CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


5 participantes

    O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui maio 27, 2010 7:41 am

    Boas pessoal!

    A mninha lista de PC's vai aumentando aos pouquitos e até agora todas estão de boa saúde. Very Happy tenho aprendido muito convosco e agradeço-vos por isso. Agora vamos à minha dúvida: quando se compra uma PC, quer seja em supermercado ou numa estufa, deve-se transplantar logo para a turfa? Deve ser retirada toda a terra que vem com ela? É que ainda não fiz nada disso às minhas apesar de já ter o material todo. Só que tenho receio de o fazer... Rolling Eyes
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui maio 27, 2010 9:30 am

    Bem, necessário, necessário, n é, ate pk eu ainda tenho uma ou duas ke komprei num viveiro e nc as mudei..apesar do substrato onde elas veem n ser o + indicado, a grd maioria delas vem de exportadores ke as criam nas minimas condições, kuando chegam aos locais de venda ao publico é ke se dão as kebras de condições suficientes para as manter, ou seja, começam a ser regadas com agua impropria, por exemplo..isto pode fazer com ke se acumulem minerais e outras substancias nocivas para a planta, degradando a saude e encurtando o tempo de vida..

    o + seguro sera sempre muda las para condições ideais (bom solo, agua propria), mas se n tiver sido mt regada na loja, ou melhor ainda, se n tiver la ha mt tempo, em principio n sera uma urgencia transplanta la..convem, mas n é imperativo..

    ah, e n tenhas receio, eu tb era um nabo com plantas, nc tinha feito nd ke se parecesse, e acredita ke n é dificil..a pratica leva á perfeição, por isso n tenhas medo de arriscar Wink
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Sérgio Amorim Qui maio 27, 2010 12:50 pm

    Exacto como o Hugo disse o melhor será mesmo trazeres só plantas que saibas que estão lá à pouco tempo.
    Mas mesmo assim se não confiares e se não puderes mudar o substrato logo ou por não ser altura propicia ou porque não tenhas materiais para isso podes sempre fazer uma lixiviação ao solo usando agua destilada. Basicamente regas sem prato por baixo e deitas bastante agua. Como essa água não tem minerais vai dissolver os minerais no solo e retira-os pelos buracos.
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Rúben Sequeira Qui maio 27, 2010 1:44 pm

    Yah excelentes explicações! Smile Boa sorte Sofia! Wink
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui maio 27, 2010 3:48 pm

    Bem...muito obrigado pelas respostas pessoal!!
    Acho que vou mante-las na terra em que vieram; até agora n houve nenhuma morte, só a minha nepenthes pequenina esteve muito sequinha por causa deste calor repentino que veio mas consegui salva-la Very Happy
    Só mais uma questão: quando vocês trocam o substrato, retiram mesmo a planta deixando-a só com a raiz? Não aproveitam nenhuma terra da antiga? E será que ela pega bem na turfa e não sente a mudança?? (afinal foi mais que uma questão ) Embarassed

    Cumps Wink
    avatar
    Convidad
    Convidado


    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Convidad Qui maio 27, 2010 4:26 pm



    Última edição por Carla Sofia em Sex Abr 01, 2011 7:38 am, editado 1 vez(es)
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Sofia Vizinho Sáb maio 29, 2010 12:17 pm

    Obrigado Carla por partilhares a tua experiência Very Happy
    Realmente nunca experimentei mudar nenhuma mas um dia destes vou ter de arriscar. Até porque a minha dionea que comprei no mini-preço veio num vaso minusculo e precisa de um maior...

    flower
    Aquiles
    Aquiles
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 150
    Data de inscrição : 10/04/2010
    Idade : 33
    Localização : Moita

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Aquiles Sáb maio 29, 2010 12:28 pm

    Olá
    olha pessoal mudei todas e todas se adaptaram muito bem ao novo sitio.
    Tenho cerca de 32 plantas carnívoras e nenhuma ante hoje morreu.
    Tem especial atenção que tens de colocar ( na maior parte das x ) turfa loira e perlite .
    Espero te ter entusiasmado porque não tem grande risco na minha opiniao
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Sofia Vizinho Sáb maio 29, 2010 2:25 pm

    Olá Aquiles. A turfa loira e a perlite já a tenho. Mas só usei para as sementes. Para transplantar nunca utilizei Embarassed por receio de elas não pegarem bem. Mas pela vossa experiência tou a ver que elas são bem fortes Smile
    Aquiles
    Aquiles
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 150
    Data de inscrição : 10/04/2010
    Idade : 33
    Localização : Moita

    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Aquiles Sáb maio 29, 2010 2:28 pm

    sim sim não te preocupes a serio .
    É o melhor solo que podes meter . Vais reparar na grande evolução que vão apresentar depois de ter mais espaço xD

    Conteúdo patrocinado


    O que fazer quando chegam à nossa casa? Empty Re: O que fazer quando chegam à nossa casa?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 9:43 pm