CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Dom Out 17, 2010 3:04 pm

    Olá a todos mais uma vez Very Happy


    Não estou com muito tempo por isso vou ser breve.

    Lancei hoje (à poucas horas) umas sementes de Drosophyllum. Não tenho experiência nenhuma como já repararam, mas fui recolhendo alguma informação e cheguei ás minhas conclusões, e como não há um maneira especifica de fazer o substrato apoiei-me no meu pouco conhecimento.

    Pelo que consegui perceber a Drosophyllum não gosta de agua em excesso e gosta de um solo acído e arejado. Então fiz o seguinte:




    1- Coloquei umas pedras de aquário no fundo de um vaso de barro com 10cm de diâmetro, isto serve para que a agua presente no prato esteja separada do solo e não o encharque com agua directa, mas sim que apenas a condensação humidifique o solo. (uma técnica que aprendi á uns tempos no cultivo de outras plantas)

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 35iagrm

    2-De seguida juntei uma porção de perlite para isolar o excesso de agua que possa haver caso a condensação seja em excesso, e também serve para permitir que o solo seja mais arejado e que a agua caso seja colocada por cima escoe facilmente, retirado a humidade em excesso.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 2i8vg2e

    3- De seguida, "densifiquei" mais o solo, mas nunca esquecendo a oxigenação do solo e a drenagem da agua. Então usei uma parte de areia com outra de perlite.

    nota: a areia utilisada foi recolhida hoje de manha depois de um treinosinho de airsoft no campo da minha equipa eheheh
    Very Happy. A minha recolha de vários tipos de areia é baseada no solo que pude observar a quando da visita do Drosophyllum na natureza. Ou seja recolhi areia de locais onde vi que haviam plantas características do mesmo local da Drosophyllum e que sabia que as mesmas tinha por base um solo ácido.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Ehavs1

    3.5- Juntei as duas partes num saco para fazer uma mistura homogénea.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 2lcr4pd

    4- Para a ultima camada utilizei a mesma que a anterior mas juntado uma parte de turfa loira para que haja a humidade e acides que a planta precisa. Mais uma vez utilizei o saco para homogeneizar a mistura.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 35dc7qg

    4.5- Coloquei no vaso e ficou com este aspecto.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 2ngu52s

    4.5.5- Borrifei a ultima camada para ela acamar e criar humidade para as sementes.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 5lb77a

    5- Lancei as sementes já escarificadas [acho que é assim que se escreve] á terra.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro 2rxgmyx

    6- cobri com uma fina camada de areia (mais para enfeite que outra coisa) e reguei, e foi direita para a estufa.

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Vrbx1w




    E Pronto foi isto que fiz hoje. Espero receber o vosso feedback. Sei que se calhar não fiz tudo bem mas é uma experiência, e é o substrato que julgo ideal para a minha situação, queria por rocha vulcânica mas não tinha e achei que não era imperativo te-la.

    Abraços a todos e espero corresponder ás vossas expectativas



    ps: posso desculpa as fotos mal tiradas mas são tiradas pelo telemóvel, em especial as ultimas 4 que são tiradas com outro telemóvel [porque fiquei sem bateria a meio] que tem ainda pior câmara mas era o que tinha á mão



    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty Re: A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Rúben Sequeira Dom Out 17, 2010 3:13 pm

    A mim parece-me muito bem! Uma maneira muito boa de explorar outros recursos e ideias de substracto Razz

    Vamos ver como elas irão reagir! Smile

    Boa sorte! Wink
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty Re: A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Cédric Pereira Dom Out 17, 2010 3:15 pm

    Vamos esperar que cresçam felizes e ver os resultados nesse tipo de substracto.
    Eu so mudava ai uma coisa. Em vez de usar perlite, usava vermiculite.

    Um conselho: tenta molhar a turfa num balde e amassa-la para absorver uma grande quatidade de agua, antes de a usares, pois ela quando está seca é dificil molha-la, muito mais metendo-a num vaso e regando-a-

    As minhas ja meti no solo à uns 2 meses e nada bah Razz
    Boa sorte. É bom ver resultados e desenvolvimentos noutros substractos. Força nisso.

    Abraços
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty Re: A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Dom Out 17, 2010 3:23 pm

    Cédric Pereira escreveu:
    Eu so mudava ai uma coisa. Em vez de usar perlite, usava vermiculite.

    Sim, eu concordo, eu ia faze-lo mas não tinha vermiculite em casa e onde posso comprar so vai ter daqui a uns dias, por isso decidi experimentar a ver o que dava, vamos lá ver. Até agora sempre tive bons resultados com a perlite, mas também nunca arrisquei usar vermiculite. Embarassed


    Um conselho: tenta molhar a turfa num balde e amassa-la para absorver uma grande quatidade de agua, antes de a usares, pois ela quando está seca é dificil molha-la.

    não conhecia essa tecnica, geralmente o que faço é juntar um bocadinho de agua no saco em que misturo, mas desta vez esqueci-me e não tive para estar a tirar tudo do vaso, por isso experimentei borrifar, sei que é difícil quando está seca mas ao fim de um tempo fica molhada vamos lá ver Very Happy

    Estou ansioso por postar a foto da germinação Very Happy Very Happy Very Happy
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty Re: A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Cédric Pereira Dom Out 17, 2010 3:27 pm

    Eu encho um balde com 3/4 de turfa e depois um garrafao de agua destilada e toca amassar ehehehhe
    Sim, ela borrifando vai acabar por molhar, no problem.

    Nao quer dizer que com a perlite nao dê bons resultados. A gente ta aqui a torcer para que sim Very Happy
    Ricardo Salgueiro
    Ricardo Salgueiro
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Pinguicula
    Mensagens : 194
    Data de inscrição : 02/10/2010
    Idade : 32
    Localização : Almada-Setubal

    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty Re: A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Ricardo Salgueiro Dom Out 17, 2010 3:36 pm

    Não estão mais que eu ^^


    Conteúdo patrocinado


    A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro Empty Re: A minha sementeira de Drosophyllum by Ricardo Salgueiro

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb maio 18, 2024 8:59 pm