CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Terrário

    soba
    soba
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 02/09/2010
    Localização : Reino Unido

    Terrário Empty Terrário

    Mensagem por soba Qui Dez 09, 2010 5:37 pm

    Este é o meu novo terrário.
    De carnívoras tem pouco... espero evoluir neste campo.
    Sugestões e críticas são bem vindas rabbit


    Última edição por soba em Sáb Nov 12, 2011 5:22 am, editado 2 vez(es)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por cp_produtos Sex Dez 10, 2010 1:39 am

    não sei se é da foto, mas parece-me que a luz que chega ás plantas do fundo é insuficiente, quais são as dimensões do terrário e que tipo de lâmpadas, quantas e com que potencia ?

    .
    soba
    soba
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 02/09/2010
    Localização : Reino Unido

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por soba Sex Dez 10, 2010 2:11 am

    Olá cp.

    Sim, de facto é insuficiente.

    A altura do terrário é de 1 metro.

    A luz que disponho actualmente são apenas duas lâmpadas fluorescentes de 18 W cada. Estão dispostas mais perto da traseira do terrário pois é aí (e nas laterais) onde tenho a maior quantidade de plantas.

    Tenho estado a pensar em colocar um pequeno projector de 32 W de lâmpadas compactas em zona central, cá à frente, mesmo por cima da área de esfagno e carnívoras. É muito parecido aos projectores HQI mas já vem com as compactas. Seria luz demais para as restantes plantas ou será que conseguia que ela ficasse mesmo direccionada para aquela zona?

    Obrigado.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por cp_produtos Sex Dez 10, 2010 3:51 am

    duas lampadas de 18w é mesmo muito pouco, e colocares as lampadas perto da traseira ainda piora em vez de ajudar, porque a sombra provocada pelas plantas que estão mais em cima vai ser maior, todas as plantas deviam "ver" as lampadas directamente ou seja o melhor local seria as lampadas ao centro do topo do terrário, mas isso é indiferente neste caso porque mesmo colocadas no centro continuam a ser insuficientes.

    As minhas recomendações vão em dois sentidos, a melhoria do aproveitamento da luz e o aumento da quantidade de luz disponivel, para melhorares o aproveitamento da luz recomendo que cubras as paredes do terrário por fora com mylar, a parede traseira e as laterais, as placas quadriculadas que tens para suportar as plantas deviam ser com quadrados maiores de forma que impedissem menos a reflecção no mylar depois de colocado.
    No segundo ponto que será o aumento do numero de lampadas, é incontornável que precisas de muito mais luz, não disseste as medidas de largura e profundidade mas olhando para a foto diria que tens profundidade suficiente para colocar 4 lampadas de 18W no topo, e mesmo assim é sempre insuficiente, em terrários altos como esse a forma de obter uma iluminação mais uniforme é colocando lampadas na vertical, no caso uma lampada na vertical de cada lado e de preferencia na parte frontal viradas para traz.

    Quanto á duvida sobre se seria luz a mais, é uma questão que muitas vezes surge mas por mais lampadas que coloques nunca chegas á luz do sol, um instrumento que ajuda na colocação de lampadas em terrários e que é muito util para quem utiliza iluminação artificial é um luximetro que permite avaliar a quantidade de luz em diferentes pontos, e nesse caso e apenas como exemplo digo-te que a luz do sol anda á volta de 120 000 lux , num terrário com 4 lampadas fluorescentes de 18w, a uma distancia de uns 20 cm tens uns 2500 a 3000 lux dependendo da area por isso tás a ver a intensidade em comparação com a luz do sol é minima, é necessário muitas lampadas para fazer uma correcta iluminação artificial.

    .
    soba
    soba
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 02/09/2010
    Localização : Reino Unido

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por soba Sex Dez 10, 2010 4:35 am

    A questão do mylar talvez seja discutível uma vez que o terrário se encontra junto à janela, apesar de ser virada a Norte, julgo que aproveita alguma luminosidade durante o dia e permite poupar alguma energia.

    Tendo em conta essas proporções que me deste, não será certamente demasiada luz aquela que eu tenho pirat Mas uma coisa que tenho algum receio é de, ao querer dar luz suficiente para todas as plantas, que aquelas que se encontram lá no topo possam queimar por estarem muito próximas da luz. Tenho as plantas do topo a uma distância de cerca de 15 - 20 cm da fonte luminosa. Se afasto as lâmpadas, a luz que chega lá abaixo é pouca, se aproximo mais que isto, corro o risco de queimar as plantas do topo...

    Essa dica das lâmpadas na vertical parece interessante. Mas será que há algum tipo de calhas-estanque que possa colocar no interior do terrário?

