CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por Marta I. Seg Dez 27, 2010 12:27 pm

    Boa noite familia!!

    Hj fui comprar, ou melhor encomendar Perlita e Turfa loira, sacos de 100 L, eram os mais pekenos, e a famosa resposta quando perguntei se tinham Esfagno - ké isso????, perguntou o homem com cara de kem nunca tinha ouvido falar disso, alias a tipica cara k toda a gente fez ca no Algarve quando eu perguntei. Ou seja se alguem me kiser vender esfagno eu compro!!!!!!! Smile E se alguem precisar de Perlita ou Turfa loira eu arranjo pois 100 L para 3s plantas cheira-me k é demais.... Já agr este substrato é bom para a N. Ventrata; Drosera Aliciae e Dioneia Muscipula?????
    Agr a minha grande duvida é como faço o substrato, sei k é 50/50 mas ñ faço ideia como se faz, kero dizer com isto k ponho 1º 50% de perlite e dps 50% de turfa ou vice versa; ou misturo ambas??? scratch Ai k isto ñ ta facil..... Smile será k da para me explicarem passo a passo??

    Sei k so se deve fazer a muda no final do Inverno/principio da Primavera mas com a minha Drosera acho k vou fazer antes pois kuando a comprei vinha num mini-vaso e ao pôr aki as fotos informaram-me k ñ era uma mas sim mais de 10 affraid e pior, são mazinhas umas com as outras!!! AS SACANAS!!! LOL ou seja so ñ tenho o vaso a abarrotar como ainda por cima estao a fazer mal umas as outras o k esta a dar imensa vontade de mete-las num vaso maior com um bom substrato!!!! Very Happy Dividi-las é k ñ vou, pois sou completamente nova nestas coisa e tenho receio de fazer asneira.... Espero k com um vaso maior tenham mais "a vontade" e assim crescerem cada uma para seu lado....
    Para a N. Ventrata ja tenho o vaso com coco e so kero mesmo saber como se faz o dito substrato, mas talvez espere pela Primavera para fazer a muda Wink ou ñ! VONTADE!!!!!
    A Dioneia esta em dormencia por isso nem lhe vou tocar .

    Bom mais uma vez estou eu aki a melgar-vos com perguntas k muito provavelmente são basicas para vocês mas pronto, eu kero é o melhor para as minhas "meninas" !! Laughing OBRIGADO por serem smp tao prestaveis e me aturarem......... HIHIHIHIHIHI cheers Beijinhos*****
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Re: Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por cp_produtos Seg Dez 27, 2010 1:52 pm

    Então começamos com o esfagno, não é essencial, não precisas de te preocupar muito com isso.

    Em relação ao solo, quando se diz 50/50 ou 1:1 ou coisas desse estilo são as proporções de dois ou mais componentes, a proporção na mistura ou seja é juntar num recepiente e misturar, da mesma forma que se mistura farinha e açucar para fazer uma massa de um bolo Very Happy , depois é só colocares a mistura nos vasos e colocar lá as plantas.

    Preparação das plantas: retiras as plantas do vaso original, ajuda dar umas pancadas nas laterais do vaso e depois viras-o de cabeça para baixo e dás umas pancadas no fundo que ficas com o solo desenformado na mão, de seguida retiras o solo velho com os dedos até ficarem só as raizes, este SÓ não é para lavar as raizes bem lavadinhas Very Happy , é apenas para retirares a maior parte do solo antigo, de seguida se quiseres fazer alguma separação de plantas é seguires os caules e tentares desembaraçar as raizes umas das outras até ficares com plantas individuais, depois é só fazer um furo no solo novo com algum utensilio ou mesmo com um dedo e colocares lá as raizes da planta dentro, ajeitas o solo á sua volta sem comprimir muito e dás umas boas borrifadelas na superficie do solo, colocas o vaso num prato com água e já está pronto.
    Depois nas horas seguintes vai dando um olhinho porque o solo novo vai sugar a água toda do prato e vais ter de meter mais.
    Penso que está tudo explicadinho, mas se tiveres duvidas é só dizer Very Happy

    .
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Re: Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por Marta I. Seg Dez 27, 2010 2:14 pm

    Muito obrigado Cp!!!! aserio pah OBRIGADA pela tua ajuda sempre pronta . Mas gostava mesmo de arranjar esfagno, ñ me keres vender um bocado? Dou-te a minha morada, das-me o teu NIB e eu faço o deposito . K achas?? Wink
    Beijinho Grande ah e ja me eskecia essa coisa com o prato, tmb se aplica a Nepenthes? Beijinhos*****
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Re: Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por cp_produtos Seg Dez 27, 2010 2:44 pm

    O prato não se aplica na nep, mas no primeiro dia podes aplicar, para humedecer bem o solo, porque como vais reparar o solo acabado de "fazer" é lixado para regar por cima porque a água faz buracos e desmancha a cena toda.

    .
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Re: Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por Marta I. Seg Dez 27, 2010 3:06 pm

    ok amigo ja percebi!! Very Happy Olha ja enviei o mail vou dormir k amanhã é dia.... Mas falamos amanhã.
    Beijinho*
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Re: Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por Diamantino Seg Dez 27, 2010 11:42 pm

    o melhor é depois de fazer a mistura de turfa e perlite, é misturar depois água destilada e amassar o substrato, isto para facilitar a absorção da água.
    A turfa seca quando vem directamente do saco dificilmente fica húmida, assim se fizerem o que está descrito acima facilitara o processo.

    Conteúdo patrocinado


    Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso  Empty Re: Helppppppppppppppppppppppppp!!!! Muda de vaso

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 10, 2024 6:26 am