CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
Rúben Sequeira
Diamantino
mentol
7 participantes

    Olá a todos

    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Olá a todos

    Mensagem por mentol Qua maio 11, 2011 11:00 am

    Olá

    Após alguns anos a adorar platas carnivoras em setembro do ano passado decidiram-me oferecer uma diaonea, desde essa altura tenho andado a ver este forum e a aprender a cuidar da pequena.
    Ela vinha em aqueles vasos pequeninos penso que foi comprada num Hipermercado. embora só tivesse 3 ou 4 presas a planta era bastante activa.
    Em Janeiro decidi que ela já era grande para estar no vaso em questão e então fui a um horto ao qual me desaconcelharam a troca pois ainda era muito cedo.
    Em Abril comprei 1 saco de turfa e outro de Terra Universal pois foi o que aconcelharam nesse horto e ainda comprei mais duas amigas uma Nepenthes e uma Sarracenia.
    Comprei um vaso rectangular ao qual pus uma camada de turfa outra de terra outra de turfa outra de terra assim sucessivamente, fiz 3 Buracos e coloquei la as 3 plantas com a terra dos vasos pequenos.
    Na altura da mudança a minha dianoea tinha um caule florar de 20 cm, já era o segundo pois o primeiro foi amputado á nascença.
    Desde então as plantas têm ficado meias adoentadas e não sei o que fazer.

    A diaonea está praticamente morta, e já noto alguns bichinhos brancos muito pequenos á volta dela. A panta já foi grandita chegou a ter praí umas 15 presas
    A Nepenthes está parada e parece tambem estar seca.
    A Sarracenia já tem uns rebentos novos mas tem outros antigos com as pontas queimadas.

    Estão numa janela virada para o sul
    Pedro Lima moro na Maia (Porto)
    Alguma ideia?
    desde já obrigado

    Olá a todos Dsc00379o
    Olá a todos Dsc00380py
    Olá a todos Dsc00381ve
    Olá a todos Dsc00378k
    Olá a todos Dsc00374m
    Olá a todos Dsc00372k
    Olá a todos Dsc00369q
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Diamantino Qua maio 11, 2011 12:11 pm

    Olá sê bem-vindo Pedro.

    Penso que o problema seja o substrato, pela foto diria que essa terra não é a indicada.
    Outra nota, as nepenthes não gostam do substrato encharcado.
    Aguarda por mais opiniões Wink
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Rúben Sequeira Qua maio 11, 2011 12:18 pm

    Muito bem vindo à Comunidade - CPPC! cheers

    Obrigado por começares logo em alta, e colocares as fotos das tuas Plantas Carnívoras! Smile

    Eu acho que as devias colocar mais ao Sol directo, mas para isso terias que mudar a tua Nepentes para outro vaso, pois em norma, as Nepenthes preferem locais mais iluminados, mas não ao Sol directo e não gostam de ter o substracto sempre húmido [requerem mais ou menos, as mesmas condições das orquídeas usuais].

    Uma coisa que me preocupa é que o substracto que usas para as tuas Plantas Carnívoras, não me parece de todo ser Turfa loira Neutral porque essa sim, é a adequada para as tuas plantas...


    Wink
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por CAMAL3AO Qua maio 11, 2011 3:23 pm

    Olá Mentol, sê bem vindo ao forum e a esta comunidade Smile

    Tens ai já um bom começo, mas juntas-te uma planta que de cuidados são muito diferentes das outras, que é o caso da nepenthes.

    Como o pessoal diz, o substrato tb n deve ser o mais indicado, usa turfa apenas sem fertelizantes, e se tiveres, junta perlite tambem.

    A dionaea e a Sarracenia coloca a sol directo, a nepenthes num local bem luminoso.

