CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+6
Norberto Matos
cp_produtos
Diamantino
Sofia Vizinho
CAMAL3AO
Andrea Monteiro
10 participantes

    Dionaea floriu e agora?

    avatar
    Andrea Monteiro
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 13/11/2010
    Localização : Portugal

    Dionaea floriu e agora? Empty Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Andrea Monteiro Sex Abr 22, 2011 5:24 pm

    olá pessoal!
    Como já tinha avisado, cá está a melga a pedir a vossa opinião, a minha Dionaea já floriu pela primeira vez, não resisti em deixar florir...e a duvida agora é qual o momento certo para cortar? estará de boa saúde?
    Dionaea floriu e agora? Dscf4193i
    Dionaea floriu e agora? Dscf4203b
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Sex Abr 22, 2011 5:49 pm

    Olá Andrea Wink

    Até que enfim que alguém teve "bolinhas" para deixar florir uma Dionaea Very Happy
    Não cortes nada que ela está muito bem como está, aproveita e poloniza as flores, como??

    Simples, tns dentro da flor a parte central e em volta uma especie de "antenas com polen na ponta".
    O que deves fazer agora é roçar essas "antenas" na parte central, as várias "antenas" na parte central.

    O Ideal será usar as "antenas" de uma flor e roçar na parte central da outra flor e vice versa, como no teu caso que tens 2 flores abertas Wink

    Dá-lhe sol sempre que possivel Wink

    Cumprimentos
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Sofia Vizinho Sáb Abr 23, 2011 12:42 pm

    Desculpem a ignorância, mas o que é que a polinização vai fazer??? Rolling Eyes
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Dom Abr 24, 2011 4:17 pm

    Sofia Vizinho escreveu:Desculpem a ignorância, mas o que é que a polinização vai fazer??? Rolling Eyes

    Oii Sofia Wink

    Vai originar sementinhas Wink

    Cumprimentos
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Diamantino Seg Abr 25, 2011 4:28 am

    atenção que a parte central só vai estar receptiva a receber pólen quando ela tiver uma espécie de ''leque''

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Seg Abr 25, 2011 2:23 pm

    polinizar a dioneia tem mais do que se lhe diga do que só "roçar as antenas na parte central", mas como já escrevi isso em 300 sitios e foruns diferentes é uma questão de procurar.

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Abr 25, 2011 4:36 pm

    cp_produtos escreveu:polinizar a dioneia tem mais do que se lhe diga do que só "roçar as antenas na parte central", mas como já escrevi isso em 300 sitios e foruns diferentes é uma questão de procurar.

    .

    Até pode ter CP, mas fiz exactamente o que descrevi e em todas as flores tive sementes, foi sorte???

    A questão a que te referes é que a parte central quando fica receptiva ao polen este já está "velho", (isto é um mecanismo que evita a autopolinização), daí ter referido que o ideal seria usar as antenas de uma flor e roçar na parte central da outra flor, e caso nao existam 2 que seja na mesma, antes isso que ficar à espera que venha a moskinha ou termos k ir à procura dos teus 300 posts nas várias revistas e foruns da especialidade Very Happy

    Abraço

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Ter Abr 26, 2011 1:31 am

    Até pode ter CP, mas fiz exactamente o que descrevi e em todas as flores tive sementes, foi sorte???

    não, não foi sorte, mas há uma diferença entre obter 10 sementes ou obter 30, e a forma correcta é a que permite obter maior número de sementes.

    E se tiveste muitas sementes se calhar tiveste ajuda da mosquinha e não sabes ou tiveste de guarda á planta nos dias em que teve flores ?

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Abr 26, 2011 6:30 am

    Mas aqui ninguém está na corrida para ter 30 ou mais sementes, aliás, com a tua preciosa ajuda no teu comentário nem uma semente teria hipotese de ter sido criada não é verdade ?

    E sim, durante 2 dias ou mais fazia sempre isso nas flores, com o método que dei como exemplo Wink

    Cumps

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Ter Abr 26, 2011 7:37 am

    Mas aqui ninguém está na corrida para ter 30 ou mais sementes, aliás, com a tua preciosa ajuda no teu comentário nem uma semente teria hipotese de ter sido criada não é verdade ?

    tens a certeza ??

