CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    avatar
    Diogo Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/01/2011
    Idade : 33
    Localização : Casal de S.Brás, Amadora

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Diogo Costa Qua Mar 23, 2011 6:26 am

    Boas Pessoal,

    Eu tenho um problema com a minha D. capensis alba. Ela deixou de crescer. Não aparecem folhas novas.

    Ela estava no terrário da nepenthes, pensei que o problema era temperatura muito alta, mas metia na varanda e não vejo melhoras.
    Ela continua a embrulhar as presas (não sei se é significante).

    Se for preciso, tento arranjar fotos, por isso avisem-me.

    Obrigado e até já.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Mar 23, 2011 6:35 am

    Olá Diogo, não te stresses. Se ela enrola as presas, é bom sinal, continua em funcionamento. Agora temos que analisar os aspectos:

    Eu andei muito tempo as voltas com a minha também. a 1ª que eu tive foi o Dinis que me ofereceu para recuperar, exactamente pelo mesmo motivo. Já passou quase um ano e nem folhas novas, no entanto germinei um clone dela por leaf-cutting e está a crescer bem.

    Quanto à tua, em primeira instância, tens que perceber que o facto de a tirares do terrario, causou-lhe stress pela mudança de ambiente, principalmente a descida de temperatura. Não lhe dês SOL DIRECTO até reparares que ela se ambientou à diferença de intensidade luminosa bem cm a descida de humidade relativa do ar (pode continuar à janela, mas à sombra ou pões uma folha de papel branco entre o vidro e a planta para filtrares os raios solares).
    Em termos de solo, seria bom confirmares se usa 1:1 turfa:silica ou quanto muito 1:1 turfa:perlite).
    Tem sempre um dedo de agua no prato, e de x em quando rega o caso por cima do solo, para lavar eventuais impurezas da tera, bem como para evitar o aparecimento de algas e musgo.

    Usa este mesmo tópico para a malta ver a evolução da mudança de meio-ambiente da planta, e vai-nos mantendo actualizados Wink


    P.S. - Podes também tentar o leaf-cutting como eu, quem sabe não terás mais sorte com uma planta fresca Wink
    Corta as folhas mais frescas e espeta com elas num copo com água destilada. Dá-lhes muita luz.

    Um abraço ,
    Dani.
    avatar
    Diogo Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/01/2011
    Idade : 33
    Localização : Casal de S.Brás, Amadora

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Diogo Costa Qua Mar 23, 2011 10:17 am

    Obrigado desde já pelas dicas Daniel,
    Ela até agora não tem estado a apanhar luz directa, só as primeiras horas de sol.
    O solo é turfa:perlite, em que proporções não sei, pois já o comprei preparado.
    O prato tem sempre água, mas não costumo rega-la por cima. Nem ela nem nenhuma das minhas plantas sem ser a nepenthes que está fora do terrário.

    Eu já tentei fazer leafcutting, mas não resultou. Meti algumas folhas no meio da cultura de esfagno, mas não resultou. Houve uma folha que começou a criar um "brolho", mas as pontas tavam a aprodecer progressivamente, até que a folha aprodeceu toda. Acho que vou tentar outra vez fazer leafcutting, pois também quero oferecer umas plantas.

    Já agora, tenho outra duvida, também em relação a D. Capensis. Como eu tenho várias plantas na varanda, devido à humidade e à agua sempre presente e estagnada, as minhas d. capensis estão cheias, mas mesmo cheias de mosquinhas. Será que tanta mosca não será prejudicial?

    Obrigadão e até já.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Mar 24, 2011 3:43 am

    O que poderá eventualmente acontecer é ficar obesa Very Happy Não há problema, se não intervéns, deixa a Natureza trabalhar Wink

    Devias era vende-la à Baygon Wink he he...

    Isso, tenta de novo o leaf-cutting. Eu tenho mais sucesso ao submergi-las em água, que pô-las directamente em esfagno. Tenta sempre com folhas, o mais frescas possível.
    avatar
    Diogo Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/01/2011
    Idade : 33
    Localização : Casal de S.Brás, Amadora

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Diogo Costa Dom Mar 27, 2011 4:20 pm

    Ahahah, pode ser que faça negócio com eles, pois aqui ajudou me bué.

    Vou agora tentar o leafcutting num recipiente com água no terrário.

    Obrigado pelas dicas, Daniel Wink
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por João Oliveira Sex Abr 22, 2011 5:01 pm

    Eu tive uma drosera adelae ke teve uns 2 meses sem dar folhas novas, acabou por secar por completo, agora ha volta de 2 semanas voltou a crescer, as primeiras armadilhas tavam deformadas mas voltou ao normal Very Happy
    avatar
    Diogo Costa
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/01/2011
    Idade : 33
    Localização : Casal de S.Brás, Amadora

    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Diogo Costa Dom Abr 24, 2011 9:45 am

    A minha também já começou a dar folhas novas. Só que as folhas nasceram pequeninas e muito tenrinhas, tem que apanhar mais sol.

    Cumprimentos

    Conteúdo patrocinado


    Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado Empty Re: Drosera Capensis Alba - crescimento estagnado

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 11, 2024 8:32 pm