CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+17
Bruno Malheiro
CAMAL3AO
Henrique C.
rf33
Michael Benedito
NOX
Cédric Pereira
Sérgio Amorim
Jonathan
Rúben Sequeira
Nélio
ReasonX
cp_produtos
Ricardo Miranda
Daniel
Diamantino
Hugo Rodrigues
21 participantes

    As minhas comilonas

    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Nov 11, 2009 3:16 pm

    Pois n sei, talvez sim, mas tb sei ke existem distribuidores ke agr nesta altura param simplesmente as vendas, por causa do frio..isto deve se ao facto das transportadoras n ligarem se as encomendas sao plantas ou se sao rolhas (foi o exemplo ke me veio á cabeça Laughing ) e ao serem transportadas mts vezes terao de lidar com o frio, danificando as plantas..torna se portanto um risco exportar plantas nesta altura do ano..

    aconselho-te agora a tentares arranjar uma Nepenthes argentii. Supostamente é a Nepenthes mais pequena do mundo, infelizmente é Highland.
    infelismente (ou n Razz) as nephentes mais exoticas e curiosas sao kuase tds highland..a proxima estufa ou terrario ke montar sera sem duvida um highland, ms esse tera de ser mt bem planeado de forma a ter uma boa refrigeraçao e controlo de clima Cool esse sera o meu proximo projecto, mas agr so la pa 2010, se n tranformo a casa numa selva lol!
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Nov 11, 2009 3:50 pm

    para as highland nem é preciso terrario, o nosso clima é com optimo em termos de temperatura para elas, só mesmo arranjar maneira de manter humidade em volta delas.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Nov 11, 2009 3:57 pm

    pois, o problema é esse..é ke pa manter a humidade acaba se por criar um mini forno, tipo a estufa ke eu agr transformei em terrario..msm agr com as temperaturas mais baixas, durante o dia ao sol ela xega facilmente aos 40º..teria de ter um sistema de ventilaçao ou refrigeraçao á msm..

    penso ke numa estufa maior ja n haja esse problema, ms como n tenho nenhuma n faço ideia Razz
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Ricardo Miranda Qua Nov 11, 2009 4:51 pm

    40º é muito, cuidado!!! As plantas carnívoras não gostam de formo, tem cuidado, e as hightland não precisam desse mini forno!
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qua Nov 11, 2009 7:17 pm

    msm por isso é ke mudei a estufa para o interior e meti iluminaçao artificial..xeguei a conclusao ke ela é mt pekena para levar com sol directo, akece bastante, msm com a parte da frente aberta fika mt kente la dentro..
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por ReasonX Qui Nov 12, 2009 2:28 pm

    Gelly escreveu:msm por isso é ke mudei a estufa para o interior e meti iluminaçao artificial..xeguei a conclusao ke ela é mt pekena para levar com sol directo, akece bastante, msm com a parte da frente aberta fika mt kente la dentro..
    tenta arranjar uma maior, nem que a faças artesanalmente, o importante é baixar essa temperatura e manter a humidade. 40ºc é mto.
    desse modo ja podes ter a estufa ca fora, poupas na conta da luz e vai fazer melhor as plantas.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Qui Nov 12, 2009 3:09 pm

    pois, isso keria eu, o problema é espaço Mad a varanda é mt estreita pa por la uma estufa em condiçoes..
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Ricardo Miranda Sex Nov 13, 2009 7:11 am

    SalsAmorim escreveu:Ricardo Miranda estavas a falar sobre o CZplants. O que aconteceu ao site? Parece que deixaram de ter muitas plantas para venda. Bug do site?

