CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    dionaea passou-se?

    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 2:40 am

    Olá a todos!

    De há uns meses a esta parte, e apesar do pouco espaço que tenho, resolvi dedicar-me às plantas. Quase só cactos e suculentas, mas não resisti a uma dionaea.

    Tem sido um castigo para ver se a rapariga hiberna. Foi para a rua assim que entrou em casa - lá para Outubro - mas, e apesar ter abrandado a produção de novas armadilhas, continua a caçar e hoje apareceu-me com um caule de flor a germinar!

    dionaea passou-se? 8314172012_3c91b2c240

    O melhor a fazer é cortar, certo?

    passou-se, a moça!
    É normal isto acontecer nesta altura do ano? Sei que temos tido alguns dias com temperaturas acima do normal, mas tb temos tido alguns bem frios. Se ela não hibernar é provável que não dure muito, não é?



    Obrigada! E boas festas Very Happy

    Sandra
    Sergio_Manuel
    Sergio_Manuel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 37
    Data de inscrição : 04/05/2012

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por Sergio_Manuel Qui Dez 27, 2012 3:47 am

    Por vezes isso acontece,algumas dioneias são mais apressadas que outras,e não podem apanhar um raiozinho de sol e pensam logo que já é primavera.Quanto ao cortar ou não cortar,a maioria dos cultivadores opta por cortar nestes casos em que as plantas dão caule floral fora de epoca,a planta pode não morrer se deixares crescer e dar flor,mas vai ficar mais fraquinha...disseste que a planta está na rua certo?Em que zona do pais moras?
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 3:48 am

    em Lisboa

    não será a zona mais fria, mas também não me parecem os trópicos (não hoje, de certeza) Smile
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 3:49 am

    e sim, ela esta na rua. no beiral de uma janela, onde dá para proteger qdo o temporal é mais agreste.

    obrigada Smile
    Sergio_Manuel
    Sergio_Manuel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 37
    Data de inscrição : 04/05/2012

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por Sergio_Manuel Qui Dez 27, 2012 3:56 am

    Não é os tropicos de certeza... Very Happy parece-me que estás a fazer tudo bem,e não te preocupes que a tua dioneia não se passou... Razz as minhas tambem estão a apanhar com este frio e cortei o caule floral a uma á uns 15 dias...e as minhas condições são identicas ás tuas visto que estou na margem sul
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 4:05 am

    loucas! Very Happy

    obrigada, mais uma vez Smile
    zedmanfil
    zedmanfil
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Todas :P mas especialmente Cephalotus
    Mensagens : 195
    Data de inscrição : 24/02/2011
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por zedmanfil Qui Dez 27, 2012 4:37 am

    Sergio_Manuel escreveu:Por vezes isso acontece,algumas dioneias são mais apressadas que outras,e não podem apanhar um raiozinho de sol e pensam logo que já é primavera.Quanto ao cortar ou não cortar,a maioria dos cultivadores opta por cortar nestes casos em que as plantas dão caule floral fora de epoca,a planta pode não morrer se deixares crescer e dar flor,mas vai ficar mais fraquinha...

    Bem acho que está tudo dito Wink

    Elas às vezes são assim, ficam um bocado malucas e dão flores fora de época. A tua janela se calhar tem algum micro-clima que permite à planta ficar mais quentinha.

    A questão de cortares o caule incide mais no teu gosto pessoal. Como disse o Sergio_Manuel, se não cortares o caule ela não morre mas fica mais fraca porque vai estar a usar as suas reservas energéticas para dar flor. Se cortares ela deverá crescer armadilhas maiores.

    Bem espero ter ajudado Wink

    Cumps
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 4:44 am

    A janela é virada a sul. Deve ser um dos motivos. E ela até andou por aí uns dias com ar de quem ia adormecer, mas depois as temperaturas subiram outra vez e deu nisto.

    A minha questão é que gostava que ela aguentasse. Já li em muitos lados que se não conseguir que ela hiberne, é pouco provável que aguentem mais do que um ano. Gostava que assim não fosse. Prefiro vê-las crescer do que andar a comprar novas.

    Sim, vou cortar o caule. Já que não parece estar com vontade de hibernar, pelo menos que poupe as energias.

    oh well, fingers crossed.

    Sandra
    Sergio_Manuel
    Sergio_Manuel
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 37
    Data de inscrição : 04/05/2012

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por Sergio_Manuel Qui Dez 27, 2012 5:10 am

    Com a janela virada a sul então quer dizer que ela apanha sol directo practicamente o dia todo ou pelo menos nas horas de maior calor,o que é muito bom para ela ganhar cor mas provavelmente são essas horas de sol que a estão a aquecer mais um pouco e a estão a baralhar a dormência...
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 5:30 am

    Pois, também calculo que sim. Mas não tenho mesmo outra opção. Ou teria, mas é uma varanda de acesso público e não me apetece muito ter plantas que suscitam a curiosidade, num espaço onde qualquer um pode ir mexer :/

    Ainda assim tento minimizar a exposição ao sol encostando-a o mais que posso à parede e metendo-a ao lado de uma planta de vaso grande, de maneira a conseguir que vá tendo sombras durante o dia, conforme o sol vai circulando.
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por werds Qui Dez 27, 2012 1:50 pm

    O facto de as plantas virem de viveiros ás vezes também causam essas confusões ás plantas, pensam que estão na primavera , no seu auge, e no fim estão enganadas Very Happy
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 1:59 pm

    esta foi comprada no AKI. e dá para perceber que quem lá trabalha não faz ideia de como lidar com elas :/
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Qui Dez 27, 2012 2:13 pm

    para que conste: já cortei o caule.
    estava escondida mas já vem lá outra armadilha. a gaja não quer mesmo dormir :/
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por CAMAL3AO Qui Dez 27, 2012 3:09 pm

    werds escreveu:O facto de as plantas virem de viveiros ás vezes também causam essas confusões ás plantas, pensam que estão na primavera , no seu auge, e no fim estão enganadas Very Happy

    O werds tocou num ponto fundamental Smile Seja do AKi ou de outra loja klker, o facto é que as plantas normalmente vêm de estufas, e claro está que, o que é feio não se vende! Qualquer um provavelmente se visses uma Dionaea com folhas pretas e quase raquiticas iriam escolher a que tivesse melhor aspecto Smile

    Elas não estão reguladas para a época em que se encontram mas isso não é mau de todo, agora que estão no teu beiral, é uma questão de se adaptarem. Não faz mal se hiberna ou não este ano, agora é só deixar a planta como está e ela ao se adaptar irá certamente abrandar o seu ritmo.

    Quanto ao caule, e como já disseram os outros membros, também achei bem teres cortado, pelo menos nesta época, porque a planta precisa de energia para florir, energia essa que vem não dos insectos de que se alimenta mas sim da exposição solar, onde se efectua a fotossíntese, logo, estando nós no inverno, foi a melhor opção Wink

    Cumprimentos
    salamandra
    salamandra
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 19/11/2012
    Localização : Lisboa

    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por salamandra Sex Dez 28, 2012 1:51 am

    bom dia!

    e obrigada Smile)

    Conteúdo patrocinado


    dionaea passou-se? Empty Re: dionaea passou-se?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 12:40 pm