CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+7
rf33
Daniel Candeias
Rúben Sequeira
Hugo Rodrigues
Alberto Rodriguez
CAMAL3AO
Pedro
11 participantes

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por Michael Benedito Ter Abr 13, 2010 3:51 am

    Hugo Rodrigues escreveu:Na minha opinião axo ke é..para estar exposta ao sol, ke esteja de forma ke este seja filtrado..para alem de as nepenthes serem plantas de florestas bastante densas (as folhagens das arvores altas filtra bastante a luz solar), o nosso sol aki em Portugal nada tem a ver com o sol equatorial..


    Hugo, nem todas elas têm origem em florestas densas, isso é um mito Razz. Uma proporção considerável ocupa áreas abertas dominadas por vegetação rasteira e arrelvados de poáceas (ex: N. pervillei, N. madagascariensis...). Outras vivem em taludes rochosos verticais expostos aos elementos (ex: N. clipeata, N. campanulata...). Até mesmo a vossa N. rajah vive como um "arbusto escandente" de altitude, em áreas com coberto vegetal de substituiçao que raramente ultrapassa os 2m. A N. dubia é outro exemplo. Qualquer uma destas está exposta ao sol o dia todo. Apenas uma parte (N. ampullaria, N. bicalcarata, N. jacquelinae, N. hamata, etc) habita as florestas densas em estado climácico. Agora considerando as duas primeiras que citei, são ambas lowland e habitam regiões em tudo semelhantes ao habitat do Drosophyllum, que nada tem a ver com uma floresta tropical.


    Agora em relação à tua N. rebecca soper, podes deixá-la ao sol Alberto, porque já está habituada. A planta não apresenta queimaduras, a pigmentação avermelhada é uma protecção da clorofila, e nada mais. Até as armadilhas vão ficar mais duras e com coloração negra. A minha não apanha tanto sol como a tua, mas quando ultrapassar o toldo (como já o fez a N. miranda) vai começar a apanhar sol o dia todo. A miranda apanha e não se queixa Very Happy
    Alberto Rodriguez
    Alberto Rodriguez
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 256
    Data de inscrição : 03/04/2010
    Idade : 51
    Localização : Funchal

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por Alberto Rodriguez Ter Abr 13, 2010 4:43 am

    Michael, vou ficar atento a essa rebecca, ao mais pequeno sinal de queimadura mudo de lugar.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por Rúben Sequeira Ter Abr 13, 2010 12:40 pm

    Pois exacto por isso é que disse aquilo á cerca das Nepenthes, o Michael num outro tópico falou disto e as Nepenthes dele estavam lindas e saudáveis..aliás eu tenho a minha Nepenthes Sanguínea ao Sol e ela adora e nunca apresentou sinais de queimadura.. Wink
    Pedro
    Pedro
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Todas
    Mensagens : 321
    Data de inscrição : 11/04/2010
    Localização : Madeira

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por Pedro Ter Abr 13, 2010 1:32 pm

    Acho que depende se elas se habituarem ao sol ou não.
    avatar
    jnas
    Novo Membro
    Novo Membro


    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 13/01/2010

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por jnas Ter Abr 20, 2010 2:34 am

    Bom dia,
    falando em nephentes ao sol directo e indirecto, eu tinha as minhas nepenthes a sombra, em que raramente apanhavam sol, elas nunca deram uma unica anfora, desde que as pus a apanhar sol das 8H ate ao meio dia e das 4 ate ao sol se por, tem produzido anforas que é uma maravilha,
    eu tenho uma miranda, uma rebecca sopper, uma ventrata e mais uma que desconheço neste momento, pois as anforas ainda estao numa fase muito prematura. esta ultima nunca consegui identifica-la pois nunca vi nenhuma anfora, por esta ter sido comprada numa florista, florista esta que a tinha num vaso com terra vegetal com fertilizantes, ela estava mesmo pela hora da morte.
    neste momento tem umas 7 ou 8 anforas em desenvolvimento.
    este coisa de as por ao sol durante aquele periodo foi o Nelio que me ensinou, ele tem as dele nessas condiçoes, e estao espectaculares...
    abraço
    Michael Benedito
    Michael Benedito
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Nepenthes dubia
    Mensagens : 750
    Data de inscrição : 05/11/2009
    Idade : 37
    Localização : Funchal

    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por Michael Benedito Ter Abr 20, 2010 3:00 am

    Exacto, a N. miranda do Sr. Nélio tb estava à sombra e não produzia armadilhas... Agora está repleta delas XD

    Conteúdo patrocinado


    Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes) - Página 2 Empty Re: Água dentro das suas armadilhas "jarros"(nepenthes)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02, 2024 3:48 pm