    Obrigado.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por cp_produtos Sex Dez 10, 2010 4:48 am

    com lâmpadas fluorescentes a radiação infravermelha emitida é pequena, por isso não há grande perigo de queimares as plantas, mas não estou a sugerir que coloques as lâmpadas mais baixas, convém que utilizes o máximo de espaço para plantas.
    As lâmpadas que tens no topo e as que eventualmente coloques na vertical devem ficar fora do terrário, porque o seu funcionamento produz sempre calor, nas próprias lâmpadas e no balastro, o que em épocas do ano mais quentes iria aumentar muito a temperatura interna do terrário.
    Se o terrário recebe luz da rua se calhar até nem está assim tão mau como parece na foto, pode ser que durante grande parte do dia até tenha luz suficiente, nesse caso as lâmpadas são apenas um complemento, mais uma razão para a utilização de um luximetro que permitia comparares a luz com e sem lâmpadas.

    Uma dica que nunca pode ser esquecida em terrários que recebem luz exterior é que nunca podem receber luz directa do sol se estiverem fechados, isso é que geralmente pode matar as plantas por dentro do terrário serem atingidas temperaturas excessivas.

    .
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por Northon Bruno Seg Dez 27, 2010 8:21 am

    nosssa realmente duas lâmpadas é muito pouco, não sei se por ai é comum de encontrar a grolux, que aqui no Brasil é a mais barata lâmpada para cultivo indoor, mas tenta encontrar as similares que sejam mais baratas ai para vcs... e hoje em dia tem uma lâmpada de uma potencia mais baixa que produz uma luminosidade maior, se não estou enganado a normal é T5 e a mais potente é T8... e assim como o Cp disse evite colocar as lâmpadas dentro do terrario que por menos que elas esquentem ela esquenta o terrario, tenta separa-las com um vidro de preferencia... aqui em casa tive vários problemas com o calor produzido pelas lâmpadas ate que um dia coloquei um plastico trnsparente separando as lâmpadas e um cooler para levar o calor...

    Eu acho um luximetro muito importante para ver como anda a luz mas é um equipamento que vai ser muito pouco usado por vc no maximo umas duas vezes, então eu pelo menos usei o olhometro para ver como ficou a luminosidade... o que vc precisa mesmo ai é um termo-higrometro para ver como anda sua temperatura e sua umidade ai dentro, acho mais interessante vc comprar isso do que um luximetro
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por Northon Bruno Seg Dez 27, 2010 8:22 am

    ah lembrando vc já sabe a temperatura da cor necessaria para as plantas??? vc pesquisou sobre isso?
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Dez 30, 2010 8:38 pm

    Eh pa, isso é um Exoterra? muito bom Wink

    o terrario é óptimo, quanto à distÂncia da luz às plantas, SE FOSSE MEU, eram 2 Day-light e 2 Gro-Lux, verticalmente, nas arestas do terrario Wink
    soba
    soba
    Membro Iniciante
    Membro Iniciante


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 02/09/2010
    Localização : Reino Unido

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por soba Seg Jan 03, 2011 11:15 am

    Seguindo algumas dicas aqui dadas, actualizei a iluminação do meu terrário.

    Tenho agora mais duas lâmpadas de 30W cada: uma é "warm" e a outra julgo que é "daylight"

    O meu objectivo era cobrir um espectro mais largo possível. No entanto, após as colocar, reparei que a côr é claramente distinta e que metade do terrário é alcançada pela "warm" e outra metade pela "daylight"... logo, as plantas do lado esquerdo estão a ter muito mais incidência da "warm" do que da outra e vice versa.

    Gostava de perceber qual destes dois tipos de luz é a melhor e mais completa para as plantas?

    Será que devia optar por duas lâmpadas iguais lá atrás (2 warm ou 2 dayligh)?



    Última edição por soba em Sáb Nov 12, 2011 5:23 am, editado 1 vez(es)
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por cp_produtos Seg Jan 03, 2011 3:56 pm

    crescimento vegetativo, mais espectro azul, logo daylight ( 6500K )

    .
    Northon Bruno
    Northon Bruno
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Espécie favorita : Drosera
    Mensagens : 297
    Data de inscrição : 26/10/2009
    Idade : 39
    Localização : Belo Horizonte

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por Northon Bruno Ter Jan 04, 2011 2:51 pm

    ah se eu fosse vc, e se tivesse condições eu deixaria assim e observaria em qual dos dois lados o crescimento é maior... eu acerdito que o lado da Luz do dia o crescimento será maior pois nela existem todos os espectros da luz, inclusive os que não são necessários para as plantas, mas dá uma aparencia melhor para ver. Eu adoro fazer experiencias deste tipo... sempre coloco plantas na estufa com luz artificial e na luz do sol. Very Happy
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por Daniel Candeias Qui Jan 06, 2011 8:12 pm

    somos 2, Northon Wink

    Conteúdo patrocinado


    Terrário Empty Re: Terrário

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 2:26 am