    Abraço
    JORGE MAGALHÃES
    JORGE MAGALHÃES
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 260
    Data de inscrição : 15/11/2009
    Idade : 32
    Localização : Baião

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por JORGE MAGALHÃES Qui maio 12, 2011 8:02 am

    bem vindo ao forum, espero que aprendas bastante com o pessoal, a tua dionaea esta a "nascer"uma outra dionaea por baixo da armadilha que esta pra baixo na foto...abraços
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Chepascp Sex maio 13, 2011 3:20 am

    Olá, e sê bem vindo, espero que aprendas muito com esta comunidade.
    Em relação às plantas, quer me parecer que o principal problema é mesmo o substrato, embora não seja ainda muito entendido, mas quer me parecer que esse que usaste não é mesmo nada o ideal.Cumprimentos e boa sorte.
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Obrigado pelas dicas

    Mensagem por mentol Sex maio 13, 2011 2:13 pm

    Eu comprei este substrato pois foi o que me indicaram no horto, mas pelos vistos não dá mesmo nada bom resultado.
    O que devo comprar mesmo ao certo? é que no horto onde as comprei, no caso da perlite e na turfa loira só vendem aos sacos de 20L.
    E onde posso comprar no Porto?
    Então as nepenthes devem ficar no caso do meu parapeito mais á direita (estilo garrafa de água)?
    Elas onde estão só apanham sol directo das 11 as 15 horas.
    A minha diaonea nos seu auge de "presas" nunca gostou muito de sol directo pois devia ser mesmo uma florzinha de estufa.xD
    Vou seguir a vossa dica e vou separar as plantas, vou tirar a nepenthes do vaso.

    Depois conforme o andamento delas vou pondo mais fotos, desde já muito obrigado.
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Chepascp Sex maio 13, 2011 3:55 pm

    Deves comprar turfa loira sem qualquer tipo de fertilizante, nem sequer humus ou matéria orgânica.
    Acho que isso é o fundamental, se arranjares depois a perlite, melhor ainda, mas só a turfa já n é mau.
    Espera que alguém da zona te saiba aconselhar onde possas arranjar isso, ou vê por pessoal aqui no forum que vende em pequenas quantidades.
    Cumprimentos.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Diamantino Sáb maio 14, 2011 12:12 am

    vê neste tópico

    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t1783-turfa-na-maia#26150

    e perlite podes arranjar no jardiland
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por mentol Dom maio 15, 2011 5:01 pm

    Obrigado pela dika da turfa. Só uma questão, visto eu n precisar de tanta turfa como a que esses hortos vendem, posso guardar a turfa durante muito tempo no saco fechada?
    Eu não referenciei o horto que me tinha aconselhado a terra universal mas já que o referenciaram acima foi o jardiland que me aconselhou a tal.
    Vou tentar ir lá ainda amanha e depois faço um post com as fotos.
    Obrigado a todos
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Daniel Candeias Dom maio 15, 2011 6:14 pm

    Rapaz, vamos lá organizar as nossas ideias:

    1) Tens que realmente adquirir a Turfa Loira DE ESFAGNO (cuidado, não tentem vender-te turfas que não sejam de esfagno. Geralmente dizem Sphagnum Peat Moss; outra referência é tentares ver se por acaso não virá da Nova Zelândia, onde o esfagno é de 1ª Wink). Outra coisa importantíssima a comprares é PERLITE, que são umass bolinhas brancas minerais, que permitem a drenagem da água, a oxigenação das raízes no solo e ainda providenciam um solo mais solto para o desenvolvimento radicular.

    2) Podes (e deves) separar a Nepenthes, como os outros cultivadores evidenciaram, e deixar a Sarracenia e a Dionaea juntas na floreira (não te esqueças de replantar para solo adequado) pois safam-se bem com os mesmos cuidados, local, regas e dormências. Durante o transplante mantém as 3 plantas afogadas em água para se livrarem de possíveis bicharadas.

    3) Sarracénia e Dionaea > Começa por fazer um mix de turfa e perlite nas proporções 1:1. Tem o cuidado de quando replantares a sarracenia, de limpares as folhas secas e de deixares o topo do rizoma da planta, de fora do solo. Vê se nunca lhes falta água no prato, mantém um nivel considerável de água, e só deixas descer o nivel quando vires que elas começam a entrar em dormência, lá para os Outonos.