    A minha preciosa ajuda já cá tá num tópico de á um ano atraz:

    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t872-dioneia-fraca-flor

    peço desculpa se não tenho paciência para repetir as mesmas cenas vezes sem conta, sabes que existe uma função de busca no fórum não sabes...
    nem sequer precisas de:

    ir à procura dos teus 300 posts nas várias revistas e foruns da especialidade

    a resposta estava cá neste forum dada por mim, não era preciso ir muito longe.

    .
    Norberto Matos
    Norberto Matos
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Vitis vinífera
    Mensagens : 162
    Data de inscrição : 23/02/2010
    Idade : 48
    Localização : Guimarães

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Norberto Matos Ter Abr 26, 2011 7:43 am

    Boas,

    O caula floral da minha Dionea ainda nao floriu, mas pelo que observei ontem deve ser uma questao de dias para florir.

    Estava curioso de como proceder para a polinizaçao...

    Obrigado pelos vossos comentarios foram uteis.
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Abr 26, 2011 7:57 am

    cp_produtos escreveu:
    peço desculpa se não tenho paciência para repetir as mesmas cenas vezes sem conta...

    Cp quem te obriga a cá estar???

    Alguém te perguntou alguma coisa neste post? Acho que não Smile

    Então, se não tens paciência para responder ao pessoal novo que cá está, não respondas, ou se quiseres responder, em vez de deitares abaixo quem TEM paciencia para o pessoal novo do forum, simplesmente fornece o link do teu comentário que já cá estyá há um ano atrás como suplemento ou eventual correcção do que aqui foi dito.

    Estás a criticar quem responde e quem pergunta, na medida em que dizes que "EU já disse tudo, quem quiser que procure nas funções de procura deste forum" Very Happy LOl

    Na tua óptica mais vale não se dizer nada no forum visto tu já teres dito tudo Wink

    Mas o forum não se rege na tua óptica e aqui ainda há quem tenha paciencia para o pessoal Wink

    Abraço

    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Ter Abr 26, 2011 8:22 am

    Mas o forum não se rege na tua óptica e aqui ainda há quem tenha paciencia para o pessoal Wink

    não estás a acusar-me de falta de paciência pois não ?????

    Se alguém teve uma duvida e eu não ajudei que se chegue á frente, eu apenas acho que é desnecessário haver repetição de informação, mas se a tua forma de ver é que se deve repetir incessantemente as mesmas coisas tudo bem, repete á vontade, agora não é só ter paciência para falar, convém arranjares ai alguma paciência para ler, assim pelo menos a repetição das informações fica correctamente repetida.

    sendo assim vou transcrever para aqui uma resposta minha a esta questão, no ano de 2006...

    Se só tem uma deve polinizar a flor á mão , retirando o polen ( está numas partes amarelas que rodeiam o centro da flor) e colocar na parte central da flor , deve fazer isto ao longo de uns dias e depois é esperar. Só com uma flor não dá muitas sementes porque as flores das dionaeas têm um mecanismo para evitar a autopolinização que funciona da seguinte forma , quando a flor abre o polen está pronto mas a parte feminina da flor ainda não e só daqui a alguns dias (2) é que fica receptiva ao polen e nessa altura o polen já está "velho" , mas mesmo assim consegue-se obter algumas (poucas) sementes.

    nota: texto retirado de uma minha resposta em 25 Jul 2006:
    http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=658&start=0&st=0&sk=t&sd=a&hilit=polinizar

    eu compreendo que tu ainda tenhas muita paciência, mas tás a ver quantas vezes eu já escrevi isto... daqui a uns anos vamos ver se ainda tens tanta paciencia como agora nestas ultimas semanas... espero que sim. Wink

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Abr 26, 2011 9:52 am

    Mais uma vez pergunto: Alguém te perguntou alguma coisa neste post?? Acho que não Smile Respondeste porque quizes-te Wink

    Então o que estás a querer dizer é que quando alguém perguntar alguma coisa, eu e outro alguém teremos que ir aos teus arquivos e transcrever aquilo que disses-te porque tu estás preocupado com a informação duplicada Neste forum?? LOLOL


    Então eu digo-te o mesmo, escusas de responder, porque o que tu dizes já vem no Savage Garden e em outros tantos livros da especialidade Very Happy

