CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+12
Bruno Abreu
Cédric Pereira
Rúben Sequeira
Cláudio Narciso
João Oliveira
Diamantino
cp_produtos
CAMAL3AO
Ricardo Miranda
Hugo Rodrigues
D!n!s
Nuno
16 participantes

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    avatar
    Nuno
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/02/2010

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nuno Ter Fev 23, 2010 7:30 am

    Muito boa tarde amigos.

    Sou o Nuno Monteiro tenho 18 anos, sou estudante e residente da zona de Oeiras.
    Sempre quis ter umas plantinhas e não as tive ainda devido a não saber o que queria, pois quero algo interessante e apelativo.
    Lembrei-me daqui das nossas amigas plantas carnívoras, mas axei complicado, tanto de, onde as comprar, como de tratar delas.
    Até que pesquisei sobre tal e encontrei esta comunidade muito interessante e unida. Venho por este meio pedir ajuda, ajudar a que esta comunidade cresça pois vejo que são todos unidos e existe aqui grandes laços de amizade.
    Tenho interesse em requsitar aqui umas sementes, pois antes de as comprar quero ter a certeza que tenho vocação para tal, interesse e curiosidade não faltam. Desejo tambem que sigam o meu projecto e me ajudem no necessário.

    Desde já o meu MUITO OBRIGADO. Qualquer coisinha onde possa ajudar apitem sem exitar Wink
    Cumprimentos.
    Nuno Monteiro
    D!n!s
    D!n!s
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera capensis & Nephentes
    Mensagens : 312
    Data de inscrição : 27/11/2009
    Idade : 33
    Localização : Leiria / Almada

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por D!n!s Ter Fev 23, 2010 7:52 am

    Boa tarde Nuno Smile
    Já vi que aderis-te ao nosso projecto "troque o seu nick, pelo seu nome".
    Tens alguma planta Carnivora?
    Já sabes qual é o kit de iniciado? turfa loira sem fertilizantes e perlite. Com estes produtos e um terra rio/estufa estás pronto para entrar neste mundo.

    Sê bem vindo Laughing
    avatar
    Nuno
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/02/2010

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nuno Ter Fev 23, 2010 8:06 am

    Obrigado Dinis.

    Sim reparei logo de seguida a inserir este tópico e concordo com o projecto por isso mudei Wink
    Não ainda não tenho, mas irei ter em breve se me disponibilizarem algumas pois estou interessado em entrar nisto com um amigo que também já está registado nesta comunidade. Vou me informar onde posso comprar o kit de iniciado e entretanto tentarei pedir as sementes, pois acho melhor do que comprar, pois ainda estou a iniciar este projecto. As que eu mais admiro são as dionaea mas acredito que sejam mais dificeis e necessitem de uma atenção diferente, por isso quero começar do zero e obter a minha própria experiência para não haver erros Smile

    Cumprimentos
    Nuno Monteiro
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Hugo Rodrigues Ter Fev 23, 2010 8:14 am

    Mt bem vindo Very Happy
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Fev 23, 2010 8:27 am

    Bem vindo a esta comunidade Nuno.

    Não existe propriamente um "kit iniciado" à venda, cada membro faz o seu próprio kit, se queres.
    Este kit não é mais do que ter as condições para assegurar que as sementes vão germinar e crescerem a até adultas, garantindo que não serão "sementes deitadas ao lixo", se me permites a expressão.

    O essencial para para começar a constituir este "kit" (vai entrar em moda esta palavra) será garantires que tem um espaço para colocares as plantas a germinar. Um terrário, uma estufa ou, no mínimo, ter uma janela que receba sol.
    Vasos, isso nem é preciso dizer, e ter substrato para as plantas carnívoras.
    Se leres os vários tópicos, vais perceber que a turfa loira sem fertilizantes é o substrato primordial para começar o cultivo.
    Tens aqui um link sobre onde podes encontrar turfa loira à venda:
    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/produtores-lojas-pontos-de-venda-f21/turfa-loira-sem-fertilizantes-locais-de-venda-t107.htm

    Tens aqui muitas páginas para leres e descobrires a melhor maneira de adquirires a tua turfa loira sem fertilizantes.

    Depois de garantires este e outro material que seja necessário para o cultivo de plantas carnívoras, e se revelares que adquiriste os conhecimentos necessários para saberes como se cultivam estas plantas, só assim receberás as sementes. Tens muito material para ler, e sempre que tiveres dúvidas, não hesites em perguntar, estamos todos aqui para ajudar.