    4) Nepenthes > Sendo a mais fácil e cultivo, só tens que ter cuidado num mix considerável e de a teres constantemente húmida/borrifada. Podes pegar em restos do mix anterior e juntar-lhe mais perlite, cerca de metade da porção que te tenha sobrado, de maneira a que fiques com um ratio de 1:2 sendo turfa:perlite. Isto permitirá que nunca tenhas excessos de água no solo, mas também fará com que tenhas que andar sempre em cima das regas... Tenta não abusar do sol directo, e borrifa-a o mais frequentemente que puderes ou conseguires, para uma maior rapidez de sucesso.

    5) Tenta arranjar um produto chamado Fongys Duo Pronto, é um fungicida que é-nos muito útil no mundo das carnívoras. É de fácil acesso e não prejudica a maior parte das plantas. Eu borrifo sempre o topo do solo, depois de uma muda de vaso; muitas vezes até as próprias raizes. Já me livrei de muita bicharada em dionaeas, de um dia para o outro Wink Por vezes queima as folhas de algumas espécias, mas o que interessa é o que está por baixo do solo, e normalmente acabam sempre por se desenvolverem folhas em melhores condições.


    Aí tens, trata de arranjar solo. Vê se não tens perto uma loja "Cognoscitiva", julgo terem uma loja no Porto. Encontrarás muito material diverso.
    Ficamos à espera dessa muda e de fotos, OK? Smile


    Última edição por Daniel Candeias em Dom maio 15, 2011 6:18 pm, editado 1 vez(es)
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Daniel Candeias Dom maio 15, 2011 6:15 pm

    P.S. - Se quiseres uma outra dionaea, ou mais alguma plantinha manda-me PM com a tua morada e pedido Wink

    O staff ajuda sempre os caloiros sempre que pode.
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por mentol Sáb maio 21, 2011 11:26 am

    Desisto.
    Hoje procurei por todo o lado por Turfa Loira e ninguem tem, fiz 100 Km vi todos os viveiros e Hortos, As unicas que encontrei eram de 250L ou então tinham Humus a 25%.
    Mesmo aquele que me referenciaram o Viveiros S.Tiago já não tem.
    Segunda-Feira vou a uma Loja Cognosciva que nem sabia que era na mesma rua da empresa de onde trabalho.
    Para não dar o dia todo como perdido encontrei a Perlite no Jardiland e ainda comprei uma orquidia para a Velhota.
    Fui ver as carnivoras e quando pensava comprar + uma diaonea e uma drosera vi umas coisas que não gostei(diaoneas com caule e pessoal a divertir-se a fechar mandibulas com a chave de carro) por isso desisti de comprar.

    Obrigado a todos
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Daniel Candeias Dom maio 22, 2011 12:29 am

    Mentas, encontraste a turfa na Cogno? Se quiseres posso pedir aos gajos para te mandarem turfa, para a loja do Porto Wink
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por mentol Dom maio 22, 2011 10:59 am

    Só esta aberta na amanha, vou ver se consigo dar lá um salto pois amanhã vou para coimbra ter uma formação e não sei se chego a tempo.
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Já arranjei Turfa

    Mensagem por mentol Qua maio 25, 2011 2:34 pm

    Boas

    Olá a todos, hoje consegui arranjar a tão procurada turfa loira.
    Comprei na nova loja da cognosciva no porto comprei turfa loira do baltico, comprei 3 litros.(e não chegou)
    Quanto ao Fongys Duo Pronto, não há, segundo o que me disse um gajo dos hortos Valência foi Proibido.
    Se por acaso conhecerem outro fungicida agradecia, embora desde que mudei por duas vezes o substracto nunca mais vi bicho nenhum.

    Como prometido aqui estão as fotos da mudança.

    Pus todas as plantas em recipientes separados porque tinha pouca turfa e estou á espera de + plantinhas eheh xD
    Depois Ponho sarracenia e o que resta da diaonea juntas com as outras novas.
    Abraço e Obrigado
    E abraço especial ao Daniel Candeias

