CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+22
Miguel Gonçalves
cp_produtos
Michael Benedito
likid.pt
rf33
Sérgio Amorim
Diabos82
Vitor meireles
Diamantino
CAMAL3AO
Nélio
Carl0os
Bruno Abreu
Cédric Pereira
RJ
supert
D!n!s
TS.
João Oliveira
Hugo Rodrigues
Daniel Candeias
Ricardo Miranda
26 participantes

    I Encontro da CPPC 2010

    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Ago 18, 2010 4:42 pm

    Preciso da confirmação de todos que estejam interessados em ir e se vão ao primeiro ou têm disponibilidade para ir aos dois dias.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Diamantino Qua Ago 18, 2010 11:26 pm

    Domingo vai ser impossível para mim, a respeito de sábado ainda vou ter que ver a minha disponibilidade, apesar que gostava mesmo de ir.
    Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Família Droseraceae
    Mensagens : 125
    Data de inscrição : 19/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Vila Verde

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Miguel Gonçalves Qui Ago 19, 2010 6:59 am

    boas,

    eu ainda estou a estudar o percurso, a ver quando posso ir. Pelo que vi o almoço no sábado será por volta das 13h certo?

    Em principio, vou no sábado só de manhã e depois no Domingo vou também ao gerês (como moro relativamente perto das Lagoas, posso ir lá ter convosco antes de partirem para o gerês).Mas nos próximos dias confirmo isto e também se vou sozinho ou acompanhado.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Ago 19, 2010 10:19 pm

    JÁ ESTOU COM "NECTAR" NA BOCA ! bounce
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Ago 20, 2010 9:29 am

    Já criei o tópico para fazer a lista de presenças.

    Preciso de saber quantas pessoas é que vão participar e se vêm de veiculo próprio, saber quantos lugares estão disponíveis para evitar que alguém fique sem transporte durante o encontro.

    Espero que o pessoal de mais longe e que more perto de outros membros, combinem partilhar o transporte de carro, é mais barato e mais fácil tanto para se deslocar aos locais como para voltar para casa.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por rf33 Ter Ago 24, 2010 11:22 am

    Olha, qual o custo do almoço, aproximadamente? Smile
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Ricardo Miranda Dom Ago 29, 2010 5:39 am

    Pretendo que seja um almoço à volta dos 6-7 euros para não estragar orçamento a ninguém Wink
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por rf33 Sáb Set 04, 2010 4:09 pm

    Bem, como sou o primeiro a vir aqui, depois de um banho tomado e do estômago aconchegado, só tenho a dizer que adorei o dia! Smile

    Eu e o Paulo chegámos, encontrámos logo o Diamantino e o Prof Mário Valente, entretanto chegou o resto da malta e o pessoal conheceu-se logo! Smile

    Entretanto fomos para o local em questão, para começar pelos Drosophyllum lusitanicum! Chegámos, procurámos, e "cadê"? ESTAVA LÁ! É certo que reduzidos a populações fracas, mas a magia é sempre a mesma: É uma PLANTA CARNIVORA PÁ! Very Happy

    Entretanto saímos dali para ir a um outro local, onde viríamos a encontrar uma (pequena) parede com Pinguicula lusitanica, exemplares pequenos mas saudáveis! Smile

    Já o calor e a "larica" apertavam, e decidimos ir almoçar... Adivinhem: o restaurante era fabuloso! De tal forma, que pensámos: "Bem, vamos antes ali ao café comer uma francesinha!" (Contemos a verdade: o pessoal "perdeu-se", e eram 16h30 quando acabámos de "almoçar" o "lanche"! Razz) De estômago FINALMENTE cheio, partimos à procura das Droseras! Smile

    Encontrámos a Drosera intermedia também reduzida, dado que, assim como noutros sitios, o solo estava SECO, uma vez que se lembraram de desviar os cursos de água...