    Ps: já agora vai ai aos teus arquivos e em vez de ires buscar o artigo a um forum que já nem existe ou está morto, coloca a resposta dos restantes 299 posts que devem estar no forum CPPC, é que não vamos agora dizer ao pessoal novo: " a resposta à tua pergunta está no forum xpto do ano de 1975, NAO SABIAS?????" Very Happy


    Na boa Peace cheers
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Ter Abr 26, 2011 10:05 am

    estás chato, eu coloquei o tópico onde isso está explicado neste fórum, mas tu continuas a bater na tecla da paciência e eu só te mostrei que a paciencia está dependende do numero de vezes que já se escreveu uma coisa, dai ter ido buscar a outro sitio o texto mais completo ( e não foi num forum morto ou que não existe, é um forum bastante usado pelo pessoal dos bonsais ), por isso compreendo que ainda tenhas muita.

    vamos continuar nesta conversa muito mais tempo ou isto é só desculpas para depois apagares tudo ?

    nota: não havia necessidade de estarmos a discutir esta cena da paciencia e tal bla bla, eu teria enviado uma pm e falavamos em privado, mas não posso enviar pm's...

    .
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Ter Abr 26, 2011 10:14 am

    E já agora, esclarece-me só isto, queres defender que não se deve usar a função de procurar no forum por info ??
    É fazer topicos novos e já tá , é isso ?
    Eu posso usar a função procurar e ir ver quantas e quantas vezes essa resposta já foi aqui dada, só porque eu falo nisso é que já é crime ?

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Abr 26, 2011 10:16 am

    Mas eu não te perguntei nada também, porque me irias enviar PM a explicar o kê???

    Compreendo que a tua paciência seja pouca, mas pelos vistos para deitares abaixo isso tens muita... mas como ninguém te perguntou nada, não compreendo também tanto post teu com tantas justificações Smile

    Eu não tenho mais nada para continuar, aliás, quando comecei a falar aqui neste tópico nem era para ti tu é que te metes-te para lançar um pouco de lenha na fogueira como gostas de fazer Wink

    Trankuilo, Peace cheers
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Abr 26, 2011 10:19 am

    cp_produtos escreveu:E já agora, esclarece-me só isto, queres defender que não se deve usar a função de procurar no forum por info ??
    É fazer topicos novos e já tá , é isso ?
    Eu posso usar a função procurar e ir ver quantas e quantas vezes essa resposta já foi aqui dada, só porque eu falo nisso é que já é crime ?

    .

    Tens um forum n tens? Quando alguém te pergunta qual o substrato a ser usado nas Pcarnivoras tu mandas esse alguém ir ver ao google?????

    Enfim.... com estas tuas dicas percebe-se logo a tua intenção, não te escondas em vitima quando dizes que sempre que precisaram de ti ajudas-te, mas depois mandas o pessoal po google Very Happy LOL

    Wink
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Qua Abr 27, 2011 3:00 am

    Tens um forum n tens? Quando alguém te pergunta qual o substrato a ser usado nas Pcarnivoras tu mandas esse alguém ir ver ao google?????

    eu não tenho forum nenhum, deves estar a fazer confusão, eu participo em vários foruns, mas nenhum deles é "meu".

    Enfim.... com estas tuas dicas percebe-se logo a tua intenção, não te escondas em vitima quando dizes que sempre que precisaram de ti ajudas-te, mas depois mandas o pessoal po google Very Happy LOL

    a minha intenção ? qual intenção ?

    E sobre ser vitima, sim sou vitima de não poder enviar pm's, por exemplo.

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Qua Abr 27, 2011 3:47 am

    cp_produtos escreveu:...sim sou vitima...

    Sad Sad Tadinho do Cp_produtos, ninguém conhece os 300 post's espalhados pelos vários foruns do mundo inteiro, nao tem uma assinatura que lhe faz tanta falta, e agr nem pode falar com os seus amigos por Pm Sad

    Tenho aqui um numero que te poderá ser util não sei:

    Dionaea floriu e agora? Logo_ent

    707 20 00 77

    É a minha veia cómica como tu dizes Wink

    Abraço
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Qua Abr 27, 2011 4:25 am

    Sad obrigado pelo contacto, vai-me ser muito util, grande amigo, eu sei que posso contar contigo sempre que precisar, o mundo precisa é de mais pessoas como tu, que sabem dar valor aos amigos e trata-los bem.