    Olá a todos 25052011085
    Olá a todos 25052011086
    Olá a todos 25052011087
    Olá a todos 25052011088
    Olá a todos 25052011089
    Olá a todos 25052011091
    Olá a todos 25052011090
    Olá a todos 25052011092
    Olá a todos 25052011093
    Olá a todos 25052011094
    Olá a todos 25052011096
    Olá a todos 25052011097
    Olá a todos 25052011098
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Chepascp Qua maio 25, 2011 3:01 pm

    já é um bom começo, agora é esperar que elas comecem a recuperar.
    Boa sorte nisso!
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Diamantino Qua maio 25, 2011 11:24 pm

    só uma questão, antes de colocar o substrato no vaso, tu molhaste e amassas-te o substrato com água?
    Pela imagem acho que não, cuidado se não o substrato só vai estar molhado por cima, mas no meio vai ficar seco, logo as tuas plantas vão morrer à seca.
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por mentol Qui maio 26, 2011 4:16 am

    Por acaso so me apercebi que a turfa flutuava quando as reguei mas entretanto comecei a fazer pressão para baixo até a turfa começar a absorver a agua.
    Só espero que as minhas plantinhas recuperem.:[
    A sarracenia esta seca e toda mole
    A nephentes parece que até é a que esta melhor embora que as presas estão podres.
    A diaonaea é a que está pior já so tem raiz!

    Agora só me resta esperar que recuperem antes que venham as outras-

    Abraço
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Diamantino Qui maio 26, 2011 12:43 pm

    certifica que a turfa no meio tb está molhada se não vais perder as plantas.
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por mentol Qui maio 26, 2011 4:03 pm

    Confirmo, esta tudo bem molhadinho... hoje tive que cortar mais uns ramitos a sarracenia, ela estava toda mirrada quando cheguei a casa, encolheu bastante de um dia para o outro.

    Após o corte:
    Olá a todos 26052011099
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Daniel Candeias Sex maio 27, 2011 3:21 am

    Gostei da Sarracenia pa, está bem melhor. Fura o fundo do vaso e coloca-o em cima de um prato (convinha mais um tabuleiro alto) co mágua permanentemente até voltar o tempo frio.

    Quanto à Nepenthes, não vais dizer que não misturaste o substrato pois não? Se não levas porrada Smile Ela precisa de estar molhada pela turfa, mas com o solo completamente drenado, pela perlite. Wink (se mantiveres nesse copo (o que não aconselho) pelo menos certifica-te que regas bem, mas que não fica água no fundo do copo).

    A questão dos recipientes furados no fundo (isto é para Todos) é para que com as sucessivas regas, os minerais acumulados possam ser lavados pela água, e sair pelo fundo do vaso. Só algumas espécies preferem um recipiente fechado e com possível alagamento de solo.

    Está a melhor mentol, é preciso é ter calma.. Wink
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Chepascp Sex maio 27, 2011 7:11 am

    Cuidado para não cortares muito, pois as folhas desde que estejam verdes fazem fotossíntese, e são necessárias para ajudar a planta a desenvolver-se.
    mentol
    mentol
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera e Diaonea
    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 11/05/2011
    Idade : 35
    Localização : Maia (Porto)

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por mentol Sex maio 27, 2011 1:36 pm

    Até me assustaram... quanto á nephentes tá tudo misturadinho só que realmente pela foto vista deste lado do copo parece que não está. xD
    Os copos são temporarios pois quando vierem as companhias e quando estiverem recuperadas voltam para o vaso vermelho (menos a nephentes, essa vai ficar no vaso da sarracenia) isto tambem é uma desculpa porque não comprei turfa que chegue.
    Quanto á nephentes a desgraçada tava pior que palha tava com as folhas metade amarelas metade verdes mas mesmo a verde estava bastante mole.
    A diaonea é que acho que ja lhe posso fazer o funeral esta toda preta.

    Desenvolvimento: Estabilizaram, não noto a ficar pior de dia para dia como notava antes.

    Cumprimentos
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Daniel Candeias Sex maio 27, 2011 10:40 pm

    Eh pa, a dionaea mandas isso para o lixo porque já tem uma substituta. Quanto ao meteers a nepenthes com a sarracenia, isso não vai ser bom. A sarracenia precisa ter os pés de molho, e a nepenthes não gosta nada dos pés molhados.

    Como diria alguém: "Let's Grow!!"

    Conteúdo patrocinado


    Olá a todos Empty Re: Olá a todos

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 12:57 am