CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Sarracenia

    Psynapse
    Psynapse
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 04/02/2009

    Sarracenia Empty Sarracenia

    Mensagem por Psynapse Qua Fev 04, 2009 7:40 am

    Boas pessoal, abrindo as hostes neste forum cyclops

    Tenho uma drosera e 2 duas sarracenias lindas, que nunca me deram problemas. A única excepção foi mesma a dionae, que morreu no verão devido a ter crescido o caule floral e ter dado 4 flores, depois foi-se (ainda não sabia que teria que o cortar) Sad

    Tenho uma serie de dúvidas e peço desculpa de as colocar tudo no mesmo topico:
    - Todas as sarracenias que vi têm copos verticais. Tenho uma escarlate assim, com copos enormes e depois tenho outra, que penso ser sarracenia, também escarlate, mas com copos horizontais, pequenos, com uma abertura muito pequena superior. Alguém me pode ajudar a identificar? Se calhar nem é sarracenia, mas comprei-a como tal. Aquilo para comer, só se for formigas e mosquitos minusculos...
    - As drosera necessitam de shutdown no inverno? É que todas elas estão num recanto na rua, e as sarracenias param o seu crescimento enquanto que as drosera estão sempre a crescer...e estamos em fevereiro.
    - As dionae necessitam SEMPRE de estar em casa? Mesmo no verão? Sem que muitos recomendam estarem na rua para fazer a tal «hibernação vegetal» no Inverno, por isso é que pergunto.
    - para plantas carnívoras, é preferível uma estufa ou um terrário? Ou só para espécies mais tropicais como as nepenthes e dionaes? Não sei se o excesso de humidade não fará mal às drosera e as sarracenias... confused
    Como tenho um terrário vazio, porque a minhoca já está num maior e não vou ter mais nenhum animal (por agora Razz ) estava a pensar fazer uma coisa engraçada, mas não sei se se dariam bem por lá todas as espécies. Se der, como se estrutura um terrário para as pc's? já sei da lâmpada Agrolux e do fundo...mas não sei quanto a aquecimento (será necessário?) e como mantenho a humidade sem foger...

    Obrigado!

    ps - se entretanto alguém tiver bonsais também e não quiser ir para outro forum, pode falar comigo. Tenho resmas farao
    Mentesimples
    Mentesimples
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Cephalotus follicularis
    Mensagens : 134
    Data de inscrição : 22/10/2008
    Idade : 35
    Localização : Massamá

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Mentesimples Qui Fev 05, 2009 3:38 am

    Quando o cp_produtos aqui chegar vai dar-te um raspanete por causa da questão da flor da dionaea.. Laughing mas primeiro vamos lá tentar tirar-te essas dúvidas todas:

    Psynapse escreveu:Todas as sarracenias que vi têm copos verticais. Tenho uma escarlate assim, com copos enormes e depois tenho outra, que penso ser sarracenia, também escarlate, mas com copos horizontais, pequenos, com uma abertura muito pequena superior. Alguém me pode ajudar a identificar? Se calhar nem é sarracenia, mas comprei-a como tal. Aquilo para comer, só se for formigas e mosquitos minusculos...
    Nem todas as sarracenias têm copos verticais; provavelmente o que tens aí é uma Sarracenia psittacina, confirma lá por aqui.

    Psynapse escreveu: As drosera necessitam de shutdown no inverno? É que todas elas estão num recanto na rua, e as sarracenias param o seu crescimento enquanto que as drosera estão sempre a crescer...e estamos em fevereiro.
    Isso já depende da espécie. Algumas drosera necessitam de um período de dormência no inverno, como a D. intermedia ou D. filiformis. Outras, como as droseras tuberosas, "transformam-se" num tubérculo durante o verão, para sobreviver a períodos de seca intensa que costumam ocorrer no seu ambiente natural. Mas muito provavelmente a tua drosera não pertence a nenhum destes tipos, por isso não deve precisar de dormência, mas podes pôr aqui uma foto para confirmarmos Wink

    Psynapse escreveu: As dionae necessitam SEMPRE de estar em casa? Mesmo no verão? Sem que muitos recomendam estarem na rua para fazer a tal «hibernação vegetal» no Inverno, por isso é que pergunto.
    Erro crasso: as Dionaea podem E DEVEM estar no exterior tanto quanto possível. O aconselhável é mesmo deixá-la lá fora o ano inteiro, para que ela siga o "horário" das estações, e entre em dormência no período certo e da forma adequada. Se a dormência for profunda até aguenta períodos curtos de geada.

