CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Drosera dentro da Heliamphora?

    kirah
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 24/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por kirah Qui Abr 25, 2013 4:43 am

    Bom dia Smile
    Estou com 2 situações que acho mesmo esquisitas mas por outro lado ainda sou meia novata nestas andanças...

    a primeira situação que acho insólita é a minha drosera após ter espalhado "filhinhos" por tudo o que era vaso adjacente, atirou-os também para dentro de uma sarracenia? hoje estava a cortar as pontas secas e a ver se via bichinhos dentro dela e em vez de um bichinho tinha pontas de drosera a crescer lá dentro... como é possivel se não tem lá terra? Surprised

    imagens:

    Drosera dentro da Heliamphora? Rwrof4
    Drosera dentro da Heliamphora? 2q9b2bt


    A segunda questão tem a ver com a minha drosera estar a nascer com um novo formato nos outros vasos, se eu já tinha dificuldade em a identificar, agora ainda mais!!!!
    na primeira imagem é o formato dela quando a comprei o ano passado, a segunda foto é o mesmo formato que está a nascer junto à planta mãe porém as sementes que cairam longe, ou nos outros vasos, deram origem a um formato redondo (não sei se na foto 3 é bem perceptivel mas estão redondas, totalmente diferentes da planta original).
    Gostava que me dissessem se esta situação é normal!

    No ano passado - formato estreito e longo:
    Drosera dentro da Heliamphora? 2v7ukg3

    Este ano, junto à planta mãe
    Drosera dentro da Heliamphora? Fllp4x

    novo formato, por todo lado afastada da planta mãe
    Drosera dentro da Heliamphora? 20gmbdf

    Desde já obrigada se me souberem responder e espero que não sejam questões patetas, para mim ainda há muita coisa nova Smile


    Última edição por kirah em Sáb maio 11, 2013 2:55 am, editado 2 vez(es)
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por werds Qui Abr 25, 2013 4:49 am

    Essa da drosera nascer dentro da armadilha é uma cena caricata,lol, isso é possível de acontecer.
    Agora em relção ás droseras parece-me que tens ai 2 espécies diferentes de drosera . a da 2ª foto até parece uma drosera rotundifolia..
    kirah
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 24/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por kirah Qui Abr 25, 2013 4:58 am

    Pois, também não entendo, eu so tive uma planta..., quando a comprei, ela deu umas 2 ou 3 hastes de flor mas eram todas iguais.
    Tenho aqui a imagem tirada no mês em que a comprei, quando a transplantei para um vaso novo... não tinha nenhuma "folhinha" redonda... se fosse um animal eu diria que tinha-a comprado já gravida hehehe

    Drosera dentro da Heliamphora? Xanud3
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por werds Qui Abr 25, 2013 5:17 am

    Essa parece ser dorsera intermedia, ás vezes existe a "sorte" de vir no esfagno ou no solo sementes de outras plantas e é o que pode ter acontecido..
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por rdrgobra Qui Abr 25, 2013 6:08 am

    Uma Drosera nascer no "jarro" de uma Sarracenia é algo inusitado, digno de nota. É possível que a "água" acumulada aí tenha oferecido condições para que uma semente germinasse e formasse uma pequena muda, mas isto é apenas uma especulação. Não há como prever por quanto tempo esta PC continuará a se desenvolver lá dentro. Quanto as ID das suas Drosera, o Werds esta correto, ou seja, a primeira é uma D. intermedia (deduzo ser uma espécie de clima temperado) e a segunda uma D. rotundifolia.

    Certa vez (pra ser exato a 1 ano atrás) semeei sementes de D. indica e passados 3 meses elas não germinaram. Foi aí que decidi reaproveitar o substrato, composto por musgo Sphagnum (no Brasil não usamos turfa para cultivo de PCs, pelo fato da mesma conter fertilizantes), e o re-esterilizei para usar em uma semeadura de Drosera pygmaea. Passados 6 meses, es que no centro do vaso de minhas pygmaea nasce uma estranha planta que, por ser deveras diferente das demais, identifiquei como sendo uma D. indica cheers . Atualmente ela esta saindo da "infância" e adentrando na "adolescência" o que, pra mim, é motivo de muita alegria Very Happy .

