fotos encontradas pela net.
    Esse tipo de identificações acaba inevitavelmente em distribuição futura de plantas mal identificadas, que é um problema mais comum do que pode parecer assim á primeira vista.

    .

    Percebi o que dissestes mas não é isso que se faz aqui no forum na secção para identificar plantas?

    Apenas tou a referir a não tão grande importância de se saber que tipo de drosera especifica se tem a crescer no vaso Smile

    Mas vendo as coisas do teu ponto de vista percebo o porke de precisares de ter tudo bem identificado
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por TMCM Qua Nov 24, 2010 10:05 am

    Esperemos k n..
    Já mandei um mail ao vendedor a perguntar...
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Rúben Sequeira Qua Nov 24, 2010 10:26 am

    Pois por esse mesmo factor, que o amigo Ricardo referiu, que tenho esta opinião. E que reprovo completamente, este tipo de pacotes "Mix de Droseras".
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por cp_produtos Qua Nov 24, 2010 10:41 am

    Percebi o que dissestes mas não é isso que se faz aqui no forum na secção para identificar plantas?

    ou então os concursos de identificação de plantas que houve por cá, onde se pôde concluir que é muito eficaz a identificação de plantas por fotos...

    .
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Convidad Qua Nov 24, 2010 11:18 am

    sejamos realistas, nestes mix nao a nada mais do que o básico de droseras, capensis normais e albas, spatulatas e outras k são consideradas "ervas daninhas" nas colecções.

    Que eu saiba onde quer que se compre sementes ou mesmo ate plantas existe sempre a hipótese de ela estar mal identificada. Logo temos o mesmo problema.

    Mas por mim podemos ficar por aqui pois já vimos que temos opnioes diferentes e daki a nada o post do TMCM so tem conversa entre nós Razz

    Conteúdo patrocinado


    Dicas para sementeira de droseras... Empty Re: Dicas para sementeira de droseras...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 8:22 pm