    Psynapse escreveu: para plantas carnívoras, é preferível uma estufa ou um terrário? Ou só para espécies mais tropicais como as nepenthes e dionaes? Não sei se o excesso de humidade não fará mal às drosera e as sarracenias... confused
    Para as plantas carnívoras que necessitam de dormência, o ideal mesmo é estarem no exterior, não deve ser necessário nem estufa nem terrário. Se quiseres podes colocá-las numa estufa para aumentar um bocado a humidade relativa desde que cumpras com o período de dormência delas, mas na verdade não é realmente necessário, elas desenvolvem-se perfeitamente lá fora Wink Outras espécies são realmente exigentes, como os cephalotus e as heliamphora, que necessitam de altos níveis de humidade e temperaturas controladas (mais no caso das heliamphora ou nephentes de terras altas), por isso é realmente aconselhável o terrário. Para muitas nephentes uma estufa é sempre bem vinda, já que gostam muito de humidade, desde que consigas mantê-las à temperatura certa. Em conclusão, depende muito do género e da espécie em questão!

    Ou seja, se queres criar um terrário para carnívoras tens de ter em conta as plantas que queres manter lá dentro, para criares as condições indicadas e poderes conciliar várias espécies. Quanto à iluminação específica, espera pelo cp_produtos que ele sabe mais que eu Laughing A temperatura e a humidade são geralmente mantidas pelo aquecimento natural das lâmpadas, geralmente não é preciso mais nenhuma adição.

    P.S. Importante: As dionaea não morrem só por florirem!! É só por dizer que gastam muita energia na floração, por isso se a planta não estiver lá muito bem de saúde é capaz de sucumbir. Mas uma planta saudável pode florir perfeitamente sem problemas. Isso é um grandessíssimo mito!
    Psynapse
    Psynapse
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 04/02/2009

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Psynapse Qui Fev 05, 2009 6:17 am

    Boas, então após pesquisa:

    Quanto à flor da dionae, foi mesmo por não saber. Como tenho bonsais (leia-se alguns extremamente sensiveis) que podem florir à vontade, nem pensei que a flor constituísse algum perigo, até porque normalmente em plantas, é um bom sinal. Portanto, agora já não preciso do raspanete porque já sei Razz

    Ontem estive a ver realmente noutros sites, e sim, confirma-se que é uma Sarracenia psittacina (a outra já sabia qual era). Um aparte, esta planta, que eu consiga ver, quase nunca consegue apanhar insectos por si (e já a tenho há algum tempo).

    A drosera é uma capensis.

    Quanto as dionae, essa era a minha maior dúvida...porque conheço pessoas que as mantêm em estufas...e estão saudáveis. Eu sei que até muita gente as mete no frigo para a hibernação, e a não hibernação pode causar enfraquecimento progressivo da planta, mas mesmo assim, prefiro perguntar.

    Estive a informar-me melhor, e prefiro construir uma mini estufa no meu jardim, porque assim colocava lá as carnívoras e os bonsais (que se adaptassem a estufa). Tudo sem aquecimento, de forma a manter a temperatura externa, e com uma boa circulação de ar.

    Obrigado
    Mentesimples
    Mentesimples
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Cephalotus follicularis
    Mensagens : 134
    Data de inscrição : 22/10/2008
    Idade : 35
    Localização : Massamá

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Mentesimples Qui Fev 05, 2009 6:58 am

    A mim parece-me bem, se eu tivesse jardim provavelmente faria o mesmo Rolling Eyes Espero ter ajudado! Smile
    Psynapse
    Psynapse
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 04/02/2009

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Psynapse Qui Fev 05, 2009 9:16 am

    Resta-me então só umas dúvidas que não consegui perceber de outros sites, se tiverem alguns links para as mesmas, não hesitem em mandar, escusam de estar a escrever albino :

    - As dionaes, droseras e sarracenias proliferam com um ligeiro aumento da humidade, consequente da estufa? Digo isto a longo prazo. Que espécies posso incluir mais de PC's, tendo em conta que a estufa não vai ser aquecida? as nepenthes e as cefalotus é melhor esquecer...Tendo em conta também que a estufa vai ser maior que umas miniestufas caseiras que vi aqui, os vasos devem estar em pratos com água ou todos numa base de argila húmida? (não sei se a argila durará em pleno Verão, só vocês me poderão esclarecer melhor). O uso de limos, aquelas algas filamentosas que crescem dentro dos lagos, que são muito húmidas por natureza, e que eu tenho bastante, podem ser acrescentadas ao substrato de argila, como acréscimo de humidade (no caso de eu usar argila)? No caso de ocorrerem fungos, com o aparte de se limpar e desinfectar tudo, podem ser usados antifungicos em PC's? (esta é umas das minhas maiores dúvidas). Se forem usados, quais? Pois eu uso uns especiais para os bonsais, portanto não sei se haverá para pc's... Por agora, é tudo.

