CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+2
CAMAL3AO
Marta I.
6 participantes

    Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Marta I. Qui Jan 06, 2011 11:30 am

    Boa noite Familia,

    Ja sei k é normal os vasos secarem para dar lugar a novos mas fiquei algo apreensiva ao ver k tenho 5 jarros a secar, todos eles a começarem pelas tampas . Como fiz a muda a relativamente pouco tempo fiquei na duvida se sera mesmo normal ou se tera alguma coisa a haver com o substrato ( Turfa Loira + Perlita 1/1) ou se deveria mesmo ter estado kietinha tal como o meu amigo Cp me aconselhou "espera pela Primavera" . Estou um bocado na duvida.... HELP!!! aki vão algumas fotos para vos ajudar a formar uma opinião:

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09411j.jpg/


    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09412j.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09413x.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09415e.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09417n.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09417n.jpg/

    Este jarro ñ esta a secar mas a tempa ja vinha assim kuando comprei a N. e nunca mais desenvolveu, má formação ou algum sinal de k ñ estou a fazer bem as coisas?

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09417n.jpg/


    Desculpem se algumas fotos ñ são muito esclarecedoras mas a minha makina ñ é la grande coisa... Sad

    Desde ja muito obrigado por lerem, mais uma vez, uma duvida aki da xatinha.... Razz

    Espero pela vossa opinião!
    Beijinhos*
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por CAMAL3AO Qui Jan 06, 2011 11:47 am

    Olá Marta Smile

    Tens a planta hà pouco tempo? Na minha opinião a mudança de ambiente que ela sofreu, nomeadamente da estufa onde ela se desenvolveu para as condições que tens na tua casa podem ter sido os catalisadores daquilo que lhe está a acontecer, e o facto de ela ser jovem e lhe teres mudado de vaso, pode também ter sido uma das causas para ela se ressentir.

    A temperatura, a humidade e as regas sao muito importantes para a manutenção e desenvolvimento das armadilhas e da planta em si, uma mudança nestes factores implica mudanças visiveis tais como as que estás a presenciar.

    Agora deixa-a estabelizar da muda, mantém humidade com borrifadelas e não te preocupes que morrer não morre de certeza Wink

    Cumprimentos
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por rf33 Qui Jan 06, 2011 11:52 am

    Hey Smile

    Olha, eu não me preocuparia Smile As Nepenthes, tal como o "Camaleão" disse, costumam perder os jarros após uma viagem, uma alteração de condições, etc etc, e o transplante stressa sempre a planta.

    Enquanto a planta se mantiver verdinha e sem manchas esquisitas (porque manchas há sempre, há é que avaliar se se tratam de danos nas folhas naturais ou se é algum fungo ou outro organismo fitopatogénico a infectar-te a planta), não há crise. E mesmo uma mancha numa folha dificilmente te matará uma planta inteira. Antes de a planta morrer há sintomas muito mais visíveis, as tampas a secar é normalíssimo. Wink

    O último jarro que mostras não me parece ter nada de anormal Smile É mais pequeno, pelo que não está tão diferenciado. Mas não percebi bem a qual te referias, por isso Rolling Eyes

    Espero ter ajudado! Smile
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Marta I. Qui Jan 06, 2011 12:01 pm

    Obrigado Familia!! Smile Rafa o k kiz dizer com o ultimo jarro é a tampa k é muito pekena, ñ desenvolve talvez a foto ñ seja la muito esclarecedora.... Mas é isso. A planta ja a tenho a cerca de 2 meses e pouco e ja gastei kuase 3 garrafões de agua destilada por isso falta de Humidade ñ é... Very Happy Talvez seja mesmo ela a ressentir-se por causa da muda, mas comtinua verdinha e a desenvolver hastes novas no topo. Obrigado mais uma vez por serem smp assim prontos a ajudar aki a mala k pouco ou nada entende desta materia Wink

    Beijinho grande*
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por rf33 Qui Jan 06, 2011 12:42 pm

    Hum.. Fui rever a foto e já percebi o que queres dizer..