    E mais uma vez, bem vindo à CPPC.
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Fev 23, 2010 8:33 am

    Olá Nuno, sê bem vindo a esta comunidade Smile

    Até k enfim alguem das proximidades Smile eu tambem sou de oeiras e iniciei-me com as plantas carnivoras ha muito pouko tempo Smile
    Axo que como iniciado, deverias optar primeiro por uma planta em vez das sementes, a razão é simples, é ke por semente demora algum tempo (anos) até a planta ficar adulta, daí achar k as sementes deveriam fikar noutra altura ke não esta inicial.

    Também sou fã das Dionaeas e nao sao assim tao dificeis de cuidar, principalmente kuando tens aki pessoas prontamente disponiveis em te ajudar em tudo e mais alguma coisa Wink

    Os cuidados sao basicos a nivel de agua solo etc e isso encontras aki muitos topicos com muita informação.

    Abraço e ate breve Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Ricardo Miranda Ter Fev 23, 2010 8:43 am

    Camaleão, descordo completamente, não há melhor maneira de aprender a cuidar de plantas carnívoras que começar com sementes. É a minha opinião.

    Plantas de iniciação como Drosera capensis, assim como quase todas as Droseras, não duram anos a ficarem adultas, rapidamente crescem e propagam-se, e num só ano poucas plantas transformam-se em centenas.

    Acompanhar o seu crescimento, perceber como se cuida delas e da maneira como evoluem é a melhor maneira de se aprender. Só posteriormente é correcto adquirir plantas adultas, uma vez que assim se garante que já se sabe cuidar delas e assim não se matam plantas adultas.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Hugo Rodrigues Ter Fev 23, 2010 11:02 am

    é ke por semente demora algum tempo (anos) até a planta ficar adulta, daí achar k as sementes deveriam fikar noutra altura ke não esta inicial.

    alem de uma ou duas plantinhas adultas tb podes ir desenvolvendo as sementes Very Happy

    é assim, tb n é preciso um curso para manter uma capensis ou algo assim do genero..saber kual o substrato (turfa+perlite), o tipo de agua de rega (destilada) e ter uma janela ke apanhe sol e tao criadas as condições minimas para ter plantas faceis..e ao lado podem ir desenvolvendo as sementes..
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por cp_produtos Ter Fev 23, 2010 11:35 am

    na minha opinião quem começa começar com sementes não é a melhor forma, mesmo que corra tudo bem e germinem, é mais dificil tratar de plantas minusculas do que de plantas adultas, um esquecimento na rega por exemplo e as pequenas plantas vão-se num instante, a sua resistencia não é comparavel a uma planta adulta.

    ter algumas sementes como experiencia não é muito grave, mas basear todo o inicio neste mundo das carnivoras em sementes não é muito aconselhavel.

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Diamantino Ter Fev 23, 2010 11:41 am

    olá sê bem-vindo Nuno Very Happy
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por João Oliveira Ter Fev 23, 2010 11:42 am

    MT bem-vindo.
    Aproveita o saco de presentes mas precisas de já ter o substracto (turfa loira SEM fertilizantes+ perlite)

    Cumps
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Diamantino Ter Fev 23, 2010 11:43 am

    cp_produtos escreveu:na minha opinião quem começa começar com sementes não é a melhor forma, mesmo que corra tudo bem e germinem, é mais dificil tratar de plantas minusculas do que de plantas adultas, um esquecimento na rega por exemplo e as pequenas plantas vão-se num instante, a sua resistencia não é comparavel a uma planta adulta.

    ter algumas sementes como experiencia não é muito grave, mas basear todo o inicio neste mundo das carnivoras em sementes não é muito aconselhavel.

    .

    concordo contigo no ''ponto de vista'', como são seedlings a resistência é menor.
    avatar
    Nuno
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/02/2010

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nuno Ter Fev 23, 2010 12:18 pm

    Boa noite, desde já o meu GRANDE OBRIGADO a todos pelas boas -vindas e pelas vossas opiniões.

    Ricardo Miranda quanto ao "Kit" de iniciado eu já tenho andado a perceber algumas coisas, já tinha visto esse tópico e até vou seguir o teu conselho da Hansatorf. Vou enviar ainda hoje e-mail para lá a ver qual o distribuidor mais perto de oeiras. Uma pergunta, em relação a essa turfa loura de quantos litros é o saco que eles tem lá a mostrar? e sabes me dizer preços ?
    garantindo que não serão "sementes deitadas ao lixo", se me permites a expressão.
    pois em relação a isso é o que eu não quero de maneira nenhuma. Como dizes primeiro vou reunir todas a condições necessárias para que tal não aconteça.
    Sítios com sol tenho sem problemas, pois tenho uma grande varanda onde me vai permitir deixa las.
    Estou a pensar em fazer uma pequena caixa em madeira, com papel celofane por cima pois estes dias que virão em março nao lhes devem de dar grande saúde, isto não quer dizer que não tenha espaço para te-las em casa mas de qualquer forma permitirá melhor mantelas num ambiente húmido.
    Mas quanto a estes promenores vou abrir um tópico para obter a vossa ajuda e manter - vos informados e poder receber opiniões sobre o meu projecto.

