CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

Participe do fórum, é rápido e fácil

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Boas...

Este fórum destina-se a todos os amantes de plantas carnívoras.

O nosso objectivo é criar uma comunidade com o mesmo gosto especial por estas plantas maravilhosas. Por favor divulgue o nosso forum para a comunidade crescer e podermos aprender cada vez mais uns com os outros.

Agora entre nela e venha falar deste tema tão interessante.

Os meus cumprimentos...

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras

Forum Destinado a Todos os Admiradores do Mundo das Plantas Carnívoras.


+4
cp_produtos
werds
dreamfalcon
Bruno Henriques
8 participantes

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    avatar
    Bruno Henriques
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/05/2011
    Localização : Santarém

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por Bruno Henriques Qua Jun 15, 2011 5:07 am

    Oi a todos.

    Comprei a minha primeira carnívora no passado dia 11/05/2011.

    Optei por uma DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP.

    Deixo aqui as imagens:

    De frente
    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Img1244h

    De cima:
    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Img1245f

    Contudo surgiram-me algumas duvidas.

    Ela vinha com a "haste floral" em crescimento (cerca de 2cm) e fiz o seu corte (recorrendo a tesoura de poda de bonsai), para evitar o desgaste excessivo da planta, será que fiz bem??

    Vinha com cerca de 4 armadilhas danificadas, procedi à sua excisão, será que fiz bem?? O corte deve ser o mais perto possível da zona central da planta, certo??

    Ela ainda apresenta 1 armadilha danificada, devo retira-la??

    Neste momento tem todas as armadilhas encerradas, quanto tempo em media demora a digerir o alimento?? Cada armadilha apenas funciona cerca de 3 vezes??

    Apenas a rego com água destilada, enchi também o vaso externo com água até cerca de metade para permitir um ambiente húmido, será que fiz bem??

    Será que me podem aconselhar alguma literatura sobre carnívoras, mais especificamente sobre as DIONAEA MUSCIPULA.

    Desde já agradeço as respostas.
    dreamfalcon
    dreamfalcon
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 53
    Data de inscrição : 02/03/2011
    Idade : 42
    Localização : Sacavem / Tomar

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por dreamfalcon Qua Jun 15, 2011 6:03 am

    Olá, quanto ao corte da haste floral fizeste bem. Deixei crescer em duas dioneas e ficaram bastante debilitadas.
    Eu costumo cortar as armadilhas quando já estão meio secas, mas também não sei se estou a agir correctamente.
    Quando à rega eu faço o mesmo e por enquanto têm corrido bem porque estão ao sol o dia todo e secam rapidamente.
    Cumprimentos,
    Daniel
    werds
    werds
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : todas
    Mensagens : 1350
    Data de inscrição : 26/01/2011
    Idade : 28
    Localização : Évora/Coimbra

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por werds Qua Jun 15, 2011 7:14 am

    precisam de sol
    quanto ao corte na flor fizeste mal pois na natureza ninguem vai la de proposito cortar as flores
    lol
    as folhas danificadas, se calhar não conviam deixa agir por meio natural das coisas.
    dreamfalcon
    dreamfalcon
    Membro Junior
    Membro Junior


    Mensagens : 53
    Data de inscrição : 02/03/2011
    Idade : 42
    Localização : Sacavem / Tomar

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por dreamfalcon Qua Jun 15, 2011 7:16 am

    é o velho habito dos bonsai, cortar, cortar, cortar Smile
    cp_produtos
    cp_produtos
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : As minhas
    Mensagens : 1439
    Data de inscrição : 24/07/2008
    Idade : 48
    Localização : Alverca

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por cp_produtos Qua Jun 15, 2011 7:51 am

    A questão da haste floral é apenas esta, é uma opção entre poder ter sementes ou ter uma planta maior, apenas isto.

    as folhas velhas devem ser cortadas quando estão secas.

    O tempo de digestão é variavel, depende do tamanho do insecto e das condições ambientais ( temperatura ).
    Em média uma armadilha dá para umas 3 refeições, é verdade.

    .
    Diamantino
    Diamantino
    Moderador
    Moderador


    Espécie favorita : Família Droseraceae / Drosophyllaceae / Sarraceniaceae / Cephalotaceae
    Mensagens : 1616
    Data de inscrição : 07/08/2009
    Idade : 37
    Localização : Porto-Portugal

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por Diamantino Qua Jun 15, 2011 11:53 am

    é como o cp disse.

    podes ver mais aqui neste tópico: https://plantascarnivoras.forumeiros.com/t1614-dionaea-muscipula-venus-flytrap
    TMCM
    TMCM
    Membro Junior
    Membro Junior


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 215
    Data de inscrição : 08/10/2010
    Idade : 33
    Localização : Viseu / Aveiro

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por TMCM Qua Jun 15, 2011 4:05 pm

    A tua planta tem algumas armadinhas triangulares ou estao cortadas?
    avatar
    Bruno Henriques
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/05/2011
    Localização : Santarém

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por Bruno Henriques Sex Jun 17, 2011 7:53 am

    Peço desculpa pela demora na minha resposta...

    Agradeço desde já a rápida resposta de todos.

    Agradeço o link de cuidados e informação da carnívora, bem como as sugestões dadas por todos.

    Tenho algumas armadilhas danificadas, pelo menos 2 que são triangulares, serão para remover futuramente.

    Vou atualizando mensalmente com a evolução dionaea muscipula.

    Agora é sol com fartura e deixar crescer livremente.



    Daniel Candeias
    Daniel Candeias
    Administrador
    Administrador


    Espécie favorita : Utricularias
    Mensagens : 2329
    Data de inscrição : 12/02/2010
    Idade : 42
    Localização : Lisboa - Amadora

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por Daniel Candeias Dom Jun 19, 2011 11:23 am

    Bruno, se poderes tenta muda-la de solo, não me pareceu grande espingarda esse que vem no vaso. Deves optar por um solo de "turfa loira" (de esfagno) e perlite misturada, em proporções 1:1. Deixa-la ao sol directo o máximo de tempo que conseguires e mantém-na com água ATÉ o Outono ou quando vires que ela começa a perder vitalidade e querer entrar em Dormência.

    Em suma, a planta está com bom aspecto Wink
    avatar
    Bruno Henriques
    Novo Membro
    Novo Membro


    Espécie favorita : Dionaea
    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 29/05/2011
    Localização : Santarém

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por Bruno Henriques Ter Jun 21, 2011 2:43 am

    Obrigado pelo comentário Daniel.

    Podes recomendar-me alguma loja online para mandar vir substrato para a carnívora, visto na zona onde moro (Santarém) desconhecer onde se venda.

    Posso transplantar nesta altura, não será arriscado já com o inicio do Verão??

    Quando entrar em dormência, deixo de dar água ou reduzo drasticamente a rega??
    João Oliveira
    João Oliveira
    Membro Profissional
    Membro Profissional


    Espécie favorita : Todas xD
    Mensagens : 1116
    Data de inscrição : 03/02/2010
    Idade : 28
    Localização : Leiria

    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por João Oliveira Ter Jun 21, 2011 6:06 am

    Há uma loja qualquer aí para esses lados penso eu a Liz qualquer coisa... ke vende turfa loira boa em sacos grandes a bom preço Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!! Empty Re: Primeiros passos com DIONAEA MUSCIPULA - VENUS FLYTRAP!!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 1:07 am