CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


4 participantes

    Ideia á "Macgyver"

    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Ideia á "Macgyver" Empty Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Prevaricador Qua maio 11, 2011 6:56 am

    Boas pessoal!!

    Decidi fazer este post para não só partilhar este meu momento "Macgyver" com voces e para com sorte voces partilharem tambem os vossos momentos "Macgyver" (temos todos um Macgyver dentro de nós), que são nada mais, nada menos que momentos em que reutilizamos por exemplo objectos que normalemte ninguem olharia sequer duas vezes.

    Hoje tive um pequeno momento desses.

    Eu trabalho numa "fabrica de bolos", e como tal vivo rodeado de bolos e consequentemente redeado de embalagens. Hoje trouxe algumas para casa para desenvolver uma pequena ideia.

    Apesar de ser um novato, estou ansioso por aprender, e aumentar as minhas capacidades e claro, a minha colecção. Graças ao Diamantino, hoje tenho na minha posse umas sementes que estou desejoso por plantar e desta forma, começar com a minha primeira experiencia no cultivo.

    Então a minha ideia inicialmente era a seguinte:
    Usar estes recipientes aqui
    Ideia á "Macgyver" SAM_0150
    para colocar as minhas sementes.

    Basicamente iria perfurar o fundo, e depois preencher o recipiente com composto ate mais de meio (cerca de 70%). Depois colocaria algumas sementes, e colocaria a tampa (tambem ela com alguns furos de forma a haver alguma ventilação), e desta forma criaria uma micro-estufa.

    No entanto, pensei melhor e xeguei a comclusao que a tampa do recipiente, com o desenvolvimento dos seedlings,fosse ser um problema, com algumas folhas a colarem ou a "empenarem" devivo a presença da tampa, que não as deixaria desenvolver totalmente.

    Então pensei neste recipiente

    Ideia á "Macgyver" SAM_0151

    A minha nova ideia, seria então, preencher os recipientes totalmente até cima, descartar as tampas, e simplesmente colocar os recepientes em cima da base do recipiente maior, encher a base com agua, e por fim colocar a tampa por cima (ja com alguns furos para ventilação).

    Teria assim uma Mini-estufa com espaço para varios pequenos recipientes.

    Certamente isto tudo não será necessario para a germinação com sucesso das sementes, mas posso sempre aproveitar estes recepientes para outros projectos. A tampa do recepiente maior por exemplo tem muito potencial...

    E então que acham? Má Ideia? Boa ideia? Devia beber menos? Devia dedicar-me so ao metodo do saquinho?
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Diamantino Qua maio 11, 2011 12:16 pm

    Gostei da ideia e acho que seria interessante, assim irias recriar boas condições para o cultivo.
    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Daniel Candeias Qui maio 12, 2011 5:06 pm

    Gosto do empenho. Wink Força aí e mantém-nos actualizados.
    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por CAMAL3AO Sex maio 13, 2011 5:09 am

    Boas Smile

    Tens ai material para poderes fazer coisas interessantes Smile

    A cena da tampa, mesmo da pequena, quando as sementes germinarem convém destapares para que apanhem o máximo de sol possivel, por isso a questão de "empenarem" como dizes não se colocaria.

    Em relação aos recipientes maiores, podes usar os mais pequenos e colocares no maior a servir de base com agua para os mais pekenos que vais furar por baixo, n sei se era esta a ideia que estavas a dizes, até porque, usar um recipiente muito grande para sementes é desnecessario, a meu ver, pois vais gastar imenso substrato para nada.

    Ms continua que vais bem Wink

    cumprimentos
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Diamantino Sex maio 13, 2011 11:42 am

    CAMAL3AO escreveu:Em relação aos recipientes maiores, podes usar os mais pequenos e colocares no maior a servir de base com agua para os mais pekenos que vais furar por baixo

    Acho que a ideia era essa Wink
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Prevaricador Sex maio 13, 2011 12:05 pm

    Ora um bem hajam a todos!!