    Fomos em busca de mais Pinguicula lusitanica, e "cadê"? Pois, desta vez já lá não estava. Num mês, ao que parece, aquilo que era um mural coberto de espécimes desta lindissima planta estava reduzido a arbustos secos e 4 exemplares de não mais que 3 cm...

    Desapontados, fomos ainda presenteados com uns Drosophyllum num outro local, onde terminámos o dia em beleza, com um pôr do sol brilhante! Smile

    Penso que todos saímos de lá muito mais sábios - até porque o Michael consegui captar a nossa atenção para todo e qualquer arbusto que, à primeira - e leiga - vista, parecia uma planta corriqueira! Razz

    Eu adorei o dia: conhecer a malta pessoalmente, trocar ideias, duvidas e conhecimento e ver as plantas no habitat, comer uma francesinha e ainda "fazer turismo" Razz, foi tudo muito bom.

    Fotos ficam para quem as tirou bem, que as minhas estão muito desfocadas; e do dia de amanhã, bem como da noite de hoje, ficamos à espera das notícias da malta que ficou a acampar! Smile

    Um grande abraço,

    Rafael Wink
    avatar
    Convidad
    Convidado


    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Convidad Sáb Set 04, 2010 4:14 pm

    Tb posso disser que foi um dia muito bem passado Smile

    e Rafa a parte do "turismo" so mesmo quem vai no meu carro a seguir um gps do seculo passado e pedir orientaçoes a velhinhas sadicas Razz:P
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por rf33 Sáb Set 04, 2010 4:16 pm

    Agora dizes que é velhinha sádica, lá era "senhora simpática" Razz

    Próximo encontro: Serém de cima e Serém de baixo Laughing
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Diamantino Dom Set 05, 2010 1:53 am

    Bem pessoal a verdade é que também gostei do convívio. como já foi dito encontramos logo o Rafael e o Paulo, passando algum tempo encontramos o Bruno Abreu e a namorada (peço desculpa mas esqueci-me do nome, sou péssimo a lembrar nomes), o engraçado é que a forma de identificarmos era analisar as pessoas que chegavam ao local, que pareciam perdidas e desorientadas, a ideia de um crachá não era mal visto Razz
    A respeito dos locais é uma pena acontecer o que aconteceu com as populações de Droseras intermedia e Pinguicula lusitanica, mas espero que no inverno com as primeiras chuvas as populações consigam-se vingar. Menos mal para quem foi que ainda deu para ver em Aveiro uma população de Pinguicula lusitanica, apesar de ser mais pequena, mas isso deve-se as condições no seu habitat.
    Bem ainda deu para conhecer o Michael, que a cada planta que via ficava fascinado, gostei muito de ver a sua reacção, acho que parecia um peixe na água Very Happy
    Bem depois tb tentarei colocar então as fotos Wink
    andrescul
    andrescul
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 30
    Data de inscrição : 06/08/2010
    Idade : 42
    Localização : Porto, Portugal

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por andrescul Dom Set 05, 2010 4:32 am

    Man, agora estou a roer-me de inveja.. =s Mas continuem a contar do encontro.. fiquei com epna de não poder ir e conhecer o pessoal.. =s
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por João Oliveira Dom Set 05, 2010 10:51 am

    Lol o Michael Benedito foi??? :O nem sabia...
    auravaz
    auravaz
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera, Sarracenia, Nephentes
    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 06/09/2010
    Idade : 35
    Localização : Santiago de Compostela, Tomar

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por auravaz Seg Set 06, 2010 1:40 am

    Olá a todos! Very Happy

    Sou a namorada do Bruno, Aura, já me introduzi na comunidade! Razz O meu gosto pelas plantas carnívoras já andava a crescer com a colecção fantástica do Bruno, mas vê-las no seu habitat natural é algo deveras fascinante!

    Adorei o encontro e de conhecer todos os presentes!

    Concordo com o Diamantino e com o Rafael em relação ao desrespeito pelo habitat natural, é triste ver a destruição ou modificação dos poucos sítios onde estas plantas têm condições de crescimento.