    Afinal estava estava esclarecido no topo do site:

    •10. 11. 2009 09:21 - NOW - new species in gemmae and seeds offer

    •09. 11. 2009 10:35 - Next shippment: Tuesday, 10th November 2009

    •05. 11. 2009 01:02 - Gemmae & seeds we shipp without any breaks!!! We prepare new offer for Spring

    •04. 11. 2009 20:30 - Winter break for plants shipping - we will send plants last time next Monday, then in March / April

    •04. 11. 2009 10:45 - NEW photogalery with Borneo and south Spain expeditions

    •10. 10. 2009 01:10 - New - Nepenthes seeds - N.gracilis dark type, N.chaniana, N.burbidgeae, N.(rafflesiana x rowanae) x (Viking x ampullaria, N.(rafflesiana x gracilis) x Miranda
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por ReasonX Sex Nov 13, 2009 2:55 pm

    é como o ferrero roche, so se vende no inverno pra manter a qualidade.
    no caso das carnivoras é ao contrario. Smile
    acho que isso so demonstra o nivel e a qualidade que a CZplants gosta de manter com os seus produtos.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Sex Nov 13, 2009 4:09 pm

    na republica checa faz bastante frio, se considerarmos as temperaturas ke as encomendas enfrentam no transporte, iriam arriscar se a ke mts plantas morressem plo kaminho, e isso n é bom para as plantas nem para o negocio..por isso é compreensivel ke parem nesta altura..

    ou seja, a partir de agr vai ser mais dificil a compra de plantas pale mas na pag da borneo exotics tem la + uns distribuidores, tem la contactos e pode ser ke algum exporte plantas nesta altura..kuando começar a pensar fazer outra encomenda entro em contacto com eles pa saber pormenores Razz

    tanto tempo sem ter nepenthes novas ca em casa é ke n pode ser Evil or Very Mad Evil or Very Mad lol!
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Diamantino Sex Nov 13, 2009 4:14 pm

    isso é verdade com a neve e gelo coitadas das plantas algumas vinham já mortas
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por ReasonX Sex Nov 13, 2009 4:16 pm

    Gelly escreveu:na republica checa faz bastante frio, se considerarmos as temperaturas ke as encomendas enfrentam no transporte, iriam arriscar se a ke mts plantas morressem plo kaminho, e isso n é bom para as plantas nem para o negocio..por isso é compreensivel ke parem nesta altura..

    ou seja, a partir de agr vai ser mais dificil a compra de plantas pale mas na pag da borneo exotics tem la + uns distribuidores, tem la contactos e pode ser ke algum exporte plantas nesta altura..kuando começar a pensar fazer outra encomenda entro em contacto com eles pa saber pormenores Razz

    tanto tempo sem ter nepenthes novas ca em casa é ke n pode ser Evil or Very Mad Evil or Very Mad lol!
    tens a: karnivores.com
    é uma loja online francesa, tem um excelente serviço, vende quase todas as especies de plantas todo ano.
    ja mandei vir de la plantas, veem mto bem acondicionadas(tambem o que se paga de portes, tinha de ser), e a entrega é rapida.
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Nov 16, 2009 4:15 pm

    ia a dar a voltinha de rotina pelas sementeiras, kuando me deparei com mais uma agradavel surpresa cheers
    As minhas comilonas - Página 3 Dsc02898p

    As minhas comilonas - Página 3 Dsc02894zk

    Uma semente de drosophylum finalmente deu sinais, kuando eu menos esperava Very Happy depois de uma das N. ventrata me presentear com 2 filhotes, nasce aki mais uma especie mt desejada Very Happy

    tou ka com uma dakelas sorte de principiante Razz lol!
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Nov 16, 2009 4:19 pm

    É uma Drosophyllum, sem dúvida! Parabéns!
    Cuidado agora com a quantidade de água, se a raiz ficar submersa, acaba por apodrecer a morre.
    ReasonX
    ReasonX
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 229
    Data de inscrição : 07/03/2009
    Idade : 46
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por ReasonX Seg Nov 16, 2009 4:21 pm

    parabens pelo novo rebento!
    agora trata bem dele! Wink
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Sérgio Amorim Seg Nov 23, 2009 3:07 am

    Uma pergunta Gelly. Como fizeste a estratificação? Sempre tiveste que polir a casca da semente com lixa para ela rebentar mais rápido?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por cp_produtos Seg Nov 23, 2009 3:14 am

    "dar cabo" da casca da semente chama-se escarificação.