    Comfirmo sim, a ideia final foi colocar dois dos recipientes pequenos, dentro do maior, com a base cheia de agua.

    Decidi iniciar a experiencia ontem. Enchi os recipientes pequenos com turfa vigorosamente massajada e encharcada, e de seguida pulvilhei sementes na superficie (não faço a minima ideia se pulvilhei demasiado ou muito pouco, mas cá vai lol).

    Meti-os dentro de recipiente maior, com a base cheia de agua, e antes de fechar a tampa, fiz uns tantos furos para ventilar e molhei um pouco o interior da mesma.

    Dois coisas posso adiantar já...

    1- a tampa não veda bem dos lados e fartei-me de encharcar o chão pela casa toda.

    2- a turfa não secou por isso fiz uma boa massagem.

    Hoje decidi tentar a micro-estufa.
    Usei o recipiente pequeno que me sobrou, enchi de turfa ate um pouco mais de meio, e pulvilhei com pouquinhas sementes. Peguei numa tampa dos outros recipientes virei-a ao contrario, e decidi usa-la como base/prato. Por fim tapei com a tampa depois de realizar uns tantos furos. Agora é esperar para ver...



    CAMAL3AO
    CAMAL3AO
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Sarracenia, heliamphora, Darlingtonia
    Mensagens : 1486
    Data de inscrição : 31/01/2010
    Idade : 41
    Localização : Algés

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por CAMAL3AO Seg maio 16, 2011 5:28 pm

    AS sementes precisam de muita luz também, quando elas nascerem, cuidado apenas com o sol e com as tampas, se as colocares ao sol directo, retira as tampas para não "cozeres" as sementes Smile

    Boa sorte com as sementes Wink
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Prevaricador Sex maio 27, 2011 4:58 am

    Ora bem...

    Iniciei a primeira experiencia (a do recipiente maior com os dois pequenos dentro) a 12 de maio, e hoje 27 de maio, (2 semanas e 1 dia depois) vi com grande alegria dois pequenos brotos num dos recipientes.

    Acho que pode-se considerar para ja esta experiencia como um sucesso moderado. Os brotos apareceram no recipiente das drosera capensis.

    No outro recipiente (drosera intermedia) ainda nada a registar.

    Na experiencia da micro estufa iniciada a 13 de maio, ainda nada a registar.

    Vamos ver nos proximos dias como as coisas se irão desenrolar.

    Cumps

    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Prevaricador Dom maio 29, 2011 12:42 am

    Boas noticias e más noticias.

    Boas noticias: existe vida no recipiente das intermedias, ja consegui vislumbrar um (apenas so um para ja) broto, estou bastante, ja se vê "2 bracinhos" hehe.

    Mas noticias: no recipiente das capensis, tambem se vem "bracinhos" o que era muito bom, se não fosse o problema de serem muitos bracinhos tongue , ja contei cerca de 11 brotos (com mais as pequenas que vieram a bolei com a capensis que o Diamantino me ofereceu ja vão 20...meu deus a minha casa vai ser tomada de assalto por capensis!!!

    Na micro estufa nada a registar para ja.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Diamantino Dom maio 29, 2011 2:05 am

    Droseras capensis têm a vantagem de se germinar facilmente Very Happy
    Prevaricador
    Prevaricador
    Membro Intermédio
    Membro Intermédio


    Mensagens : 317
    Data de inscrição : 25/04/2011
    Localização : Gondomar

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Prevaricador Sáb Jun 04, 2011 4:11 am

    D. Capensis

    Ideia á "Macgyver" SAM_0170


    D. Intermedia

    Ideia á "Macgyver" SAM_0171


    Cumps.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Diamantino Sáb Jun 04, 2011 2:57 pm

    fico contente que já tenha dado sinais de vida Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Ideia á "Macgyver" Empty Re: Ideia á "Macgyver"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 3:00 pm