CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por luis zhang Ter Mar 29, 2011 3:34 pm

    Olá a todos!
    Desde que me inscrevi neste forum tenho resistido à tentação... Mas com a chegada da primavera não pude continuar isto. Em 2011 comprei estas plantas e algumas sementes.
    Hola

    Criei este tópico mais com o objectivo de receber algumas respostas e críticas, e não tanto para mostrar as plantas que ainda estão a sair da dormência (para alem de serem aquisições recentes).

    Aqui vai:

    O que eu dividi ou transplantei
    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Cimg0041p

    Estas não lhes mexi. Precisava da vossa opinião. Transplanto-as ou deixo as estar? Será melhor dividir a dionea?

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Cimg0039zs
    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Cimg0038v
    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Cimg0034a


    E por fim uma experiência de nano-mini-micro-bog
    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Cimg0040i


    Utilizei a pior turfa que existe(n tem nutrientes mas é muito fibrosa, parece palha)
    Espero cultivar Esfagnum aki assim que consiga arranjar.


    Agora a chuva de dúvidas Question
    As dioneas estão todas com astes florais e eu gostava mesmo de ter a eperiencia de as crescer por semente. axam que elas estão em condições de frutificar Question
    Como fáço para as imagens aparecerem directamente no forum? Quando faço inserir imagem não aparece nada! tenho que colar os links para pelo menos esses aparecerem.


    Ohô! acabei por-me eskecer de várias perguntas que queria fazer... Crying or Very sad Por isso é tudo por hoje.



    Cumprimentos à comunidade

    Luis Filipe


    Última edição por CAMAL3AO em Ter Mar 29, 2011 4:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Para colocar fotos visiveis ;))
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Re: Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Mar 29, 2011 4:56 pm

    Olá Luís Smile

    Antes de mais parabéns pela tua colecção, já não é tao mini assim Wink
    Editei o teu topico para colocar as fotos visiveis, aproveito para dizer que é necessario terem uma conta no imageshack e fazerem o log-in para terem acesso ao LINK DIRECTO, que é esse que possibilita o visionamento da imagem como a estão a ver agora Smile

    Quanto às tuas Duvidas:

    1. Os transplantes parecem estar bem, deixaste o rizoma um pouco de fora como deve ser nas sarracenias o que está tdo bem, agr é deixar crescer Wink

    2. Na 2ª Sarra parecem estar lá 2, se quiseres dividir vais a tempo, mas se ficar como está também a podes dividir só para o proximo ano à vontade, acaba por serr uma opção tua, no ntanto, se quiseres, podes cortar algumas folhas antigas que lá estão Wink

    3. Quanto à Dionaea, podes deixar crescer o caule e tentar florir, no entanto tns que lhe dar muito sol ok? Para ele ter a energia necessária para isso, parece estar boa de saude, e tem também atenção aosPulgões porque costumam atacar o caule floral e Inutilizá-lo, fica sempre atento a isso Wink

    Mais uma vez parabéns Wink

    Cumprimentos
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Re: Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Mar 30, 2011 6:51 am

    Olá e bem-vindo de novo Zhang Wink

    Bem, já tens aí muitas dicas, vou tentar deixar-te mais umas que me chamaram a atenção, e dar-te uma opinião diferente sobre as dionaea (embora ache válido, as dicas do CAMAL3AO!)

    * Poda as sarracenias, não precisas de cortar a folhas todas, completamente (vejo algumas somente deteoradas no topo), a planta não necessita desperdiçar energia com folhas que têm os dias contados, no entanto não necessita perder alguma energia dispensada com outras folhas. Compete a ti aprenderes com ela própria, tenta ver o que ela está a pedir-te mais, e o que já não lhe interessa continuar Wink (mistico né, é a beleza da coisa..)

    * As dionaeas, levavam um pouco mais de perlite, no entanto têm um ar um tanto frágil. eu cortaria esse caule para já e deixaria-las ganhar mais um pouco de folhagem (vais ter bastantes caules não te preocupes). Lembrei-me de um tópico do Cedric, podes dar uma olhadela: https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t872-dioneia-fraca-flor ; É uma planta muito parecida ás tuas.

    * Quanto ao tabuleiro grande com água acho formidável, também tenho um. Mas espero que elas não tenham passado o inverno com essa agua toda.. Very Happy

    Agora toma bem atenção no que o CAMAL3AO te disse, no que toca a dar-lhes muito sol. Ambos os géneros necessitam muito dele, e bastantes horas (atenção à evaporação de água do tabuleiro no pico do Verão).

    Aguardamos novidades tuas! Wink

    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Re: Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por luis zhang Qua Mar 30, 2011 1:17 pm

    Muito obrigado pela ajuda!

    UUUI, perlite. Como o subtrato onde vinham era só turfa+esfagnum por isso não usei perlite em nenhuma delas! Até porque tenho pouca de momento.

    Será que vale a pena reenvasar as dioneias para meter 1:1 turfa:perlite? A vermiculite é boa para elas? Não gosto muito de usar vermicultite sem ser para reproduzir pelas folhas mas se fizer bem...

    Quanto ás flores. Não vou deixar ninguem florir Sad . Assim aproveito para mudar a que falta.

    Ah. O tabuleiro está assim por causa dos dias quentes que estiveram. Como pensei que ia chover menos pulo num sitio onde recebia mais chuva para aproveitar. Onde elas estão a água evepora muito rápido com calor!

    O sol claro! Eu quero as armadilhas das Dioneias bem vermelhas!



    Cumprimentos
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Re: Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Mar 30, 2011 1:36 pm

    Perfeito Zhang!

    A questão da perlite, é só para manter a terra mais solta (e escoamento em alguns casos) permitindo melhor desenvolvimento radicular. Turfa e esfagno não é mau Wink
    Carlos Rohrbacher
    Carlos Rohrbacher
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera ascendens, Drosera graomogolensis, Drosera tomentosa var. tomentosa
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 45
    Localização : Brasil

    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Re: Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por Carlos Rohrbacher Qua Mar 30, 2011 6:49 pm

    As plantas prometem, não esqueças de postar imagens delas quando saírem da dormência.

    Conteúdo patrocinado


    Mini coleção - Luis Filipe - 2011 Empty Re: Mini coleção - Luis Filipe - 2011

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua maio 01, 2024 10:10 pm