CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Marta I. Sáb Dez 25, 2010 5:22 am

    Boas Familia!!! Laughing
    K tal esta a ser o Natal??
    O meu foi esta a ser muito bom e decidi cometer uma loucura e oferecer aos meus tios uma N. Miranda o k aki entre nos me custou pois apaixonei-me cmpletamente por ela, mas o meu Pai diz k ja chega de plantas e eskecer a ideia de ter mais uma "menina" Mad Enfim...
    Mas pode ser k os meus tios fikem fascinados e smp são mas dois na familia Wink então aki vao umas fotos para vocês verem e comentarem:

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc0002vi.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc0003mn.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc0004sg.jpg/

    k tal? Acho k vão ficar a adorar!! cheers


    Agora a minha duvida é em relação a tampa deste jarro da N. Ventrata parece estar a secar, será por causa do frio? a temp média é de 16 , 17º. Aki vai a foto para assim me poderem dar uma melhor opinião Smile e o k devo fazer..
    https://2img.net/r/ihimizer/i/plantacasa001.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/plantacasa002.jpg/


    E a minha ultima duvida (por hj) Razz ontem andei a ver dos tais vasos para pendurar em coco e vi no jumbo a 8€ achei caro e fui a um viveiro, erro meu, so a armação era 5€ mais o vaso em si, de coco, mais 5€ affraid mas vi la um outro tipo de vaso também de coco mas mais fofo, assim mais desfiado sabem? ñ é o tipico de coco e a sr la do viveiro disse-me k esse filtrava mais a agua ñ sustem tanto a agua o k por um lado é bom né pois as Nepenthes ñ sao apreciadoras de raizes em agua pensei eu, mas por outro lado secalhar o vaso k aguenta mais tempo a água, o tipico de coco, é capaz de ser melhor pois cria mais humidade....
    Bem a verdade é k estou confusa scratch e decidi vir falar aki com os experts Very Happy antes de investir!!

    Fico então a espera das vossas opiniões/respostas/sugestoes/ajudas para safarem aki a Martinha e as suas "meninas" lol!
    Desde ja um muito obrigado e a continuação de um granda Natal CARNIVORO!!!!!!!!!!!!!

    BEIJINHOS**
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Rúben Sequeira Sáb Dez 25, 2010 7:20 am

    Em primeiro lugar e antes de tudo, deixa-me te desejar Marta, um Feliz Natal! santa

    Em relação às Nepenthes... Acho que é um óptimo presente para os teus tios, e aposto que eles a vão adorar! Very Happy E essa Nepenthes "Miranda" está muito bonita e demonstra grande saúde, pelas ascídeas que produz e pelo seu aspecto imponente! Apenas não te esqueças de referir bem dos cuidados a ter para com ela, para os teus tios, lhe darem todas as condições para o seu bom desenvolvimento Smile ... e pensa assim, quando a Nepenthes "Miranda" dos teus tios, tiver filhotes, um é para ti! Razz

    Em relação, ao "jarro", nomeadamente às ascídeas da tua Nepenthes x ventrata, pode ser do frio por vezes que isso aconteça, mas com as temperaturas que tu lhe estás a proporcionar à tua Nepenthes penso que o facto da ascídea dela estar a secar, se deve mais ao facto de possivelmente, (para a próxima refer mais especificamente, se é uma ascídea já de algum tempo ou recente, para poder-te ajudar melhor), ser uma ascídea já velha e é normal secar com o tempo. É perfeitamente normal isso. Pensa assim: 'Não há nada que dure para sempre, não é verdade?' Very Happy

    Os vasos de côco, penso que tanto um como o outro, são bons vasos e boas opções para qualquer tipo de Nepenthes. Mas na minha opinião, o segundo que falaste, que também é de côco mas que é mais fofo e desfiado permitindo filtrar melhor a água penso que seja, no meu ponto de vista, a melhor opção e a melhor compra que podes vir a fazer.



