CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Raquel Junho
    Raquel Junho
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 15/08/2009
    Idade : 33
    Localização : Caxambu/Minas Gerais-Brasil

    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas Empty Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Mensagem por Raquel Junho Sáb Ago 15, 2009 4:27 pm

    Oi galera!
    Sou uma iniciante no ramo das carnívoras...a pouco tempo comprei uma dionéiazinha bebê,e por mais que eu esteja me esforçando ao máximo para conhecer melhor as necessidades da minha garotinha,ainda ando com várias interrogações na cabeça...será que vocês podem me ajudar?
    *Mesmo sendo ainda bem jovem,é necessário que eu coloque a minha Dionéia na geladeira no período de dormência(aqui o inverno não é suficientemente frio...),eu poderia matá-la fazendo isso?Como é o procedimento correto?
    *Já está aparecendo no centro da minha plantinha a haste floral...tenho que cortá-lá?Como faço isso sem causar-lhe nenhum dano?E as armadilhas que estiverem secando,eu arranco também?
    *Eu vi pouco depois que a comprei,um inseto pequenininho em uma das armadinhas,e supus que ela já estaria ''caçando'',sem nenhuma dificuldade.Porém,não houve mais nenhum caso desses,e fiz um teste com um pequeno graveto para sensibilizá-la e ver se a armadilha fecharia,mas nada aconteceu.Coloco ela no sol todos os dias,de manhã a noite,então enfraquecimento não é.O que pode estar acontecendo??
    Obrigada desde já pela ajudinha,e perdoem o ''testamento'' que eu acabei escrevendo...rs Rolling Eyes
    Abraços!! Wink
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas Empty Re: Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Mensagem por Diamantino Dom Ago 16, 2009 3:16 am

    Primeiro a respeito da dormência se ela ainda for muito pequena é melhor não a colocares, se não a colocares um ano em dormencia não faz mal, isso passou-se com uma minha e não morreu.
    A haste floral axo que deverias de cortar para ela crescer mais e ficar mais forte já que ela é nova, para cortar basta uma tesoura, mas para não correres mesmo risco axo melhor desinfectares a tesoura primeiro com álcool para ela não apanhar alguma doença.
    Não recomendo tu activares as armadilhas de forma artificial, porque estás a gastar energia à planta e ela não vai buscar alimento para repor a energia gasta, mas como tu dizes se a planta não fechou, um motivo é que essa folha se calhar vai morrer, não te preocupes, se o núcleo estiver verde e com novas folhas ele renova as folhas velhas.
    As dioneias gostam muito de sol, por isso não faz mal ficar a sol directo desde que tenha sempre um prato de agua destilada por baixo com cerca de 3 cm de altura, o substrato não convém secar principalmente no verão.
    se tiveres alguma dúvida não hesites em perguntar Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas Empty Re: Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Mensagem por Cédric Pereira Dom Ago 16, 2009 5:48 am

    As armadilhas que tiverem completamente secas deves tirar pa nao apodrecerem e aparecerem parasitas nas plantas e fungos... Mas se tão verdes, mas nao fecham na mesma, nao tires pk provavelmente a tal folha ainda está a realizar fotossintese... So quando tiverem castanhas...
    O resto ta tudo dito...
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas Empty Re: Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Mensagem por Diamantino Dom Ago 16, 2009 6:15 am

    pois esqueci-me dessa parte, mas é como Cedric disse
    Raquel Junho
    Raquel Junho
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 40
    Data de inscrição : 15/08/2009
    Idade : 33
    Localização : Caxambu/Minas Gerais-Brasil

    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas Empty Re: Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Mensagem por Raquel Junho Ter Ago 18, 2009 4:57 pm

    Muito obrigada pelas respostas,elas me foram muito úteis!Very Happy

    Grande abraço...

    Conteúdo patrocinado


    Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas Empty Re: Dúvidas sobre a dormência em Dionéias jovens,corte da haste floral e não-fechamento das armadilhas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 2:13 am