CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    Substrato para drosophyllum

    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Substrato para drosophyllum Empty Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sáb Nov 28, 2009 6:07 am

    Aparentemente o meu drosophyllum parece estar a crescer mt bem Substrato para drosophyllum Yahoo

    Substrato para drosophyllum Dsc02902f

    Substrato para drosophyllum Dsc02903b

    tenho o deixado crescer um pc aki para ver como se da, pois foi me dito ke é a partir deste ponto ke mts começam a perder força de crescimento e morremSubstrato para drosophyllum 2139 e antes de arriscar em po lo num vaso grd vou deixando o tar, para n desperdiçar solo, e tb pk ainda ando a tentar ver kual o melhor tipo de solo para ele..

    pensei num solo + á base de perlite, talvez numa medida de 2:1 (perlite:turfa) ms tb me disseram ke mt perlite tb n é indicado pois é um material ke tb retem bastante humidade..

    segundo nuestros hermanosSubstrato para drosophyllum Drinks
    Substrato: Deve drenar muito bem e ser composto de 40% turfa, areia de quartzo 40%, casca de pinho 10% e perlite 10%. Essencial o uso de vasos muito volumosos (mín. 20 cm de diâmetro) e de material muito poroso, aconselhado o uso de vasos de argila. As raizes são extremamente sensiveis, se forem afectadas, a planta sera perdida.

    assim, estou a pensar optar por um solo composto por areia, turfa e alguma pedra, para ke este tenha uma boa drenagem e mantenha apenas a humidade necessaria..ja ke nasceu apenas uma das 5 sementes ke plantei, ao menos ke n morra Substrato para drosophyllum Tongue
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Nov 28, 2009 8:54 am

    Eu também uso turfa loira com areia numa proporção de 50/50.
    A minha Drosophyllum lusitanicum adulta, recebia com um substrato diferente, contem muita areia mas não sei descrever a sua composição.
    Quem nos podia esclarecer melhor é o prof Mário Valente, com mais experiência no seu cultivo e que nós pode dar importantes informações sobre estas plantas.
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por ReasonX Sáb Nov 28, 2009 1:37 pm

    sobre esta espécie nao tenho nenhuma experiencia. nao tenho nenhuma.
    mas faço ideias de em breve ter...ate parece mal, ser portugues e nao ter esta especie de carnivora. lol
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Ricardo Miranda Sáb Nov 28, 2009 2:38 pm

    Substrato para drosophyllum HPIM1802

    Como podem ser parece aquele solo das estradas de terra batida... dava mesmo jeito que aparece-se o prof Mário Valente
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Sérgio Amorim Dom Nov 29, 2009 2:59 pm

    Estás a pensar em mudar a Drosophyllum? É que elas tem umas raízes muito sensíveis.
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Nov 29, 2009 3:13 pm

    Claro que não, só estou a dizer que era muito bom que o prof Mário Valente desse umas dicas sobre substrato para o cultivo de Droso, ele domina este assunto e usa nas suas cp's substratos.... como vou dizer isto... "alternativos" com grande sucesso.

    É preciso não esquecer que as plantas vivem na natureza, e é possível arranjar substratos para além da turfa loira, mas só com muita experiência e domínio deste assunto é que se pode falar abertamente deste assunto, e o prof Mário Valente parece ser a pessoa indicada para falar sobre isto.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Hugo Rodrigues Dom Nov 29, 2009 3:50 pm

    Ainda vou ao alentejo buscar solo Substrato para drosophyllum Tongue ha uns anos lembro me ke la pos lados de milfontes vi umas plantas ke tinham uma especie de cola (agr ja sei ke devem ser drosophylum) mas na altura nem liguei..tb ja nem sei ao certo o sitio, apenas me lembro ke na altura comentamos as plantas por serem viscosas..provavelmente deparei me com drosophylum, mas na altura desconhecia o facto de ser uma planta carnivora..

    kuando for pakeles lados hei de ir a prokura..e se encontrar trago solo Substrato para drosophyllum Biggrin se é o solo natural deles melhor ha de ser..ker dizer, sao das unicas ke krescem no nosso país, e sao logo das + dificeis de contentar Substrato para drosophyllum Pleasantry msm à tuga lol!
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Nov 29, 2009 4:01 pm

    Pois, esta Drosophyllum lusitanicum adulta que tenho foi-me dada pelo prof Mário Valente, foi ele que preparou este substrato e a plantas está simplesmente linda Very Happy
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por ReasonX Ter Dez 01, 2009 4:35 am

    Ricardo Miranda escreveu:Pois, esta Drosophyllum lusitanicum adulta que tenho foi-me dada pelo prof Mário Valente, foi ele que preparou este substrato e a plantas está simplesmente linda Very Happy
    que sabe, sabe! Smile
    avatar
    Mário Valente
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Droserae / Drosophyllae
    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 04/08/2009
    Idade : 56
    Localização : Porto

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Mário Valente Ter Dez 01, 2009 1:15 pm

    Caríssimos, não há segredo... já vi plantas a crescer em areia(!) em Aveiro (havemos de ir lá, pessoal) assim como já vi plantas a crescer em frestas de xisto sem solo apreciável em redor. A ideia geral é obter um solo que drene bastante à superfície mas que no Verão não seque em profundidade. Por vezes enterro no fundo de um vaso fundo um copo virado para cima (que retem humidade ao encher-se de água da rega) e uso um solo misto mas à base de areia (~2/3) e matéria orgânica como turfa ou casca de pinheiro granulada ou algo semelhante (-1/3) a que junto um pouco de gravilha grossa. O único truque de que me lembro é manter o todo o solo húmido no Inverno e o solo húmido em profundidade no Verão (mas com uma regadela forte por cima do solo, por semana que também não faz mal...).

    Divirtam-se e cuidem do que é nosso (D. lusitanicum),

    Mário Valente
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Dez 01, 2009 1:28 pm

    Obrigado prof Mário Valente pelo esclarecimento!
    A Drosophyllum lusitanicum que me deu (foto em cima), que substrato é aquele à superfície? Eu que moro em Viana do Castelo tenho um solo parecido em textura e cor nas encosta do monte onde vivo e gostaria de saber se o posso usar nas minhas plantas. Parto do principio que é um solo pobre, mas existe sempre o receio de perder as plantas...
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Hugo Rodrigues Ter Dez 01, 2009 4:19 pm

    Mt obrigado pelo seu esclarecimento Very Happy ja tinha pensado num solo á base de areia, mas n fazia ideia desse truke de manter o substrato humido em profundidade..

    uma vez mais mt obrigado Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Substrato para drosophyllum Empty Re: Substrato para drosophyllum

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 7:18 am