CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


2 participantes

    Genlisea aurea

    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Genlisea aurea Empty Genlisea aurea

    Mensagem por Sérgio Amorim Qua Dez 09, 2009 9:21 am

    Gostaria de saber quais são as condições do habitat natural. Estou a dirigir esta dúvida directamente para o Carlos Rohrbacher porque sei que já estiveste num nicho ecológico com Genlisea aurea. A que eu tenho é originária da Chapada do Guimarães.

    Quando estiveste ao pé delas que condições encontraste?

    Decidi colocar este tópico para que todas as pessoas possam ter acesso a esta informação e não só eu.

    Desde já obrigado.
    Carlos Rohrbacher
    Carlos Rohrbacher
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera ascendens, Drosera graomogolensis, Drosera tomentosa var. tomentosa
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 45
    Localização : Brasil

    Genlisea aurea Empty Re: Genlisea aurea

    Mensagem por Carlos Rohrbacher Qui Dez 10, 2009 2:19 am

    Olá guri,

    eu demorei mas encontrei o tópico que postei no CPUK sobre o local onde encontrei Genlisea aurea com o colega
    Flávio, do PCBR. Foi a quinta ou sexta vez que fui ao mesmo local até encontrar essa espécie, se não houvesse flores eu
    talvez nunca as encontrasse pois fui pela primeira vez na época que mais chove na Serra do Quirirí, que fica a uma hora
    de carro e oito de caminhada de onde moro hoje. É um lugar muito especial pois é cercado pela Mata Atlântica e, por
    características de altitude e, principalmente, pelos ventos e solo tem uma grande diversidade de plantas carnívoras:

    D. ascendens
    D. brevifolia (talvez)
    D. communis
    D. grantsaui (provavelmente)
    D. montana var. montana
    D. viridis (provavelmente)

    G. aurea

    U. nervosa (provavelmente)
    U. praelonga
    U. reniformis
    U. subulata
    U. tricolor
    U. tridentata
    U. triloba (provavelmente)


    Tópico sobre a procura pela Genlisea aurea na Serra do Quirirí

    Bom, as condições do habitat eram diferentes das G. aurea de outras localidades,
    que crescem geralmente à beira de regatos. Estas cresciam sobre uma laje de pedra
    entre areia de quartzo e turfa, embora houvesse água aflorando nas proximidades alí
    ela não estava na superfície.
    A umidade do ar no local é absurda, deve beirar os 100%, as temperaturas são bem
    variáveis, no verão variam entre 18 e 30 graus Céucius, no inverno há formação de
    geada com temperaturas entre 16 e -4 graus (estimativa).
    Provavelmente não são plantas anuais pois a 'colônia' tinha vários indivíduos com
    mais de dois anos, com rosetas de bom tamanho.
    As plantas que cercavam as G. aurea (Xyris sp. e Eleocharis sp., principalmente)
    produziam alguma proteção da insolação, mas a neblina constante, intercalada com
    o sol direto me levou a deixar essas plantas sem proteção na minha estufa.
    Sim, coletei duas plantas, uma adulta e uma juvenil (antes que me atirem pedras,
    afirmo: alguém tem que introduzir as plantas em cultivo, afinal, de onde você acha
    que veio essa dionaeazinha aí, foi criada por interferência divina na floricultura?).
    A planta adulta produziu duas hastes florais este ano, das quais pretendo algumas
    sementes para plantar aqui e, posteriormente, distribuir as F2. Outra finalidade é
    um estudo genético já em andamento sobre genliseas, com o qual pretendo colaborar.

    Bom, como seria então a minha sugestão de cultivo, ao menos a que deu certo para
    que as plantas aumentassem em três vezes o tamanho e produzissem flores desde a coleta:

    Luz: Direta, estou no Estado de Santa Catarina (sul do Brasil), não é o 'sol brasileiro' exatamente.
    Umidade: Beirando 100%
    Temperatura: Verão entre 20 e 30 graus Céucius, inverno entre 0 e 18 graus Céucius
    Substrato: Sphagnum 80% e areia de quartzo (para filtro de piscina) 20% (4:1)
    Água: Coletada da chuva, a 80% da altura do substrato do vaso
    Vaso: Uso um número 1, desculpem mas não sei o volume, aqui é o usual para violetas africanas,
    mas talvez seja melhor algo mais alto pelo tipo de armadilhas dessa espécie.

    Acho que é isso, abraços a todos.
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Genlisea aurea Empty Re: Genlisea aurea

    Mensagem por Sérgio Amorim Sex Dez 11, 2009 2:00 am

    Eu vou tentar fazer uma coisa quando mudar a minha. Vou tentar pô-la numa jarra de vidro para que se possa ver as armadilhas. Depois coloco aqui com fotografias. Very Happy

    Vou também plantá-la em esfagno vivo. Para ver como ela reage. Já tinha lido que outros também já tentaram assim e com bons resultados. Vamos lá ver.

    Outra coisa Carlos se as temperaturas no inverno chegam a ser tão baixas pode-se assumir que elas poderão pausar o crescimento? Porque a minha não se tem desenvolvido muito bem no inverno e fica com raízes pequeninas (nada que se pareça com os 15 cm de raízes que elas podem chegar).

    Agora uma pergunta pessoal. O que quer dizer guri?
    Carlos Rohrbacher
    Carlos Rohrbacher
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera ascendens, Drosera graomogolensis, Drosera tomentosa var. tomentosa
    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 23/11/2009
    Idade : 45
    Localização : Brasil

    Genlisea aurea Empty Re: Genlisea aurea

    Mensagem por Carlos Rohrbacher Sex Dez 11, 2009 7:05 am

    Olá menino, rapaz, moleque, guri ... ... é basicamente a mesma coisa, dialeto aqui do sul do Brasil.

    Na primavera para o verão elas crescem mais, florescem, mas não verifiquei atentamente o que ocorreu no inverno.
    Vale lembrar que a população que conheci residia em local com temperaturas mais amenas, essa que tens aí é de um local mais quente.
    Sphagnum vivo? É primeira vez que me falam dessa possibilidade, já mantive G. violacea em sphagnum vivo com sucesso.

    Um abraço.
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    Genlisea aurea Empty Re: Genlisea aurea

    Mensagem por Sérgio Amorim Sex Dez 11, 2009 7:51 am

    Vamos lá ver como corre então. Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Genlisea aurea Empty Re: Genlisea aurea

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 5:55 am