    .
    Sérgio Amorim
    Sérgio Amorim
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Sarracenia psittacina
    Mensagens : 843
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 38
    Localização : São Martinho do Bispo, Coimbra, Portugal

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Sérgio Amorim Seg Nov 23, 2009 3:17 am

    Então mas explica-me uma coisa Cp. Ter que se mergulhar a semente em agua durante uma dias não pode ser chamado estratificação? Ou tem mesmo que estar no frio?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por cp_produtos Seg Nov 23, 2009 3:21 am

    a diferença é relativamente simples:

    estratificação envolve processos quimicos, desencadeados por exemplo pela temperatura, geralmente associada á humidade.

    escarificação envolve processos fisicos, geralmente associados a "gastar" a casca das sementes para permitir que a água chegue lá dentro para desencadear os processos quimicos.

    molhar as sementes se for para amolecer a casca será escarificação, mas como também vai haver reações por causa da água que entra pode ser estratificação, acho que esse é um caso fronteira ou mistura dos dois Smile

    .
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Nov 23, 2009 9:30 am

    Acho melhor esclarecer este assunto à comunidade porque estás a confundir os termos.

    Como todos sabemos, após a maturação total da semente, esta entra num processo de dormência.
    Dormência é um mecanismo de sobrevivência que assegura a sincronização sasonal do crescimento, uma vez que se trata da capacidade de capacidade das sementes retardarem a germinação até que as condições ambientais sejam apropriadas para a sobrevivência das plantas. Existe muitos tipos de dormência nas sementes de todas as plantas, mesmo nas plantas carnívoras, mas isso ficará para um outro tópico dedicado ao assunto.

    Existem vários tratamentos para interromper a dormência, induzindo e optimizando a taxa de germinação das sementes de plantas carnívoras:
    - a estratificação, onde as sementes são colocadas num ambiente húmido e são sujeitas a um período de baixas temperaturas, normalmente dentro do frigorífico, e posteriormente colocadas à sua temperatura ideal de germinação. Ao contrário do que foi dito, a estratificação não envolve processos químicos mas sim grandes variações de temperatura acompanhado com grande níveis de humidade. Este tratamento é aplicado a todas as Sarracenias e Darlingtonias, plantas carnívoras provenientes de zonas onde o inverno é muito frio.

    - a escarificação que permite alterar mecanicamente ou tornar mais mole o revestimento das sementes, tornando-o permeável à água e gases. Existe vários tipos de escarificação:
    • Mecânica, que pode ser por exemplo o uso de uma lixa, e deve ser feita com cuidado para evitar danos nos tecidos do embrião;
    • Tratamento com água quente, onde após o tratamento com água quente as sementes são embebidas em água com temperatura decrescente durante 12 a 24h;
    • Químico, onde normalmente se usa ácido sulfúrico para a escarificação do revestimento das sementes, e onde o tempo de tratamento é variável em função das espécies (este sim é o processo químico).
    Aproveito para acrescentar sobre a escarificação, para não perder o real objectivo deste tópico, que a escarificação mecânica é o processo aconselhado para a quebra de dormência, indução e optimização da taxa de germinação nos Drosophyllum, mais precisamente o corte ou desgaste do micrópilo (para quem não sabe é a zona por onde a radícula da semente começa a crescer)

    Sobre o acto de mergulhar as sementes em água, existe um processo que se chama a "Remoção de inibidores da germinação". O objectivo é remover através da lavagem em água corrente das substâncias que inibem a quebra de dormência. Um exemplo muito conhecido são os citrinos, onde o "sumo" do fruto inibe a germinação, e por isso as sementes para germinarem têm de ser lavadas.
    Assim sendo o método "in aqua" os cultivadores de plantas carnívoras usam, não é processo de remoção de inibidores de germinação, ou seja, não é um tratamento para interromper a dormência, mas sim um método de germinação como tantos outros.
    Inventando agora umas expressões para perceberem melhor, o método "in aqua" tem o mesmo estatuto que um método "in sphagnum" ou um método "in turfa". Simplesmente são métodos para atingir a primeira das três fases da germinação:
    - Fase I – Embebição – aumento rápido de absorção de água;
    - Fase II – Fase de latência – pouca absorção de água, elevada actividade metabólica (respiração, síntese, degradação de reservas energéticas da semente);
    - Fase III – Emergência da radícula – resulta de um novo aumento de absorção de água – 1º sinal visível da germinação.

