CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Poluição!

    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Poluição! Empty Poluição!

    Mensagem por ConJunTuraL Qua Out 06, 2010 2:46 pm

    Esta é a minha última grande dúvida. Não tenho varanda no meu apartamento só um enorme canteiro de 8 metros de comprimento e em alguns pontos quase 1 metro de largura! Obviamente que já pensei em enchê-lo de plantas, muitas delas carnívoras claro mas não sei como é que elas reagem à poluição! Moro junto a duas ruas muito movimentadas dia e noite e o pó cá em casa é sempre preto! E as droseras? Passavam bem com gotículas pretas? E as sarracenias sobreviveriam cobertas de fuligem negra e com uma película negra sobre o líquido das armadilhas? E pinguiculas cinzentas escuras, é possível! Actualmente tenho a sarracenia e a drosera do lado de dentro da janela e parecem-me bem! Quem tem experiência de plantas carnívoras em zonas de cidade com bastante poluição? Quais as que se aguentam? Truques? Conselhos?
    Obrigado!
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por rf33 Qua Out 06, 2010 3:50 pm

    Bem não passam de certeza. Razz Razz

    1º - As sarracenias cobertas de preto ficariam impedidas de realizar a pouca fotossíntese que já realizam, bem como as restantes plantas;
    2º - Qualquer uma das que mencionam têm mecanismos de absorção sistémica, pelo que essa poluição, na superfície de uma Pinguicula, na mucilagem de uma Drosera ou no líquido digestivo de uma Sarracenia será um problema!

    Truques e dicas, só mesmo se arranjares alguma maneira de as protegeres da incidência dessa poluição toda! Talvez um toldo transparente, que inclusivé aumentaria um pouco a temperatura e a humidade, ficando uma "estufa aberta"?? Smile

    De qualquer forma esta é a minha opinião que nunca passei por esse problema, logo não vale de muito. Aguarda vozes mais sábias Wink


    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por ConJunTuraL Qui Out 07, 2010 2:10 am

    Obrigado!
    O toldo seria impraticável... teria a administração do prédio à perna por alterar a fachada do prédio! Rolling Eyes
    A verdade é que tenho na floreira (é talvez o termo correcto e não canteiro) várias plantas que não conheço e muitas daninhas que se mantêm saudáveis!
    Estou tentado a fazer uma experiência com a minha sarracenia mas só na primavera depois de sair da dormência.
    A minha casa está virada a Este, por isso apanho todo o sol da manhã.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por rf33 Qui Out 07, 2010 4:45 am

    Quando falei em toldo não falei em fechar por completo a varanda, mas sim em qualquer "telhado" de plástico a meia altura, estás a visualizar? Razz

    Mas essas plantas ficam mesmo cobertas de fuligem?
    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por ConJunTuraL Qui Out 07, 2010 7:46 am

    Nem isso seria permitido! Tive que tirar um pequeno aparelho de ar condicionado que nem se via da rua! Enfim...
    As plantas que lá estão não tem fuligem visível mas também não tem superfícies "pegajosas" como as carnívoras!
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por Rúben Sequeira Qui Out 07, 2010 12:30 pm

    Muito sinceramente, e ao mesmo tempo digo isto com um sentimento de tristeza...penso que, com base naquilo que disseste aqui, penso que a tua casa não é indicada para ter plantas carnívoras saudáveis, a não ser claro no interior de casa e num terrário que possas vir criar no futuro.
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por rf33 Qui Out 07, 2010 1:12 pm

    Bem, se não podes mesmo alterar nada na varanda, sugiro-te o seguinte:

    2 plantas de controlo na rua: uma Drosera, pela mucilagem, e uma Sarra, pela superfície digestiva mucosa. Não te recomendo as pings, que são muito sensiveis a alterações do meio - e que têm uma área de absorção foliar enorme!

    As restantes, faz a ginástica que puderes para manteres dentro de casa! Parapeitos de Janelas, Terrários, etc! Smile
    ConJunTuraL
    ConJunTuraL
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 04/09/2010
    Localização : Lisboa

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por ConJunTuraL Qui Out 07, 2010 2:52 pm

    Obrigado Rafael e Ruben!
    Quanto à pinguicula foi exagero meu! Creio que nem sequer admite luz do sol directa, right? Mas vou experimentar com 2 ou 3 variedades de sarracenias lá mais para a Primavera! Smile
    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por rf33 Qui Out 07, 2010 3:19 pm

    As pings aguentam o sol, mas têm de ser habituadas gradualmente, e não sei se todas as espécies. Pelo menos as minhas não gostam, começam a queimar-se todas!

    Conteúdo patrocinado


    Poluição! Empty Re: Poluição!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 09, 2024 1:52 am