    De qualquer forma, depois de a folha abrir e o jarro se desenvolver totalmente (quando abre, está pronto), já não muda. Isto é, pode abrir mais um bocadinho, cair mais um bocadinho, mas depois de aberto, a folha+jarro ficam como estão. Com isto quero dizer que se já vinha assim, ou se abriu aí em casa assim, não crescer não se deve a algo que faças actualmente. Não é por lhe dares mais ou menos humidade, calor, etc, que agora vais mudar o que já cresceu, assim como jarros secos não voltam a ficar bons, bla bla bla Razz

    Como disse, esses pormenores não são criticos. Por vezes, nos jarros em formação ocorre qualquer dano - um rasgão, etc), e o jarro acaba por abrir deformado. Isso dificilmente prejudicará o jarro, muito menos a planta Wink
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Jan 06, 2011 7:55 pm

    Olá Marta, não "xateias" nada com estas dúvidas Wink
    ...esse aspecto é normal nas nepenthes. O próximo passo dela é secar metade dos jarros, pelo que vais deixar assim até veres a restante metade a secar também; porém, o corte desses mesmos vasos incentiva ao aparecimento de novos.

    Quanto ao solo, não me parece mal a tua mistura de 1:1; pessoalmente prefiro 1:2 (turfa:perlite) para ficar com um solo mais drenável (consequência: seca mais rápido, mas evita o apodrecimento das raizes por excesso de água).
    Devo notar que essas 2 misturas, são os casos mais comuns e fáceis de obter, mas o ideal será mesmo começar por substituir a turfa por esfagno Wink

    Também sou adepto de usar também um pouco de casca de pinheiro no topo do vaso e pedaços de esfagno, uma vez que estas meninas habitam em florestas cobertas de folhas secas e galhos á superficie do solo.

    Se tiveres que mexer em nepenthes, aproveita agora em que os dias estão mais húmidos, e elas irão desidratar menos Wink
    As minhas têem estado na rua, num clima óptimo de [14ºC;17ºC] e [80%;91%] humidade relativa.

    Dá-lhes tempo para se aclimatizarem...

    Até breve.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por cp_produtos Sex Jan 07, 2011 2:26 am

    As minhas têem estado na rua, num clima óptimo de [14ºC;17ºC]

    Dificilmente as temperaturas actuais em Portugal se podem considerar clima óptimo para as neps.
    Existe nesta categoria logo no cimo num topico fixo a localização geografica das neps no planeta, vou colocar aqui a imagem para relembrar:

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. W_Nepenthes1

    .

    como se pode ver estas zonas do planeta são zonas onde não existe inverno no sentido que nós o conhecemos, existem duas estações no ano, uma época mais seca e uma época das chuvas.

    E mesmo nesta época das chuvas as temperaturas nunca descem para valores do nosso inverno, se repararem nos telejornais quando se vêm as noticias sobre essas partes do mundo onde se mostram os efeitos da época das chuvas as pessoas andam na rua de manga curta ou até em tronco nu, estão completamente encharcadas mas não têm frio, podem ver um exemplo nesta imagem:

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. 240px-Mon%C3%A7%C3%B5es

    Mesmo as neps das terras altas que são sujeitas a temperaturas nocturnas mais baixas, têm um valor mais elevado de temperaturas durante o dia, não estão a temperaturas baixas durante 24h por dia.

    Para quem tiver curiosidade é só ver as temperaturas actuais na zona onde as neps são originarias, fica aqui um mapa com as temperaturas:

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. A2_st
    Actualizado 09:00 AM GMT em 07 de Janeiro de 2011

    Foi um pequeno resumo das razões que originam que em Portugal continental as neps devem ser protegidas das temperaturas exteriores de inverno.
    Para saber como tratar das plantas é útil perceber as diferenças entre a terra delas e a nossa.

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Diamantino Sex Jan 07, 2011 2:04 pm

    Como já foi referido acima penso que ela ressentiu devido a recente muda, mas se forneceres os cuidados necessários ela recupera-se bem.

    Paulo, tens razão em certo sentido, mas tens que tomar também em atenção não só na localização geográfica mas também na altitude, conforme a variação de altitude, vai haver uma variação de clima sendo assim nessas localizações existe micro-climas distintos.
    Por isso temos que dividir depois as Nepenthes em dois grupos as Lowland e Highland.
    As Lowland é o tipo de plantas que estavas-te a referir, de necessitar de climas mais quentes, mas no caso das Highland elas não se ressentem assim tanto com o nosso clima.
    No meu caso as minhas Highland estão dentro da minha estufa, mas esta se encontra sempre com a porta aberta seja dia ou noite. Aliás a minha Rajah desenvolveu-se e cresceu muito mais agora no inverno igualmente as minhas Nepenthes sanguinea.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por cp_produtos Sex Jan 07, 2011 4:37 pm

    Paulo, tens razão em certo sentido, mas tens que tomar também em atenção não só na localização geográfica mas também na altitude, conforme a variação de altitude, vai haver uma variação de clima sendo assim nessas localizações existe micro-climas distintos.
    Por isso temos que dividir depois as Nepenthes em dois grupos as Lowland e Highland.
    As Lowland é o tipo de plantas que estavas-te a referir, de necessitar de climas mais quentes, mas no caso das Highland elas não se ressentem assim tanto com o nosso clima.
    No meu caso as minhas Highland estão dentro da minha estufa, mas esta se encontra sempre com a porta aberta seja dia ou noite. Aliás a minha Rajah desenvolveu-se e cresceu muito mais agora no inverno igualmente as minhas Nepenthes sanguinea.