    Abs,

    Rodrigo F. Costa


    Última edição por rdrgobra em Qui Abr 25, 2013 6:42 am, editado 1 vez(es)
    kirah
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 24/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por kirah Qui Abr 25, 2013 6:28 am

    Fico toda contente então por ser realmente uma nova espécie e não apenas um mutação qualquer, ganhei uma nova plantinha a custo zero! Smile Deduzo que tenha vindo junto à "terra" que vinha no vaso que comprei pois quando transplantei, não a limpei, coloquei o tufo de "terra" inteiro na mistura que fiz de perlite, turfa e esfagno (tudo embalagens que vinham fechadas)!

    Entretanto nas horas de mais calor vou borrivar um pouco o interior da jarra a ver se a drosera lá dentro continua a crescer, pode ser que resulte em algo engraçado Smile

    obrigada aos dois pela resposta e Parabéns pela nova plantinha Rodrigo, deve ser uma optima sensação nascer uma plantinha que já não contavamos que nascesse, e a indica é uma especie linda, está na lista das minhas proximas aquisições Very Happy


    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por Daniel Candeias Ter Abr 30, 2013 3:49 am

    Bom, em primeiro lugar acho que devias mudar o nome do tópico, porque o que tens aí é uma Heliamphora e não uma Sarracenia (apesar de também ter pitchers Very Happy )...
    Nas duas primeiras fotos, julgo ser uma D.rotundifolia dentro do pitcher.
    Na terceira foto, pode-se confundir a D.intermedia com uma D.nidiformis, por isso tenham calma..
    Na quinta foto, parece D.rotundifolia com a Dionaea muscipula.

    De qualquer das formas pessoal, sem flôr, nada de meter etiquetas às plantas!

    Bom cultivo.
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por luis zhang Ter Abr 30, 2013 6:22 am




    Se compraste esse esfagno na "jardiland" então as retundifolia vieram daí de certeza. aconteceu-me o mesmo;)

    Parabens pela Drosera na armadilha da Heliamphora. Se fosse eu deixava estar para ver do que dá. Nas Droseras o solo não é essencial. Muitas vezes as D. intermedia crescem no lodo em Portugal. Eu próprio estou a fazer a experiencia de manter uma no lodo e até agora está a guentar-se Razz



    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por werds Ter Abr 30, 2013 7:39 am

    Dá pena que muito do esfagno comercializado venha da natureza, e no caso a pá não distingue esfagno de plantas..
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por luis zhang Ter Abr 30, 2013 1:14 pm

    A comercialização da turfa é bem pior acredita.... O sphagnum é um recursso renovavel que pode ser gerido de forma a que a sua utilização não tenha um grande impacto na natureza. No nosso país é algo raro, mas este sphagnum da jardiland penso que provem da França.

    O que me preocupa é o uso abusivo dado à turfa abaixo ilustrado em fotos de uma visita que fiz a uma empresa de propagação de mudas para plantação de vinha. E o pior é que não é este o mais desapontante uso do recursso. em certos países a turfa é utilizada como carvão Crying or Very sad

    Drosera dentro da Heliamphora? 8695906049_6da34a2b63_z

    Drosera dentro da Heliamphora? 8697033362_bf7f1b2d20_z

    Ainda me passou pela cabeça meter uma paletezinha dessas no autocarro, tantos são os cultivadores que se matam para arranjar meia duzia de litros dela:face:

    Drosera dentro da Heliamphora? 8695905453_99087c1581_z

    Drosera dentro da Heliamphora? 8695905775_570090e2f5_z
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por werds Ter Abr 30, 2013 1:33 pm

    Não devem ser muitos os países que utilizam a turfa como carvão , já que a turfa é a primeira etapa do carvão e contém baixa percetagem de carbono e uma taxa elevada de água, logo o valor energético é muito baixo, já a hulha é o carvão com mais interesse económico,dado o seu elevado valor energético e a relativa facilidade de exploração. Smile
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por luis zhang Ter Abr 30, 2013 1:59 pm