    CAMAL3AO és de que zona de Oeiras ? Eu sou de Queijas, perto de Linda-a-Velha.
    Axo que como iniciado, deverias optar primeiro por uma planta em vez das sementes, a razão é simples, é ke por semente demora algum tempo (anos) até a planta ficar adulta, daí achar k as sementes deveriam fikar noutra altura ke não esta inicial.


    Quanto ao tempo que demoram não tem problema, pois quero iniciar este mundo e apronfundar alguns senão muitos conhecimentos em relação a estas pequenas criaturas, e te -las desde semente vi me ajudar a perceber melhor o mecanismo delas. E também se não for em sementonde consigo uma planta? Li por aí algures que são mais caras em planta, do que em semente.
    Como disse e tu concordas te em relação a Dionaeas, são fenomenais. Mas secalhar vou deixar essa ambianção de te-las em primeiro lugar, porque são mais dificeis de obter. Quero me sentir seguro em relação a esta matéria, para seguir em frente com novas espécies.

    Aproveita o saco de presentes mas precisas de já ter o substracto (turfa loira SEM fertilizantes+ perlite)
    Pois quanto a iniciações vou me assegurar, e assegurar - vos de que terei tudo em ordem antes de requesitar sementes Wink





    Outra pergunta, que vaso deverei ter ? Um vaso de quantos litros ?


    Cumprimentos
    Nuno Monteiro
    Cláudio Narciso
    Cláudio Narciso
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 08/02/2010
    Idade : 36
    Localização : São Brás de Alportel

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Cláudio Narciso Ter Fev 23, 2010 12:25 pm

    Muito bem vindo! Smile Vai tratando do substrato e do sitio para pores as tuas plantinhas! Assim que fizeres uma semana de registo e que tenhas o substracto preparado, podes começar a pedir sementes! Smile
    avatar
    Nuno
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/02/2010

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nuno Ter Fev 23, 2010 12:28 pm

    Cláudio Narciso escreveu:Muito bem vindo! Smile Vai tratando do substrato e do sitio para pores as tuas plantinhas! Assim que fizeres uma semana de registo e que tenhas o substracto preparado, podes começar a pedir sementes! Smile

    Muito Obrigado pela vossa Atenção Wink
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Rúben Sequeira Ter Fev 23, 2010 12:29 pm

    Olá sê muito bem vindo..olha que é muito fácil arranjar uma Dionaea Muscípula Típica..os vasos quadrados são sempre os melhores..o tamanha do vaso depende do espaço que tens..mas não é preciso ser muito grande em termos de altura Wink
    avatar
    Nuno
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/02/2010

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nuno Ter Fev 23, 2010 12:39 pm

    Olá e Obrigado Wink
    Ai sim ? podes me dar uma referência onde posso arranjar?

    O meu interesse é cumeçar com 3 plantinhas, de perferência de espécies diferentes.
    Irei me informar sobre as necessidades de cada uma, e assegurar lhes de uma optima estadia.

    Quanto a Vermiculite e Perlite , onde posso arranjar ?
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Cédric Pereira Ter Fev 23, 2010 12:43 pm

    Muito bem vindo... Parece que ja te deram as infos todas que precisavas... Espero que gostes da nossa comunidade...

    Cumps...
    Bruno Abreu
    Bruno Abreu
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 478
    Data de inscrição : 20/02/2010
    Idade : 39
    Localização : Valença

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Bruno Abreu Ter Fev 23, 2010 12:44 pm

    Bem vindo Nuno. Wink

    Quanto a começar a partir de sementes ou de plantas adultas, na minha opinião acho que depende de caso para caso.

    Como gostas da dionaea, vou começar por aí. Acredito que se eu começasse a partir de sementes esta planta (sem ter mais nenhuma planta para acompanhar), o mais provavel era desmotivar um pouco pois tem o crescimento um pouco lento comparado com a capensis. Por isso optaria por uma planta nem que não fosse completamente adulta, de inicio.
    No caso da drosera capensis já preferiria a partir de sementes pois germinam facilmente e ao fim de pouco tempo já tens umas plantas bem desenvolvidas. Isto se estiverem em condições adequadas. Assim não dá hipótese de te desmotivar durante o processo! Razz

    Contudo, concordo com o que o pessoal te disse até agora. Quando as plantas são jovens é preciso ter mais atenção aos cuidados.

    Depois de ter mais algumas plantas com que te entreteres, a evolução de umas dionaeas a partir de semente, apesar de ser um pouco lento, deve ser algo bem interessante de se acompanhar! Smile

    Isto é apenas a minha opinião! Smile Só penso que começar mesmo tudo só de sementes poderia dar possibilidade de te desmotivar e acabavas por perder a oportunidade de conhecer as plantas na sua forma adulta.