    A nep que deu origem a este topico não é uma highland, portanto esse detalhe não foi necessário abordar.
    E quando dizes que se elas não se resentem assim tanto no nosso clima estás a falar das highland, como dizes a raja desenvolveu-se mais agora no inverno, e isto porquê ? porque o que te falha no verão não é o calor durante o dia é a falta de descida de temperatura durante a noite, tal como acontece agora no inverno, mas as temperaturas até servem as que temos agora se fosse apenas de noite, mas de dia as neps não devem estar á temperatura do nosso inverno, mesmo as highlands, para as highlands o que dificulta o seu cultivo é a necessidade de variação grande entre o dia e a noite.


    pequena nota:
    nepenthes raja, condições de cultivo, todo o ano:
    temperatura noite: 10 C a 15 C
    temperatura dia: 24 C a 29 C

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Diamantino Sáb Jan 08, 2011 10:53 am

    Sim eu sei que neste caso se trata de uma Lowland, mas acrescentei informação suplementar.
    A respeito da variação estas-te a referir de amplitude térmica, que neste caso se nota muito mais aqui no norte de Portugal que no Sul litoral.
    Mesmo de Verão existe uma amplitude térmica e muito mais em Viseu neste caso Interior Norte e Sul.
    Mas penso que as Highland não são muito afectadas, mas claro convém proteger sobretudo de geadas.
    Marta I.
    Marta I.
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas as Nepenthes,Darlingtonia e Cephalotus
    Mensagens : 382
    Data de inscrição : 29/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Algarve Faro

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Marta I. Seg Jan 10, 2011 5:10 am

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!! Isto esta muito critico meus amigos.... Sad Sad Sad Sad Sad Estão todos a secar, decerteza k a planta se ressentiu com a muda mas o k é estranho é k ela continua a desenvolver novas folhas e ate um novo rebento perto da raiz, penso eu k seja um novo rebento Very Happy talvez esteja a dizer uma barbaridade mas enfim... Pois aki vão as fotos para vcs me poderem ajudar melhor:
    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09553k.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09554.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09555o.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09559i.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09560n.jpg/

    Aki a desenvolver novas folhas correcto?
    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09556s.jpg/

    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09557n.jpg/

    E aki é o rebento se assim se pode chamar, corrijam-me se srtiver errada p.f.f
    https://2img.net/r/ihimizer/i/dsc09558c.jpg/

    Ps- e visto a planta estar a crescer embora va perder todos os jarros, alguem me sabe dizer mais ou menos quanto tempo é k a planta vai demorar a formar jarros iguais? e a planta forma novos jarros na mesma folha ou ñ?

    Por favor digam.m algo o mais depressa possivel!

    Beijinhos e muito obrigada
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Convidad Seg Jan 10, 2011 6:03 am

    Na minha opinião é normal, as nepenthes já por si não gostam muito de ter as raízes a passear e depois ela tem de se adaptar ao novo sitio isso pode fazer com k ela seque parte dos copos velhos, vais ver k apenas vão secar ate metade para ter energia para fazer novos crescimentos.

    De resto continua a tratar bem dela que vais ver k ela vai arrebitar
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 10, 2011 7:25 am

    A planta não volta a formar armadilhas em folhas onde já esteve uma, o jarro faz parte do desenvolvimento da folha, só nasce uma vez, juntamente com a folha.

    È verdade, tens ai um rebento novo Very Happy

    Em relação ao tempo que vai demorar a teres novas armadilhas, depende de vários factores, cada folha que nasce tem a potencialidade de formar uma nova armadilha, mas para isso é preciso estarem reunidas as condições necessárias, os culpados mais usuais para as folhas não desenvolverem as armadilhas são, a falta de humidade e a falta de luz. A isso junta-se a temperatura que não deve estar nos valores ideais visto que é inverno e ela não gosta de frio, prevejo que voltarás a ver armadilhas novas só daqui a vários meses.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Nova duvida acerca dos Vasos da N. Empty Re: Nova duvida acerca dos Vasos da N.

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 6:02 pm