CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+3
Rúben Sequeira
rf33
Sofia Vizinho
7 participantes

    Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qua Dez 08, 2010 7:21 am

    Boa tarde a todos,

    Queria que me tirassem umas dúvidas em relação a algumas plantas..

    Bem comecemos com a Utricularia livida que foi uma plantinha bonus da compra da CZ Plants. Ela está assim como vêem na imagem...quando começa a crescer para cima? Smile desculpem a qualidade, foi tirada com o tlm, na foto da tina dá pa ver outra vez a utricularia.

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Imagem0198


    A seguir tenho a pinguicula tina, ela cresceu e muito nos ultimos meses, não sei se hei-de separá-la até porque já são 4 num vaso, uma delas bem pequenina e abafada pelas outras.

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Imagem0199

    Por fim a Nepenthes bicalcarata. Nunca foi muito feliz na minha casa (compra da CZ Plants). Desde que cá esta só deu um "vaso" e está meio "comido"...agora para piorar, começou a ficar acastanhada. O que fazer com ela? Humidade tem, será do frio? Está no mesmo sitio que outra nepenthes que se dá muito bem como podem ver pelas fotos

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Imagem0200

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Imagem0201

    Se me puderem tirar estas dúvidas ficava agradecida cheers
    BOM FERIADO A TODOS!!!

    rf33
    rf33
    Membro Avançado
    Membro Avançado


    Mensagens : 574
    Data de inscrição : 04/09/2009
    Idade : 29

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por rf33 Qua Dez 08, 2010 7:50 am

    Olha, eu diria que a Utricularia já cresce para cima, só que ainda está pequenina. Smile Espera que ela cresca e ela vai começar a alongar as folhas! Wink

    A Pinguicula, eu separaria a mais pequenina... As outras, separava apenas na Primavera Smile De qualquer forma, se o fizeres com jeitinho, parece-me que podes individualizá-las Smile

    A Nepenthes, de facto penso que seja do frio... Abriga-a mais e pode ser que passe Smile
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Rúben Sequeira Qua Dez 08, 2010 10:50 am

    Sofia é urgente! A tua Nepenthes Bicalcarata é uma Nepenthes Lowland, ou seja, gosta de ambientes quentes. Nomeadamente uma temperatura constante o ano todo, entre: 20ºC-32ºC, mais ou menos.

    Por isso, retira-a o mais rapidamente possível do frio (exterior), e coloca-a no sítio mais quente que tiveres. Não te esqueças de a borrifar de vez em quando, e de o sítio onde a colocares para além de ser quente, tem que ter alguma iluminação ou claridade.

    Espero muito sinceramente, que ela recupere e que fique linda e majestosa, como é na Natureza... Wink
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qua Dez 08, 2010 12:51 pm

    Obrigado pelas respostas pessoal!
    Pois já estava a prever que era do frio Sad ela está dentro do pátio e dentro de uma especie de estufa que fiz para as nepenthes, mas realmente ela não mantem temperaturas tão altas. Onde é mais quente é na minha sala, temos acendido o recuperador de calor praticamente todos os dias, acho que a vou por ao pé da janela, que acham? Poderá é ficar sem humidade...será que uma caixinha feita com caixas de cds resolveria??

    Rafael...se eu mexer na pinguicula não vou conseguir só separar a pequena Rolling Eyes ía ter que desmanchar tudo...

    Estufa das nepenthes
    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/estufas-terrarios-f28/as-minhas-estufas-t1323.htm
    Rúben Sequeira
    Rúben Sequeira
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Todas x'D
    Mensagens : 1309
    Data de inscrição : 25/10/2009
    Idade : 33
    Localização : Amora-Seixal, Portugal

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Rúben Sequeira Qui Dez 09, 2010 2:09 pm

    Sofia em relação à tua Nepenthes Bicalcarata, acho essa janela da sala, uma boa solução. E em relação há humidade, se a borrifares deves em quando, não deverás ter qualquer problema... Wink
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Ricardo Miranda Qui Dez 09, 2010 2:14 pm

    A Utricularia num local com menos claridade do que o actual, e a Nepenthes no local mais quente que tiveres em casa. Quanto à Pinguicula, não vejo problema nenhum em separar agora, mas na tua situação deixaria para a primavera.
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui Dez 09, 2010 2:36 pm

    Obrigado pessoal pela ajuda!!