    Grande Abraço! Wink
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Marta I. Sáb Dez 25, 2010 9:35 am

    Ruben muito obrigado pela resposta! Very Happy E sim explikei tds as condições para a Miranda dos meus tios, eles estao a gostar e o meu tio ja anda maluco a peskisar na net tudo sobre a N. Miranda... LINDO!! Wink pois espero ficar com um filhote um dia destes mas para isso era preciso outro exemplar, ñ?
    É linda a planta o jarro maior tem 30 cm!!!!!!!!!!!! Brutal e melhor ainda foi o preço, advinha.... 12€!! heheheheheh
    O jarro da minha N. Ventrata penso k ja seja "velhote" se assim se pode chamar mas ñ posso precisar pois tenho-a a pouco mais de um mês... o jarro tem cerca de 12cm (ñ sei se com o tamanho se pode saber +/- a idade) duvido né? LOL
    Mas pronto fikei um pouco mais esclarecida Wink
    Mais uma vez um muito obrigado Ruben!!!!!!!!

    Bom Natal!!! beijinhos**
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Rúben Sequeira Sáb Dez 25, 2010 10:46 am

    Na boa Smile

    Para obteres filhotes, não precisas de outro exemplar, da respectiva Nepenthes em questão. Ela própria (indivídual/sozinha) se multiplicará e dará rebentos novos, basta cuidares bem dela e proporcionar-lhe as melhores condições possíveis, basicamente o que tens feito até agora Smile e teres um pouco de paciência, que ela com o tempo dará-te muitas alegrias! cheers

    Só precisas de um outro exemplar de Nepenthes, (e isso depende pois através da floração da tua Nepenthes é que descobres se ela é macho ou fémea e consoante o 'sexo' que a tua Nepenthes for, tens que arranjar outra com o 'sexo' oposto à tua), se quiseres obter sementes e por sua vez, se quiseres criar híbridos de Nepenthes. Na minha opinião não vale muita apena, dares-te ao trabalho para ter sementes de Nepenthes, pois o método de propagar por estaca é muito mais eficaz; mais rápido e mais prático. Normalmente, (é só a minha própria opinião), penso que tu própria como "cultivadora" quereres ter sementes de Nepenthes, apenas compensa se fores com o objectivo principal de criares híbridos/cruzar Nepenthes diferentes. E mesmo assim é complicado e as sementes de Nepenthes, têm o problema de deixarem de ser viáveis muito rapidamente.

    "A olho" é impossível sabermos a idade ou o tempo exacto que essa ascídea foi criada, pela tua Nepenthes. Mas se quando a compraste, ela já vinha com essa ascídea, então é mesmo provável como referi anteriormente, que essa seja uma ascídea velha e sendo assim é normalíssimo estar a secar. Mas podes deixar a ascídea estar, pois embora ela esteja a secar, ela só seca até "metade" do tamanho da ascídea e só mesmo quando a ascídea secar completamente é que podes tirar, pois aí perde qualquer interesse ou função, para a tua Nepenthes. Digo isto pois embora possas tirar a ascídea já, porque a ascídea está a secar, ela chega a um ponto, nomeadamente onde tem o líquido digestivo que essa parte fica intacta e contínua a desempenhar a sua função durante bastante tempo. Às vezes, em alguns casos, chega mesmo a demorar até 1 mês ou mais, até secar (toda/completamente) de vez.

    Ou seja, a remoção dessa ascídea que está a secar, é opcional, é uma opção tua. Ou a retiras por motivos "estéticos"/visuais, ou então deixa ela secar completamente e aí sim, cortas.