    Mas bom foi no dia seguinte ver as Drossera rotundifolia, que muito gosto tive em estudar numa disciplina do meu curso, no que respeita a propriedades medicinais (prometo fazer um post acerca dela quando estiver com o meu livro de Farmacognosia) e de ver as pinguiculas (vulgaris e lusitânica) lindíssimas e cheias de alimento! Very Happy

    Foi um encontro muito divertido e enriquecedor (contribuição sábia em especial do professor Mário e do Michael, que fazia das plantas mais insignificantes algo especialíssimo! até se encontrou a planta responsável pela produção de Colchicina Razz).

    Fico feliz por ter adiado a minha ida para Santiago por mais 3 dias! Razz
    Abraço a todos*
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Set 06, 2010 2:18 am

    bah... eu mato-vos a todos... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil que inveja Sad Sad Sad
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 5:19 am

    Bem, seria ÓPTIMO ver as fotos todas... eu não tenho nada de jeito, a máquina era fraquita, e o fotógrafo ainda mais! Razz

    Mas o Diamantino, o prof Mário, entre outros, decerto têm óptimas fotos. Assim, sugiro que se reunam as fotos TODAS de todos os membros, e depois o pessoal podia fazer um CD (à semelhança daqueles anuários, faziamos um para o encontro), e depois faziam-se cópias e se necessário pagava-se o valor apenas do CD e do envio... Isto se alguém se quiser voluntariar, é claro! Fica a sugestão..

    PS: Malta do segundo dia, essas 3 espécies foram todas avistadas no Gerês? Smile
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por CAMAL3AO Seg Set 06, 2010 5:46 am

    POois Cedric realmente, k invejaaa Evil or Very Mad mas a ver se marcam mas é mais um para a malta k n foi tb poder ir Very Happy
    auravaz
    auravaz
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera, Sarracenia, Nephentes
    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 06/09/2010
    Idade : 35
    Localização : Santiago de Compostela, Tomar

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por auravaz Seg Set 06, 2010 6:43 am

    Acho boa ideia a fazermos uma gravação em CD, também tenho algumas fotos que possam ser aproveitadas (mas não se devem comparar nada às do professor Mário e do Diamantino!) Wink
    Essas que vimos são do Gerês! De manhã ao pé do parque de campismo, estavam documentadas como drosera rotundifolia, mas (do que eu percebi) penso que seriam de outro tipo, cujo nome, se não estou em erro, seria drosera intermedia. Realmente não tinham nada a ver com as rotundifolias que vimos no Gerês!
    Vou tentar meter umas fotos seleccionadas no meu deviantart e depois ja mando os links Wink
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por João Oliveira Seg Set 06, 2010 7:05 am

    KE INVEJA!!!!!! Tou como o CAM e Cédric Very Happy
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Set 06, 2010 7:51 am

    Foi realmente bom conhecer pessoalmente todos os membros que participaram no primeiro encontro nacional Very Happy Só por aí o balanço já seria positivo!

    Algumas coisas não correram como o esperado e o horário sempre extravasado, isso foi evidente para todos. Depender unicamente do GPS nas deslocações provou que ele prejudica mais do que aquilo que ajuda. Ainda bem que tínhamos o Mário Valente pronto para abrir caminho até ao local de visita. Tem o lado bom que é passear pelos caminhos secundários e ver as paisagens que não se vêm nas estradas mais rápidas e directas. Outra coisa que pode ser melhorada num próximo encontro e não marcar local para se almoçar. Ou se leva comida ou pára-se no tasco mais próximo. O restaurante do almoço de sábado tinha fornecido as coordenadas erradas, isso aliado ao atraso nas deslocações fez juntar o lanche e o almoço para a mesma hora. E a pior as coisas foi a mão humana, que destruiu num mês um habitat que íamos visitar, e debilitou outros. Também fica outro melhoramento que é caso o próximo encontro tenha um carácter de visita das plantas carnívoras, que seja realizado nos meses de Junho ou Julho, apesar de ver as plantas cheias de sementes, elas têm o seu pico de beleza nestes meses do ano.

