CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Identificação de espécie e possível maleita

    avatar
    Freddy
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 21/03/2011
    Localização : Árvore, Vila do Conde

    Identificação de espécie e possível maleita Empty Identificação de espécie e possível maleita

    Mensagem por Freddy Qui Mar 24, 2011 4:35 am

    Caros amigos,

    Necessito da vossa ajuda para identificar esta espécie de Nepenthaceae.

    https://2img.net/r/ihimizer/i/img3742q.jpg/

    Esta planta que me foi carinhosamente oferecida por uma amiga conseguiu sobreviver aos maus tratos que eu lhe infligi durante cerca de 6 meses, até que, farta e numa tentativa frustrada de escapar lançou-se de uma altura de cerca de 2 metros. Como consequência desta tentativa partiu o vaso plástico original e esmagou quase todos os vasos que possuía.

    Neste momento possuí apenas o vaso que apresenta na figura e a morrer.
    Conseguem-me dizer através desta imagem de que espécie se trata ao certo?

    Outra coisa, as folhas apresentam o aspeto retratado na figura seguinte, é normal? É alguma doença? Sou eu que a continuo a tratar mal?
    https://2img.net/r/ihimizer/i/img3741r.jpg/
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Identificação de espécie e possível maleita Empty Re: Identificação de espécie e possível maleita

    Mensagem por CAMAL3AO Qui Mar 24, 2011 6:26 am

    Boas Freddy Smile

    É um pouco complicado pelas fotos que mostras, perceber que espécie de Nepenthes é, pode ser uma N. Miranda que é a espécie que eu arrisco, mas também pode ser outra Wink

    Não sei em que condições a tinhas/tens, e que porrada ela levou Very Happy Mas tem em atenção em 2 ou 3 aspectos:

    Temperatura, humidade e luminosidade

    Tem a planta no interior de casa, rega-a de modo a ter o solo sempre humido, e sempre que possas, borrifa a planta com agua destilada, e dá-lhe muita luz, se a colocares ao sol, que não seja muitas horas por dia e deve estar sp bem hidratada, o resto das horas que seja num local bem iluminada.

    Perto de uma janela é um bom local Smile

    Essas manchas nas folhas podem ser resultado disso mesmo, ambientes muito variaddos de temperatura e/ou humidade e/ou luz, ou seja, tenta estabelizar a planta num local, onde a humidade/luz/temperatura seja constante para ter tempo de se adaptar e se desenvolver.

    És capaz de ter que esperar algumas semanas ou mesmo meses para que a planta desenvolva armadilhas, mas tudo depende do seu estado de adaptação e das condições que tinhas antes.

    Quanto aos jarros é normal eles secarem, nao duram para sempre Wink

    Abraço
    avatar
    Freddy
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 21/03/2011
    Localização : Árvore, Vila do Conde

    Identificação de espécie e possível maleita Empty Re: Identificação de espécie e possível maleita

    Mensagem por Freddy Qui Mar 24, 2011 9:39 am

    Ela está no exterior pois é o único sitio onde a posso pendurar.
    Está abrigada do sol directo, mas recebe bastante luminosidade durante a manhã e pouca durante a tarde.

    Terei que a colocar no interior de casa?
    Ela não se dá com este tempo primaveril que temos?
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Identificação de espécie e possível maleita Empty Re: Identificação de espécie e possível maleita

    Mensagem por CAMAL3AO Qui Mar 24, 2011 11:36 am

    Neste momento penso que a podes deixar estar onde está, até porque o tempo começa a melhorar e não vale a pena retirar para dentro de casa, não agora...

    Corta os jarros secos na ponta da folha, alguma folha que possa estar mais "queimada " ou mal formada, se quiseres corta-a também, se puderes mudar o solo muda, e a partir de agora, tem em atenção a esses factores, regas, borrifadelas e luminosidade, em pouicos meses ela deve recuperar Smile

    Cumps
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Identificação de espécie e possível maleita Empty Re: Identificação de espécie e possível maleita

    Mensagem por Ricardo Miranda Qui Mar 24, 2011 3:35 pm

    Na minha opinião, essas manchas são sintomas de frio a mais, é comum aparecer nas nepenthes durante o inverno, quando não as protegemos devidamente.

    Irá com certeza correr tudo bem com essa planta agora que os dias comecem a aquecer.

    Conteúdo patrocinado


    Identificação de espécie e possível maleita Empty Re: Identificação de espécie e possível maleita

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex maio 17, 2024 4:20 am