CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


3 participantes

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    avatar
    osafi
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dioneia, drosera
    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Almada

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por osafi Sáb Jun 11, 2011 9:14 am

    Olá!

    É o seguinte, recentemente, no Natal, comprei uma dionaea. Ela está muito bem de saúde, só teve um periodo um pouco crítico depois de dar flor. Nasceram 3 caules florais, li muito sobre cortá-los ou não cortar... optei por não cortar e acho que nunca vou fazê-lo, se elas estivessem na natureza ninguém ia lá cortar o caule...

    Não deu nenhumas sementes mas não faz mal, agora as flores já se fecharam todas e estão pretas (penso que seja normal (?)), mas agora o que se faz com o caule? Ele não está a secar nem nada, devo cortá-lo? Ou espero que seque por si mesmo? Ou o caule fica ali para sempre?

    Eu pesquisei muito pela net mas não encontrei informações sobre este assunto...

    Quem me poder ajudar, muito obrigada.
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por Diamantino Sáb Jun 11, 2011 10:11 am

    olá sê bem-vinda osafi, quase que era sofia :p
    já agora a quanto tempo é que as flores fecharam? à medida que elas vão ficando pretas é que vai dar para ver se deram semente ou não.
    O caule não vai ficar para sempre no vaso, ele demora algum tempo para secar, mas ao fim de algum tempo ele seca, agora se não gostas de ver antenas alien na dioneia tb podes cortar.
    Mas em caso de dúvida posta aqui umas fotos para ver melhor o que pode-se fazer Wink
    avatar
    osafi
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dioneia, drosera
    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Almada

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por osafi Dom Jun 12, 2011 3:20 am

    É mesmo Sofia Very Happy

    As flores estão assim à 1 mês, eu estava à espera que o caule secasse mas ele está ali cheio de força lol!

    Vou esperar mais um pouco então para ver se ele seca, se não, corto-o.

    Vou tentar por aqui uma fotos Wink

    Obrigada
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por Diamantino Dom Jun 12, 2011 4:17 am

    Bem me parecia!
    eu gosto de enigmas Wink

    posta algumas fotos depois.

    já agora vê algumas imagens das flores com sementes no seguinte tópico.


    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t872p30-dioneia-fraca-flor
    avatar
    osafi
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dioneia, drosera
    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 11/06/2011
    Idade : 33
    Localização : Almada

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por osafi Dom Jun 12, 2011 1:32 pm

    Hoje já não consegui tirar fotos, agora só tenho tempo ou na terça ou na quarta...

    Mas eu fui la espreitar melhor e duas flores tinham sementes! Muito muito pequeninas mas estavam lá.
    Eu só não as tinha visto antes porque estavam "escondidas" Shocked isto é, não estavam à mostra como nas fotos do tópico que me sugeriste... estavam dentro do olho da flor e eu abri e elas caíram...

    Só depois de ter feito isso é que eu pensei que se calhar não tinha sido boa ideia, mas pronto paciência... No entanto, só duas é que tinham sementes, cerca de 10 ao todo, pequeníssimas.

    Como faço para plantá-las?
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por Diamantino Dom Jun 12, 2011 2:52 pm

    tens no seguinte tópico alguma informação a respeito delas

    https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t1614-dionaea-muscipula-venus-flytrap

    Mas posso te dizer desde já, que basta colocar por cima de turfa loira sem as enterrar que elas passando algumas semanas já começam a germinar.
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por cp_produtos Dom Jun 12, 2011 3:05 pm

    osafi, preenche a tua localização no perfil, ajuda quando se tem de dar dicas.

    .

    Conteúdo patrocinado


    Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas Empty Re: Caule floral de dionaea - depois das flores ficarem pretas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 16, 2024 11:43 pm