    .
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por CAMAL3AO Qua Abr 27, 2011 6:07 am

    cp_produtos escreveu: Sad obrigado pelo contacto, vai-me ser muito util, grande amigo, eu sei que posso contar contigo sempre que precisar, o mundo precisa é de mais pessoas como tu, que sabem dar valor aos amigos e trata-los bem.

    .

    O mesmo posso dizer de ti não? Acho que deixas-te claro na ultima vez que à minima oportunidade irias mandar bocas, e eu triste com isso respondi-te que com muita pena minha com essa tua atitude que podias mandar bocas, mas que eu também sabia responder... ora... esta é a 2 facada nas costas que me dás ou já te esqueces-te da primeira?

    Não podes estar à espera de vir mandar bocas e não levares com nenhuma....

    cmps
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Daniel Candeias Qua Abr 27, 2011 6:11 am

    cp, enquanto não aprenderes a conversar civilizadamente com as outras pessoas, ou até mesmo, como fazer uma crítica construtiva, isto é o que vais obter cada vez mais...
    Quanto às PM's, desculpa lá se não podes enviar mensagens para fazer publicidades que não interessam a esta Comunidade...
    A Administração e staff já andam cansados do teu lero-lero. Se não foste expulso ainda, é porque ainda existe uma pouco de respeito por ti, bem como pela imagem do forum (o qual levas o tempo a sujar com peidos informáticos).
    ..por ti não, pelos teus feitos...


    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por cp_produtos Qua Abr 27, 2011 6:58 am

    O mesmo posso dizer de ti não? Acho que deixas-te claro na ultima vez que à minima oportunidade irias mandar bocas, e eu triste com isso respondi-te que com muita pena minha com essa tua atitude que podias mandar bocas, mas que eu também sabia responder... ora... esta é a 2 facada nas costas que me dás ou já te esqueces-te da primeira?

    Não podes estar à espera de vir mandar bocas e não levares com nenhuma....

    sobre a primeira estavamos conversados, pensava eu, mas eis que não quando deixo de poder mandar pm's no forum, por exemplo, lembraste-te de me dizer alguma coisa sobre isso ? não vi nenhuma consideração da tua parte em dizer-me qualquer coisa, logo deduzo que estás de acordo...
    tópicos apagados... pelos vistos também não te fazem confusão, o que queres que pense?
    O cam é mesmo o gajo porreiro que eu pensava que fosse...

    ---------------------------------------------------------------------------------------

    cp, enquanto não aprenderes a conversar civilizadamente com as outras pessoas, ou até mesmo, como fazer uma crítica construtiva, isto é o que vais obter cada vez mais...

    hás de me dizer onde é que fui mal educado, assim só por curiosidade.

    Quanto às PM's, desculpa lá se não podes enviar mensagens para fazer publicidades que não interessam a esta Comunidade...

    sabes o que significa PM ? private message, sabes o que significa? eu traduzo, significa que não tens nada a ver com o que escrevo nas minhas pm's.

    Sobre o que interess ou não á comunidade quem és tu para decidir isso ?

    Explica-me lá porque eu colocar um topico a dizer que vai sair um artigo sobre carnivoras numa revista é uma noticia que não interessa á "comunidade" ?
    porque razão o topico foi apagado ?

    não sei se reparaste mas o feriado de segunda feira foi o 25 de Abril, sabes que censura da informação e liberdade de expressão era coisa que é suposto deixar de existir depois dessa data.

    não posso enviar pm's e tenho os meus topicos apagados, viva a liberdade...

    vou copiar este topico e enviar por email para as pessoas da administração do forum que tenho os contactos, duvido que todos estejam de acordo com estas censuras, e se estiverem não precisas de te incomodar em expulsar-me que sou eu que me vou embora, não gosto de ditaduras...

    um bem aja a todos.

    .
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Michael Benedito Qua Abr 27, 2011 1:53 pm

    Lol... sem comentários... Cam, sabias que há um ditado antigo que diz:

    Dionaea floriu e agora? Some_Things_Never_Change_by_eLizArFeiNieL

    Por isso, nao vale a pena insistir Razz Não percas o teu tempo em coisas que não valem a pena Smile


    E pessoal, quando polinizarem a vossa planta tenham cuidado, pois ela tem dentes Wink

    Dionaea floriu e agora? Dpan3310l

    Conteúdo patrocinado


    Dionaea floriu e agora? Empty Re: Dionaea floriu e agora?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 3:15 pm