    Bom Natal, é sempre bom ajudar e sentir-me útil! Wink



    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Dez 25, 2010 12:57 pm

    Nem tenho mais a acrescentar ao que foi tido pelo nosso amigo Rúben, uma planta carnívora é sempre uma boa sugestão de prenda. É muito bom conseguir criar o gosto pelo cultivo em pessoas perto de nós, e assim não estamos isolados no cultivo, pelo contrário, partilham-se ideias e experiências e evoluem colecções em conjunto.
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Marta I. Dom Dez 26, 2010 5:19 am

    Já dizia o outro, Ricardo, "MAI NADA!!!!!!" Laughing E ja agr concordas com a opiniao do Ruben em relação a escolha da fibra de coco ?
    Ruben ñ te estou a desvalorizar, antes pelo contrario! mas gosto smp de mais opiniões...
    Estou desejosa de fazer a muda as meninas metelas num vazo maior e vê-las crescer!!!! hihihihihi

    Beijinho*
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por rf33 Dom Dez 26, 2010 6:17 am

    Hey Marta ! Smile

    Bem, a pergunta não foi para mim, mas a minha opinião relativa aos vasos é idêntica à do Rúben. A segunda escolha seria melhor, penso eu, tendo em conta que tu queres um vaso arejado e que drene bem a água. A criação de humidade no primeiro seria ao nível do solo, e isso não tem grande interesse. Tu queres a humidade ao nível da parte aérea da planta, já que as Nepenthes absorvem grande parte da água pelas folhas (daí o sistema radicular estar adaptado a menos água...). Deste modo, aconselho a que compres o segundo, para garantir que as raízes não apodreçam, e a humidade de que falas podes obter de outra forma, por exemplo, borrifando a Nepenthes ou colocando esfagno vivo na superfície do vaso, o que mantém o ambiente circundante húmido, sem obrigatoriamente encharcar as raízes... Wink

    Continuação de bom cultivo Wink

    Abraço
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por cp_produtos Dom Dez 26, 2010 8:05 am

    só uma achega relativa á idade das armadilhas, não dá para saber a olho quantos dias/semanas têm, mas é muito fácil saber se são as mais antigas e que por isso devem estar a secar naturalmente ou se são as mais recentes e não devem estar a secar. A forma de identificar isso é pela distancia que a folha que tem a armadilha está do cimo da planta, ou seja as armadilhas das folhas mais perto do solo são as que devem estar a morrer e as mais de cima as mais recentes e que devem estar com bom aspecto.

    .
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Marta I. Dom Dez 26, 2010 12:22 pm

    Ah ok, mas Cp a minha nepentes esta pendurada e os jarros estão todos a crescer para baixo, mas pela folha vê-se k esta na parte de cima... Ñ sei se me faço entender mas é um dos maiores jarros. e a mulher la do viveiro onde eu fui buscar a menina, tinha o habito de cortar a parte de cima da planta, talvez seja por isso também, k a folha k tem o jarro seja uma das k esta mais em cima, kero dizer com isto k se akela parvalhona ñ a mutilasse esta folha seria uma das k estava mais proxima da terra, ñ? scratch
    Desde ja obrigado pela vossa preciosa e smp disponivel ajuda!!! OBRIGADO FAMILIA!! cheers
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por rf33 Dom Dez 26, 2010 12:46 pm

    O que conta é mesmo a folha no caule, se está mais p baixo, então nasceu antes, logo é mais velha.

    Agora, se a senhora cortava, o q provavelmente ocorreu foi que brotou no caule um novo ponto de crescimento...

    Assim sendo, tens 2 opções:

    A) A folha está no caule principal, e aí já não tens como ver a idade relativa...
    B) A folha está no caule que brotou, logo, já é viável ver a idade relativa,sendo mais nova que as do caule principal, mas relativamente às do seu caule, varia com a sua posição...

    No entanto, o facto de ela estar a secar pode não ser da idade, mas sim, por exemplo, de um dano na folha (algum corte/vinco que limite a corrente de seiva...).

    Analisa lá estes factos e depois vê... De qualquer forma, seja qual for o motivo, não deve ser preocupante... Menos uma ascídea não vai matar a planta, e como o Rúben disse, nas plantas as folhas estão constantemente a morrer, nascendo outras novas (é assim que se formam os caules, pela sobreposição de folhas velhas.. Wink), e a ascídea é uma parte da folha.. Razz

    Wink

    Conteúdo patrocinado


    Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco Empty Re: Nepenthes Miranda / jarro de N. Ventrata / vasos de coco

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 1:48 am