CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Pínguicula

    zedmanfil
    zedmanfil
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Todas :P mas especialmente Cephalotus
    Mensagens : 195
    Data de inscrição : 24/02/2011
    Localização : Lisboa

    Pínguicula Empty Pinguicula

    Mensagem por zedmanfil Sáb Ago 20, 2011 2:07 pm

    Comprei hoje uma pinguicula que vinha com a identificação de pinguicula wesser. Pelo que já li por vezes estas identificações estão erradas. Por isso vinha pedir a vossa ajuda para confirmar/identificar a minha planta e já agora se me dessem umas dicas sobre os cuidados a ter. Pelo que li devo colocar um prato por baixo com água destilada (tal como tenho feito com as outras carnivoras), não devo colocá-la no sol da tarde porque é demasiado forte e também não posso molhar as folhas porque são muito frágeis. Corrijam-me se estiver errado. Very Happy

    Pínguicula Img0493dw.th

    Pínguicula Img0489fm.th
    Chepascp
    Chepascp
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Sarracenias, Dioneias, Pinguiculas, Droseras...
    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37
    Localização : Évora

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por Chepascp Dom Ago 21, 2011 8:38 am

    Boa tarde. Tenho uma que me parece ser igualzinha, que está num tópico de identificação aqui no forum também (https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t1840-identificacao).Também vinha identificada como weeser, mas sinceramente, após pesquisar melhor, parece me ser antes uma tina, mas posso estar enganado. Na altura comprei umas mais pequenas, que me pareciam ser diferentes, mas que o pessoal disse que pareciam ser iguais, mas só que menos desenvolvidas. Mas agora que deram flor também, vejo que as flores são diferentes: as da maior são mais claras, e as das mais pequenas são um pouco mais escuras, daí me parecer que são de especies diferentes. Parece me que as mais pequenas são weeser, e a maior é uma tina, mas como ainda sou um bocado inexperiente nisto, posso estar enganado. De resto nos cuidados, o que disseste parece-me estar correcto, mas acho que tens que ter cuidado com a quantidade de àgua que metes no prato. Li algures que as pinguiculas não gostam do solo muito ensopado, preferem húmido, e que no caso de o solo estar constantemente ensopado, estas começam a desenvolver as raízes à superfície.Daí que elas prefiram um tipo de solo mais arejado. Se estiver enganado, por favor corrijam-me.
    Cumprimentos
    zedmanfil
    zedmanfil
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Todas :P mas especialmente Cephalotus
    Mensagens : 195
    Data de inscrição : 24/02/2011
    Localização : Lisboa

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por zedmanfil Dom Ago 21, 2011 1:42 pm

    Pois realmente pelo que eu estive a ver a minha é mais parecida com a Tina. Devo então colocar pouca água no prato mas ter sempre ou devo deixar secar um pouco entre as "regas"?
    Obrigado pela ajuda Very Happy
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Ago 21, 2011 4:21 pm

    Também me saltou esse promenor à vista, mas pesquisei um pouco, e reparei que a flor que tens, é mais parecida com a P. x Weser. a x Tina tem as pétalas mais arredondadas. Se por acaso ela começar a ficar mais clara ou com um ligeiro tom de rosa, é uma x Weser com certeza Wink
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por werds Seg Ago 22, 2011 2:18 am

    eu diria tina pois é igual ás minhas ora vejam[url=Pínguicula 20110822095431]



    a tua flor ainda está um pouco mais escura que as minhas mas acho que isso foi porque a tua deve ter aberto á pouco tempo não?
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por Daniel Candeias Seg Ago 22, 2011 3:01 am

    sim, são muito parecidas. a tonalidade tb pode ter a ver com as diferenças de luminusidade.
    zedmanfil
    zedmanfil
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Todas :P mas especialmente Cephalotus
    Mensagens : 195
    Data de inscrição : 24/02/2011
    Localização : Lisboa

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por zedmanfil Seg Ago 22, 2011 10:12 am

    Eu comprei-a mesmo assim. Não sei se a flor abriu à pouco tempo. Mas vou esperar mais um tempo e depois coloco mais fotos Very Happy
    Em principio não a devo transplantar já para um vaso maior, a não ser que achem que aquele vaso já está demasiado pequeno, mas quando o fizer que solo me aconselham?
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por werds Ter Ago 23, 2011 3:30 am

    no caso das pinguiculas até toleram terra normal , mas podes utilizar (turfa+perlite) e (turfa + silica)

    Conteúdo patrocinado


    Pínguicula Empty Re: Pínguicula

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 7:49 pm