    Aprovado com distinção pela lição de quimica organica Smile

    Drosera dentro da Heliamphora? Url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&docid=IiaJVJJ6gE-4RM&tbnid=paHKATkiziaZpM:&ved=0CAgQjRwwAA&url=http%3A%2F%2Fmylifeasdyla.blogspot
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por werds Ter Abr 30, 2013 2:18 pm

    Não se consegue ver a imagem scratch
    rdrgobra
    rdrgobra
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 740
    Data de inscrição : 01/05/2012
    Idade : 51
    Localização : Mogi das Cruzes - Brasil

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por rdrgobra Ter Abr 30, 2013 8:01 pm

    Daniel Candeias escreveu:Bom, em primeiro lugar acho que devias mudar o nome do tópico, porque o que tens aí é uma Heliamphora

    Poxa vida todos que opinaram neste tópico (com exceção do Daniel , é claro) literalmente "comeram mosca", pois ficamos tão impressionados com a Drosera no ascídio da planta que nem reparamos que ela era uma Heliamphora. Definitivamente isso foi o maior "mico" Razz.

    Ana, faz como o Daniel disse e quando tiver um tempo corrige o nome do tópico para evitar que a confusão continue Wink .

    Obs.: A quem possa interessar deixo o link para um estudo sobre os impactos da coleta do Sphagnum em uma reserva estrativista brasileira:

    Considerações sobre a coleta de Sphagnum no município de Cananéia, Estado de São Paulo, Brasil

    Abs,

    Rodrigo F. Costa
    kirah
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 24/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por kirah Sáb maio 11, 2013 3:07 am

    luis zhang escreveu:
    Se compraste esse esfagno na "jardiland" então as retundifolia vieram daí de certeza. aconteceu-me o mesmo;)

    Parabens pela Drosera na armadilha da Heliamphora. Se fosse eu deixava estar para ver do que dá. Nas Droseras o solo não é essencial. Muitas vezes as D. intermedia crescem no lodo em Portugal. Eu próprio estou a fazer a experiencia de manter uma no lodo e até agora está a guentar-se Razz

    Ora bolas, não reparei que o post tinha mais respostas! Já alterei o titulo, foi uma distração minha Smile

    Luis, o esfagno que compraste lá era o que vinha embalado em sacos, com um homenzinho verde de sapatos e regador amarelo da marca Veenmos? :O
    É que pensei que isso só aconteceria comprando esfagno/solo tipo "avulso", ao kg, nunca em embalagens fechadas!


    Sobre a situação da Drosera dentro da Heliamphora, infelizmente a jarra em questão está a secar, não sei muito bem o que se seguirá mas no final conto o resultado Smile
    luis zhang
    luis zhang
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Drosophylum lusitanicum
    Mensagens : 646
    Data de inscrição : 09/05/2010
    Idade : 30
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por luis zhang Sáb maio 11, 2013 5:02 am

    yep, exactamente o que comprei.

    Principalmente se compras-te o sphagnum no Inverno, não é nenhuma proeza para essa espécie, que passa o inverno a dormir. O Daniel Candeias espetou com uma espécie parecida (D. anglica se quiseres "googlar") no congelador o Inverno inteiro.

    Tb estou curioso com o desenvolvimento da planta dentro da armadilha. mantem-nos atualizados bounce
    kirah
    kirah
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 24/04/2013
    Idade : 43
    Localização : Porto

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por kirah Sáb maio 11, 2013 7:01 am

    Sim, esteve assim ao frio! Smile
    Comprei a meio do verão e depois ficou todo o Outono e Inverno ao frio cá fora e só no final do Inverno comecaram a surgir

    Bem, após ouvir o teu relato, acho que vou pôr o novo saco que comprei em terra, a ver se traz mais prendas hehehe Smile
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por Daniel Candeias Seg maio 20, 2013 4:26 am

    ZHANG!!! Não meteste nenhuma palete dentro do Bus porque??? Isso abastecia o forum inteiro!

    MuahahaHah Twisted Evil

    Conteúdo patrocinado


    Drosera dentro da Heliamphora? Empty Re: Drosera dentro da Heliamphora?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 4:02 pm