    Obrigado!
    Mentesimples
    Mentesimples
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Cephalotus follicularis
    Mensagens : 134
    Data de inscrição : 22/10/2008
    Idade : 35
    Localização : Massamá

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Mentesimples Qui Fev 05, 2009 10:05 am

    Psynapse escreveu:As dionaes, droseras e sarracenias proliferam com um ligeiro aumento da humidade, consequente da estufa?
    Pah, só te posso falar por experiência própria: sarracenias ainda não tenho, mas as dionaea bebés e as droseras que tenho no momento (D. aliciae e capensis) que mantive durante algum tempo numa mini-estufa cá em casa deram-se bastante bem com o aumento da humidade. Mas a verdade é que mesmo sem a estufa têm um crescimento bastante satisfatório. O que noto mais é que as drosera apresentam mais cola quando têm níveis mais elevados de humidade.

    Psynapse escreveu:Que espécies posso incluir mais de PC's, tendo em conta que a estufa não vai ser aquecida?
    À parte das recém mencionadas, as pinguiculas mexicanas também são uma opção viável, mas tens de ter em consideração que outros tipos de pinguiculas podem necessitar de temperaturas mais elevadas, consoante a espécie.

    Psynapse escreveu:Tendo em conta também que a estufa vai ser maior que umas miniestufas caseiras que vi aqui, os vasos devem estar em pratos com água ou todos numa base de argila húmida?
    Quanto mais tempo passa, mais acho que a argila é uma mariquice um bocado desnecessária.. Podes manter a maior parte (senão todos) os géneros referidos acima na mesma travessa com água sem argila, e acho que se torna mais fácil controlar o nível de água assim.

    Psynapse escreveu:O uso de limos, aquelas algas filamentosas que crescem dentro dos lagos, que são muito húmidas por natureza, e que eu tenho bastante, podem ser acrescentadas ao substrato de argila, como acréscimo de humidade (no caso de eu usar argila)?
    Tenho algumas dúvidas em relação a este ponto.. não tenho a certeza se os limos trariam ou não desvantagens para as carnívoras (assim como não sei se trariam grandes vantagens), mas como também não acho grandes em utilizar a argila em tabuleiros de rega.. Rolling Eyes

    Psynapse escreveu:No caso de ocorrerem fungos, com o aparte de se limpar e desinfectar tudo, podem ser usados antifungicos em PC's?
    Há quem use, e é normal que seja necessário usar volta e meia, mas sinceramente ainda não precisei e por isso não sei qual será mais apropriado.. O cp_produtos tem muito mais tempo de experiência com carnívoras do que eu, por isso é capaz de poder ajudar-te Wink

    P.S. A argila pode ter vantagens se quiseres criar uma espécie de "vaso gigante", em que manténs muitas carnívoras no mesmo substrato (argila por baixo, substrato por cima), acho que é capaz de reter melhor a humidade e evitar que o substrato (ex: turfa) fique demasiado "empapado"; eu própria tenho argila no fundo de alguns vasos para evitar esse problema, mas ainda não sei muito bem se realmente favorece as plantas. Mas em termos de usar apenas a argila num tabuleiro com água, acho que é desnecessário.

    Wink
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por cp_produtos Seg Fev 09, 2009 8:54 am

    A Mentesimples já respondeu a tudo muito bem e não foi preciso eu falar mais uma vez na dionaea e na sua flor Cool

    Em relação aos antifungicos, eu recomendo que seja o que for de produtos quimicos deve-se evitar ao máximo com as carnivoras porque como elas absrvem os nutrientes pelas armadilhas são muito mais susceptiveis aos quimicos, mas para os fungos a maioria das vezes basta sol e ventilação , ar estagnado e muita humidade é que os fungos adoram.
    Como muitas carnivoras também gostam de humidade, temos de atacar com a ventilação, por exemplo o ar em movimento dentro do terrário reduz drásticamente o aparecimento de fungos.

    .
    Psynapse
    Psynapse
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 04/02/2009

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Psynapse Qui Fev 12, 2009 5:07 am

    Quanto as espécies, já estou mais elucidado.
    Agora e ainda na fase de projecto, recomendam uso de acrílico ou plastico para as paredes da estufa? Como realizar a ventilação sem diminuir drasticamente a humidade? Eu sei que são mais dúvidas de como fazer uma estufa, mas como não vi nenhum tópico desta natureza (ou as estufas já estavam feitas ou eram mínimas). Se me possibilitarem algum link, também agradeço.

    Cumps
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por cp_produtos Qui Fev 12, 2009 7:34 am

    recomendam uso de acrílico ou plastico para as paredes da estufa?

    tu é que sabes quanto dinheiro é que queres gastar, o acrilico é muito mais caro do que plástico.

    Como realizar a ventilação sem diminuir drasticamente a humidade?

    basta colocar uma ventoinha no interior, a ideia é o ar lá dentro estar em movimento, não é meter ar de fora para dentro.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Sarracenia Empty Re: Sarracenia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 11:40 pm