    Wink
    André Afonso
    André Afonso
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/02/2010
    Idade : 35
    Localização : S.Brás de Alportel, Faro, Portugal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por André Afonso Ter Fev 23, 2010 1:05 pm

    Bem vindo Nuno cheers

    Abraço!
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por CAMAL3AO Ter Fev 23, 2010 1:16 pm

    Nuno escreveu:CAMAL3AO és de que zona de Oeiras ? Eu sou de Queijas, perto de Linda-a-Velha.

    Quanto ao tempo que demoram não tem problema, pois quero iniciar este mundo e apronfundar alguns senão muitos conhecimentos em relação a estas pequenas criaturas, e te -las desde semente vi me ajudar a perceber melhor o mecanismo delas. E também se não for em sementonde consigo uma planta? Li por aí algures que são mais caras em planta, do que em semente.
    Como disse e tu concordas te em relação a Dionaeas, são fenomenais. Mas secalhar vou deixar essa ambianção de te-las em primeiro lugar, porque são mais dificeis de obter. Quero me sentir seguro em relação a esta matéria, para seguir em frente com novas espécies.


    Nuno sou de paço de arcos, perto do oeiras parke Smile Conheço bem queijas, pois tenho um amigo meu k tem uma clinica dentaria nessa zona, a LUBIdente, n sei se ja ouvist falar.

    As dionaeas n sao dificeis de encontrar, devm ser ate das mais faceis pois sao normalmente as mais "vistosas" e publicitadas no mundo das carnivoras, e em oeiras posso-te dar plo menos 2 locais onde as vendem, entre outras plantas tambem, e viveiros em sintra tambem konheço alguns Smile

    Quanto ao mail k ias enviar para saber onde é o representante mais perto de lisboa, podes eskecer, eu digo-te Smile é a liscampo, em lisboa, e vendem turfa salvo erro de 250L ou 225L n me lembro bem, por 14€ e tal. N sei onde é pk ainda n la fui, mas cheira-me k mais mês menos mês ainda lá dou um saltinho Smile
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Michael Benedito Ter Fev 23, 2010 1:41 pm

    Olá Nuno e sê muito bem vindo.

    Podes optar por plantas ou sementes, há certamente espécies de ambos os grupos que servem perfeitamente para os iniciantes Wink

    Mas não há nada como cultivares as tuas plantas a partir de semente, acredita! As dróseras são as mais aconselháveis!
    Nélio
    Nélio
    Especialista em Sarracenia
    Especialista em Sarracenia


    Espécie favorita : Sarracenia leucophylla
    Mensagens : 932
    Data de inscrição : 08/08/2009
    Idade : 56
    Localização : Funchal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nélio Ter Fev 23, 2010 3:04 pm

    Muito bem vindo Nuno
    Henrique C.
    Henrique C.
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 196
    Data de inscrição : 29/01/2010
    Idade : 16
    Localização : Porto-Portugal

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Henrique C. Ter Fev 23, 2010 5:03 pm

    bem vindo nuno
    avatar
    Nuno
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/02/2010

    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Nuno Qua Fev 24, 2010 3:02 am

    CAMAL3AO Não fica nada longe daqui. Penso que sei onde fica essa clínica se não estou a fazer confusão com outra.
    Quanto a turfa muito obrigado, a ver se este Fim-de-semana vou lá para tratar de a comprar.
    Só falta Vermiculite e Perlite , eles também fornecem lá ? E será que num AKI não vendem desse material ?

    Tive a ver ontem uns vídeos em relação à espécie , Drossera e mudei muito a minha opinião pois também são muito interessantes, e apelativas. Têm também uma maneira muito interessante de capturar as presas.


    Bruno Abreu Obrigado Wink
    Secalhar vou seguir tambem o teu conselho, vou cumeçar com uma ou duas drosseras, acompanhado com uma dionaea. Pois assim vendo o crescimento mais rápido das drosseras não m desmotivará em relação as crescimento das dionaeas.

    Tive a ver num site espanhol também, várias espécies de Dionaeas. Algumas mais apelativas que outras, a minha pergunta é, se consoante a especie de cada planta pode dificultar a criação e a maneira de tratar dela, tanto como a maneira de a arranjar.

    Depois deste fim se semana a ver se tenho o "kit" comprado para ver se posso andar para a frente com o projecto Wink .

    Cumprimentos
    Nuno Monteiro

    Conteúdo patrocinado


    [Apresentação]Boas tarde Pessoal Empty Re: [Apresentação]Boas tarde Pessoal

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 14, 2024 3:35 am