    Pontos positivos para mim foram imensos, desde logo o encontro em si, em que a maior parte dos membros nunca se tinham encontrado pessoalmente mas era como já se encontrassem à muito tempo. As paisagens de perder de vista, principalmente no segundo dias, as plantas carnívoras a crescer na natureza e os cultivadores a tirar fotos e apreciar desalmadamente aquela imagem (não posso deixar de me lembrar da caminhada de 8km, ida e volta, a minha namorada olhar para o mural das Pinguiculas vulgaris e ver aquela expressão - andei tanto tanto e é isto... ehehehe mas para nos cultivadores a coisa é bem mais especial) Mas a caminhada pareceu bem mais pequena quando tínhamos o Michael por perto a alimentar a nossa sabedoria, transformando a maneira de olha cada planta com que nos cruzávamos. Enorme privilégio que foi ele ter reservado estes dias para estar connosco antes de irmos para Inglaterra.
    Mas o pontos positivos não são nada sem as fotos, temos que arranjar maneira de partilhar massivamente as fotos, devem ser gigas delas, e a sugestão de um DVD a rolar não é nada má.

    Para todos os que participaram,

    Mário Valente, mais um vez um enorme obrigado por nos ter proporcionado a visita as populações de carnívoras, fica aqui a grande divida de gratidão!
    Diamantino, mais uma vez foi bom rever-te, sei como é complicado arranjar tempo livre para ti nesta altura, mas a ver se arranjamos tempo para um café no porto mais vastas vezes, o tempo é sempre pouco para as nossas conversas.
    Sérgio, Filipa e Leonardo, foi muito curto o tempo e acabei por não conversar tanto quanto queria convosco... e ainda ainda sinto de certa forma a meaculpa pelo Leonardo comer a sopinha tão tarde.
    Michael, sabes que dois dias contigo é muito pouco, és uma pessoa muito interessante e conversar contigo é das coisas mais enriquecedoras que existe. Foi mesmo bom teres participado, as visitas ganharam toda uma dimensão de cultura botânica, em que todas as plantas têm o seu valor e têm todas uma história interessante que merece ser contada. Detesto despedidas e a tua foi a que custou mais... espero que os próximos 3 anos não custem a passar.
    Daniel e Raquel, sei que quanto estiver em Lisboa terei lá pessoas que não posso deixar de visitar. Daniel, sei que foi a primeira vez que as viste na natureza, e será certamente a primeira de muitas, e espero estar lá contigo. Mas que a próxima seja mais perto de casa para não se repetir a situação de só ter comboio às 3h da madrugada...
    Paulo Salvador, no meio das contrariedades e da grande distância de casa, és a boa disposição em pessoa, muito animada e que passa essa alegria aos restantes. Foi um prazer conhecer-te, pena não teres disponibilidade para o segundo dia, irias adorar.
    Rafael Félix, o mais novo dos membros que participaram mas com uma grande maturidade. Prevejo sem dúvidas a ascensão de um Biólogo com B Grande! Tenho pena não ter conseguido mostrar mais, além das atrocidades que o homem pode fazer aos habitat que queremos proteger. Avizinha-se muito trabalho pela frente.
    Miguel e esposa, também foi a primeira vez que viram os habitat. Estou ansioso para ver as tuas fotos, deves ter ai uns belos retratos. Daqui a nada vais ter uma grande colecção. Espero que as pernas já estejam recuperadas daquela bela mas grande caminhada.
    Bruno e Aura, desta vez não foi uma daquelas aventuras de partir para o meio do nada para procurar as plantas, com guia a coisa fica mais fácil. E ainda trouxeste uma entusiasta para a comunidade. E para final de encontro, mesmo depois de todas as partidas que o GPS nos pregou, ainda tivemos tempo para cair na asneira mais uma vez eheheh mas ele não nos pode enganar outra vez... ou então pode Very Happy

    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por rf33 Seg Set 06, 2010 7:58 am

    Ricardo Miranda escreveu:Foi realmente bom conhecer pessoalmente todos os membros que participaram no primeiro encontro nacional Very Happy Só por aí o balanço já seria positivo!