    Como disse em cima, existe vários processos de quebra da dormência (primária e secundária) nas plantas carnívoras, umas mais arrojadas do que outras, como por exemplo o fogo, mas isso ficará para um tópico dedicado uma vez que este assunto assim o merece.



    ps.: imagino que nunca passa-se pela cabeça da minha antiga professora de Fisiologia Vegetal da FCUP que eu um dia usaria este assunto para falar sobre plantas carnívoras Smile


    Última edição por Ricardo Miranda em Seg Nov 23, 2009 12:15 pm, editado 1 vez(es)
    Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Nepenthes
    Mensagens : 990
    Data de inscrição : 20/07/2009
    Idade : 67
    Localização : Porto

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Hugo Rodrigues Seg Nov 23, 2009 9:35 am

    neste caso limitei me a cortar a casca pela pontinha mais bicuda (micropilo), e desgastei a um pc com a ponta do x ato..tenho + semeadas, umas apenas cortei a ponta, outras "lixei as" um bokadinho e cortei um pc + fundo..esta ke nasceu foi destas ultimas..n tenho a certeza, ms ate penso ke seja uma ke kuando plantei ate pensei ke tivesse danificado a semente por a ter cortado tao fundo..
    Cédric Pereira
    Cédric Pereira
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Drosophyllum lusitanicum
    Mensagens : 2254
    Data de inscrição : 23/07/2008
    Idade : 35
    Localização : Leiria/Évora

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Cédric Pereira Seg Nov 23, 2009 10:22 am

    Ricardo Miranda escreveu:Acho melhor esclarecer este assunto à comunidade porque estás a confundir os termos.

    Como todos sabemos, após a maturação total da semente, esta entra num processo de dormência.
    Dormência é um mecanismo de sobrevivência que assegura a sincronização sasonal do crescimento, uma vez que se trata da capacidade de capacidade das sementes retardarem a germinação até que as condições ambientais sejam apropriadas para a sobrevivência das plantas. Existe muitos tipos de dormência nas sementes de todas as plantas, mesmo nas plantas carnívoras, mas isso ficará para um outro tópico dedicado ao assunto.

    Existem vários tratamentos para interromper a dormência, induzindo e optimizando a taxa de germinação das sementes de plantas carnívoras:
    - a estratificação, onde as sementes são colocadas num ambiente húmido e são sujeitas a um período de baixas temperaturas, normalmente dentro do frigorífico, e posteriormente colocadas à sua temperatura ideal de germinação. Ao contrário do que foi dito, a estratificação não envolve processos químicos mas sim grandes variações de temperatura acompanhado com grande níveis de humidade. Este tratamento é aplicado a todas as Sarracenias e Darlingtonias, plantas carnívoras provenientes de zonas onde o inverno é muito frio.

    - a escarificação que permite alterar mecanicamente ou tornar mais mole o revestimento das sementes, tornando-o permeável à água e gases. Existe vários tipos de escarificação:
    • Mecânica, que pode ser por exemplo o uso de uma lixa, e deve ser feita com cuidado para evitar danos nos tecidos do embrião;
    • Tratamento com água quente, onde após o tratamento com água quente as sementes são embebidas em água com temperatura decrescente durante 12 a 24h;
    • Químico, onde normalmente se usa ácido sulfúrico para a escarificação do revestimento das sementes, e onde o tempo de tratamento é variável em função das espécies (este sim é o processo químico).
    Aproveito para acrescentar sobre a escarificação, para não perder o real objectivo deste tópico, que a escarificação mecânica é o processo aconselhado para a quebra de dormência, indução e optimização da taxa de germinação nas Drosophyllum, mais precisamente o corte ou desgaste do micrópilo (para quem não sabe é a zona por onde a radícula da semente começa a crescer)

