CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    André Afonso
    André Afonso
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/02/2010
    Idade : 35
    Localização : S.Brás de Alportel, Faro, Portugal

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por André Afonso Sex Mar 05, 2010 1:39 pm

    Hoje na conversa ao almoço com um amigo meu que também cultiva plantas, vim a descobrir um método que desconhecia para a cura de ramos parcialmente partidos por exemplo, que me parece bastante convincente e aposto que deve ser muito eficaz Very Happy
    Este meu amigo referiu-me que quando um ramo de uma planta se parte parcialmente, ele coloca-o na posição natural que este ocupava e de seguida derrete cera para cima do corte ou dobra até este segurar o ramo numa posição estável. Passado algum tempo remove-se a cera com cuidado e este estará completamente curado.
    Ele também me disse que essa cera convém ser natural e que se arranja com facilidade numa qualquer drogaria a baixo preço, mas que também se pode usar cera de velas e que já obteve bons resultados como último recurso...
    Resta agora saber se este método também será eficaz com todo o tipo de plantas, inclusivé plantas carnívoras como é obvio, ou até plantas sensitivas...
    Assim que tiver oportunidade (embora não deseje que aconteça como é obvio Razz), vou pôr esta técnica à prova e então partilharei as minhas observações!

    Espero que este post tenha sido de utilidade para alguém e que esteja na área correcta xD

    Abraço

    P.S.- Se alguém tiver algo a acrescentar, a sua opinião e conhecimentos são bem-vindos Wink.
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Re: Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por Cédric Pereira Sex Mar 05, 2010 1:51 pm

    Desconhecia mas vou testar Very Happy
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Re: Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por Michael Benedito Sex Mar 05, 2010 2:32 pm

    Olá Afonso!

    Eu utilizo isolkote, que é um bom isolante e cicatrizante, e também serve para proteger as feridas da poda (o local onde o ramo foi cortado). Agora quanto ao ramo que está danificado, ele pode recuperar mas depende do tipo de tecidos danificados e de quão fundo foi o corte Wink
    André Afonso
    André Afonso
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/02/2010
    Idade : 35
    Localização : S.Brás de Alportel, Faro, Portugal

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Re: Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por André Afonso Sex Mar 05, 2010 3:12 pm

    Pois imagino que o processo deve depender bastante dos danos causados e nem sempre deve funcionar como esperado... :/

    Já agora, esqueci-me de referir no post e visto que não estou 100% certo vou colocar aqui, mas penso que o meu amigo também referiu que este processo também pode ser bastante eficaz em enxertos...

    Corrijam-me se estiver errado Wink
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Re: Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por Michael Benedito Sex Mar 05, 2010 3:24 pm

    ... Bingo Wink
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Re: Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por Rúben Sequeira Sex Mar 05, 2010 4:04 pm

    Ah que fixe Razz

    Conteúdo patrocinado


    Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD Empty Re: Reparação de ramos parcialmente partidos ou lesionados xD

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 9:02 am