    Já agora fica a questão...a utricularia não gosta de muita claridade é isso? Question
    Ricardo Miranda
    Ricardo Miranda
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1640
    Data de inscrição : 22/05/2009
    Idade : 39
    Localização : Porto - Viana do Castelo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Ricardo Miranda Qui Dez 09, 2010 2:53 pm

    Não gosta.
    E também não quero ser o portador da má noticia, mas é melhor começares a pensar no pior cenário da nepenthes, a probabilidade de morrer é muito alta.
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui Dez 09, 2010 3:40 pm

    Sad Crying or Very sad


    Vou mantê-la quentinha e confortavel...e esperar que não aconteça o pior....
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui Mar 31, 2011 3:53 am

    Bem aqui estou eu outra vez e não é com boas noticias em relação à minha nepenthes bicalcarata Crying or Very sad
    Eu ainda a coloquei no local mais quente da minha casa, mas penso que não foi suficiente. Agora a questão será mesmo...será que ainda poderei aproveitar aquela parte verde que ainda tem??

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Img97782

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Img97792

    Também tenho outra dúvida...a minha nepenthes (supostamente) alata tem uma folha a nascer completamente defeituosa. Será algum fungo? Devo corta-lá? É que já tem outra por baixo a vir também preta :s o que acham pessoal?

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Img97742

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Img97752
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por TMCM Qui Mar 31, 2011 4:27 am

    Isso ta grave... nao andas a regar demais a nephentes? as raizes apodrecem com facilidade.. gostam de ser borrifadas mas nao gostam de mta agua no vaso...
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por CAMAL3AO Qui Mar 31, 2011 4:48 am

    Exacto o TMCM disse uma cena importante, pode dever-se a demasiada agua/ou luz solar.

    Tns a planta num terrario? está com prato de agua por baixo?

    É que convem regar, mas nada de prato por baixo, e o terrario é sp propenso ao surgimento de fungos.

    Cumps
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui Mar 31, 2011 6:23 am

    A planta estão no meu pátio dentro de uma espécie de estufa (como podem ver na foto). As nepenthes só rego por cima e praticamente quando vejo que a terra já está seca...por isso penso não ser excesso de água...
    O que acham que devo fazer?? E a minha bicalcarata? Será que se eu cortar aquela folha, enquanto ainda se vê um bocado de verde, e a espetar na terra, será que rebentará?

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Img98112
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por cp_produtos Qui Mar 31, 2011 8:25 am

    Não quero desiludir, mas a bicalcarata tá morta...

    A outra tá estranha, as folhas tão todas bem e só essas novas é que tão assim, é estranho, e parece que tem umas "dentadas", verifica bem se não anda por ai nenhum bicharoco, se for fungos, vais ter de agir rápido, porque quando atacam o centro das plantas é complicado.

    .
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Qui Mar 31, 2011 8:34 am

    cp_produtos escreveu:Não quero desiludir, mas a bicalcarata tá morta...

    Sad já desconfiava

    cp_produtos escreveu:
    A outra tá estranha, as folhas tão todas bem e só essas novas é que tão assim, é estranho, e parece que tem umas "dentadas", verifica bem se não anda por ai nenhum bicharoco, se for fungos, vais ter de agir rápido, porque quando atacam o centro das plantas é complicado.

    pale
    O que fazer se forem fungos? Como distingo? Não estou por dentro desse assunto dos bicharocos. Rolling Eyes
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por cp_produtos Qui Mar 31, 2011 8:38 am

    como me parecem dentadas pode ser um bicho que se veja , sei lá uma lagarta ou assim, verifica bem se não tá la nada escondido, se não tiver, e for fungos, tens de usar um fungicida qualquer, por exemplo fongys, ou outro qualquer que encontres.

    .
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Sex Abr 01, 2011 8:01 am

    Quando andei a fotografá-las não vi assim nenhum bicho a olho nu...os fungicidas há à venda tipo em estufas??
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por cp_produtos Sex Abr 01, 2011 8:28 am

    por exemplo o fongys da marca KB até nos hipers tens á venda, mas em locais especificos para jardinagem ou hortos ou isso deves ter mais variedade de escolha.

    .
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Sex Abr 01, 2011 12:49 pm

    Já andei à procura e não vejo nenhum bicho...deve ser mesmo fungo Sad deixo as folhas crescerem defeituosas? Ou será melhor cortá-las?
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por cp_produtos Sáb Abr 02, 2011 2:24 am

    se for fungos o melhor é cortar tudo o que tiver afectado, mas como está a ser afectado o centro da planta é muito complicado, testa primeiro com um fungicida.

    .
    Sofia Vizinho
    Sofia Vizinho
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 241
    Data de inscrição : 20/12/2009
    Idade : 37
    Localização : Ílhavo

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Sofia Vizinho Sáb Abr 02, 2011 6:49 pm

    O fungicida já cá canta Very Happy amanhã já borrifo aquilo tudo e corto a folha...espreitei e pareceu-me ver uma a nascer sem defeito...a ver vamos!! Razz
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por cp_produtos Dom Abr 03, 2011 7:57 am

    Se houver uma a nascer sem defeito tás safa Wink

    .

    Conteúdo patrocinado


    Algumas dúvidas com as minhas plantas Empty Re: Algumas dúvidas com as minhas plantas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 2:53 am