    Sobre o acto de mergulhar as sementes em água, existe um processo que se chama a "Remoção de inibidores da germinação". O objectivo é remover através da lavagem em água corrente das substâncias que inibem a quebra de dormência. Um exemplo muito conhecido são os citrinos, onde o "sumo" do fruto inibe a germinação, e por isso as sementes para germinarem têm de ser lavadas.
    Assim sendo o método "in aqua" os cultivadores de plantas carnívoras usam, não é processo de remoção de inibidores de germinação, ou seja, não é um tratamento para interromper a dormência, mas sim um método de germinação como tantos outros.
    Inventando agora umas expressões para perceberem melhor, o método "in aqua" tem o mesmo estatuto que um método "in sphagnum" ou um método "in turfa". Simplesmente são métodos para atingir a primeira das três fases da germinação:
    - Fase I – Embebição – aumento rápido de absorção de água;
    - Fase II – Fase de latência – pouca absorção de água, elevada actividade metabólica (respiração, síntese, degradação de reservas energéticas da semente);
    - Fase III – Emergência da radícula – resulta de um novo aumento de absorção de água – 1º sinal visível da germinação.

    Como disse em cima, existe vários processos de quebra da dormência (primária e secundária) nas plantas carnívoras, umas mais arrojadas do que outras, como por exemplo o fogo, mas isso ficará para um tópico dedicado uma vez que este assunto assim o merece.



    ps.: imagino que nunca passa-se pela cabeça da minha antiga professora de Fisiologia Vegetal da FCUP que eu um dia usaria este assunto para falar sobre plantas carnívoras Smile

    Agora so falta agarrares nesta info, arranjares isso um pouco, meteres uns negritos e metes na parte dos artigos Razz
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por cp_produtos Seg Nov 23, 2009 10:40 am

    Acho melhor esclarecer este assunto à comunidade porque estás a confundir os termos.

    não, não estou a confundir os termos.

    - a estratificação, onde as sementes são colocadas num ambiente húmido e são sujeitas a um período de baixas temperaturas, normalmente dentro do frigorífico, e posteriormente colocadas à sua temperatura ideal de germinação. Ao contrário do que foi dito, a estratificação não envolve processos químicos mas sim grandes variações de temperatura acompanhado com grande níveis de humidade.

    Tal como disse e reafirmo a estratificação envolve processos quimicos, ou o que é que achas que estás a provocar quando fazes as sementes passarem por um periodo de temperaturas baixas ( no caso das sarracenias por exemplo ) ?
    O que se está a fazer é desencadear um processo quimico no interior da semente. Porque como é óbvio a semente não tem um termómetro la dentro e já sabe que está na hora de germinar porque já passou o frio, todo esse processo é um processo quimico interno que é tal como já disse desencadeado pelas variações de temperatura.

    Então ainda achas que estou a confundir os termos?
    E será que a "comunidade" já ficou esclarecida ?

    .
    NOX
    NOX
    Artista
    Artista


    Mensagens : 119
    Data de inscrição : 11/09/2009
    Idade : 42
    Localização : Caxias do Sul, RS - Brasil

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por NOX Seg Nov 23, 2009 10:59 am

    Muito bom o texto!

    Muito bom mesmo...

    Parabéns Ricardo... nada como ter uma pessoa conhecedora de Fisiologia vegetal entre nós...

    Se me permite, CP, confundiste um pouco os termos da forma como colocou... de fato tem alterações químicas nas sementes (em qualquer processo na verdade), mas a estratificação em sí é o processo de umidade e frio descrito pelo Ricardo.

    Penso que todos temos a capacidade de discutir qualquer assunto sem precisar "agredir" outros pontos de vista, ou informações conflitantes.

    Atenciosamente.
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Ricardo Miranda Seg Nov 23, 2009 11:07 am

    No meu ponto de vista não se pode chamar processo químico porque assim tudo o que possa ocorrer nas sementes será um processo químico, uma vez que tudo não passa de um equilíbrio hormonal dentro das sementes, o ácido giberélico e brassinosteroides como reguladores positivos da germinação e ácido abcísico é regulador negativo.
    Ou seja, a estratificação seria um processo químico se envolve-se a aplicação de produtos químicos, mas não, envolve temperaturas que por sua vez influência o equilíbrio hormonal como qualquer outro processo.

    Mas pronto, fico-me por aqui, certamente existe aqui elementos mais capazes do que eu para falar sobre este assunto.

    Conteúdo patrocinado


    As minhas comilonas - Página 3 Empty Re: As minhas comilonas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 7:58 pm