    Algumas coisas não correram como o esperado e o horário sempre extravasado, isso foi evidente para todos. Depender unicamente do GPS nas deslocações provou que ele prejudica mais do que aquilo que ajuda. Ainda bem que tínhamos o Mário Valente pronto para abrir caminho até ao local de visita. Tem o lado bom que é passear pelos caminhos secundários e ver as paisagens que não se vêm nas estradas mais rápidas e directas. Outra coisa que pode ser melhorada num próximo encontro e não marcar local para se almoçar. Ou se leva comida ou pára-se no tasco mais próximo. O restaurante do almoço de sábado tinha fornecido as coordenadas erradas, isso aliado ao atraso nas deslocações fez juntar o lanche e o almoço para a mesma hora. E a pior as coisas foi a mão humana, que destruiu num mês um habitat que íamos visitar, e debilitou outros. Também fica outro melhoramento que é caso o próximo encontro tenha um carácter de visita das plantas carnívoras, que seja realizado nos meses de Junho ou Julho, apesar de ver as plantas cheias de sementes, elas têm o seu pico de beleza nestes meses do ano.

    Pontos positivos para mim foram imensos, desde logo o encontro em si, em que a maior parte dos membros nunca se tinham encontrado pessoalmente mas era como já se encontrassem à muito tempo. As paisagens de perder de vista, principalmente no segundo dias, as plantas carnívoras a crescer na natureza e os cultivadores a tirar fotos e apreciar desalmadamente aquela imagem (não posso deixar de me lembrar da caminhada de 8km, ida e volta, a minha namorada olhar para o mural das Pinguiculas vulgaris e ver aquela expressão - andei tanto tanto e é isto... ehehehe mas para nos cultivadores a coisa é bem mais especial) Mas a caminhada pareceu bem mais pequena quando tínhamos o Michael por perto a alimentar a nossa sabedoria, transformando a maneira de olha cada planta com que nos cruzávamos. Enorme privilégio que foi ele ter reservado estes dias para estar connosco antes de irmos para Inglaterra.
    Mas o pontos positivos não são nada sem as fotos, temos que arranjar maneira de partilhar massivamente as fotos, devem ser gigas delas, e a sugestão de um DVD a rolar não é nada má.

    Para todos os que participaram,

    Mário Valente, mais um vez um enorme obrigado por nos ter proporcionado a visita as populações de carnívoras, fica aqui a grande divida de gratidão!
    Diamantino, mais uma vez foi bom rever-te, sei como é complicado arranjar tempo livre para ti nesta altura, mas a ver se arranjamos tempo para um café no porto mais vastas vezes, o tempo é sempre pouco para as nossas conversas.
    Sérgio, Filipa e Leonardo, foi muito curto o tempo e acabei por não conversar tanto quanto queria convosco... e ainda ainda sinto de certa forma a meaculpa pelo Leonardo comer a sopinha tão tarde.
    Michael, sabes que dois dias contigo é muito pouco, és uma pessoa muito interessante e conversar contigo é das coisas mais enriquecedoras que existe. Foi mesmo bom teres participado, as visitas ganharam toda uma dimensão de cultura botânica, em que todas as plantas têm o seu valor e têm todas uma história interessante que merece ser contada. Detesto despedidas e a tua foi a que custou mais... espero que os próximos 3 anos não custem a passar.
    Daniel e Raquel, sei que quanto estiver em Lisboa terei lá pessoas que não posso deixar de visitar. Daniel, sei que foi a primeira vez que as viste na natureza, e será certamente a primeira de muitas, e espero estar lá contigo. Mas que a próxima seja mais perto de casa para não se repetir a situação de só ter comboio às 3h da madrugada...
    Paulo Salvador, no meio das contrariedades e da grande distância de casa, és a boa disposição em pessoa, muito animada e que passa essa alegria aos restantes. Foi um prazer conhecer-te, pena não teres disponibilidade para o segundo dia, irias adorar.
    Rafael Félix, o mais novo dos membros que participaram mas com uma grande maturidade. Prevejo sem dúvidas a ascensão de um Biólogo com B Grande! Tenho pena não ter conseguido mostrar mais, além das atrocidades que o homem pode fazer aos habitat que queremos proteger. Avizinha-se muito trabalho pela frente.
    Miguel e esposa, também foi a primeira vez que viram os habitat. Estou ansioso para ver as tuas fotos, deves ter ai uns belos retratos. Daqui a nada vais ter uma grande colecção. Espero que as pernas já estejam recuperadas daquela bela mas grande caminhada.
    Bruno e Aura, desta vez não foi uma daquelas aventuras de partir para o meio do nada para procurar as plantas, com guia a coisa fica mais fácil. E ainda trouxeste uma entusiasta para a comunidade. E para final de encontro, mesmo depois de todas as partidas que o GPS nos pregou, ainda tivemos tempo para cair na asneira mais uma vez eheheh mas ele não nos pode enganar outra vez... ou então pode Very Happy


    Biológo com B grande talvez, mas ganhaste sem dúvida um Amigo com A grande (tu e todos os outros Wink)! As atrocidades do GPS levaram-nos a fazer turismo, e a mão humana nos habitats só me motivou mais para o projecto! Balanço final: um dia para recordar Wink

    Grande Abraço Smile
    auravaz
    auravaz
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Drosera, Sarracenia, Nephentes
    Mensagens : 77
    Data de inscrição : 06/09/2010
    Idade : 35
    Localização : Santiago de Compostela, Tomar

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por auravaz Seg Set 06, 2010 8:02 am

    Faço minhas as palavras do Ricardo Smile
    Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Família Droseraceae
    Mensagens : 125
    Data de inscrição : 19/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Vila Verde

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Miguel Gonçalves Seg Set 06, 2010 11:31 am

    olá,

    Ricardo já disseste quase tudo Wink. O encontro correu bem e a companhia foi excelente.

    Quanto às fotos, como são muitas mesmo estava aqui a pensar em partilhar via dropbox, não sei se conhecem mas é uma espécie de pen online. Pode-se criar uma conta específica para o encontro ou posso criar uma pasta partilhada na minha conta pessoal e depois mando convites ao pessoal interessado. O que acham?
    Miguel Gonçalves
    Miguel Gonçalves
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Família Droseraceae
    Mensagens : 125
    Data de inscrição : 19/07/2010
    Idade : 42
    Localização : Vila Verde

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Miguel Gonçalves Seg Set 06, 2010 12:50 pm

    Pessoal,

    tomei a liberdade de criar uma conta dropbox para as fotos do encontro. Quem tiver net com trafego ilimitado pode instalar (ir a www.dropbox.com) e mandar mp a pedir os dados de acesso (neste caso podem adicionar ficheiros à pasta).

    Em alternativa, para quem não quiser instalar mande-me uma mp com o email que eu envio um convite para acederem aos ficheiros online.

    p.s.: Quem quiser abrir conta use este link dropbox para ficarmos com mais espaço na conta.


    Última edição por Miguel G em Seg Set 06, 2010 1:36 pm, editado 3 vez(es)
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Set 06, 2010 12:51 pm

    cuidado... o forum é aberto a visitantes Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation

    Conteúdo patrocinado


    I Encontro da CPPC 2010 - Página 5 Empty Re: I Encontro da CPPC 2010

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 7:17 am